Vous êtes sur la page 1sur 7

ESCOLA SECUNDRIA DE AZAMBUJA

Trabalho elaborado por: Rui Brs n12, 12D

Como elaborar um relatrio


O relatrio um documento descritivo mas, ao contrrio da acta, contm uma apreciao pessoal do redactor. Esse parecer pessoal vem expresso na parte final do relatrio, ou seja, na concluso. O relatrio um documento da mais alta importncia numa organizao, pois, com base nos seus pareceres, podem ser tomadas decises. Sendo um documento importante, natural que a sua elaborao siga um percurso bem definido.

Como elaborar um relatrio


Estas so as etapas que a elaborao de um relatrio deve seguir: Compilao de toda a informao disponvel sobre o assunto que o relatrio ir versar. Nos casos mais complexos, sugere-se a organizao de um dossier com toda a documentao possvel. Esta fase serve para o redactor ir tomando conhecimento do tema: Leitura e analise dos documentos, procurando anotar as principais ideias e tentando encontrar um fio condutor (elemento de ligao entre as ideias dos documentos coligidos); Identificao do fio condutor; Reflexo crtica sobre o tema; Tomada de posio sobre o tema. Uma vez completado o percurso acima descrito, deveremos ter os elementos necessrios para redigir o relatrio.

Como elaborar um relatrio


O relatrio apresenta uma estrutura comum a grande parte dos documentos mais elaborados, que a seguinte: Introduo: a apresentao do tema ou problema sobre o qual vai ser elaborado o relatrio. Desenvolvimento: a exposio dos argumentos utilizados que permitem fazer a sintese e elaborar a concluso. As ideias contidas nos diferentes pargrafos devero estar bem articuladas entre si, de modo que seja fcil acompanhar o raciocnio seguido pelo autor do relatrio, tornando quase bvia a concluso a tirar adiante. Assim, as diferentes partes que antecedam a concluso devero conter os elementos suficientes que permitem ao destinatrio entender a lgica da concluso a tirar Concluso: a apresentao de uma ideia que no s um resumo, mas que envolve um trabalho pessoal de apreciao/avaliao/crtica/construo (tese) por parte do redactor.

Como elaborar um relatrio

Etapas e preceitos para a elaborao de um relatrio: -Recolha de informaes ; - Organizao das informaes; - Anlise das informaes com resumo dos elementos recolhidos; - Sntese (ideia-chave recriada pelo autor do relatrio = tese). A apresentao do relatrio muito importante, pois o seu aspecto poder motivar mais o destinatrio e facilitar-lhe a tarefa de anlise. Esta obedece, portanto, a determinados preceitos convencionados. Atentemos nalguns deles:

Como elaborar um relatrio


-Os relatrios tm dimenses variveis, podendo ter apenas uma pgina ou serem mais extensos. Neste ltimo caso, o relatrio dever ter uma pgina de rosto (que em linguagem corrente se designa por capa do relatrio sejam includas a data e a assinatura do seu autor; -Os relatrios podem conter documentos anexos que devero ser identificados ao longo do texto e apensos no final do mesmo; - Os relatrios extensos devero ter um entrelinhamento de 1,5 espaos sob a pena de se tornarem demasiado compactos e difceis de ler

Como elaborar um relatrio


-Os relatrios pequenos podem ser processados a 2 espaos de entrelinhamento; -Os relatrios devem ser feitos em papel de uma certa consistncia , de modo a evidenciar a importncia do seu contedo. Para tal, no deve ser utilizado um papel de gramagem inferior a 80 mg; -Procure tornar o texto atractivo usando corpos de letra diferentes para os ttulos e subttulos, respeitando, naturalmente, a sua hierarquia; -Use negros para evidenciar aspectos relevantes do relatrio; -Respeite os preceitos quanto a margens e outros procedimentos normalizados.

Vous aimerez peut-être aussi