Vous êtes sur la page 1sur 53

Elaine Cristina Ferreira da Conceio Butant USP I

Turma E

O JUZO MORAL NA CRIANA


Vdeo Aula 03

Jean Piaget
0 0

Psiclogo Epistemlogo , suo Em 1932, escreveu o livro O juzo moral na criana, a cerca de como se d o processo de construo de valores e moralidade pelas crianas desde os primeiros momentos. Explicitando que:

"Toda moral consiste num sistema de regras, e a essncia de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo adquire por essas regras.
Aspectos relevantes: Moral: vinculada as regras (leis, normas e condutas formalizadas ou no Respeito e no obedincia, internalizao do respeito as regras da coletividade, sociedade, famlia, etc.
0

Processo de Desenvolvimento do Juzo Moral

Estados

ANOMIA A = sufixo de negao Nomia= regras (grego) Ausncia de regras

HETE RONOMIA Hetero = vrios Descoberta/ Percepo da existencia de regras por fontes variadas
Ou seja, atravs do outro (famlia, pessoas de sua convivencia, sociedade, Deus, etc) percebe o que pode ou nao fazer em determinado lugar ou circunstncia, assim como o que certo ou errado.

AUTO/NOMIA Auto = de si prprio Regras internalizada, construidas, sabidas e discernidas no prprio sujeito.
O sujeito consegue por si s: compreender a existncia e necessidade das regras, discernir o que certo ou errado e avaliar considerando o coletivo em suas aes, pensamentos, etc. nos mais diversos espaos de convivncia.

Definio

Ou seja, sem discernimento do que certo e errado

Coao: sabe que nao pode fazer algo por conta de alguma puniao ou penalidade.
Relao

Cooperaao: Trabalho colaborativo Respeito Mtuo: onde relaao trabalhada por todos os envolvidos.

Respeito unilateral: orientado por um unica direao, sem que necessariamente acontea no sentido oposto.

A ESCOLA deve ser o espao de desenvolvimento da AUTONOMIA e nao da obedincia!


Assim, aproximar e dar condies de motivao, discernimento prprio, considerao da coletividade e avaliao do que certo ou no ser feito aos e pelos individuo, pela experincia da cooperao e respeito mtuo

A personagem Mafalda, ainda que em conflito, consegue avaliar e decidir sozinha o que ser feito mesmo contrariando sua vontade.

A ESCOLA E A CONSTRUO DE VALORES


Vdeo-Aula 04

Como a ESCOLA pode atuar nessa dimenso dos processos de construo de Valores?

Compreendendo e estando apta para o trabalho com e das novas demandas, garantindo espaos de vivncia, aprendizagem e construo de valores .

Reavaliando, replanejando e refazendo, seu jeito de ser, aprender e ensinar.

Eu t aqui pra qu? Ser que pra aprender? Ou ser que pra sentar, me acomodar e obedecer? (...) Mas meus pais s querem que eu "v pra aula!" e "estude!" () Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que inflao - U no te ensinaram? -No. A maioria das matrias que eles do eu acho intil Em vo, pouco interessantes, eu fico pu.. T cansado de estudar, de madrugar, que sacrilgio (Trecho da msica Estudo errado Gabriel Pensador)

Aspectos que tambm devem ser observados:


1.

CONTEUDOS: o currculo escolar deve contemplar a insero a articulao junto aos demais a temtica da tica, incluso social, direitos humanos, convivncia, respeito, etc. METODOLOGIA: fundamental garantir a construo coletiva do conhecimento, o respeito mtuo e o distanciamento da relao de unilateralidade, o fortalecimento do dialogo e a participao ativa e protagonista do aluno em seu conhecimento. TRABALHO INTENCIONAL COM VALORES: aprendizagem de valores deve ser priorizada, ser pensada e planejada assim como dos demais contedos. Tendo como referencial a Declarao Universal dos Direitos Humanos. RELAES INTERPESSOAIS: que garantam a construo do respeito e admirao mtua, assim como da autoridade AUTOESTIMA: viabilizar um ambiente de incentivo e estimulao mtuo que garanta a percepo e valorizao da autoimagem, embora se reconhea a difcil equalizao. AUTOCONHECIMENTO : possibilitar a tomada e percepo dos prprios sentimentos e emoes GESTO ESCOLAR: reorganizar-se frente as novas demandas e necessidades, isentando-se de autoritarismo , privilgio ou escuta restrita a grupos especficos. Sendo permeada por relaes democrticas e de respeito/ considerao a todos.

2.

1. Contedos Escolares 7. Gesto Escolar 2. Metodologia


3.

4.

6. Autoconhecime nto

3. O trabalho intencional com valores

5.

6.

5. Autoestima

4. Relaes Interpessoais

7.

EDUCAO E TICA
Vdeo Aula 07

A relao entre TICA e EDUCAO


Sendo a escola a intermediria entre as relaes familiares e da sociedade. fundamental a viabilizao de uma ao sensata, coerente, onde autoridade e liberdade sejam exercitadas, haja garantia de um trabalho colaborativo e participativo, se vivencie o respeito mtuo e considerao de TODOS os envolvidos.

Professores

Pais e responsveis dos alunos

Alunos

ETICA NA ESCOLA
Comunidade Equipe de Apoio Escolar Equipe gestora

TICA

preciso que a tica esteja presente e seja exercitada para alm do discurso. Grcia Clssica Ethos (tica): ideal regulador, princpio e fim da conduta, domnio das paixes. Mores (Moral): costumes, agir. Atualidade tica: comportamento escolhido, adeso voluntria a um conjunto de regras. Moral: formas de agir socialmente recomendadas; externas a opo individual.

A CONSTRUO PSICOLGICA DOS VALORES


Vdeo Aula 08

Como se d a construo de valores?

Para Piaget, os valores referem-se as trocas afetivas que o sujeito realiza . Logo, seus sentimentos morais e valores psicolgicos centrais sero distintos para cada individuo e so fruto do modo como foi estabelecida a construo de sua identidade.

O gesto que agradece o dado O ato que engradece o fato A luz que guia o meu sapato (...0 A sensao de embarao A intimidade de um abrao (...) As coisas do mundo Vo se traduzindo E o tempo o vento que vai conduzindo E a gente navega nos mares da vida aprendendo a viver (trecho da msica Aprendendo a viver Z Geraldo

Responsabilidade
Enquanto escola e docente, que tipo de experincias devo e quero proporcionar? Que seja distinta desta que se mostra unilateral, desrespeitosa, visando apenas os prprios interesses, etc...

A ESCOLA, a SOCIEDADE e a FAMLIA possuem a responsabilidade e dever de garantir a vivncia significativa de valores, a fim de possibilitar uma formao moral e tica de excelncia e no burocrtica.

PERSPECTIVAS ATUAIS DAS PESQUISAS EM PSICOLOGIA MORAL


Vdeo Aula 11

Sujeito Psicolgico

Atravs desta representao possvel demonstrar que o sujeito formado pela interao e articulao dos aspectos biolgicos, cognitivos, socioculturais e afetivos. Logo, A MORALIDADE FAZ PARTE DE QUEM SOMOS!

Valores
So as trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. E atravs da projeo dos sentimentos positivos ( sobre objetos, pessoas, relaes ou sobre si mesmo) so alocados, organizados e integrados no sistema moral do indivduo ao longo da vida.

Sendo classificados em: central - assim denominados por serem tidos como mais importantes, fortes e claros frente as situaes de conflitos morais perifricos - so fluidos, aparecem com maior ou menor intensidade, dependendo da situao.

Orientam as escolhas a serem feitas

Protagonismo e a construo de valores


O sujeito precisa ter papel ativo e ser protagonista na construo dos valores. Sendo capaz de transcender a simples obedincia ou concordncia pelo respeito e explicitao seus sentimentos e emoes. Atravs da articulao entre comunidade, bens culturais e escola garantindo assim a formao cidad.

Certamente, no papel da escola depositar valores ou qualquer outra aprendizagem. preciso que se construa junto .

PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAO EM VALORES


Video-Aula 12

Articulao entre escola e sociedade


Protagonismo dos alunos Gesto , planejamento e intencionalidade

Transversalidade, Projetos e trabalho pedaggico

Comunidade do entorno da escola e situaes cotidianas

Educao Comunitria

A educao em valores para ser efetiva precisa ocorrer em todos os momentos da vida escolar, e no apenas em momentos especficos ou por meio de disciplinas. Para isso, precisa estar articulada com a comunidade do entorno da escola e ser baseada em situaes da vida cotidiana das localidades onde vivem os estudantes. (Ulisses Araujo)

preciso ir alm do discurso e das situaes pontuais

Fazer acontecer! Essa a nossa responsabilidade...


Caminhando e cantando E seguindo a cano Somos todos iguais Braos dados ou no Os amores na mente As flores no cho A certeza na frente A histria na mo (...) Nas escolas, nas ruas Campos, construes Somos todos soldados Armados ou no (...) Aprendendo e ensinando Uma nova lio Vem, vamos embora Que esperar no saber Quem sabe faz a hora No espera acontecer
(trecho da msica Pra no dizer que eu no falei das flores Geraldo Vandr)

A escola por e de todos!

DIMENSES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLGICO


Vdeo-Aula 15

Dimenses do sujeito psicolgico


1 Biolgico (aspectos fsicos e fisiolgicos)

2 Afetivo (sentimentos e emoes);


3 Sociocultural (situaes cotidianas, realidade, legado cultural) 4 Cognitivo (inteligncia, intelecto, conhecimento)

O estudo e analise isolado destas dimenses no suficiente para explicar o ser humano, dada a sua complexidade. Para uma melhor compreenso fundamental a considerao da articulao, interao e ao simultnea entre elas na composio e formao dos indivduos.

ALUNO: sujeito real e complexo

Nosso aluno no pode ser reduzido a uma idealizao ou modelo.

Pode uma escola educar efetivamente desconsiderando seu entorno e sem perceber ou ver realmente que o seu aluno?

Penso que no. Apesar disso, cenas como a da histria em quadrinhos seguem ocorrendo em nossa atualidade.

A CONSTRUO DE VALORES E A DIMENSO AFETIVA


Vdeo-Aula 16

Afetividade: fonte de energia pra a cognio

O seu olhar no meu (...) O seu olhar agora O seu olhar nasceu O seu olhar me olha O seu olhar seu O seu olhar, Seu olhar melhora, melhora o meu (trecho da msica O seu olhar Arnaldo Antunes)

Sentimentos e afeto
Para Piaget, a afetividade compreendida como fonte de energia para a cognio, embora no seja capaz de modific-la. Afetividade = aspecto motivacional Cognio = estrutura e funcionamento do psiquismo humano

Diante destas consideraes estabelecida a relevncia de um trabalho educacional que contemple os sentimentos e afetos, sua explicitao e pautado na intencionalidade e no casualidade.

A ESCOLA deve ser um ambiente dotado de influncias positivas na resoluo de conflitos, livre explicitao dos sentimentos e do exerccio da cidadania e solidariedade.

E que situaes como a retratada na imagem se extingam!

PODEM A TICA E A CIDADANIA SER ENSINADAS?


Vdeo-Aula 19

Na Grcia Antiga essa ideia j era difundida...


Para os gregos, os seres tornavam-se virtuosos pela natureza, pelos hbitos e pela razo Sendo a ltima, destinada a complementao e fundao dos costumes virtuosos. Demonstrando a que j criam no ensino da tica e a moral, como segue:
0 ARISTTELES : considerava a educao como

influenciadora e capaz de trabalhar na formao tica e de virtude, discordando de Homero que pensasse estes temas como algo herdado e no aprendido.

0 PROTGORAS : defendia que a formao tica no estava

dissociada da formao em outras disciplinas ou campos do conhecimento. E que a virtude pudesse no somente ser ensinada, mas aperfeioada atravs do hbito, do costume e da prtica.

Contrariando o pensamento de muitos, que pensam ser a demanda de uma educao tica e moral na escola uma inovao ou a atribuio de um novo papel.

A demanda de uma educao tica e moral na escola


EDUCAAO TICA E MORAL : RESPONSABILIDADE , DEVER,DIREITO E NECESSIDADE Mas como fazer? (duvida que paira sobre educadores, pais e todos os envolvimento no processo educativo)
1)

2) 3)

Compreender que a tica no uma disciplina especializada e inflexvel, cuja qual se exige um especialista para sua difuso. Requer intencionalidade, planejamento, transversalidade, Se d atravs da formao de hbitos, vivencias e no apenas da difuso de informao.

tica mais do que um contedo escolar desvinculado da realidade, exige vivencia.

VIOLNCIA E EDUCAO UNIVESP TV: VIOLNCIA NAS ESCOLAS


Vdeo-Aula 20

A violncia rompe discursos e emudece!

Entretanto, concebe-la como fatalidade ou mesmo cultivar a sensao de perplexidade no colabora para a analise , resoluo e apontamentos sobre este problema que invade o entorno/interior das escolas e tambm da sociedade.

Violncia na e escola
1.

Violncia escola contra professores, funcionrios, o prdio, etc. Violncia escola que surgiu fora da escola quando as desavenas do ambiente externo chegam escola.

2.

3.

Violncia da escola quando o ato violenta parte da escola para um dos seus componentes

Escola e violncia
importante lembrar que a escola no a salvadora do mundo, nem deve ser a nica responsvel e combatente da violncia.
0 COMPETENCIAS DA ESCOLA: 1) diagnosticar os tipos de violncia presentes (considerando desde desrespeito entre seus componentes, localizao e caractersticas/ marcos do bairro, violncia familiar e domestica, intolerncia, etc.) 2) No permitir que as situaes de violncia da escola e do entorno no possam estigmatizar os alunos 3) Compreender e agir isenta de predeterminismos e preconceitos que alunos oriundos de tais locais ou escolas sejam mais ou menos violentos que outros 4) Analisar os fatos na sua dimenso correta e sem pnico desnecessrio 5) Articular e criar conexes e parcerias atravs de projetos com a comunidade e entes pblicos. Esses projetos tornam possvel a discusso e a participao de todos na resoluo do problema, de forma que os alunos possam criar e absorver os valores de no violncia 6) Articular e criar conexes e parcerias com a comunidade e entes pblicos 7) Promover a participao efetiva de todos na resoluo dos problemas 8) Viabilizar uma formao e absoro de valores distintos da violncia, mas que valorizem o dialogo, a tolerncia, o respeito, a igualdade, etc.

ASSEMBLEIAS ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR


Video-Aula 23

Democracia Escolar: Exercicio de Cidadania

A escola democrtica oportuniza e possibilita que todos tenham lugar para expor seus pensamentos, crticas, propor novos trabalhos, respeito e estimulo a autonomia, dialogo, baseia-se no respeito mtuo, etc. Desta forma, vivencia a postura tica desde o momento como esperar a vez de falar, respeitar o posicionamento alheio, fazer e explorar as crticas construtivas s aes e nunca pessoa, ouvir atentamente, aprender a elogiar, parabeniza e reivindicar.

Aprender junto
ASSEMBLIAS ESCOLARES So prticas que objetivam a participao do sujeito em seu desenvolvimento moral e formao tica. Alm de criar um espao de dilogo no qual se trabalha a construo de valores democrticos dentro da escola e a resoluo de conflitos cotidianos que podem ultrapassar seu muros.
0

Junte um bico com dez unhas Quatro patas, trinta dentes E o valente dos valentes Ainda vai te respeitar Esperteza, Pacincia Lealdade, Teimosia E mais dia menos dia A lei da selva vai mudar Todos juntos somos fortes Somos flecha e somos arco Todos ns no mesmo barco No h nada pra temer - Ao meu lado h um amigo Que preciso proteger Todos juntos somos fortes No h nada pra temer. (trecho da msica Todos juntos Chico Buarque)

So divididas em :

1) Assembleias de Classe entre alunos e

professor.
2) Assembleias de Escola participao de

todos os segmentos da escola.


3) Assembleia docente docentes e a direo

da escola.

Escola e vida so indissociveis

Mas do que trocas de informaes, a escola deve propiciar a vivencia formativa em valores articulada aos diversos campos do conhecimento.

DIVERSIDADE/PLURALIDA DE CULTURAL NA ESCOLA


Vdeo-Aula 24

Ser assim como sou...


Ser assim uma delcia Desse jeito como eu sou De outro jeito d preguia Sou assim pronto e acabou (...) Dali a pouco eu me dou conta Que ningum cem por cento Seja um prncipe ou um sapo Seja um bicho ou uma pessoa At mesmo um p-de-nabo Tem alguma coisa boa. (trecho da msica P de Nabo Palavra Cantada)

Quem o outro?

IMPRESSES E OLHARES EQUIVOCADOS


FONTE DE TODO MAL: doena e deve ser perseguido (exemplo, o nazismo); SUJEITO PLENO DE UMA MARCA CULTURAL IMUTVEL: , desconsidera e as influncias de outras marcas sobre ela, a fim de defender a essencializao da diferena ( exemplo, a relao estabelecida com os indgenas ainda hoje nas escolas, quando so tratados como tribos distantes e de costumes inalterados desde o inicio dos ALGUM A TOLERAR - embora se parece melhor que as anteriores, um ser tolerado torna-se facilmente o desprezado, rejeitado e excludo.

Responsabilidade da Educao
EU

OUTRO

Identidade Reconhecimento Valorizao

Diversidade cultural brasileira Novos parmetros curriculares No um ser extico Reconhecimento das diferenas, sem atribuio de juzo de valor ou classificatrio Valorizao Iseno de estigmas ou padroes

Sendo a ESCOLA DIREITO DE TODOS, deve se reorganizar de forma a atender efetivamente esta totalidade e garantir uma educao inclusiva com respeito, valorizao e considerao da diversidade.

PRTICAS DE CIDADANIA
Vdeo Aula 27

Desvelando a REALIDADE

A abordagem psicossocial um processo de construo histrico-cultural que analisa a realidade social como determinadora ao mesmo tempo em que produzida pelo sujeito humano. Onde Processo de aquisio de conhecimento, se d pelo acumulo de experincias e atribuies de sentido e valores s diversas relaes.
0 imprescindivel reconhecer, estudar e valorizar a realidade e as caractersticas

objetivas e subjetivas dos indivduos e comunidade com a qual se deseja trabalhar. Compreendendo-os e no somente os observando como algo extico ou menor.

Projeto de ateno direta comunidade


Etapas :
0 Reconhecimento, caracterizao e contextualizao do campo; 0 Estabelecimento de parcerias com comunidades alvos e seus representantes; 0 Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas; 0 Problematizao das demandas e definio dos temas dos projetos.

Exerccio de Cidadania

O FENMENO DO BULLYING
Video-Aula 28

Bullying
Consiste em todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivao evidente adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) causando dor e angstia e executadas dentro de uma relao desigual de poder e capacidade defesa
AOES:
0 Difamao; 0 Ameaas; 0 Agresso fsica; 0 Intimidao; 0 0 0 0 0 0

Humilhao; Xingamentos; Constrangimento Menosprezo; Perseguies; Excluso;

No uma brincadeira!
0 40,5% dos adolescentes j vivenciou a situao como

alvo (vtima), agressor ou expectador. Acontecem com frequncia na sala de aula, na presena do professor e a no interferncia do mesmo agrava a situao. represlias.

0 50% das vtimas no denunciam por medo de 0 Caractersticas:

meninos - praticam mais a agresso fsica Meninas - mais fofoca, difamao e excluso do grupo.

Aos educadores cabe a conscientizao, a sensibilizao da comunidade escolar, a presena de um ambiente acolhedor e de confiabilidade, o reconhecimento do problema, seriedade na analise dos fatos e seu enfrentamento,, criao de um ambiente democrtico, solidrio e tico que a boa convivncia e o respeito mtuo

O papel do expectadores no BULLYING


Intertexto Bertold Brecht (1898-1956) Primeiro levaram os negros Mas no me importei com isso Eu no era negro Em seguida levaram alguns operrios Mas no me importei com isso Eu tambm no era operrio Depois prenderam os miserveis Mas no me importei com isso Porque eu no sou miservel Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Tambm no me importei Agora esto me levando Mas j tarde. Como eu no me importei com ningum Ningum se importa comigo.

So mantenedores do Bullying e da impunidade, na medida em que o observam e se omitem.


PASSIVAMENTE: apenas assistem sem interferir para no se tornarem novas vtimas ATIVAMENTE: estimulam e incentivam a violncia

Desenvolva a empatia e faa diferente!

Vous aimerez peut-être aussi