Vous êtes sur la page 1sur 38

Sistemas Hidro-Pneumticos

III Pneumtica (cont.) Esquemas Pneumticos

1. Esquemas Pneumticos Mtodo Intuitivo


Exemplo:
Pacotes que chegam por uma esteira transportadora de rolos so levantados e empurrados pela haste de cilindros pneumticos para outra esteira transportadora. Devido a condies de projeto, a haste do segundo cilindro s poder retornar aps a haste do primeiro ter retornado.

Esteira transportadora e embaladora de produtos

Outra vista da Esteira transportadora e embaladora de produtos

1.1 Formas de representao


Seqncia cronolgica: - a haste do cilindro A avana e eleva o pacote. - a haste do cilindro B avana e empurra o pacote para a esteira II. - a haste do cilindro A retorna sua posio inicial. - a haste do cilindro B retorna sua posio inicial. Anotao em forma de tabela

Indicao Vetorial

Indicao Algbrica

1.2 Diagrama de Movimentos


Diagrama trajeto-passo
Neste caso se representa a seqncia de movimentos dos elementos de trabalho, levando-se ao diagrama os movimentos e as condies operacionais de cada um deles. Isto feito atravs de duas coordenadas: uma representa o trajeto dos elementos de trabalho (avano ou recuo), e a outra o passo (diagrama trajeto-passo). Se existem diversos elementos de trabalho para um comando, estes sero representados da mesma forma e desenhados uns sob os outros. A ocorrncia atravs de passos. Do primeiro passo at o passo 2 a haste de cilindro avana da posio final traseira para a posio final dianteira, sendo que esta alcanada no passo 2. A partir do passo 4, a haste do cilindro retorna e alcana a posio final traseira no passo 5.

Diagrama trajeto-tempo
Neste diagrama, o trajeto de uma unidade construtiva desenhado em funo do tempo, contrariamente ao diagrama trajetopasso. Neste caso o tempo desenhado e representa a unio cronolgica na seqncia, entre as distintas unidades. Para representao grfica, vale aproximadamente o mesmo que para o diagrama trajeto-passo, cuja relao est clara atravs das linhas de unio (linha dos passos), sendo que as distncias entre elas correspondem ao respectivo perodo de durao do trajeto na escala de tempo escolhida. Enquanto o diagrama trajetopasso oferece uma melhor viso das trajetrias, e suas correlaes, no diagrama trajeto-tempo pode-se representar com mais clareza as diferentes velocidades de trabalho.

Diagrama de Comando

No diagrama de comando, anotam-se os estados de comutao dos elementos de entrada de sinais e dos elementos de processamento de sinais, sobre os passos, no considerando os tempos de comutao, por exemplo, o estado das vlvulas a1.

1.3 Mtodo Intuitivo (p/ construo de esquemas de comandos pneumticos)


Construo do Circuito O procedimento para o traado do esquema depende do desligamento do sinal. O traado fica mais simples quando se escolhe um desligamento mediante a utilizao de vlvula gatilho ou rolete escamotevel. Para confeco do projeto recomenda-se: 1 - Determinar a seqncia de trabalho; 2 - Elaborar o diagrama de trajeto-passo; 3 - Colocar no diagrama trajeto-passo os elementos fins de curso a serem utilizados; 4 - Desenhar os elementos de trabalho; 5 - Desenhar os elementos de comando correspondentes; 6 - Desenhar os elementos de sinais; 7 - Desenhar os elementos de abastecimento de energia; 8 - Traar as linhas dos condutores de sinais de comando e de trabalho; 9 - Identificar os elementos; 10 - Colocar no esquema a posio correta dos fins de curso, conforme o diagrama de trajeto e passo; 11 - Verificar se necessria alguma anulao de sinais permanentes (contrapresso) em funo do diagrama de trajeto-passo; 12 - Introduzir as condies marginais.

Exemplo de aplicao do Mtodo Intuitivo para forma sequencial A+B+A-B-

1.4 Exerccios Circuito 1 Comandar Cilindro de Simples Ao (Comando Direto).

Circuito 2 Comandar um cilindro S.A utilizando uma vlvula simples piloto (comando indireto). Circuito 3 Comandar um cilindro S.A utilizando uma vlvula duplo piloto. Circuito 4 Comandar um cilindro S.A de 2 pontos diferentes e independentes (utilizar elemento OU). Circuito 5 Comandar um cilindro S.A atravs de acionamento simultneo de 2 vlvulas acionadas por boto (comando bimanual, utilizar elemento E).

Circuito 2 Comandar um cilindro S.A utilizando uma vlvula simples piloto (comando indireto).

Circuito 3 Comandar um cilindro S.A utilizando uma vlvula duplo piloto.

Circuito 4 Comandar um cilindro S.A de 2 pontos diferentes e independentes (utilizar elemento OU).

Circuito 5 Comandar um cilindro S.A atravs de acionamento simultneo de 2 vlvulas acionadas por boto (comando bimanual, utilizar elemento E).
A

Circuito 6 - Comando Bimanual com Duas Vlvulas 3/2 vias Boto Mola em Srie. Circuito 7 - Comando Direto de um Cilindro de D.A, sem Possibilidade de Parada em seu Curso. Circuito 8 - Comandar um Cilindro de D.A com Paradas Intermedirias. Circuito 9 - Comando Indireto de um Cilindro de D.A, Utilizando uma Vlvula Simples Piloto.

Circuito 10 - Comando Indireto de um Cilindro de Dupla Ao, Utilizando uma Vlvula Duplo Piloto e com Controle de Velocidade do Cilindro. Circuito 11 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Avano Lento e Retorno Acelerado. Circuito 12 - Avano com Retorno Automtico de um Cilindro de Dupla Ao, com Controle de Velocidade para Avano e Retorno (Ciclo nico). Circuito 13 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Ciclo nico, Controle de Velocidade e Emergncia com Retorno Imediato do Cilindro.

Circuito 10 - Comando Indireto de um Cilindro de Dupla Ao, Utilizando uma Vlvula Duplo Piloto e com Controle de Velocidade do Cilindro.

Circuito 11 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Avano Lento e Retorno Acelerado.

Circuito 14 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao, com Ciclo Contnuo Utilizando uma Vlvula Boto Trava e Controle de Velocidade. Circuito 15 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Opo de Acionamento para Ciclo nico ou Ciclo Contnuo. Circuito 16 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Ciclo nico ou Ciclo Contnuo e Emergncia com Retorno Imediato do Cilindro. Circuito 17 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao Atravs de Trs Sinais Diferentes e Independentes com Confirmao de Posio Inicial.

Circuito 14 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao, com Ciclo Contnuo Utilizando uma Vlvula Boto Trava e Controle de Velocidade.

Circuito 16 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Ciclo nico ou Ciclo Contnuo e Emergncia com Retorno Imediato do Cilindro.

Circuito 17 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao Atravs de Trs Sinais Diferentes e Independentes com Confirmao de Posio Inicial.

Circuito 18 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao com Controle de Velocidade, Ciclo Contnuo Utilizando Vlvula Boto Trava. Retorno do Cilindro Atravs de Presso Diferencial do Sistema.

Circuito 19 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao, Avano Acelerado, Retorno Lento, Ciclo Contnuo. Com Temporizao para o Retorno de 10 segundos.

Circuito 20 - Comando de um Cilindro de Dupla Ao, Controle de Velocidade, Ciclo Contnuo com um Boto de Partida e um Boto de Parada. Contagem de Ciclos com Desarme do Ciclo Contnuo Quando Atingida a Programao de 10 Ciclos.

Circuito 21 - Projetar um Circuito em Ciclo nico, Ciclo Contnuo, Parada do Ciclo Contnuo, Contagem de Ciclos, Reset de Contagem, Temporizao para o Retorno.

Circuito 22 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + A - B -, com Comando Bimanual.

Circuito 23 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + A - B -, Ciclo Contnuo, Emergncia, com Temporizao para Incio de Avano do Cilindro B.

Circuito 24 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + B - A -, Ciclo Contnuo, com Controle de Velocidade.

Circuito 25 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + B - A -, Ciclo Contnuo, com Controle de Velocidade, Ciclo nico, Parada de Ciclo Contnuo, Contagem de Ciclos, Reset de Contagem, Temporizao para o Retorno do Cilindro B.

Circuito 26 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A - B + (A + B -), com Comando Atravs de Bloco Bimanual, e Emergncia.

Circuito 27 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + (C + B -) C - A -, Ciclo Contnuo, Emergncia, com Temporizao para Incio de Avano do Cilindro C e Retorno de B, com Parada de Ciclo Contnuo, Cilindro A de Simples Ao.

Circuito 28 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + B - A -, Ciclo Contnuo, com Controle de Velocidade, sem Utilizao de Fim de Curso Gatilho.

Circuito 29 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + (B + C -) B - (A - C +), Ciclo Contnuo, Cilindro C de Simples Ao, Utilizao de Fim de Curso Rolete Mola.

Circuito 30 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + B + B - A - B + B -, com Comando Bimanual.

Circuito 31 - Elaborar um Sistema com Forma Sequencial A + (B + A -) B - A + A -, Ciclo nico, Ciclo Contnuo, Parada de Ciclo Contnuo.

Vous aimerez peut-être aussi