Vous êtes sur la page 1sur 20

QUEDA LIVRE

Galileu Galilei 1564 1642

A lenda da Torre de Pisa

Acelerao da gravidade
Galileu, o primeiro fsico moderno, estudou a queda dos corpos. Refutou as hipteses de Aristteles. Usando experimentos, mostrou que os corpos caem com a mesma velocidade, independentemente de sua massa. conseqncias de uma acelerao constante!

Acelerao da gravidade
a resistncia do ar!!

Mas... devemos notar que h, em geral, outras foras atuando no corpo considerado, o que pode frustrar uma experincia se no formos suficientemente cuidadosos.

Corpos em queda livre


Para cima: diminuindo v Para baixo

Bola para

Bola jogada para cima


a = g (acelerao da gravidade)
H = gt2 2 g = 9,81 m/s2 ~ 10 m/s2

v aumenta

QUESTO
Uma torneira est pingando, soltando uma gota a cada intervalo igual de tempo. As gotas abandonam a torneira com velocidade nula. Considere desprezvel a resistncia do ar. No momento em que a quinta gota sai da torneira, as posies ocupadas pelas cinco gotas so melhor representadas pela seqncia

QUESTO
Coria do Norte est prestes a lanar um foguete, ou mssil, como dizem, causando grande polmica. Foguetes proporcionam as maiores aceleraes a que um ser humano j esteve submetido. O recorde de resistncia gravidade dos cosmonautas Vasili Lazarev e Oleg Makarov. O primeiro estgio da sua Soyuz deveria de desprender a uma altitude de 115 km, mas ele no se separou. Impulsionado sobre si mesmo, o foguete comeou a girar de forma louca. Os astronautas convenceram a Torre de controle a soltar o mdulo de fuga e eles caram a uma altura de 19 km aps 21 minutos de terror. Quando eles pousaram, pousaram nas montanhas Altai 1600 km de distncia do local de lanamento. A cpsula de fuga escorregou encosta abaixo e estava prestes a cair em um penhasco quando o pra-quedas enganchou nas rvores. Os dois cosmonautas sobreviveram com poucos ferimentos, embora o medidor de acelerao da cpsula tenha se quebrado em 20,6 g. ELES SOBREVIVERAM 20,6 g! Uma marca impressionante! Considerando estas informaes, correto afirmar que a marca de 20,6 g corresponde a, aproximadamente: a) atingir uma velocidade de 200 km/h em 1 s. b) atingir uma velocidade de 200 m/s em 1 h. c) atingir uma velocidade de 720 km/h em 1 s. d) atingir uma velocidade de 720 m/s em 1 h.

Abaixo esto ilustradas uma pedra e uma pena caindo literalmente juntas.

Marque entre as alternativas abaixo a melhor explicao para este fenmeno: a) Trata-se de um truque: a pedra na verdade de isopor pintado e leve, como a pena. b) Isto fisicamente impossvel. c) O fenmeno comum, pois a gravidade a mesma para todos os corpos prximos superfcie da Terra. d) Trata-se de uma queda livre: de alguma forma, a resistncia do ar foi anulada para o experimento em questo.

O lanamento oblquo uma composio de dois movimentos:


Movimento horizontal: Movimento Uniforme. Movimento Vertical: Movimento Uniformemente Variado, sujeito a acelerao gravitacional (g).

De acordo com o princpio de independncia dos movimentos (Galileu), cada um dos movimentos ocorre independente do outro.

PROPRIEDADES
Vy
V0x

Vy

g
V0x Voy V0x V0x Vy V0x

V0x

Vy

V0x

Vy

A componente horizontal da velocidade permanece constante. A componente vertical da velocidade diminui at atingir a altura mxima e aumenta da altura mxima at voltar ao solo.

Na altura mxima a velocidade da partcula mnima, mas no nula.

Qual corpo ter maior alcance?

60

30

Para ngulos complementares ( + = 90) o alcance ser o mesmo.

45

Para ngulo de lanamento de 45 o alcance ser mximo (com a mesma velocidade inicial).

Sy

Sx

Movimento Horizontal : Movimento Uniforme Movimento Vertical: Movimento Uniformemente Variado.

QUAL CHEGAR PRIMEIRO AO SOLO?

V
1

V
1

QUESTO Dois estudantes decidiram medir a velocidade das guas de um rio usando apenas uma trena e conhecendo o valor da acelerao gravitacional. Aps algumas tentativas perceberam que, abandonando simultaneamente uma pedra do alto da ponte e um barquinho de papel nas guas do rio, a pedra atingia o barquinho quando ele era colocado a 3 m do ponto de impacto e a pedra caa em queda livre por 5 m. De posse desses resultados, eles chegaram concluso correta de que a velocidade mdia da correnteza do rio tinha um valor, em m/s, prximo de
:

a) 5

b) 4

c) 3

d) 2

e) 1

Vous aimerez peut-être aussi