Vous êtes sur la page 1sur 22

Relacionamento e Postura Profissional

Apresentado por Leonides da Silva Justiniano

Introduo

A pessoa passa grande parte de seu dia (sua vida), relacionando-se com outras pessoas, muitas das quais no conhece e com quem no escolheu conviver. A concorrncia, a disputa por uma colocao no mundo do trabalho exige que o profissional saiba ser competente, e que saiba transmitir essa competncia. Inclusive, em suas relaes pessoais.

Um profissional pode conhecer muito de seu cargo ou funo, mas, por causa de sua incapacidade de relacionamento, no ser destacado em seu ambiente de trabalho. Ser profissional significa um conhecimento que envolve muito mais do que a simples prtica de um ofcio.

Tpicos do treinamento

Lio 1: tica

tica enquanto conjunto de valores que orientam a vida pessoal e profissional tica profissional e valores fundamentais no trabalho Exigncias da atuao competente Conseqncias da responsabilidade profissional

Lio 2: Postura Profissional

Lio 3: Responsabilidades

Lio 4: Comprometimento

Lio 1: TICA

Ao fim desse Tpico voc dever:

Compreender o significado da tica e sua relao com as diversas dimenses da vida. Estabelecer uma hierarquia de valores ticos. Ser capaz de analisar dilemas pessoais e sociais apresentando solues eticamente fundadas.

Lio 1: Contedo

A moral o conjunto de prticas avaliadas como boas ou ms por uma sociedade. Valor algo diante do qual no podemos permanecer indiferentes. tica refere-se a valores, princpios, reflexo ou justificativa do agir moral.

Toda ao moral apresenta dois aspectos:

Prescrio Moral: as normas de conduta em si Motivao Moral: as razes pelas quais algum segue ou deixa de seguir as normas morais

Moral no pode se confundir com Lei. Nem toda Lei moral ou justa!! Pode existir confronto entre valores (princpios) ticos e as normas morais.

Lio 1: Encerramento

A moral a conscincia do agir humano (em sociedade) tica a conscincia da conscincia moral.

QUESTES??

Lio 2: POSTURA PROFISSIONAL

Ao fim desse Tpico voc dever:

Ter uma compreenso ampla dos valores que fazem parte da postura de todo profissional. Estar apto a identificar as atitudes (valores) mais adequadas a cada situao de trabalho. Ser capaz de indicar os valores especficos sua profisso.

Lio 2: Contedo

A atividade profissional, por envolver relao entre pessoas, uma atividade tica. Porque as bases de grande parte do conhecimento de uma profisso foi construda ao longo da histria (por vrias pessoas), o profissional tem uma dvida para com a humanidade.

tica profissional

Valores Fundamentais:

Responsabilidade Lealdade Iniciativa

A pessoa vista sempre como fim em si mesma; nunca como meio . O lucro conseqncia do trabalho bem executado.

Lio 2: Encerramento

Excelncia profissional exige:


Saber-Fazer Saber-Agir Saber-Ser

QUESTES??

Lio 3: RESPONSABILIDADES

Ao fim desse Tpico voc dever:

Ser capaz de identificar as responsabilidades gerais de toda profisso. Ter critrios para apontar as responsabilidades prprias de seu cargo/funo. Desenvolver a compreenso da necessidade de adequar-se s exigncias sempre novas que o mundo do trabalho apresenta a cada dia.

Lio 3: Contedo

Ser Responsvel ser capaz de responder pelas exigncias e encargos que sua ocupao lhe traz. Responsabilidade significa, tambm, constante qualificao, competncia.

ATIVIDADE (em geral) exige explicitaes:

O QU? PARA QU? COMO?

Equao no apenas de CUSTO X BENEFCIO, nem s:


EFICINCIA EFICCIA EFETIVIDADE RELEVNCIA ...


NECESSIDADE SOCIAL!! Reparao/Urgncia Democratizao de recursos/servios Cidadania

TAMBM:

Lio 3: Encerramento

Ser responsvel tem um peso moral:


No s fazer mas saber por que e para que faz. No apenas fazer de modo medocre ir alm!

QUESTES??

Lio 4: COMPROMETIMENTO

Ao fim desse Tpico voc dever:

Identificar as diversas formas de comprometimento. Ser capaz de avaliar atitudes a partir do pontode-vista do comprometimento.

Lio 4: Contedo

Comprometer-se colocar-se todo inteiro naquilo que est fazendo, independente do que seja. Comprometer-se ter a conscincia de que sua participao essencial para que o todo funcione.

Lio 4: Concluso

Comprometimento no se mede por horas trabalhadas ou por recompensas meramente financeiras!!

O comprometimento dado pela lio do bombeiro: Faremos mais que isso!!

Resumo do treinamento

Ser tico mais do que apenas seguir leis. A tica profissional no acordo de grupos. Responsabilidade o centro da atuao profissional. O bom profissional sabe que uma parte sua sempre fica naquilo que faz por isso, compromete-se!!

Juntos, fazemos o Show!!

OBRIGADO!!

Vous aimerez peut-être aussi