Vous êtes sur la page 1sur 56

Disciplina: Avaliao Psicolgica III Prof : Luciana Jorge e Campos

No se pretende categorizar / rotular.

Compreenso global do sujeito: forma de

aprender, de agir e de entender o mundo e os desvios que esto ocorrendo neste processo. Coerncia, unidade e integrao. E no uma justaposio de dados ou soma de resultados de testes. Pesquisa-ao prtica e teoria. Possibilita levantar hipteses provisrias. Base para novos casos clnicos.

Conceito: Investigao Esclarecimento de uma queixa do sujeito, da famlia ou da escola no aprender, aprender com dificuldades, no revelar o que aprendeu ou fugir de situaes de possvel aprendizagem.

Vida biolgica, intrapsquica e social. Plano horizontal (A Histrico; aqui e agora).

Plano vertical (Histrico; viso do passado).

O SUCESSO DO PSICODIAGNSTICO NO DEPENDE DO NMERO DE INSTRUMENTOS UTILIZADOS, MAS DA COMPETENCIA E SENSIBILIDADE DO TERAPEUTA.

ENQUADRAMENTO

contrato com os pais

Esclarecimento de papeis: funo do terapeuta,

participao dos pais e familiares (anamnese, sesses familiares, devoluo); contato com outros profissionais. Nmero de sesses e forma de encerramento. Definies de horrios, dias e duraes das sesses. Definies de locais: consultrio, sala de ludo... Honorrios e formas de serem cobrados. importante o cumprimento do contrato teraputico.

O diagnostico

a simples procura um grande movimento do paciente e famlia. Ter uma pessoa s para ela nas sesses j teraputico limite no nmero de sesses diagnsticas vnculo terapeuta/paciente. Entrevista com os pais: pensar sobre suas vidas com esse filho. Validade do diagnstico: relao terapeuta/paciente. Postura corporal, fala, etc. Transferncia e contra transferncia.

SEQUENCIA DA AVALIAAO DIAGNSTICA


Entrevista familiar exploratria Anamnese Entrevista com a criana Testes e provas Sntese Diagnstica Prognstica

Devoluo Encaminhamento

MODIFICAOES COMUNS DE ACONTECER:

Pais separados e incompatibilizados Adolescentes que desejam o 1 contato

sozinho Anamnese inicial: dvidas quanto a diagnsticos anteriores ou se o paciente est sendo acompanhado por outros profissionais.

O diagnstico o encontro da psicologia com o ser humano. CATEGORIAS DE DIAGNSTICOS Diagnstico Hipteses, impresses, presuntivo suposio diagnstica sobre o paciente e sua estrutura familiar, fantasias. Cliente emergente: a doena existe em todos mais emerge no indivduo. Cliente continente: equilibra a patologia familiar. Cliente depositrio: famlia muito doente que no tem noo disto e depositam-na em um de seus membros.

Diagnstico Estrutural

elementos constitucionais, temperamento, carter do sujeito. Tipos de conduta demonstram a estrutura do sujeito. Como agem na primeira entrevista, como manejam a ansiedade. Estrutura norte para o trabalho psicoterapico. Surge da psicanlise, ID, ego e superego, quais os recursos egicos o individuo tem para operar no ambiente. Ex. Ansiedade paranide, o mundo mau. Na ansiedade depressiva existe o medo de perder o objeto amado, pela culpa aos ataques dirigidos ao objeto e sua tentativa de reparao. Na ansiedade evitatitiva, o individuo vai evitar os objetos.

Diagnstico Dinmico

Sintoma indicativo da fase de desenvolvimento onde ocorreu a fixao libidinal.

Deve considerar os fatores hereditrios e congnitos;

perinatais e do curso evolutivos; fatores desencadeantes (psico-traumaticos).

Diagnstico Situacional

a-histrico. O fenmeno estudado como causa no aqui e agora, resultante do campo presente.

Como se d o 1 contato, quem e como o faz, etc. Avaliar a estrutura familiar, os papeis de cada membro; que representao a famlia faz do terapeuta (persecutrio, onipotente, etc). Hierarquias e fronteiras.

I. Ching

Quando o pai pai, a me me e o irmo mais velho desempenha o papel de irmo mais velho e o mais novo age de acordo com o papel de irmo mais novo, quando marido marido e a esposa realmente esposa, ento existe ordem.

Importncia da famlia no processo de psicodiagnstico

atravs dela que vo se dar os processos de individualidade, individuao e identidade do ser humano, desde sua infncia, nascimento plenitude de suas potencialidades. Ex. famlia simbitica, cria suas prprias leis e regras, fora dos padres sociais. O diagnstico situacional

entrevista de devoluo.

Diagnstico Comunicacional

implica em uma conduta que vincula dois ou mais indivduos, ela pode ser verbal, gestual, corporal, etc.

Qual o tipo de comunicao que estabelecido com o

outro? O padro de comunicao estabelecido da criana com seus pais repetido com o psiclogo. Comunicao vida intra-uterina, forma a matriz somtica do afeto da criana, bem como a comunicao dos pais afeta na base de formao dela.

ATENO E importante ficar atento quando a comunicao muda, os no ditos, tonalidade de voz, troca de olhares, porque pode nos revelar muito alm do que est sendo dito. Propicia um olhar mais profundo sobre a problemtica da criana, compreendendo-a num contexto mais amplo, ao qual est inserida. LEMBRANDO: O Psicodiagnstico uma investigao de fatores psicodinmicos, do desenvolvimento, identificando conflitos para chegar compreenso do caso. Construdo a partir de uma leitura bio-psico-social da criana.

Diagnstico Diferencial

anlise dos sinais semelhantes e distintos, essencial na diferenciao de quadros de neurose, psicose, perverso, deficincia mental e patolgicas orgnicas.

Diagnstico Nosogrfico: Evoluo/descrio de doena Diagnstico Nosolgico: Classificao de doenas. Sntese dos dados etiopatognicos (estudo das causas das doenas ou de seu desenvolvimento).

A CRIANA EMERGENTE DA PATOLOGIA FAMILIAR Dentro de um grupo familiar atuam foras integradoras e desintegradoras. O homem forma grupos por necessidade e nestes tem um papel e desempenha funes que mudam segundo circunstancias explicitas e implcitas. Foras mltiplas e contraditrias ocorrem, dando-lhe coeso e tentando desintegr-lo. deste inter jogo dinmico que resultam agrupamentos sadios e /ou patolgicos. segredos ex. adolescente rebelde que sai da sala para proteger me.

Quando recebemos a criana para a

consulta, j nos foi relatado pelos pais seus sintomas e transtornos.


Na forma que nos descrevem os sintomas,

podemos reconhecer: aflio, angstia, ressentimento, indiferena.


Podem omitir fatos importantes e enfatizar

outros insignificantes.

CUIDADOS...

Entregar-nos a criana para decifrarmos

seus enigmas; para que cuidemos dela; meio para falar de problemas pessoais ou conflitos de casais. A criana no vem s, devemos procurar no s a sua enfermidade mais tambm a do grupo familiar.

RELAAO FAMILIAR
Famlia, funes e papeis. Ex. super Nani Evoluo no tratamento de criana quando

envolvia a famlia. O fato de que pais e filhos se achem presentes e exprimem a essncia do conflito atravs da interao, permite que alcancem a compreenso necessria superao dos problemas. Ex. caso M.

Em sntese os fatores que determinam

que as terapias familiares, com crianas e brinquedos, alcancem o seu objetivo de cura em breve lapso de tempo e com poucas sesses, so os seguintes:

A capacidade de expresso da criana atravs do jogo; a coincidncia, em uma s fantasia, entre aquilo que

os pais exprimem verbalmente e o que as crianas desenvolvem ludicamente; ex. ps graduao Moiss Groimam; o impacto dramtico, visvel e tangvel, resultante dessa coincidncia; o alto grau de compreenso que tanto os pais como as crianas conseguem a respeito dos conflitos que se apresentam; o fato de que a auto-observao assim adquirida favorece a saudvel transformao da conduta de toda a famlia.

FUNES DA FAMLIA
1. 2.

3. 4. 5.

6.
7.

Ensinar o cuidado fsico Ensinar as relaes familiares: elaborao da inveja, cimes, narcisismo. Desenv. Do amor, respeito solidariedade, caract, psicolgicas de cada sexo. Ensinar atividade produtiva e recreativa: brincar, tarefas domesticas, destreza fsica, estudos, artes, etc. Ensinar as relaes sociais: famlia e amigos, etc. Ensinar a insero profissional Ensinar as relaes sentimentais Ensinar a formar e consolidar uma nova famlia.

Ensino e aprendizagem.

Como o home no um ser isolado, no pode ser considerado fora de seu ambiente famlia, cada indivduo est em interao intensa com os outros membros da famlia. Portanto, os problemas individuais no tm s um sentido, mas sim uma funo no contexto mais amplo onde surgem. Blanca Guevara Werlang

Considerar o ciclo vital do sujeito/famlia.

Que correspondem a mudanas na organizao familiar, geradoras de equilbrios e desequilbrios, momentneos ou duradouros de maneira a atingir uma nova organizao.
A famlia um sistema aberto, auto regulador. A organizao da famlia est formada por uma rede de relaes que preexistente ao sujeito. Relaes conjugais, materno-filiais, relaes fraternas, cada uma com uma significao diferente para a satisfao das necessidades do indivduo, sendo marcas decorrentes impressas na pessoa para toda a sua vida.

Estrutura caracterstica
Padro bem definido e repetitivo de papis e

regras, dentro das quais os seus membros funcionam.

Os valores e normas so derivados das experincias de crescimento dos pais, em suas famlias de origem, dos derivados internalizados dessas experincias, da influncia atual da sociedade e de suas histrias desde que se uniram para criar uma nova famlia.

Segredos e mitos podem ser comeados por um indivduo, propiciam um processo de influncia mtua, fortalecendo ou enfraquecendo os efeitos dos mesmos. Se baseiam no poder e na dependncia, no desejo de ferir, no amor e no dio, sentimentos ligados ao sexo, nascimento e morte Quando surge na criana a primeira conscincia de ter que competir com esta mistura de sentimentos, contraditrios e poderosos. Desejos e anseios secretos comeam a dominar seu mundo interno. Esse mundo permanece, como fonte de dor e conflito, como fonte de imaginao e criatividade. Mitos e ritos so expresses do aparelho psquico da famlia e expresso sua dinmica.

Na famlia saudvel h regras, padres, que servem de guia para o crescimento grupal e individual.

Liberdade para mudar, adaptar-se e crescer sem medo e apreenso.

Famlias disfuncionais, as regras so usadas para inibir a mudana e para manter a homeostase.

A perspectiva intergeracional considera os problemas individuais como familiares, transmitidos de gerao em gerao, por meio de repetio.

Proposta: identificar padres, costumes, segredos, mitos e problemas que determinam o funcionamento familiar. Nvel de diferenciao e autonomia do indivduo da famlia de origem.

Eixo vertical (histrico) e horizontal (aqui e agora)

Murray Bowen , em 1954 ---- diagnstico de

esquizofrenia. Conclui que a patologia do paciente identificado s pode ser compreendida em relao ao sistema emocional do qual faz parte.
Genetograma (instrumento clnico de investigao

inter e transgeracional da famlia). Este mapa, ou retrato, uma construo de figuras/smbolos (quadrados e crculos) e de linhas (cheias ou pontilhadas), que descrevem os seus relacionamentos.

TEXTO: A entrevista clnica Uma prtica tica depende

do treinamento (tcnico e terico), mas tambm dos valores e da formao pessoal do profissional, que desenvolvem nele o respeito e a considerao pelo outro, e que o colocam em condies de antecipar como as conseqncias de seu comportamento e de suas omisses poderiam afetar o outro, adversamente Tavares.

A entrevista uma tcnica, conjunto de informaes, com vrias formas de abordla conforme o objetivo da entrevista e da orientao do entrevistador. parte do processo de avaliao.

Objetivo: descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistmicos (individual, casal, familiar, rede social).

Instrumento importante na avaliao diagnstica Processo poderoso Adaptar-se a diferentes procedimentos, explicitar contradies e validar instrumentos psicomtricos e projetivos. Relacionar eventos, experincias, fazer inferncias, estabelecer concluses e tomar decises. Recomendaes, intervenes encaminhamentos e diagnstico. Confrontar uma defesa, reconhecer um afeto, pedir esclarecimento Define direes .

Papel do entrevistador:
Conduo e aplicao de conhecimentos

psicolgicos. Dominar as especificidade das tcnicas e a complexidade do conhecimento utilizado. Reconhecer a desigualdade da relao tica zelar pelo interesse e bem estar do outro. Reconhecer a necessidade de treinamento especializado e atualizaes constantes ou peridicas.

Papel do entrevistado Prestar informaes: O sucesso da entrevista depende do seu modo de participao. Complicadores: resistncia, no voluntrios. Nestes casos centrar sua ateno em compreender os motivos de sua atitude. Podem estar associadas a distores relacionadas a pessoas ou instituies interessadas na avaliao, a idias preconcebidas em relao ao psiclogo ou sade mental e a fantasia inconscientes vinculadas a ansiedades pessoais acerca do processo. Estas formas de resistncias podem prejudicar, mas quando esclarecidas transformam-se em uma rica fonte de compreenso da dinmica do sujeito.

Temas tabus abertura para o exame de questes

ntimas e pessoais talvez seja o maior desafio da entrevista clnica.

A experincia aproxima a entrevista da arte. Como adquiri-la?

Pequenos detalhes, se desconsiderados, levam a conseqncias no desejadas. Entrevista em empresas, juzes, empregadores. Quem o nosso cliente?

Tipos e objetivos da entrevista clnica:


Seguem dois eixos, 1 a forma e 2 o objetivo. Classificao quanto ao aspecto formal: Estruturada, semi-estruturada e de livre estruturao. Estruturada: Freqente em pesquisas (habilidade clnica no necessria), destina ao levantamento de informaes. Privilegiam a objetividade. Quando tem respostas abertas so geralmente associadas a esquemas classificatrios operacionalizados.

Entrevistas clnicas profundidade.

conhecer o sujeito em

Semi-estruturada e de livre estruturao.


As entrevistas semi-estruturadas: Clareza de objetivos, tipo de informao deve ser obtida, seqncia, etc. De grande utilidade onde necessrio a padronizao de procedimentos e registros de dados. Ex: clnicas sociais, sade pblica, psicologia hospitalar, etc.

Classificao quanto aos objetivos

Tarefa mais complexa. Depende da abordagem e dos objetivos. EX. Abordagem psicodinmica (explora o desenvolvimento precoce e os processos incs, defesas e conflitos predominantes). Abordagem comportamental (determina a situao problema e examina os antecedentes que mantm o comportamento na atualidade).

Finalidade das entrevistas: Triagem Anamnese Diagnstica (sindrmica ou dinmicas) TRIAGEM: avaliar a demanda do sujeito e fazer encaminhamentos. Cuidados... Equvoco mais comum de pessoas que procuram ajuda individual para problemas relacionais. Opo de terapia individual ou de grupo. A triagem fundamental para avaliar a gravidade da crise apoio medicamentoso. Triar seus prprios clientes, se no julgar adequado atender, conforme sua especialidade e competncia.

ANAMNESE: mais claramente vislumbrada na terapia infantil.

Aprender a faz-la facilita a apreciao de questes desenvolvimentais por parte do clnico, embora de maneira no to extensiva como na entrevista de anamnese.
DIAGNSTICA:

(aspectos sindrmicos ou psicodinmicos) Sindrmicos: descrio de sinais (baixa auto-estima, sentimento de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideao suicida), para a classificao de um quadro do sndrome (transtorno Depressivo Maior). Psicodinmico: descrio da compreenso da experincia ou do modo de funcionamento do sujeito.
Hoje em dia mais esforo de integrao de ambas

EX. Pessoas deprimidas ( um sintoma ou

sndrome) freqentemente dirigem sua agressividade contra si mesmas (um aspecto psicodinmico), e isso pode resultar em comportamentos autodestrutivos (sinais) ou, no extremo, em (ideao suicida).

A interao entre sinais, sintomas e sndromes com os aspectos psicodinmicos (modo de funcionamento), torna o entrevistador mais capaz de compreender o sujeito e ajud-lo de maneira eficaz.

As entrevistas sistmica para avaliar casais e famlias

tem se tornado cada vez mais importantes em psicologia, principalmente quando h demanda para crianas e adolescentes. ENTREVISTA DE DEVOLUO: Comunicar o resultado da avaliao. Permitir ao sujeito expressar seus pensamentos e sentimentos em relao a concluso e recomendaes do avaliador. Mantm tambm um aspecto avaliativo. Podem ocorrer 3 entrevistas. Ex. uma com o jovem, uma com a famlia, e outra para consolidar o encaminhamento para avaliao psiquitrica.

Competncias do avaliador e a qualidade da relao A execuo da tcnica influenciada pelas habilidades interpessoais do entrevistador. 1) Estar presente, inteiramente disponvel para o outro e poder ouvi-lo sem interferncia de questes pessoais; 2) Ajudar o paciente a sentir vontade a desenvolver uma aliana de trabalho (percepo de estar recebendo apoio e o sentimento de estarem trabalhando juntos); 3) Facilitar a expresso dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada ou a buscar ajuda; 4) Buscar esclarecimentos para colocaes vagas ou incompletas;

5. Gentilmente, confrontar esquivas e contradies; 6. Reconhecer defesas e modos de estruturao do paciente transferncia; 7. Compreender seus processos contra transfernciais; 8. Assumir a iniciativa em momentos de impasse; 9. Dominar as tcnicas que utiliza. Facilitar a expresso dos motivos que levam a pessoa a buscar ajuda o corao da entrevista. A entrevista tem o potencial de modificar a maneira de como ele se percebe (auto-estima), percebe seu futuro ( planos, desejos) e suas relaes significativas.

Pode trazer ganhos e perdas significativas.

Ex. a filha que inconscientemente acreditava que fosse suficientemente boa, ela conseguiria recuperar o pai alcolatra. Todo seu esforo era em vo. Para desistir desse pai e poder investir na prpria vida, ela teve que viver o luto pela perda do pai que desejava ter e abandonar a fantasia de obter do pai real o apoio que se esforava para dar-lhe, sem resultado. O entrevistador dever tolerar a ansiedade e falar abertamente sobre temas difceis, que tm potencial de evocar emoes intensas. Confiana, naturalidade e poder de apoio. Ex. senhora com depresso (idade da me) relacionamento com o padre.

ANAMNESE
Ponto crucial de um bom diagnstico. Permite a

construo do passado, presente e futuro do paciente e de sua famlia. No transformar a anamnese num simples questionrio, usar o quando e como, alargando ao mximo a compreenso do sujeito. Momentos de extensa horizontalidade e verticalidade. Entrevista carter semi diretivo.

Nascimento e relao com os irmos,

mudanas em casa, troca de empregadas, de creche, de escola, separaes, mortes, etc.


Sentimentos que suscitam nos pais. O que

omitem, fatos esquecidos. Somente um ambiente afetivo, informal, possibilita a diminuio das defesas, a perda do medo e o crescimento da espontaneidade.

O terapeuta, precisa constantemente se

auto-rever em seus mecanismos de contratransferncia que podem inferir no clima e na relao com os pais, prejudicando a anamnese.
Filhos adotivos. Fantasias, no compactuar

com a inverdade , se no mantemos uma aliana baseada no engano e na impostura.

O fato do filho ser adotivo ou no to

essencial identidade que a soluo de todos os conflitos em torno dessa situao tem primazia sobre as outras.

ANAMNESE: questionrio Apresentao

ENTREVISTA COM A CRIANA pontos bsicos Transmitir confiana, estabelecer um vnculo positivo, rapport. Conhecimento sobre o motivo de ser levada ao psiclogo. Perguntas sobre o que gosta de fazer. Percepo da famlia. Possibilita levantar dados sobre a inteligncia, linguagem, pensamento, adaptao realidade, conhecimentos, nvel maturativo, sentimentos e imaginao. Finalizar com um desenho livre.

Quais os cuidados que se deve ter quanto aplicao de testes?

ALGUMAS RECOMENDAOES IMPORTANTES SOBRE A APLICAAO DE TESTES. CONSIDERAO SOBRE A BATERIA DE TESTES:

2 erros: alongar e encurtar (contra-

transferncia + e -). Dificuldade de separao aspectos infantis no elaborados. Bruxo, mgico, onipotncia do teste. Estabelecer o nmero de encontros.

PLANEJAMENTO DA BATERIA DE TESTES

Seqncia importante Iniciar pelos testes grficos

Inter-relao entre os testes.


Bateria padro: testes grficos, verbais, de

inteligncia, ldicos e personais.

Anamnnese 2. Entrevista com a criana 3. HTP 4. Teste das Fbulas 5. Raven Infantil 6. HJD (?) 7. Entrevista devolutiva __________________________________________
1.

Bibliografia: Exame Clnico psicolgico: Anamnese. Psicodiagnstico V

Vous aimerez peut-être aussi