Vous êtes sur la page 1sur 85

FILOSOFIA

GERAL
2010

Por que aulas de Filosofia? Conceitos Origem da Filosofia Objetivos da Filosofia Indagaes da matria Utilidade da Filosofia Como se chega s indagaes filosficas A razo Exerccio reflexivo

FILOSOFIA
H escolas que so gaiolas e h escolas que so asas. Escolas que so gaiolas existem para que os pssaros desaprendam a arte do vo. Pssaros engaiolados so pssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode lev-los para onde quiser. Pssaros engaiolados sempre tm um dono. Deixaram de ser pssaros. Porque a essncia dos pssaros o vo. Escolas que so asas no amam pssaros engaiolados. O que elas amam so pssaros em vo. Existem para dar aos pssaros coragem para voar. Ensinar o vo, isso elas no podem fazer, porque o vo j nasce dentro dos pssaros. O vo no pode ser ensinado. S pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

Pensar por si mesmo no uma atividade solitria ou excludente do pensamento do outro; ao contrrio, necessita da companhia e da diferena para perceber o si mesmo. Tambm no significa necessariamente o pensamento discordante, ou seja, no estou pensando por mim mesmo(a), s por estar discordando de outrem. Posso concordar com algum e ainda assim estar pensando por mim mesmo. Filosoficamente, o pensar por si mesmo remete ideia de autonomia de pensamento (um pensamento que se desenvolve para elm da doutrinao) e de consciencia da prpria forma de pensar (perceber no apenas o que penso, mas como penso).

CONCEITUAO
FILOSOFIA
Atividade que tem o objetivo de resolver problemas filosficos
a priori independentes da experincia, ou conceituais referentes a conceitos que utilizamos em nosso dia a dia e nas cincias), por meio do desenvolvimento de nossa capacidade argumentativa.

Disciplina que nos d a oportunidade de desenvolver as competncias necessrias para o pensar autnomo, indagando sobre todas as coisas e a utilidade delas em nossa vida rotineira.

Atividade de carter interdisciplinar, que serve para melhor compreenso da realidade na qual estamos inseridos, nos tornando atentos a respeito de todas as ideias que as pessoas tentem, ocasionalmente, nos impor.
A filosofia ajuda a identificar rapidamente esse tipo de presso, permitindo-nos escolher se queremos ou no adot-las.

Filosofia a deciso de jamais acertar como bvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana, sem antes t-los investigado e compreendido.

ORIGEM
FILOSOFIA

A palavra Filosofia origina-se de filo

ACROPOLE

proveniente de philia = amizade + sophia = sabedoria. Traduz-se, ento, no amor ou amizade sabedoria.
Filsofo aquele que tem afinidade com o saber.

O que a Filosofia?
Exerccio do livre pensamento Superao das crenas do cotidiano Buscando a verdade universal, absoluta
Que independe do espao E das pessoas

Para que serve a Filosofia?


Objetivo = dar a oportunidade de conhecer, nada mais. Filosofia = arte do bem-viver = virtude. Ensina a viver de modo honesto e justo.

A filosofia uma atividade de anlise crtica e reflexo de todas as prticas e teorias feitas pelo homem, nas cincias e nas artes.

A filosofia:
Analisa Critica Reflete sobre a prtica jurdica.

A filosofia no diz como deve ser o direito, mas diz quando o direito est certo ou errado.

Quando e por que surge a Filosofia?


A Filosofia nasceu:
na Grcia antiga, por volta do sculo VI a.C. O primeiro filsofo apontado como sendo Tales, nascido em Mileto.

Surge quando o senso comum j no sabe o que dizer e as cincias e as artes ainda no sabem o que dizer.

Nascimento da Filosofia
(sec. VII/VI a.C, Grcia, Tales de Mileto)

Passagem do pensamento mtico (alegrico),


Cosmogonia (explicao sobre a origem do universo baseada nos mitos);

para o pensamento racional (logos)


Cosmologia (explicao racional e sistemtica das caractersticas do universo)

A filosofia surge quando

... se descobre que a verdade (aletheia) do mundo e dos humanos no era algo secreto e misterioso (mito), que precisasse ser revelado por divindades apenas a alguns escolhidos (poeta, sbio ou mago), que recebiam essas informaes nos orculos), mas que, ao contrrio, podia ser conhecida por todos, atravs da razo.

Razo...o que significa?

Pensamento sistemtico que segue regras, normas e leis de valor universal, vlidas em todo o tempo e lugar:

Exemplo:
2 + 2 = 4; o tringulo sempre tem 3 lados.

Como se chega atitude filosfica:

1) Primeiro foi o espanto


admirao e inquietao diante do mundo; curiosidade insacivel - primeira virtude do filsofo;

2) depois o despertar crtico, seguido da


3) decepo.
O ser humano queria uma explicao para o mundo, queria a verdade sobre tudo o que ocorria no universo.

Mitoo que ?
Narrativas sagradas e ritos tradicionais,
integrantes da cultura de um povo, utilizando elementos simblicos para explicar a realidade e dar sentido vida humana

Eros ou Cupido, dipo, Hrcules, Pgasus... ...Minerva derivada do latim mens = mente.
Nome da deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra. Na mitologia grega corresponde deusa Palas Atena, que protegeu os gregos na Guerra de Tria...

ALGUNS DE SEUS OBJETIVOS


a)

FILOSOFIA pretende
Explicar racionalmente a origem e a ordem do mundo, pelo debate, pelo dilogo, pela controvrsia, ou seja, por intermdio do mtodo argumentativo. (argumentar apresentar razes ou indcios que conduzem a uma concluso). Chegar a conceitos (que so ideias desenvolvidas ou elaboradas a respeito de um assunto), aps - anlise, - reflexo e - sntese.

a)

c)

Que exeramos nossa humanidade em toda sua plenitude. Para estudar filosofia necessrio fazer filosofia (para estudar histria da arte no essencial que saibamos pintar; para estudar poesia no preciso ser poeta...).

Filosofia pretende
d) Dar a oportunidade de conhecer, de viver a experincia da liberdade de pensamento. A partir de qualquer informao que nos passada, formarmos livremente nosso prprio conhecimento. e) Desenvolver no ser humano algumas competncias inerentes aos grandes praticantes, o que altamente compensador.
Podemos jogar futebol prazerosamente, sem pretenso de alcanar o nvel do Pel; podemos obter muita satisfao intelectual filosofando sem a originalidade ou brilhantismo de Aristteles ou Sartre.

f) Que abandonemos os pr-conceitos, ou seja, as ideias vagas, de ouvir falar, incompletas, sem conhecimento mais amplo e completo.

ALGUMAS INDAGAES COMUNS A ESSA MATRIA

FILOSOFIA
a) O que o pensamento? Por que e para que pensamos?

a)
a) a)

O que tica? O que moral?


O que a verdade, justia, amizade? De onde viemos? Para onde vamos?

a)
a) a)

Deus existe?
O mundo realmente como nos parece ser? A escola nos ajuda a viver melhor? Por que?

FILOSOFIA

FILOSOFIA til ao

a) Incentivar o dilogo e a investigao, construindo o pensamento independente a partir das idias de outras pessoas. a) Exercitar o mtodo argumentativo, da competncia de colocar-se no lugar do outro, exercitando o contraditrio. A argumentao tem, na filosofia, o claro sentido de se chegar verdade a respeito das noes, dos conceitos e das ideias mais fundamentais. c) Provocar o desenvolvimento da habilidade de solucionar problemas, a capacidade de articular sua prpria viso de mundo enquanto sujeito coletivo, j que seu objeto so os conceitos.

FILOSOFIA til ao

a)

Conscientizar que alm do alimento material necessrio ao corpo humano, h um alimento necessrio ao esprito: o conhecimento, que deve ser livre dos preconceitos do senso comum. Ao procurar respostas s questes filosficas alarga-se nossa concepo do que possvel, - enriquece-se nossa imaginao intelectual, - diminui-se a arrogncia que impede a especulao mental, - engrandece-se, sobretudo, a mente humana.

a)

Em resumo,
Filosofia
a cincia que se preocupa em desenvolver :

a) o pensamento, b) a reflexo e c) a ao.


Explica ao indivduo o seu importante papel na histria, levando-o compreenso de que pode e deve ser agente transformador na sociedade da qual participa. Aprimora a formao tica e o desenvolvimento da a) autonomia intelectual e do b) pensamento crtico, levando a um eficaz exerccio da c) cidadania, respeitando o d) bem comum e e) ordem democrtica.

A mente que se abre a uma nova idia jamais voltar ao seu tamanho original
Albert Einstein

Para refletir
Sempre h os que ignoram os filsofos. Mas no o caso dos ditadores: estes os fazem calar, pela censura, porque bem sabem quanto eles ameaam seu poder.

Edgar Morin (filsofo contemporneo)


Hiperespecializao fragmenta o conhecimento Revisitar o conhecimento Reforma do pensamento e do ensino A cabea bem feita

O conhecimento

Sugerimos que o texto a seguir seja lido e refletido como uma preparao para as prximas aulas de Filosofia

O texto sintetiza trechos extrados da obra de Edgar Morin, A cabea bem-feita (vide bibliografia)

Sobre o autor: Filsofo e socilogo francs, nascido em 1921 (89 anos), formado tambm em Direito, Histria e Geografia.
Pensador existencialista (corrente filosfica e literria que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano). O existencialismo considera cada homem como um ser nico que mestre dos seus atos e do seu destino. Para o existencialismo, a existncia sobressai-se sobre a essncia. Considerado um dos pensadores mais importantes dos sculos XX e XXI.

Convidado pelo governo francs para equacionar uma reforma geral dos saberes para o sistema educacional da Frana, Morin organizou um conjunto de oito jornadas temticas transdisciplinares que refletiram sobre o mundo, identidade terrena, a vida, a humanidade, as artes, a histria, as culturas adolescentes e o conhecimento. Vislumbrou que a reforma do ensino deve trazer consigo uma reforma do pensamento que afronte e detenha a hiperespecializao galopante que infesta as instituies educacionais. Morin entendeu essencial redefinir a figura do especialista to prestigiado na sociedade ps-industrial. Obviamente jamais desaparecer a figura do especialista, j que prescindimos de advogados, qumicos, matemticos, antroplogos, engenheiros O que a reforma do pensamento pretende gerar intelectuais polivalentes, abertos, capazes de refletir sobre a cultura em sentido amplo. Para isso conclui ser urgente que se religue, em todos os nveis, as disciplinas estudadas, assim como investir em reformas curriculares que propiciem uma reflexo sobre meta, pontos de vista que rejuntem natureza e cultura, homem e cosmo, e edifiquem uma aprendizagem cidad capaz de repor a dignidade da condio humana.

O conhecimento deve ser permanentemente revisitado e revisado pelo pensamento (Edgar Morin)
O fenmeno da globalizao apresenta um paradoxo. H inadequao cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e, por outro lado, realidades ou problemas cada vez mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transacionais, globais, planetrios. A hiperespecializao (especializao que se fecha em si mesma, resistindo a se integrar em uma problemtica global, ou seja, numa concepo de conjunto do objeto do qual ela considera apenas um aspecto ou uma parte), impede de ver o global (que ela fragmenta em parcelas), bem como o essencial (que ela dilui). Ora, os problemas essenciais nunca so parcelveis, e os problemas globais so cada vez mais essenciais.

Ao mesmo tempo, o retalhamento das disciplinas torna impossvel aprender o que tecido junto, isto , o complexo, segundo o sentido original do termo.
O desafio da globalidade tambm um desafio de complexidade. Existe complexidade, de fato, quando os componentes que constituem o todo (como o econmico, o poltico, o sociolgico, o psicolgico, o afetivo, o mitolgico) so inseparveis e existe um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre as partes e o todo, o todo e as partes. Ora, os desenvolvimentos prprios de nosso sculo e de nossa era planetria nos confrontam, inevitavelmente e com mais e mais frequncia, com os desafios da complexidade.

A inteligncia que s sabe separar fragmenta o complexo do mundo em pedaos separados, fraciona os problemas, unidimensionaliza o muldidimensional. Atrofia as possibilidades de compreenso e de reflexo, eliminando assim as oportunidades de um julgamento corretivo ou de uma viso a longo prazo. Sua insuficincia para tratar nossos problemas mais graves constitui um dos mais graves problemas que enfrentamos. De modo que, quanto mais os problemas se tornam multidimensionais, maior a incapacidade de pensar sua multidimensionalidade; quanto mais a crise progride, mais progride a incapacidade de pensar a crise; quanto mais planetrios tornam-se os problemas, mais impensveis eles se tornam. Uma inteligncia incapaz de perceber o contexto e o complexo planetrio fica cega, inconsciente e irresponsvel.

Assim, os desenvolvimentos disciplinares das cincias no s trouxeram as vantagens da diviso do trabalho, mas tambm os inconvenientes da superespecializao, do confinamento e do despedaamento do saber. No s produziram o conhecimento e a elucidao, mas tambm a ignorncia e a cegueira.

Cont

()A reforma do ensino deve levar reforma do pensamento, e a reforma do pensamento deve levar reforma do ensino. A primeira finalidade do ensino foi formulada por Montaigne: mais vale uma cabea bem-feita do que bem cheia. O significado de uma cabea bem cheia bvio: uma cabea onde o saber acumulado, empilhado, e no dispe de um princpio de seleo e organizao que lhe d sentido. Uma cabea bem-feita significa que, em vez de acumular o saber, mais importante dispor ao mesmo tempo de: a) uma aptido geral para colocar e tratar os problemas; b) princpios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido.

Uma cabea bem-feita uma cabea apta a organizar os conhecimentos e, com isso, evitar sua acumulao estril. Nossa civilizao e, por conseguinte, nosso ensino, privilegiaram a separao em detrimento da ligao, e a anlise em detrimento da sntese. Ligao e sntese continuam subdesenvolvidas. E isso, porque a separao e a acumulao sem ligar os conhecimentos so privilegiadas em detrimento da organizao que liga os conhecimentos. ()A filosofia deve contribuir eminentemente para o desenvolvimento do esprito problematizador. A filosofia , acima de tudo, uma fora de interrogao e de reflexo, dirigida para os grandes problemas do conhecimento e da condio humana.

Com esse novo esprito cientfico, pode-se pensar tambm que uma verdadeira reforma do pensamento est a caminho. nessa mentalidade que se deve investir, no propsito de favorecer a inteligncia geral, a aptido para problematizar, a realizao da ligao dos conhecimentos. A esse novo esprito cientfico ser preciso acrescentar a renovao do esprito da cultura das humanidades. Nao esqueamos que a cultura das humanidades favorece a aptido para a abertura a todos os grandes problemas, para meditar sobre o saber e para integrlo prpria vida, de modo a melhor explicar, correlativamente, a prpria conduta e o conhecimento de si.
Imaginar os caminhos que permitiriam descobrir, em nossas condies contemporneas, a finalidade da cabea bem-feita. Tratarse-ia de um processo contnuo ao longo dos diversos nveis de ensino, em que a cultura cientfica e a cultura das humanidades poderiam ser mobilizadas.

Uma educao para uma cabea bem-feita, que acabe com a disjuno entre as duas culturas, daria capacidade para se responder aos formidveis desafios da globalidade e da complexidade na vida quotidiana, social, poltica, nacional e mundial. imperiosamente necessrio, portanto, restaurar a finalidade da cabea bem-feita, nas condies e com os imperativos prprios de nossa poca.
(Edgar Morin. A cabea bem-feita repensar a reforma, reformar o pensamento.
12a.ed., Trad. Elo Jacobina, Bertrand Brasil, RJ, 2006)

o retalhamento das disciplinas torna impossvel aprender o que tecido junto, isto , o complexo (que encerra vrias coisas ou ideias; que abrange muitos elementos ou partes), segundo o sentido original do termo.
(Edgar Morin)

Bibliografia
ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofando: introduo filosofia. So Paulo: Moderna, 2009. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Ed. Perspectiva S.A., SP, 2005.

_______________. A condio humana. 10a. Edio, Forense Universitria, RJ, 2007.

CHAUI, Marilena. Filosofia. Srie Ensino Mdio, Editora tica, SP, 2008. OLIVEIRA, Prsio Santos de Oliveira. Filosofia e Sociologia. Editora tica, SP, 2008. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia Histria e grandes temas. Editora Saraiva, SP, 2008. MORIN, Edgar. A cabea bem-feita repensar a reforma, reformar o pensamento. Ed. Bertrand Brasil Ltda., Rio de Janeiro, 2006. ____________ Os sete saberes necessrios para a Educao do futuro. 2a Ed., Cortez, SP, 2000. STIRO, Anglica e WUENSCH, Ana Mriam. Pensando Melhor, iniciao ao filosofar. Editora Saraiva, SP, 2006.

Sites
www.culturabrasil.pro.br www.ifhc.org.br educacao.uol.com.br/biografias educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u149.jhtm books.google.com.br http://www.edgarmorin.org.br/index.php http://edgarmorin.sescsp.org.br http://www.ibge.gov.br/home http://www.filosofiaefilosofiadaeducacao.blogspot.com http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=search& act=advanced http://portal.filosofia.pro.br http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=501 http://direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 1279&itemid=25

Situando o homem no Universo


Diferenas entre os seres culturais e o estado de natureza Ser humano em constante construo Ser humano criando o conhecimento Racionalidade e a prtica da Filosofia

Senso comum Achismo Nascimento da filosofia


Passagem do conhecimento mitolgico ao conhecimento racional

O que o mito?

Qual o lugar do homem no Universo?


Comparando o corpo humano ao de outros animais

os dotes corporais relativamente pobres nos humanos, so compensados pelo crebro, grande e complexo, que lhe permite desenvolver sua prpria cultura.

Homens so seres culturais, que modificam o estado de natureza


Inventividade

Adaptabilidade
Decorrente de uma massa enceflica maior e um sistema nervoso extenso e complexo

Proporcionam ao homem :
O desenvolvimento da linguagem simblica A socializao A criao da cultura, sua segunda natureza

O ato de filosofar e o nascimento da filosofia

Ser humano o mais racional dos animais


O mais emocional

Tem enorme adaptabilidade geogrfica


Se alimenta diferente dos outros animais (transforma tudo em alimento)

Homem planeja seu trabalho

Supera determinaes naturais


Desenvolve a linguagem simblica
Sistema de smbolos ou signos que, por acordo entre as pessoas, representam alguma coisa. Ex.: Lngua Portuguesa, Inglesa

Aprende Reelabora o contedo aprendido Promove o novo (inventa)

Reflete sobre seus atos:


faz escolhas, opta, julga

O pssaro condenado a voar; o homem voa porque quer.

Sartre (Existencialista)
O homem est condenado liberdade; A consciencia dessa liberdade gera angstia; Ao homem cabe escolhas (responsabilidade social)

Rousseau
Liberdade, e
Perfectabilidade
Definem o homem, que busca a perfeio e se transcende, tornando-se ser socialmente dependente.

Animais no tem histria


Repetem aes dos antepassados (cdigo gentico)
O homem um ser histrico (acumula cultura atravs da linguagem articulada)
Cria smbolos Enfeita a linguagem Cria cultura

Ser humano tem organismo biolgico inacabado


Requer cuidados at 5/6 anos

Cria artefatos para superar essa deficiencia

e a maior transformao ocorre no crebro humano!

O ser humano no tolera o caos e por isso cria o conhecimento

Necessita interpretar o mundo

Acumula saberes
Supera o absurdo da existencia

O ser humano produz uma segunda natureza: a cultura


Vive num mundo cheio de significados

De smbolos :
Arte Mito Senso comum Religio Ciencia Tcnica Filosofia

Senso comumo que ?


Conhecimento limitado, irrefletido, no questionado Saber informal que inclui tradies, costumes, hbitos, tica, opinies, esteretipos, preconceitos
No h raciocnio lgico que o comprove Nem sempre guarda relao com a verdade
Racismo Conhecimento do ndio sobre plantas

Utiliza-se do preconceito e de crendices sem fundamento:


Racismo H 3 mulheres para cada homem Filho de peixe, peixinho

preciso transcende-lo

REFLEXO

O homem reflete sobre sua prpria condio humana Filosofar no achismo, mas apropriarse do conhecimento

Achismo o que ???


Mania que temos de responder tudo sem pesquisar antes e chutar a resposta. uma resposta sem base em conhecimento ou informao. inferir, supor... dizer algo sem se fundamentar. Eu acho que vc acha que ele achou que o professor achava

Nascimento da Filosofia
Mitos
(surgem na falta de explicaes cientficas para os fenomenos da natureza, transmitidos atravs da literatura oral)

Medusa : mulher com serpentes na cabea Poseidon : deus dos mares Zeus : deus de todos os deuses, senhor dos cus Afrodite : deusa do amor Dionsio : deus do vinho e das festas

O que um mito?
uma narrativa sobre a origem de alguma coisa origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, do bem, da morte, etc.. Narrado pelo poeta-rapsodo, escolhido dos deuses, que permitem que ele veja a origem de todas as coisas, para que possa transmitir aos ouvintes. Sua palavra sagrada (vem de uma revelao divina), incontestvel, inquestionvel.
Homero narra na Ilada, a Guerra de Tria. Os deuses se dividem entre os grupos e a cada vez Zeus ficava com um dos grupos, fazendo um dos lados vencer uma batalha. A causa da guerra foi uma rivalidade entre as deusasdando incio guerra entre os humanos

Plato : a filosofia nasceu do espanto


Admirao e inquietao diante do mundo e dos homens
Todos os homens tm, por natureza, o desejo de conhecer No consegue ficar indiferente ao mundo = admirao Admirao leva ao espanto (reconhecimento da ignorancia e da dvida)

Curiosidade insacivel (thaumzein)


O que sacia o desejo de conhecer? Tornar as coisas conhecidas elimina o espanto sobre coisas admirveis

Capacidade de admirar e problematizar as coisas: conhecer por conhecer


Para encontrar explicao para o mundo, Encontrar uma ordem para o caos Buscar a verdade

Conhecer o fogo para domin-lo: se no sentisse admirao no teria pesquisado e encontrado tanta utilidade nele!

A filosofia busca o conhecimento

PLATO

Como se processa o conhecimento humano

O conhecimento

Mito uma narrativa sobre a origem de alguma coisa


(origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da gua, dos ventos, do bem e do mal, da morte, etc) . Narrativa tradicional com carter explicativo e/ou simblico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religio. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenmenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heris. Pode-se dizer que o mito uma primeira tentativa do ser humano explicar a realidade.

INTERPRETAO DO

MITO DA CAVERNA
assim se processa o conhecimento humano...

Segundo Plato, a maioria dos seres humanos se encontra como prisioneira numa caverna, atados a correntes (senso comum), que os obriga a permanecer de costas para a abertura luminosa do mundo real externo, e de frente para a parede escura do fundo, impedindo-os de alcanar o conhecimento verdadeiro sobre tudo o que existe.
Devido a uma luz que entra na boca na caverna, os prisioneiros contemplam, na parede do fundo da caverna, as projees dos seres que compem a realidade l de fora. Imaginam que as sombras projetadas correspondem realidade, j que s isso que possuem. Imagina, ento, que um dos habitantes da caverna consiga se libertar dos grilhes. Percorre um rduo caminho at a boca da caverna. Ao chegar no exterior sofre com a luz solar intensa que fere seus olhos acostumados escurido. Choca-se com o ar livre e a brisa fresca que bate em seu rosto. Aos poucos seus olhos se abrem para o mundo exterior e, pela primeira vez, ver cores e formas claras. Ver animais e flores reais, dos quais as sombras na caverna eram apenas reflexos inferiores. Em seguida ver o sol no cu, e entender que ele d vida s flores e animais, assim como o fogo tornava as sombras visveis no interior da caverna. Sentindo imensa compaixo pelos companheiros que ficaram dentro da caverna, aquele que ousou conhecer e por isso agora um filsofo, retorna ao interior da caverna para tentar convencer os demais de que as sombras da caverna no passam de reflexos da realidade que existe l fora. Ele queria apenas esclarecer a todos sobre a verdadeira realidade maravilhosa, de tudo aquilo que se pode conhecer ao decidir sair da caverna. Porm, ningum acredita nele. Apontam para a parede da caverna e dizem que aquilo que veem a nica coisa que existe. Chamam-no de louco e, por fim, acabam matando-o. Provavelmente Plato tenha feito uma analogia com o que ocorreu com seu dolo Scrates, que foi condenado a morte por colocar em dvida as ideias convencionais da aristocracia grega. Scrates tentou mostrar o caminho do verdadeiro conhecimento a todas as pessoas que, por livre vontade, o procuravam para receber seus ensinamentos.

Plato quer nos dizer com essa alegoria que...

Vivemos acorrentados a nossas iluses, que nos impedem de chegar ao verdadeiro conhecimento. O poder dos hbitos, das tradies, costumes, valores e crenas que nos so transmitidos e que no questionamos durante toda uma vida, muitas vezes nos impedem de conhecer o novo. A caverna representa o mundo de aparncias em que vivemos, o mundo sensorial. As sombras projetadas no fundo da caverna so as coisas, tais como as percebemos: apenas imagens distorcidas da verdade. Os grilhes e correntes atados aos ps e mos dos habitantes da caverna, so nossos preconceitos e opinies, nossas crenas naquilo que percebemos do mundo sensvel como sendo a verdade das coisas. Aquele que ousa tentar o caminho difcil ao exterior da caverna simboliza o homem comum que, com grande esforo e dor, rompe com os condicionamentos que acriticamente herdamos e que nos aprisionam, no nos deixando desenvolver o intelecto. (Plato refere-se aqui ao doloroso e gradativo processo que envolve a busca do verdadeiro conhecimento.) O homem que arrisca conhecer uma nova realidade sai gradativamente da caverna e visualiza, pela primeira vez a verdade, ficando quase cego com a luz do sol. O sol a ideia maior e mais importante de sua simbologia: a ideia do bem, da verdade, do verdadeiro conhecimento. Ao adaptar-se luz maior (o conhecimento da verdade), o homem comum transforma-se em filsofo, portador da sabedoria sobre a verdade das coisas. O agora filsofo, ao tentar voltar caverna para alertar os outros homens, incompreendido e acaba sendo assassinado. Aqui Plato parece estar tentando compreender o que teria causado a morte de seu mestre, Scrates, que foi to importante para a Grcia, mas terminou condenado morte pela aristocracia grega. A viagem empreendedora e cheia de obstculos daquele que sai da caverna, revela o caminho que deve ser trilhado para desenvolver e formar nosso conhecimento. O homem partiria do senso comum, conjunto de representaes formadas a partir da ao enganosa dos nossos sentidos, e pouco a pouco se elevaria, abstratamente, at alcanar o nvel superior representado pelo plano das ideias perfeitas, inteligveis, eternas.

Segundo Plato, no mundo em que vive o comum dos mortais tudo no passa de iluso, provocada por nossos enganosos sentidos. Pensamos e acreditamos ver algo, mas na verdade nossos sentidos nos enganam. A viso dualista de Plato entende que h dois mundos: o primeiro, constitudo pelas formas materiais e concretas (mundo fsico, mundo sensorial), que chamou de mundo sensvel. Neste mundo, tudo apreendido pelos nossos sentidos, aquilo que vemos, ouvimos, cheiramos, etc. um mundo ilusrio, pois nossos sentidos no nos informam sobre o que verdadeiro. O segundo mundo foi chamado por ele de mundo inteligvel. L estariam as ideias perfeitas, imutveis e existentes desde sempre, sobre todas as coisas. Tudo o que temos no mundo material (mundo sensvel) seria apenas uma cpia imperfeita do mundo das idias (mundo inteligvel), onde se encontram as formas perfeitas, os conceitos, a essncia de todas as coisas. Na Filosofia tal concepo fez histria. A maior parte dos pensadores so classificados, assim como Plato, como idealistas, ou seja, do maior importncia conscincia ou as ideias, em detrimento da matria. Da outra parte fariam parte os materialistas, que do maior importncia realidade objetiva, matria, ao sensorial.

A Filosofia prope-se a oferecer um tipo de conhecimento que busca, com todo o rigor, a origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana, numa abordagem globalizante.
A Filosofia , antes de mais nada, uma prtica de vida que procura pensar os acontecimentos alm da sua pura aparncia.

Um conhecimento que no rena as caractersticas prprias da investigao cientfica no cincia, matria opinvel, ou seja, uma questo de opinio.

Uma revoluo no pensamento ocidental

Nicolau Coprnico considerado o fundador da Astronomia moderna.


"Da revoluo de esferas celestes", 1543.

Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese de um cientista grego chamado Ptolomeu, que defendia a idia de que a Terra era o centro do universo (Teoria Geocntrica).

Coprnico defendeu a tese de todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol = Heliocentrismo. Porm s com o surgimento do telescpio que Galileu Galilei pode provar cientificamente, metodologicamente, a veracidade da tese defendida por Coprnico.

Aristteles
Filosofia como libertao da ignorncia Lgica aristotlica Raciocnio e intuio

O que filosofar
Obstculos filosofia

Quando pergunta e se espanta, o homem tem uma sensao de ignorncia. Para escapar dessa ignorncia ele comea a filosofar.

ARISTTELES

de Estagira (384-322 a.C)

ARISTTELES
A inteligencia humana a nica forma de alcanar a verdade

A filosofia pura atividade contemplativa


O homem no filosofa por necessidade

Mas para complementar sua vida


Para se livrar da ignorancia

Por amor ao saber

ARISTTELES
Autor de Organon Pensou e escreveu sobre diversas reas do conhecimento: poltica, lgica, moral, tica, teologia, pedagogia, metafsica, didtica, potica, retrica, fsica, antropologia, psicologia e biologia. Foi preceptor do Imperador Alexandre (o Grande), da Macedonia Fundou sua prpria escola filosfica, conhecida como Liceu. Seus discpulos do Liceu ficaram conhecidos com peripatticos (os que passeiam), devido o hbito de Aristteles de ensinar ao ar livre, sob as rvores que cercavam a escola. Valorizava a educao como uma das formas de crescimento intelectual e humano

ARISTTELES
Filho de Nicmano, mdico do rei da Macedonia, herdou do pai o interesse pelas cincias naturais. Discpulo de Plato, embora discorde deste em alguns pontos. Tem uma viso cientfica da realidade: o sensorial importante. A partir da observao do mundo fsico se conhece a verdade. A partir da existncia do ser, devemos atingir a sua essncia, partindo de um processo de conhecimento que vai do individual (especfico) para o universal (genrico) = induo.
Conceito de Escola elaborado tendo como base a observao sistemtica das diferentes instituies s quais se atribui o nome de escola. Observa-se todas as caractersticas em comum que tm todas as escolas: alunos, professores, carteiras, lousas Formando um conceito geral do que uma Escola, incluindo nesse conceito todos os estabelecimentos que contenham essas mesmas caractersticas.

Aristteles

desenvolveu a lgica para servir de ferramenta ao raciocnio em qualquer campo do saber

O que a lgica?
Estudo dos princpios e das formas do pensamento, sem preocupao com seu contedo.

Criada para estudar o pensamento humano e distinguir interferncias e argumentos certos e errados.
Lgica uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expresses humanas do conhecimento. Aristteles estabeleceu um conjunto de regras rgidas para que concluses pudessem ser aceitas como logicamente vlidas: o emprego da lgica leva a uma linha de raciocnio baseado em premissas e concluses. Por exemplo, se for observado que: Todo ser vivo mortal" (premissa 1), a seguir constatado que Aristteles um ser vivo" (premissa 2), como concluso temos que Aristteles mortal".

Raciocnio e Intuio
Raciocnio
1) Todos os homens so mortais 2) Scrates homem 3) Logo, Scrates mortal

Intuio
A parte sempre menor que o todo.

Raciocnio = razo

ideia + ideia
atos de pensamento

concluso

RAZO
Intuio = razo

concluso
atos de pensamento

Filosofar

Reaprender a ver o mundo


Criar um pensamento livre Uma criao toda minha Um privilgio a que no se pode renunciar

Obstculos Filosofia
Indiferena Preconceitos

Senso comum Preocupaes

A filosofia til???
til abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum?

til no se submeter s ideias e aos poderes estabelecidos?


til buscar compreender a significao do mundo, da cultura, da histria? til conhecer o sentido da arte humana, das cincias e da poltica? til dar cada um meios para serem conscientes de si e de suas aes, buscando-se liberdade e a conseguente felicidade?

Kant :
No h filosofia que se pode aprender s se aprende a filosofar.

Abandone os preconceitos abrace os conceitos!

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Rubem. Filosofia da ciencia. So Paulo: Brasiliense, 1993. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofando: introduo Filosofia. 4a. Ed., So Paulo: Moderna, 2009. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. So Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. ___________. A condio humana. 10a. Edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. ARISTTELES. tica a Nicmano. Braslia: UnB, 1985. ___________. A tica. Rio de Janeiro: Tecnoprint, Edies de Ouro, s/d. CHAUI, Marilena. Filosofia. Srie Ensino Mdio. So Paulo: Editora tica, 2008. ___________. Introduo Histria da Filosofia. 2a. Ed., So Paulo:Cia das Letras, 2002. ___________; OLIVEIRA, Prsio Santos de Oliveira. Filosofia e Sociologia. So Paulo: tica, 2008. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia Histria e grandes temas. So Paulo: Editora Saraiva, 2008. DESCARTES, Ren. Discurso sobre o mtodo. Traduo de Torrieri Guimares, So Paulo:Livraria Exposio do Livro, s/data. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. _____. A Arqueologia do Saber. Petrpolis: Vozes, 1972. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Col. Os Pensadores). LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. 2a. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978 (Col. Os Pensadores). MONTESQUIEU, Charles. O esprito das leis. So Paulo: Martins Fontes, 1996. MORIN, Edgar. A cabea bem-feita repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. MORUS, Thomas. A utopia. So Paulo: Atena Editora, s/d. PLATO. A Repblica. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. _______. Defesa de Scrates. 4a. Ed. So Paulo: Nova Cultural, 1987. (Col. Os Pensadores). ROUSSEAU, Jean-Jaques. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. So Paulo: Abril Cultural, 1978. STIRO, Anglica e WUENSCH, Ana Mriam. Pensando Melhor, iniciao ao filosofar. So Paulo: Editora Saraiva, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi