Vous êtes sur la page 1sur 33

O combustvel da vida

ndice
Introduo Definio de gua Importncia da gua O problema da gua Problemas socio-econmicos Consequncias Solues Concluso Bibliografia

Introduo
A gua um bem essencial vida, no s devido ao facto de o nosso corpo ser constitudo por cerca de 70% de gua, mas tambm porque a gua a base de todas as cadeias alimentares. Assim, NINGUM se pode dar ao luxo de desperdiar uma gota que seja.

Se o consumo de gua a nvel mundial continuar a aumentar muito provvel que, daqui a 25 anos, 1/3 da populao enfrentar graves problemas de abastecimento de gua. Por conseguinte, os perigos de guerra pelos recursos hdricos aumentaro.

gua em Nmeros
Preo mdio de gua canalizada no mundo 1,39 euros/m3 Cidades como Bangladesh chegam a pagar 250 vezes mais pela gua transportada em camies.
No Mxico, o fornecimento oficialmente gratuito, mas os motoristas s entregam a gua mediante pagamentos informais.

Volume total de gua no planeta: 1,5 bilies km(3) Volume mundial disponvel para consumo humano: 9 mil km (3) Superfcie da Terra coberta por gua: 372 milhes kM(2)

Populao sem acesso a gua potvel: 1,4 bilies de pessoas

Definio de gua

Em termos qumicos, uma substncia composta por hidrognio e oxignio, mais comum sob a forma lquida. Derrete a partir dos 0C e evapora aos 100C. um excelente solvente.

Por ser uma substncia estvel na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiao infravermelha

A gua possui funes essenciais para a sobrevivncia de todos os seres vivos Dia mundial de gua: 22 de Maro

Importncia da gua

No est longe o dia em que a gua ser devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade. A Terra possui 1,4 milhes de quilmetros cbicos de gua, mas apenas 3% desse total doce. A sua raridade mais uma razo para olharmos por ela.

A gua doce, essencial nossa vida, constitui apenas 3% da gua disponvel na Terra, da qual, cerca de 2% encontrase nos glaciares. Assim, menos de 1% de gua encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de gua e esta que constitui a reserva de gua potvel.

Distribuio da gua potvel a nvel mundial

Consumo por habitante/ano

O problema da gua

Estatsticas relativas a vrios problemas existentes no mundo, incluindo a falta de gua: http://www.worldometers.info/pt/

A gua doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, audes, reservas subterrneas e em certos casos do mar (aps um processo chamado dessalinizao).

A gua para o consumo armazenada em reservatrios de distribuio e depois enviada para grandes tanques e caixas d'gua de casas e edifcios. Aps o uso, a gua segue pela rede de captao de esgotos. Antes de voltar natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminao de rios e reservatrios.

Problemas econmicos e sociais


A gua uma das coisas mais indispensveis para a nossa sobrevivncia e a de todos os seres vivos. E, por isso, a sua falta um problema ainda mais grave que a falta de petrleo. O preo da gasolina no est longe dos 3 euros e velocidade com que a sua quantidade est a diminuir, este preo ir aumentar muito nos prximos 40 anos, at o petrleo chegar ao seu fim. J imaginaram a gua, um bem muito mais importante que o petrleo, chegar a um preo destes??

Causas da escassez de gua e reservas hdricas: Poluio Uso ineficiente Consumo insustentvel dos lenois subterrneos Administrao insuficiente Relutncia em tratar a gua como patrimnio pblico

A ONU e a gua

Consequncias do uso excessivo de gua

Uso da gua aumenta mais depressa que a populao mundial Conflitos polticos (guerras) e limitao industrial (agricultura e pecuria, por exemplo) Contaminao de lagos e rios e consequente propagao de doenas Aumento de vtimas devido m qualidade da gua Problemas ambientais (perda de biodiversidade, terrenos estreis, etc.)

falta de gua seria provavelmente uma catstrofe a nvel mundial, em que os pases entrariam em guerra para possuir terras com fontes de gua potvel. Muito mais pessoas morreriam devido falta desse precioso lquido e muitas outras matariam para obt-lo de forma a garantir a sua prpria sobrevivncia. gua um bem que existe em grande quantidade, mas a gua disponvel para beber demasiada rara para ser desperdiada da forma como muitos de ns o tem feito.

A guerra entre Israel e a Palestina , em certa medida, uma guerra pela gua. O motivo o Rio Jordo, usado por Israel, Jordnia, Sria, Lbano e Cisjordnia. Embora somente 3% da bacia do Jordo esteja em territrio israelense, essa rea proporciona 60% das necessidades de gua de Israel. A guerra de 1967 foi, de facto, uma guerra pela gua das Colinas de Golan, do Mar da Galilia, do Rio Jordo e da Cisjordnia. O rio Jordo, onde os cristos acreditam que Jesus foi batizado, resumese agora a um crrego poludo que pode morrer no prximo ano a menos que a poluio seja interrompida.

Solues

Dessalinizao da gua Reutilizao da gua Evitar gastos desnecessrios Uso de hidrmetros (controlo do gasto da gua) Consertar as instalaes das companhias da gua para evitar vazamentos Evitar a poluio de corpos de gua e terrenos prximos desses Aproveitar a gua da chuva

Concluso
A ONU est preocupada e com razo: hoje sabemos que o stock utilizvel de gua potvel est prximo do esgotamento. A recomendao que consumidores e cidados participem mais ativamente na preservao desse recurso natural.

O progresso pode esperar... a gua no!

A gua uma coisa to importante para os seres vivos e para o nosso planeta que qualquer problema que surja a seu respeito pode se tornar um problema muito grave para toda a populao.

"Water is a very good servant but it is a cruel master..." - C.G.D. Roberts

Curiosidades

A gua constitui cerca de 70% do nosso corpo

A gua considerada como purificadora na maioria das religies (Hindusmo, Cristianismo, Judasmo, Islamismo, etc.)
Os mares e oceanos so responsveis pela produo de 90% do oxignio existente na atmosfera.

Da gua que gastamos em nossas casas, cerca de 75% usada na casa-de-banho.

Curiosidades

Se a gua dos oceanos evaporasse, a quantidade de sal retida seria suficiente para cobrir os continentes, numa camada com cerca de 1,5 metros de espessura.
A gua a nica substncia encontrada de forma natural em 3 estados: slido, lquido e gasoso.
90% da gua potvel disponvel subdesenvolvidos usada na agricultura. nos pases

Curiosidades

Cada pessoa precisa de 50 litros de gua por dia para suas necessidades bsicas. um quilo de arroz normalmente consome 3.000 litros de gua.

Cultivar

Uma pessoa come, em mdia, 58 quilos de arroz por ano.

Fabricar

a farinha utilizada para assar um po francs consome 70 litros de gua.

A produo de um litro de cerveja consome 25 litros de


gua.

Um litro de gasolina = 10 litros de gua Um quilo de ao = 40 litros de gua Uma ma = 70 litros de gua

Um ovo = 135 litros de gua Um copo de sumo de laranja = 170 litros de gua Um copo de leite = 200 litros de gua Um quilo de papel = 324 litros de gua Um quilo de arroz = 1.900 litros de gua Um hambrguer = 2.400 litros de gua Uma camiseta de algodo = 2.700 litros de gua Um par de sapatos de couro = 8.000 litros de gua Uma cala jeans = 10.850 litros de gua Um quilo de carne bovina = 15.000 litros de gua Um automvel = 400.000 litros de gua

Bibliografia

www.worldmeters.info http://riosvoadores.com.br/educacional/agua/importanci a-da-agua http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=41605 &Cr=Water&Cr1=Sanitation#.UIUOJW_R6f4 http://hypescience.com/oito-solucoes-radicais-para-aescassez-de-agua/ http://naturlink.sapo.pt/Lazer/Curiosidades/content/Curi osidades-da-agua?bl=1 http://www1.folha.uol.com.br CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research)

Trabalho realizado por:


Ashley Prazeres Augusto Reis Cludio Neves Tiago Reis

Vous aimerez peut-être aussi