Vous êtes sur la page 1sur 10

Teatro no Brasil

O teatro no Brasil surgiu quando Portugal comeou a fazer do Brasil sua colnia (Sculo XVI). Os Jesutas ( padres da chamada companhia de Jesus), com o interesse de catequizar os ndios, trouxeram no s a nova religio, catlica, mas tambm uma cultura diferente, em que se inclua a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danas indgenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um carter pedaggico, baseado na Bblia.

Origens do Teatro no Brasil

Famlia de um chefe Camaca prepararandose para uma festa. DE Debret.

Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade. (Oswald de Andrade, Manifesto Antropfago)

Pelo fascnio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermo,por exemplo. A origem do teatro no Brasil religiosa, assim como boa parte das manifestaes culturais. Seu objetivo maior era evangelizar os ndios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhis.

Nessa poca o Padre Anchieta era o responsvel pela autoria das peas. Ele escreveu alguns autos (antiga composio teatral) que visavam a catequizao dos indgenas, bem como a integrao entre portugueses, ndios e espanhis. Exemplo disso o Auto de So Loureno", tambm conhecido como "Mistrio de Jesus", escrito em tupiguarani, portugus e espanhol.

A Primeira missa no Brasil

Como o principal objetivo era a catequese os enredos dos autos estavam impregnados com os dogmas da Igreja Catlica . Sendo assim, as comdias e tragdias eram pouco representadas. A opo ficava com os autos sacramentais, que tinham carter dramtico, e, portanto, estavam impregnadas de caractersticas religiosas. Alm dos autos, outros "estilos teatrais" introduzidos pelos Jesutas foram o prespio, que passou a ser incorporado nas festas folclricas, e os pastoris.

At 1584 as peas eram escritas em tupi, portugus ou espanhol, quando ento surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didtico, representados por personagens de demnios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os ndios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peas apresentadas nas Igrejas, nas praas e nos colgios.

Tematicamente, essas produes mesclavam a realidade local (tanto de ndios quanto dos colonos) com narrativas hagiogrficas (vidas dos santos). Como toda espcie de dominao cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuta o aprendizado da lngua onde mantivessem misses. Assim, foi incumbido de organizar uma gramtica da lngua tupi, o que fez com sucesso.

Cena do Filme Paixo de Cristo

Na atualidade...

Cena da Paixo de CristoNova Jerusalm/ PE

Vous aimerez peut-être aussi