Vous êtes sur la page 1sur 21

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Campus Aquidauana Tecnlogo em Sistemas para Internet

Sistemas Operacionais

Viso geral de Sistemas Operacionais


Objetivos Compreender os conceitos bsicos de Sistemas Operacionais. Conhecer suas funes principais. Analisar o Sistema Operacional como uma mquina de nveis.

Conceitos bsicos
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o computador no faz nada sozinho. Ele apenas processa uma srie de informaes inseridas pelo usurio para ento fornecer os resultados. As informaes inseridas e os resultados que recebemos precisam estar num formato que ns humanos conseguimos entender. Para facilitar essa comunicao entre homem e computador, foram criados os softwares ou programas de computador. Na realidade, tudo que fazemos com um computador pela execuo desses programas.
3

Conceitos bsicos
Um sistema operacional um programa que atua como intermedirio entre o usurio e o hardware de um computador. O propsito de um sistema operacional propiciar um ambiente no qual o usurio possa executar outros programas de forma conveniente, por esconder detalhes internos de funcionamento e eficincia, por procurar gerenciar de forma justa os recursos do sistema (Silberschatz, Galvin e Gagne, 2000, p.22].
4

Conceitos bsicos
Sistema Operacional Sistema Operacional: segundo o Aurlio (verbete sistema), sistema operacional um conjunto integrado de programas bsicos, projetado para supervisionar e controlar a execuo de programas de aplicao em um computador.

Conceitos bsicos
Na Figura 1.1 vemos a posio que um Sistema Operacional ou simplesmente SO ocupa dentre os vrios elementos que compem um sistema de computao.

Funes principais
Na Figura 1.1 foi destacado o controle de hardware. Esta uma das funes bsicas do SO e pode ser desmembrada em:

Funes principais
a) Facilidade de acesso aos recursos do sistema

Um sistema de computao possui, normalmente, diversos componentes, como monitores, impressoras e discos rgidos. Quando utilizamos um desses dispositivos, no nos preocupamos com a maneira como realizada esta comunicao e os inmeros detalhes envolvidos.
8

Funes principais
b) Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida

Se imaginarmos, por exemplo, que uma impressora pode ser utilizada por vrios usurios do sistema, ento dever existir algum controle para impedir que a impresso de um usurio interrompa a impresso de outro. O sistema operacional o responsvel por permitir o acesso organizado a esse e a outros recursos disponveis no computador.
9

Funes principais cont.


O compartilhamento de recursos permite a diminuio de custos, na medida em que mais de um usurio pode utilizar as mesmas facilidades concorrentemente, tais como discos, impressoras, linhas de comunicao, etc. Com isto, uma mesma impressora (ou linha de comunicao ou outro recurso) pode atender a vrios usurios.

10

Funes principais cont.


OBS.: De um modo geral, os programas que os usurios executam no so escritos para um processador, mas sim para um SO. Isto facilita a comunicao do programa com o hardware do computador. As tarefas so executadas pelo SO, tornando os programas menores e mais fceis de serem programados (Machado e Maia, 2004. p.1-3).

Figura 1.2: O Sistema Operacional funciona como uma interface entre o hardware e os programas de usurios Fonte: Adaptado de Machado, 2004 Conforme mostra a Figura 1.2, o SO o intermedirio entre hardware e programas utilizados pelos usurios.

11

Funes principais cont.


Em uma situao ideal, somente o sistema operacional deve ter acesso ao hardware do computador. Um programa que desejasse, por exemplo, fazer um desenho no monitor, obrigatoriamente teria de repassar esta tarefa ao sistema operacional. Este, por sua vez, iria analisar o pedido do programa e, considerando o pedido vlido, o executaria. Caso um determinado programa resolvesse fazer um pedido estranho (por exemplo, apagar todos os dados do disco rgido), o SO simplesmente poderia ignorar tal pedido, terminar a execuo do programa e informar a ocorrncia ao usurio.

12

Funes principais cont.


OBS Importante: Um programa de usurio no deve acessar
recursos do computador diretamente, deve antes passar pela intermediao e autorizao do sistema operacional. Essa a condio ideal de um sistema operacional ESTVEL e SEGURO. Isto acontece, sobretudo, em sistemas operacionais para gerenciamento de rede local (Windows Server, Unix e Linux) e entre os sistemas operacionais para PCs que no foram desenvolvidos para serem servidores de rede como o MacOS e Windows nas suas verses XP, Vista e Windows 7.

13

Mquina de nveis
A linguagem entendida pelo computador uma linguagem binria de difcil entendimento pelos seres humanos, sendo chamada de linguagem de baixo nvel ou de mquina. As linguagens mais prximas aos seres humanos so classificadas como linguagens de alto nvel. Os computadores entendem apenas programas feitos em sua linguagem binria. Os seres humanos, no entanto, elaboram programas em linguagens de alto nvel.
14

Mquina de nveis Cont.


OBS.: Existem muitas linguagens de alto nvel utilizadas para os mais diversos fins, como C, C++ e Java. Os cdigos-fontes escritos nessas linguagens precisam ser convertidos em linguagem binria. Por exemplo, a linguagem C utiliza uma forma de converso diferente da utilizada pela linguagem Java.

15

Mquina de nveis Cont.


Um computador, visto somente como um gabinete composto de circuitos eletrnicos, cabos e fontes de alimentao (hardware), no tem nenhuma utilidade. por meio de programas (software) que o computador consegue armazenar dados em discos, imprimir relatrios, gerar grficos, realizar clculos, entre outras funes. O hardware o responsvel pela execuo das instrues de um programa, com a finalidade de se realizar alguma tarefa.

Mquina de nveis Cont.


- > Nos primeiros computadores, a programao era realizada em painis, atravs de fios, exigindo um grande conhecimento do hardware e de linguagem de mquina. Isso trazia uma grande dificuldade para os programadores da poca, que normalmente eram os prprios engenheiros projetistas e construtores desses computadores.

A soluo para esse problema foi o surgimento do Sistema Operacional, que tornou a interao entre usurio e computador mais simples, confivel e eficiente. A partir desse acontecimento, no existia mais a necessidade de o programador se envolver com a complexidade do hardware para poder trabalhar; ou seja, a parte fsica do computador tornou-se transparente para o usurio.

Mquina de nveis Cont.


Podemos considerar o computador como uma mquina de nveis ou camadas, em que inicialmente existem dois nveis: o nvel 0 (hardware) e o nvel 1 (sistema operacional). Desta forma, o usurio pode enxergar a mquina como sendo apenas o sistema operacional, ou seja, como se o hardware no existisse. Esta viso modular e abstrata chamada mquina virtual.

Mquina de nveis Cont.


OBS.: Para o sistema operacional, o programador e os programas tambm so usurios, pois usam recursos disponibilizados pelo SO. Em vrios pontos deste texto, voc poder ver que a palavra usurio se aplica ao programador ou ao programa.

Mquina de nveis Cont.


Entretanto, um computador no possui apenas dois nveis, e sim tantos nveis quantos forem necessrios para adequar o usurio s suas diversas aplicaes. Quando o usurio est trabalhando em um desses nveis, no necessita saber da existncia das outras camadas, acima ou abaixo de sua mquina virtual.

Figura 1.3: O computador como mquina de nveis Fonte: Adaptado de Machado, 2004

Mquina de nveis Cont.


OBS Importante: Um sistema operacional pode ento ser definido sob dois aspectos: como uma mquina estendida ou mquina virtual e como um gerenciador de recursos.
O sistema operacional, como uma mquina virtual, esconde do programador detalhes do hardware, apresentando uma viso simples, mais conveniente e mais fcil de utilizar.

O sistema operacional, como um gerenciador de recursos, fornece uma alocao controlada e ordenada dos recursos do computador entre os vrios programas que competem por esses recursos. Os recursos incluem processadores, memrias, dispositivos de E/S (unidades de disco, impressoras, mouse, etc.), interfaces de rede, dentre outros.

Vous aimerez peut-être aussi