Vous êtes sur la page 1sur 39

Poesia de 1930 gerao de 30

Professora Margarete

Poema de sete faces


Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs das mulheres. tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos O homem atrs dos culos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, no seria uma soluo. mundo mundo vasto mundo, mais vasto o meu corao

Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo. Carlos Drummond de Andrade
Que sentimentos do eu lrico so expressados nesse poema?

Carlos Drummond de Andrade Ceclia Meireles Murilo Mendes Jorge de Lima Vincius de Moraes

Caractersticas da poesia de 30
Aps o primeiro momento modernista, em que era necessria a destruio das estruturas artsticas do passado, o movimento iniciou o processo de amadurecimento. A forma de apresentao potica tornou-se independente e com caractersticas prprias, uma vez que no havia mais preocupao em chocar o pblico acostumado a formas tradicionais.

Carlos Drummond de Andrade


Considerado o maior poeta brasileiro do sculo XX e para alguns o maior de todos os tempos, Carlos Drummond nasceu em 1902, em Itabira, Minas Gerais. Filho de fazendeiro e farmacutico de profisso, nunca se adaptou a nenhuma dessas atividades. Lecionou portugus e geografia, foi redator do Dirio de Minas em Belo Horizonte e funcionrio pblico no Rio de Janeiro.

Em 1928, publicou o poema No meio do Caminho, objeto de polmicas e discusses acaloradas em meio a crticas da imprensa. Suas principais obras so: Alguma Poesia 1930, Brejo das Almas 1934, Sentimento do Mundo 1940, Jos & outros 1948, A Rosa do Povo 1945, Novos Poemas 1948, claro Enigma 1951, Fazendeiro do Ar 1954, A Vida Passada a Limpo 1955, Lio de Coisas 1962, A Paixo Medida 1980, Corpo 1984...

Amar se Aprende Amando 1985, Poesia Errante 1988, Farewell 1996. O poeta morreu em 1987, no Rio de Janeiro, deixando algumas obras inditas.

No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra.

Obra de Carlos Drummond de Andrade - fases


Os crticos costumam dividir a obra de Carlos Drummond de Andrade em quatro fases bem distintas: 1- Fase gauche relacionados gerao modernista de 1922, os poemas dessa fase possuem caractersticas como verso livre, coloquialismo, humor e predomnio da subjetividade.tambm possvel perceber certo isolamento, individualismo e reflexo existencial.

2- Fase social predomnio de temas sociais, como o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. O poeta manifesta interesse por problemas sociais, dos quais se manteve alienado na primeira fase.
3- Fase filosfica na dcada de 1950, o poeta mostrou-se desencantado de sua aventura poltica. Os poemas dessa fase so pessimistas, revelam preocupao com aspectos formais como a regularidade dos versos, e, abarcam temas como a vida, a morte, o tempo, a velhice, o amor, a infncia e a prpria poesia.

4- Sntese das fases anteriores na ltima fase, os poemas de Drummond retomam o humorismo e a ironia da primeira e aprofundam temas que nortearam a vida do escritor: infncia em Minas, a famlia, o amor, a morte, os amigos.

Vincius de Moraes
Vincius nasceu no Rio de Janeiro, numa famlia de intelectuais. Formou-se em Letras e em Direito, foi representante do Ministrio da Cultura junto Censura Cinematogrfica, ingressou na carreira diplomtica, atuou no jornalismo como cronista e crtico de cinema e escreveu a pea teatral Orfeu da Conceio, adaptada para cinema.

A partir de 1960, dedicou-se cada vez mais msica, compondo e fazendo shows, sempre ao lado de grandes compositores brasileiros, dentre eles, Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim. Vincius de Moraes famoso por ter sido um dos maiores compositores de msica popular brasileira.

de autoria dele, a msica Garota de Ipanema, cano brasileira mais tocada no mundo. Alm de compositor popular e fundador, nos anos de 1950, do movimento musical Bossa Nova, ele tambm foi um dos poetas mais significativos da segunda fase do Modernismo brasileiro.

caractersticas
A poesia de Vincius apresenta trs fases distintas, conforme evoluo e maturidade do autor. No incio demonstrou forte influncia neoparnasiana e neo-simbolista, de fundo mstico, religioso. Na segunda fase preocupao social prpria do segundo tempo do Modernismo. Na terceira- j liberto das influncias iniciais, deu vazo ao lirismo, ao erotismo, pelo que se tornou mais conhecido e popular.

Principais obras
O Caminho para a Distncia Ariana, a Mulher Novos Poemas Cinco Elegias Poemas, Sonetos e Baladas Ptria Minha

Soneto do amor total


Amo-te, meu amor... no cante o humano corao com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante numa sempre diversa realidade. Amo-te enfim, de um calmo amor prestante e te amo alm, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente, de um amor sem mistrio e sem virtude com um desejo macio e permanente.

E de te amar assim, muito e amide, que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude.
Vincius de Moraes

Ceclia Meireles
Ceclia Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 1901. Foi professora e educadora, tendo lutado pela renovao educacional vigente na poca. Dedicou-se ao jornalismo, escrevendo crnicas de cunho poltico, o que lhe gerou perseguies pela ditadura de Getlio Vargas. Em 1934, inaugurou a primeira biblioteca infantil do pas, fechada em seguida por motivos polticos. Lecionou cultura brasileira na Universidade do Texas e tornou-se conferencista mundial.

Ceclia, aos 18 anos, publicou seu primeiro livro de poemas: Espectros 1919, que marcou o incio de uma produo literria fecunda e original. Sua poesia caracteriza-se pelo fundo filosfico, tendncia musicalidade e, no que tange a aspectos formais, mescla liberdade mtrica e equilbrio clssico. Aborda temas como transitoriedade da vida, fugacidade dos bens materiais, solido, natureza, fazer potico.

O verso de Ceclia Meireles fluido, musical, gil e curto, com uma linguagem que lembra o etreo, o vago simbolista. Apesar de moderna, no descuidou jamais da forma, destacando ritmo, conservando a mtrica e a musicalidade determinadas pela rima e por outros recursos sonoros, como onomatopias e aliteraes. Entre os temas preferidos da autora esto o passado, a solido, a efemeridade, a transitoriedade das coisas e o mar. Fala tambm da natureza, que sempre conta com a presena humana.

Suas primeiras obras denunciam expressiva influncia simbolista no vocabulrio, no ritmo e na temtica. Espectros Nunca Mais Poemas dos Poemas Baladas para El-Rei

A grande revelao de Ceclia Meireles comeou, de fato, com Viagem 1939. Da por diante difcil assinalar sua obra mais importante, tal a homogeneidade, a perfeio e o acabamento. Vaga Msica Mar Absoluto Retrato Natural Romanceiro da Inconfidncia (UFPR) Canes Solombra (pstumo)

Romanceiro da Inconfidncia tem sido a obra mais solicitada da autora em vestibulares. Nela, resgata um gnero literrio antigo, o romance, uma espcie de narrativa popular em versos redondilhas. Narra o episdio da Inconfidncia Mineira, no se limitando ao fato histrico em si e, sim, buscando o que h de perene no homem: coragem, traio, valentia, covardia, sonho, etc.

Motivo Eu canto porque o instante existe e a minha vida est completa. No sou alegre nem triste: sou poeta. Irmo das coisas fugidas, no sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento.

Se desmorono ou se edifico. se permaneo ou me desfao. _ no sei, no sei. No sei se fico ou passo. Sei que canto. E a cano tudo. Tem sangue eterno e asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: _ mais nada.

Beira mar Sou moradora das areias de altas espumas: os navios passam pelas minhas janelas como o sangue nas minhas veias, Como os peixinhos nos rios... No tm velas e tm velas, e o mar tem no tem sereias e eu navego e estou parada, vejo mundos e estou cega, Porque isto mal de famlia, ...

Alm dos trs poetas consagrados pela crtica e pelo povo, houve outros de grandes qualidades nesse perodo: Murilo Mendes, Jorge de Lima.

Murilo Mendes
Nasceu em Minas, estudou desde a infncia no Rio e, a partir de 1953, viveu na Europa. Predomina em sua poesia a influncia surrealista, com livre associao de imagens e conceitos. Quanto aos temas contemplou poema-piada, stira, temas poltico-sociais e religiosos.

Principais obras: Poemas Tempo e Eternidade (em parceria com Jorge de Lima)

Jorge de Lima
Natural de Unio dos Palmares, Estado de Alagoas, nasceu num engenho, onde passou parte da infncia. Estudou na capital do Estado, depois em Salvador, onde cursou Medicina, completando os estudos no Rio. Dividiu sua carreira entre a medicina e a poltica.

Inicialmente demonstrou grande influncia parnasiana, mas evoluiu para os versos livres bem- elaborados. Seus temas seguem uma trajetria: nordestinos (engenhos, negros, etc), sociais (destaca e condena as desigualdades) e religiosos (com imagens bblicas). Morreu no Rio de Janeiro.

Principais obras: XIV Alexandrinos Tempo e Eternidade A Tnica Inconstil Mira Coeli Inveno de Orfeu (poema pico, de estilo clssico.)

Motivo da rosa Vejo-te em seda e ncar e to de orvalho trmula, que penso ver, efmera, toda a Beleza em lgrimas por ser bela e ser frgil. Meus olhos te ofereo: espelho para a face que ters, no meu verso, quando, depois que passes, jamais ningum te esquea. Ento, de seda e ncar toda de orvalho trmula, sers eterna. E efmero o rosto meu, nas lgrimas do teu orvalho... E frgil.

A segunda Guerra Mundial, a ditadura no pas, as perseguies polticas, entre inmeros problemas, acentuaram a preocupao com o ser humano, no plano social e individual. Temas principais: preocupao social e poltica, espiritualidade, metafsica, questionamento existencial.

Vous aimerez peut-être aussi