Vous êtes sur la page 1sur 19

EXIGNCIAS

Legais Arquitetnicas

Exigncias Legais para a UTI


Hoje em dia sabe-se que para o planejamento de uma UTI necessrio a participao da equipe multiprofissional composta por Administradores Hospitalares, Mdicos, Enfermeiros, Arquitetos, Engenheiros etc. A etapa inicial consiste em definir qual o objetivo da UTI ou seja, qual a caracterstica do paciente a ser atendido na unidade. A UTI dever estar localizada em rea de fcil acesso e preferencialmente prximo a unidades como PS e CC.

A Resoluo da agncia nacional de vigilncia sanitria n 50, de 21 de fevereiro de 2002, dispe sobre o regulamento tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos para a construo e funcionamento de uma UTI. A UTI obrigatria em hospitais acima de 100 leitos, assim como nos especializados que atendam clientes graves e de alto risco. Essa caracterstica serve tambm para as maternidades a qual deve haver leitos de adultos e neonatos.

Outra exigncia a do nmero de leitos, que dever ser de no mnimo 6% do total de leitos da instituio. A cada 10 leitos necessrio que 1 seja destinado a pacientes que necessitem de isolamento, no mnimo.

Ao internar paciente, a UTI deve proporcionar condies de:


De executar e registrar assistncia mdica e de enfermagem intensiva; Para receber, apoio diagnstico laboratorial e de imagens em regime de 24h/dia; De monitoramento e assistncia respiratria em regime de 24h/dia; De assistncia nutricional; Utilizar hemocomponentes em regime de 24h/dia; De manuteno de pacientes em morte cerebral enquanto aguardam a retirada de rgos, em casos de transplantes autorizados.

Alm dessas exigncias, outras reas so necessrias como:


Sala de utilidades; Sala de espera para visitantes e acompanhantes; Quarto para repouso de plantonista; Secretaria; Rouparia; Depsito de material de limpaza (DML); Copa; Expurgo; Vestirio, masculino e feminino, com sanitrio para os funcionrios.

Exigncias de Arquitetura para a UTI


De acordo com a RDC (Resoluo da Diretoria Colegiada) n50, a unidade do paciente pode ser individualizada ou em box. Em os casos, as exigncias so: 1. A unidade do paciente dever ter no mnimo 3 metros de largura; 2. Dever ser destinado 1 metro para a cama e 1 para cada lado; 3. O leito no poder estar encostado em paredes laterias; 4. No caso de box, a distncia entre dois leitos dever ser de 2 metros e com divisria ou cortina mvel separando os leitos;

5. A parte inferior da cama (ps)dever ser mantida a uma distncia mnima de 1 a 2 metros da parede; 6. O posto de enfermagem deve ser localizado de modo a permitir a observao visual direta ou eletrnica dos leitos; 7. A UTI peditra deve ser previsto espao para colocao de poltrona para o acompanhante; 8. Dever ter no mnimo, 2 postos de utilizao de oxignio (sada de oxignio), 1 de vcuo clnico e 2 de utilizao de ar comprimido; 9. As luminrias gerais devem ser instaladas favorecendo a iluminao, sem incomodar o cliente no leito.

10. Dever ter 8 tomadas para equipamentos por leito, considerando-se uma diviso entre as voltagens de 110 a 220. Alm dessas tomadas, a TUI necessita de tomadas extras que podero ser utilizadas em equipamentos mveis, como aparelho de raios-x, ultrassonografia as quais devem estar a uma distncia mxima de 15 metros de cada leito. necessrio tambm que haja na unidade instalaes sanitrias para o paciente, pois sua falta muitas vezes causa grande desconforto a paciente conscientes, com capacidade de locomoo.

DIMENSES GERAIS
UTI Adulto = 14m = rea total/leito; UTI Peditrica = 12m = rea total/leito;

UTI Neonatal = 5m = rea total/leito;

TEMPERATURA
A temperatura ambiente indicada de um UTI entre 21C e 24C, com umidade relativa do ar entre 40% e 60%.

MATERIAS PARA UMA UTI


A disponibilizao de materiais de consumo e medicamentos em regime de 24h/dia. Os medicamentos de uso rotineiro devem seguir padronizao da instituio e estarem disponveis em local de fcil acesso. Os materiais e medicamentos especficos precisam estar acondicionados em local adequado e disponveis quando for necessrio. Os funcionrios precisam estar orientados quanto ao seu uso e local de armazenamento. Para facilitar o atendimento alguns materiais e medicamentos so acondicionados em kits como: kit de entubao orotraqueal, kit de SVD, kit para acesso venoso central.

RECURSOS TECNOLGICOS
Alguns equipamentos so especficos e somente sero utilizados na UTI. Outros so de uso geral. Entre esses equipamentos, podemos citar: Ventiladores mecnicos; Monitor cardaco; Oxmetro saturao de oxignio; Monitor de presso arterial no invasiva; Monitor de presso arterial invasiva para cada 05 leitos; Mascara de venturi que permita diferentes concentraes de oxignio para cada 05 leitos;

Eletrocardigrafo; Aspirador de secrees; Bombas infusoras de medicamentos; Bombas infusoras de dieta; Desfibrilador para cada 10 leito.

UTI = Adulto: cama de UTI com grades laterais; UTI Neonatal: incubadora e / ou bero de calor radiante, um para cada paciente;

RECURSOS HUMANOS

A portaria n 3.432 de 12 de agosto de 1998 do MS, determina que a UTI deve contar com uma equipe bsica composta por: Mdico intensivista em regine de 24h/dia; Mdico especialista depende da patologia do cliente; Enfermeiro, preferencialmente especialista em UTI exclusive da unidade, para cada 10 leitos, por turno de trabalho. 24h/dia; Enfermeiro coordenador, exclusivo da unidade, responsvel pela rea de enf; 1 tcnico de enfermagem, para cada 2 leitos, por turno;

Fisioterapeuta, preferencialmente com especializao na rea respiratria, em regime de 24h/dia; Nutricionista; Psiclogos; Assistente social; Farmacutico 24h/dia; Fonoaudilogos; Equipe multidisciplinar de terapia nutricional EMTN. 1 auxiliar administrativo; Acesso a cirurgio geral ou peditrico, torcico, cardiovascular, neurocirurgio.

O coren, em seu art. 5 pargrafo 2. Distribuio percentual do total de profissionais de enfermagem, PRECONIZA qu para a assistncia intensiva, SO necessrios 55,6% de ENFERMEIROS e 44,4% de TCNICO. O art. 6 completo que cabe aos enfermeiros, classificar os clientes para fins de assistncia de enf. Os profissionais que no so necessrios 24h/dia devem manter esquema de planto, ficando na unidade somente o tempo indicado para a assistncia dos clientes.

Vous aimerez peut-être aussi