Vous êtes sur la page 1sur 54

1. Os 7 selos representam 7 perodos da igreja. 2. No 1 selo aparece um cavalo branco, smbolo da doutrina pura.

3. O cavalo preto mostra que havia corrupo ou morte da doutrina.


4. O sexto selo ocorrer depois do milnio. 5. O selo de Deus ser aplicado depois da 2 vinda de Cristo.

Quais so as duas caractersticas do remanescente fiel a quem Satans odeia e persegue?

Aqui est a perseverana dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e tm testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17).

Jesus disse: Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos (Joo 14:15). Quem guarda os mandamentos demonstra sua identificao com Cristo e, por isso, atrai a ira do inimigo.

Os sete selos, os quatro cavalos e os quatro cavaleiros do Apocalipse fazem parte de uma mesma profecia. Os quatro cavaleiros aparecem nos quatro primeiros selos. Eles profetizam as caractersticas bsicas dos sete perodos pelos quais passaria a igreja desde sua fundao at a segunda vinda de Cristo.

No captulo 7 de Apocalipse, como uma espcie de parntesis entre o 6 e o 7 selo, Jesus nos diz que antes de vir ser colocado o selo de Deus nas frontes dos que sero salvos.

Antes de abrir-se o stimo selo (a 2 vinda de Cristo), Jesus interrompe a profecia e dedica todo o captulo 7 para explicar quem so os que sero salvos. O que faro os anjos na fronte dos servos de Deus?

Vi outro anjo... dizendo: No danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as rvores, at selarmos na fronte os servos do nosso Deus (Apocalipse 7:2 e 3).

SER A TERRA DESTRUDA POR UMA GUERRA TOTAL?

O que os anjos dos quatro cantos (pontos cardeais) da Terra esto retendo?

Depois disto, vi quatro anjos em p nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre rvore alguma (Apocalipse 7:1).
Ventos = guerras (Jer. 49:36 e 37)

Evidentemente a guerra de que se est falando aqui no est no passado. Os danos profetizados se aplicam com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a terra, a vida no mar e a vida vegetal.

At quando seria detida esta guerra terrvel?

...At selarmos em suas frontes os servos do Deus vivo (Apocalipse 7:2 e 3).

QUAL O SELO DO DEUS VIVO?

Onde, revela Deus, est o Seu selo para os crentes?

...sela a lei no corao dos Meus discpulos (Isaas 8:16).

Este texto est de acordo com o Novo Testamento:

Ora, sabemos que O temos conhecido por isto, se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu O conheo, e no guarda os Seus mandamentos, mentiroso, e nele no est a verdade (I Joo 2:3 e 4).

Este texto est de acordo com o Novo Testamento:

O pendor da carne inimizade contra Deus, pois no est sujeito lei de Deus, nem mesmo pode estar, portanto os que esto na carne no podem agradar a Deus
(Romanos 8:7 e 8).

Caractersticas de um selo
xodo 20
1. Nome: Senhor Deus 2. Cargo: Criador 3. Jurisdio: Universo

Santificai os Meus sbados, pois serviro de sinal entre Mim e vs, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus (Ezequiel 20:20).

O SELO DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

Que profecia demonstra que os crentes nojudeus do Antigo Testamento e os cristo do NT recebem por igual o selo do sbado?

Assim diz o Senhor: ...Bem-aventurado o homem que faz isto e o filho do homem que nisto se firma; que se guarda de profanar o sbado... que se houver chegado ao Senhor... darei na Minha casa e dentro dos Meus muros...

...um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagar. Aos estrangeiros... sim, todos os que guardam o sbado... porque a Minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos (Isaas 56:1-7).

O sinal para todos, no importa a poca, o sexo ou a etnia.

Qual era o dia de descanso de nosso Senhor Jesus?

...entrou, num sbado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantouSe para ler

(Lucas 4:16).

E que dia a virgem Maria e as seguidoras de Jesus guardavam?

As mulheres que tinham vindo da Galilia com Jesus, seguindo, viram o tmulo e como o corpo fora ali depositado. Ento se retiraram para preparar aromas e blsamos. E, no sbado, descansaram, segundo o mandamento (Lucas 23:55 e 56).

Jesus disse a Seus discpulos (Mat. 24:20) que orassem para que a fuga de Jerusalm no se desse nem no inverno, nem no sbado. E esse fato ocorreu somente no ano 70.

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DE DEUS

Assim como em Apocalipse 12:7-9 o grande drago representa a Satans em sua rebelio contra Deus, em Daniel 7 o chifre pequeno representa o anticristo, instrumento de Satans. O que o chifre pequeno tentaria mudar?

...e cuidar em mudar os tempos e a lei (Daniel 7:25).

...e cuidar em mudar os tempos e a lei (Daniel 7:25).

Portanto, qualquer mudana na lei de Deus no obedece vontade divina.

No penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; no vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: at que o cu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passar da Lei, at que tudo se cumpra (Mateus 5:17 e 18).

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAO DO SBADO

O Apocalipse prediz que o remanescente fiel de Deus voltaria a ador-Lo como ordena o mandamento do sbado?

Vi outro anjo... tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nao e tribo e lngua e povo, dizendo..., pois chegada a hora do Seu juzo; e adorai Aquele que fez o cu e a terra e o mar e as fontes das guas (Apocalipse 14:6 e 7).

Quem so os que guardam os mandamentos no Novo Testamento?

Aqui est a perseverana dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a f de Jesus (Apocalipse 14:12).

At quando continuar sendo guardado o sbado?

Porque, como os novos cus e a nova terra, que hei de fazer, estaro diante de Mim, diz o Senhor, assim h de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E ser que, de uma Lua nova outra e de um sbado a outro, vir toda carne a adorar perante Mim, diz o Senhor Isaas 66:22 e 23).

Qual deve ser a razo para se guardar o sbado?

Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos (Joo 14:15).

O escravo Jos

Prximo estudo:

Vous aimerez peut-être aussi