Vous êtes sur la page 1sur 27

7.

3 - EQUIPAMENTOS ELETROMECNICOS
Transcripcin de Electrobras Por Ing. Tello Mego H. D

7.3.1

TURBINAS HIDRULICAS EN PCH

As turbinas hidrulicas utilizadas nas PCH devem ser escolhidas de modo a se obter facilidade de operao e de manuteno, dando-se grande importncia sua robustez e confiabilidade, pois a tendncia de que a usina seja operada no modo no assistido.

Na escolha da turbina, deve-se analisar, alm dos parmetros tcnicos e do seu preo, a capacidade de imediato atendimento, em caso de problemas durante o funcionamento, e a disponibilidade para fornecimento de peas sobressalentes, por parte do fabricante.

A escolha da velocidade de rotao da turbina depende da potncia nominal, da altura de queda, do tipo de turbina e do tipo de gerador. So considerados trs tipos de geradores: assncrono, sncrono com multiplicador de velocidade e sncrono sem multiplicador.

Para o gerador assncrono ou para o sncrono sem multiplicador, a velocidade de rotao a mesma para turbina e gerador e, sendo assim, deve-se procurar a velocidade sncrona mais prxima da calculada (conforme frmulas tpicas para cada tipo de turbina) Essa velocidade de rotao pode ser calculada pela relao

n = 120.f / p donde : n = velocidade de rotao sncrona em rpm p = no de plos do gerador As velocidades de rotao comumente utilizadas na frequncia de 60 Hz, so as constantes da Tabela 7.3.1.

Tabela 7.3.1 - VELOCIDADE DE ROTAO


No DE PLOS 4 6 8 10 12 14 ROTAO (rpm) 1.800 1.200 900 720 600 514,3

16
18 20 24 28

450
400 360 300 257,1

30
32 36

240
225 200

Se a unidade possui multiplicador de velocidade, a velocidade de rotao calculada para a turbina deve ser mantida, mesmo que no seja uma velocidade sncrona. A correo para a velocidade sncrona, a ser utilizada pelo gerador, ser feita pelo multiplicador de velocidade, que aumentar seu valor, normalmente, para 1800 rpm, 1200 rpm ou 900 rpm.

7.3.1.1 Seleo do Tipo de Turbina


A queda lquida (m) e a vazo de projeto por turbina (m3/s) so os parmetros utilizados para a escolha preliminar do tipo de turbina, conforme grfico da Figura 7.3.1. A potncia (kW) estimada na sada pode ser obtida da mesma figura, bastando interpolar os valores das linhas oblquas.

Figura 7.3.1

A partir desses dados, possvel determinar a velocidade especfica da turbina, fator importante para o seu dimensionamento futuro, pela frmula :
nPn0,5 n s 1,25 H liq
ns
n
, onde:

velocidade especfica da turbina; velocidade de rotao da turbina (rpm); potncia nominal da turbina (kW); queda lquida (m).

Pn
H liq

A Norma NBR 12591 Dimenses Principais de Turbinas para PCH, utiliza o conceito de velocidade especfica calculada atravs da queda e da vazo nominal pela frmula:

O grfico constante deste Manual orienta o Usurio para uma soluo vivel. Em alguns casos, as condies e parmetros apresentados permitem que seja selecionado mais de um tipo de turbina, devendo a escolha final ser feita, nesse caso, aps consulta a diversos fabricantes especializados. A potncia indicada no grfico da Figura 7.3.1 corresponde sada do gerador e supe um rendimento constante para o conjunto turbina-gerador de 85%, na frmula a seguir.

PG 9,81QH liq T G , onde:

PG
Q
H liq

potncia na sada do gerador (kW);


vazo da turbina (m3/s); queda lquida (m); rendimento da turbina; rendimento do gerador.

1.Aplicacin turbinas pelton


Na faixa das PCH, a turbina Pelton, no mbito destas Diretrizes, atende a quedas de 100 m a 500 m e potncias de 500 a 12.500 kW. Em casos excepcionais a queda pode ir at 1000 m. Possui timas caractersticas de desempenho sob cargas parciais, funcionando suavemente e praticamente sem cavitao at 20% da carga nominal, e mesmo abaixo desse valor quando utilizado um maior nmero de jatos.

A elevao do ponto mais baixo do rotor deve ser aproximadamente um metro acima do nvel de gua mximo de jusante, de modo que suas conchas fiquem distantes do espelho dgua, evitando o efeito indesejvel de frenagem.

Controle da Vazo
O controle da vazo turbinada e, conseqentemente, da potncia desenvolvida, feito por meio de uma agulha mvel disposta no interior de cada injetor e acionada por mecanismo hidrulico. Em turbinas com vrios injetores, possvel parcelar a potncia fornecida com a utilizao de defletores de jato, atuando em alguns dos injetores. Com a tendncia moderna de automao das usinas, deve-se considerar a utilizao de controle duplo e conjugado da vazo, ou seja, por meio de agulha e de defletor.

Dimensionamento Bsico
As dimenses finais da turbina devero ser determinadas pelo Fabricante, de acordo com sua experincia, que deve garantir o bom funcionamento e a durabilidade da mquina. As frmulas apresentadas a seguir para o dimensionamento so simplificadas e permitem a determinao das caractersticas principais da turbina para consulta aos Fabricantes. Tomar como referncia a Figura 7.3.2.

Figura 7.3.2

Q j = Q / Z0 ;

Q i j = Q j / Hliq 0,5

d 0 = 0,54 Q ij 0,5 D = 3 d 0 Z 0 0,5 D1 = 12 d 0 n = ( 37,3 Hliq 0,5 ) / D1 ou n = 5,76 ( Hliq 0,75 Z 00,5 ) / Q Hliq queda lquida (m) Q vazo da turbina (m3/s) Z0 nmero de injetores Qj descarga por injetor Q ij descarga unitria por injetor d0 dimetro do jato dgua (m) D dimetro do tubo de aduo (m) D1 dimetro de incidncia do jato sobre o rotor (m) n rotao adequada para a turbina (rpm)

As frmulas acima indicam que a utilizao de dois injetores na turbina Pelton ( ) conduz a uma velocidade de rotao mais alta, o que normalmente corresponde a um gerador mais barato. importante considerar que a velocidade de rotao calculada pela frmula acima no a definitiva, pois a mesma deve estar normalmente sincronizada em relao freqncia da rede. Exceo feita para os casos de utilizao de gerador assncrono ou com multiplicador de velocidade. Para obteno de dimenses preliminares bsicas destinadas implantao das obras civis, pode ser utilizada a Norma NBR 12591 Dimenses Principais de Turbinas para Pequenas Centrais Hidreltricas (PCH).

2.Aplicacin turbinas francis


A faixa de aplicao da turbina Francis bem mais abrangente. No mbito destas Diretrizes, a turbina Francis atende a quedas de 15 a 250 m e potncias de 500 a 15000 kW possuindo timas caractersticas de desempenho sob cargas parciais de at 70% da carga nominal, funcionando ainda adequadamente entre 70 e 50 % da carga, embora com perda progressiva do rendimento. No aconselhvel o funcionamento da turbina abaixo de 50% da vazo nominal, devendo ser consultado o Fabricante, caso necessrio, que poder propor solues especficas para o caso.

Velocidade de Rotao A velocidade de rotao preliminarmente escolhida em funo da queda e da potncia da turbina, segundo a frmula :

0 , 75 KH liq

0,5

, onde

K
P

coeficiente adimensional entre 1300 e 1900; para PCH utilizar o valor 1600; potncia da turbina (kW).

Se o gerador escolhido for do tipo sncrono e no houver multiplicador de velocidade, o valor encontrado deve ser corrigido para a velocidade sncrona mais prxima, conforme descrito anteriormente.

Dimensionamento Bsico

As dimenses finais da turbina devero ser determinadas pelo Fabricante, de acordo com sua experincia, que deve garantir o bom funcionamento e a durabilidade da mquina. Para obteno de dimenses preliminares bsicas destinadas implantao das obras civis, pode ser utilizada a Norma NBR 12591 Dimenses Principais de Turbinas para Pequenas Centrais Hidreltricas (PCH). As medidas esto referidas ao dimetro mximo do aro de sada do rotor D2a . Como alternativa, possvel determinar as dimenses principais em funo do dimetro nominal de sada do rotor da turbina ( D3 ), de acordo com a frmula a seguir. D3 = ( 84,5 kU H 0,5 ) / n kU = 0,27 ( 1 + n S /100 ) D3 kU H n nS onde

dimetro de sada da turbina (m); coeficiente de velocidade; queda lquida (m); velocidade de rotao (rpm); velocidade especfica da turbina.

1.

Dimensionamento Bsico As dimenses finais da turbina devero ser determinadas pelo Fabricante, de acordo com sua experincia, que deve garantir o bom funcionamento e a durabilidade da mquina. Para obteno de dimenses preliminares bsicas destinadas implantao das obras civis, pode ser utilizada a Norma NBR 12591 Dimenses Principais de Turbinas para Pequenas Centrais Hidreltricas (PCH). As medidas esto referidas ao dimetro mximo do aro de sada do rotor .

Como alternativa, possvel determinar as dimenses principais em funo do dimetro nominal de sada do rotor da turbina ( ), de acordo com a frmula a seguir. D3 = ( 84,5 kU H 0,5 ) / n kU = 0,27 ( 1 + n S /100 ) onde

D3 dimetro de sada da turbina (m); kU coeficiente de velocidade; H queda lquida (m); n velocidade de rotao (rpm);

n S velocidade especfica da turbina.

Altura de Suco A altura de suco deve ser calculada para determinar a elevao de assentamento da turbina. Para facilidade de inspeo e manuteno das turbinas Francis de pequeno porte, a elevao do rotor deve ficar cerca de 1,0 a 2,0 m acima do nvel mximo de jusante, o que permitir a abertura do recinto do rotor sem necessidade de esvaziamento do tubo de suco. Para isso, o valor da velocidade especfica deve ser diminudo, at que a presso a jusante do rotor seja suficiente para garantir condies apropriadas de operao, dentro dos limites admissveis de cavitao da turbina.

Tareas:
7.3.1.4 Turbina Francis Caixa Aberta 7.3.1.5 Turbina Francis Dupla 7.3.1.6 Turbina Tubular S 7.3.1.7 Turbina Bulbo com Multiplicador 7.3.1.8 Outros Tipos de Turbinas 7.3.1.9 Volante de Inrcia 7.3.1.10 Sistema de Regulao 8.00 generadores elctricos

Vous aimerez peut-être aussi