Vous êtes sur la page 1sur 46

CIPA

Comisso Interna de Preveno de Acidentes


NR 5 (NORMA REGULAMENTADORA N 5 )

DO OBJETIVO
5.1- A CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

DA CONSTITUIO
5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.

5.3 As disposies contidas nesta NR

aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e s entidades que lhes tomem servios, observadas as disposies estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econmicos especficos.

5.4

(Revogado pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011) ... As atas devem ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. (Alterado pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011)

5.5 As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecero, atravs de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integrao com objetivo de promover o desenvolvimento de aes de preveno de acidentes e doenas decorrentes do ambiente e instalaes de uso coletivo, podendo contar com a participao da administrao do mesmo.

DA ORGANIZAO 5.6 A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados.

5.6.3 O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos de setores econmicos especficos.

5.6.4 Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva.

5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio.

5.8 vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato.

5.9 Sero garantidas aos membros da CIPA

condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos pargrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT.
5.10 O empregador dever garantir que seus

indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA.

5.11 O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente.

5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados sero empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior.
5.13 Ser indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessria a concordncia do empregador.

5.14 A documentao referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias, deve ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. (Alterado pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011) 5.14.1 A documentao indicada no item

5.14.2 deve ser encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, quando solicitada. (Inserido pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011)

5.14.3 O empregador deve fornecer cpias das atas de eleio e posse aos membros titulares e suplentes da CIPA, mediante recibo. (Inserido pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011) 5.15 A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. (Alterado pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011)

DAS ATRIBUIES 5.16 A CIPA ter por atribuio: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho;

c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas;

f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; g) participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores; h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores;

i) colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho;

l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados;

m) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; n) requisitar empresa as cpias das CAT emitidas; o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS.

5.17 Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho.

5.18 Cabe aos empregados: participar da eleio de seus representantes; colaborar com a gesto da CIPA; indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho; observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

5.19 Cabe ao Presidente da CIPA: convocar os membros para as reunies da CIPA; coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decises da comisso; manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; delegar atribuies ao Vice-Presidente;

5.20 Cabe ao Vice-Presidente:


executar atribuies que lhe forem delegadas; substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporrios;

5.21 O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA, em

conjunto, tero as seguintes atribuies:


cuidar para que a CIPA disponha de condies

necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; delegar atribuies aos membros da CIPA; promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver;

divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; constituir a comisso eleitoral.

5.22 O Secretrio da CIPA ter por atribuio: acompanhar as reunies da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; preparar as correspondncias; e outras que lhe forem conferidas

DO FUNCIONAMENTO
5.23 A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido. 5.24 As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

5.25 As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros.

5.26 As atas devem ficar no estabelecimento disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. (Alterado pela Portaria SIT n. 247, de 12 de julho de 2011) 5.27 Reunies extraordinrias devero ser realizadas quando: a) houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) houver solicitao expressa de uma das representaes.

5.28 As decises da CIPA sero preferencialmente por consenso. 5.28.1 No havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociao direta ou com mediao, ser instalado processo de votao, registrando-se a ocorrncia na ata da reunio. 5.29 Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento justificado. 5.29.1 O pedido de reconsiderao ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria , quando ser analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar os encaminhamentos necessrios.

5.30 O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativa.
5.31 A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser suprida por suplente, obedecida ordem de colocao decrescente registrada na ata de eleio , devendo os motivos ser registrados em ata de reunio.

5.31.1 No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicar o substituto, em dois dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA. 5.31.2 No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representao dos empregados, escolhero o substituto, entre seus titulares, em dois dias teis.

5.31.3 . Caso no existam suplentes para ocupar o cargo vago , o empregador deve realizar eleio extraordinria , cumprindo todas as exigncias estabelecidas para o processo eleitoral , exceto quando aos prazos , que devem ser reduzidos pela metade . ( Inserido pela Portaria SIT n 247 , de 12 de julho de 2011 ) 5.31.3.1 . O mandato do membro eleito em processo eleitoral extraordinrio deve ser compatibilizado com o mandato dos demais membros da Comisso . ( Inserido pela Portaria SIT n 247, de 12 de julho de 2011 ) 5.31.3.2 . O treinamento de membro eleito em processo extraordinrio deve ser realizado no prazo mximo de trinta dias , contados a partir da data da posse . ( Inserido pela portaria SIT n 247 , de 12 de julho de 2011 )

DO TREINAMENTO
5.32 .A empresa dever promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. 5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. 5.32.2 As empresas que no se enquadrem no Quadro I, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pelo cumprimento do objetivo desta NR.

5.33 O treinamento para a CIPA dever contemplar, no mnimo, os seguintes itens: estudo do ambiente, das condies de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho; noes sobre acidentes e doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos existentes na empresa; noes sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida AIDS, e medidas de preveno;

noes sobre as legislaes trabalhista e previdenciria relativas segurana e sade no trabalho; princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organizao da CIPA e outros assuntos necessrios ao exerccio das atribuies da Comisso. 5.34 O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa.

5.35 O treinamento poder ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre aos temas ministrados. 5.36 A CIPA ser ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto entidade ou profissional que o ministrar, constando sua manifestao em ata, cabendo empresa escolher a entidade ou profissional que ministrar o treinamento.

5.37

Quando comprovada a no observncia ao disposto nos itens relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, determinar a complementao ou a realizao de outro, que ser efetuado no prazo mximo de trinta dias, contados da data de cincia da empresa sobre a deciso.

DO PROCESSO ELEITORAL 5.38 Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. 5.38.1 A empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional.

5.39 O Presidente e o Vice Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, no prazo mnimo de 55 (cinqenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso, a Comisso Eleitoral CE, que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral. 5.39.1 Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, a Comisso Eleitoral ser constituda pela empresa.

5.40 O processo eleitoral observar as seguintes condies: publicao e divulgao de edital, em locais de fcil acesso e visualizao, no prazo mnimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso; inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de 15 dias; liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante;

garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio;


realizao da eleio no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino do mandato da CIPA, quando houver; realizao de eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a participao da maioria dos empregados. voto secreto;

apurao dos votos, em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral; faculdade de eleio por meios eletrnicos; guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos.

5.41 . Havendo participao inferior a cinquenta por cento dos empregados na votao , no haver a apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao , que ocorrer no prazo mximo de dez dias ...

5.42 . As denuncias sobre o processo eleitoral devero ser protocolizadas na unidade descentralizada do MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO , at trinta dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA ...

5.42.1 Compete a unidade descentralizada

do Ministrio do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correo ou proceder a anulao quando for o caso.
5.42.2 Em caso de anulao a empresa

convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da data de cincia , garantidas as inscries anteriores.

5.42.3 Quando a anulao se der antes da posse

dos membros da CIPA, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, quando houver, at a complementao do processo eleitoral. 5.43 Assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados. 5.44 Em caso de empate, assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento. 5.45 Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na ata de eleio e apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes.

DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios, considera-se estabelecimento, para fins de aplicao desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante dever, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integrao e de participao de todos os trabalhadores em relao s decises das CIPA existentes no estabelecimento.

5.48

A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento.

5.49 A empresa contratante adotar medidas

necessrias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo adequadas. 5.50 A empresa contratante adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurana e sade no trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi