Vous êtes sur la page 1sur 12

RELIGIO

A RELIGIO
Os egpcios so considerados os mais religiosos dos homens.

Eram politestas (Acreditavam em muitos deuses) .

Alguns deuses eram animais, outros humanos e alguns misturavam as formas humana e animal.

PRINCIPAIS DEUSES mon-R EGPCIOS Deus-sol. Era


venerado em todo o Egipto.

sis

Protectora das crianas e da fecundidade. Mulher de Osris

Anbis

Osris

Deus dos mortos e rei dos embalsamadores

Deus das Terras e das Sementeiras. perante ele que os mortos se apresentam na esperana de vida eterna.

PRINCIPAIS DEUSES EGPCIOS


Bes
Protege os egpcios na sua vida quotidiana.

Hathor Hrus
Tot
Deus da sabedoria e da escrita

Filho de Osris e sis. Deus da sorte e da ressurreio

Deusa da msica, da alegria e do amor

A VIDA ETERNA
Os egpcios acreditavam na imortalidade da alma e na reencarnao. Como Acreditavam na vida para alm da morte, era necessrio preparar os corpos devidamente para poderem viver na outra vida. Essa crena obrigou-os a aperfeioar a tcnica de embalsamento dos mortos.

A PREPARAO DO CORPO
1.CARPIDEIRAS Membros da famlia rodeiam a cama do morto. Embora a famlia esteja presente, so contratadas tambm carpideiras profissionais para seguirem o cortejo, a fim de mostrar respeito da famlia pelo seu parente falecido.
2. EMBALSAMAMENTO Os embalsamadores retiram o crebro e os orgos internos do morto e colocam-nos de lado. Depois cobrem o corpo com um sal chamado matro, para secar o corpo e preserv-lo para a vida aps a morte.

A PREPARAO DO CORPO
3. MUMIFICAO Depois enrolam o corpo em muitos metros de linho. medida que vo enrolando o corpo com as vrias camadas, pem jias e amuletos entre as faixas e rezam pela alma do morto. 4. MSCARA DOS DEUSES Na mmia colocam uma mscara que um retrato do homem morto. Todo este processo demora setenta dias e, durante este tempo, os embalsamadores usam mscaras de animais e fazem o papel de Deuses.

A PREPARAO DO CORPO

5. O CORTEJO No dia do funeral, um cortejo de parentes e criados, carregando os bens do morto, vai desde sua casa at oficina do embalsamador. A juntam-se ao sacerdote e s carpideiras. A mmia est agora dentro do seu caixo, em cima de um tren, e atrs vem o vaso canpico, que contm os orgos internos.

A PREPARAO DO CORPO

6. APAGAR AS PGADAS Levam o sarcfago, que tem a forma de um corpo, para a pirmide e colocam-no numa urna rectangular e selam a tampa da urna. Um sacerdote varre a cmara onde fica a urna e afasta qualquer trao de vida humana e, assim, mantm o mal afastado do tmulo.

Os pobres eram enterrados num buraco na areia e cobertos por uma esteira. O corpo do defunto deitado de lado, como se estivesse a dormir. O local depois protegido por grandes pedras, para evitar que os chacais desenterrem o corpo, perturbando o seu sono eterno.

O QUE ACONTECIA AOS MAIS POBRES?

O JULGAMENTO DE OSRIS

A alma do morto ir ser julgada. Anbis conduz a alma ao local do Julgamento, presidido por Osris. O corao do morto colocado numa balana, em comparao com uma pena de Avestruz. Ele teve uma vida exemplar e, por isso, o corao foi mais leve e a sua recompensa uma vida eterna cheia de paz. Amit, monstro do Nilo, devora os mortos cujo corao pese mais do que a pena de avestruz por terem sido maus em vida.

BIBLIOGRAFIA
Alves,Eliseu - Histria 7 -Porto Editora Cantanhede, Francisco - Histria 7 Texto Editora No Tempo dos Antigos Egpcios Pltano Editora Conti,Flvio - Os Antigos Egpcios -Crculo de Leitores Egipto e Grcia Antiga Col. Histria da Humanidade-Larousse Egipto- Um tesouro da Humanidade-Planeta DeAgostini Nas margens do Nilo, no tempo dos farasCivilizao/Crculo de Leitores Andreu,Guillemette - Abcedrio do Antigo Egipto-Pblico Como viviam os Povos Crculo de Leitores.

Vous aimerez peut-être aussi