Vous êtes sur la page 1sur 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM

CLASSIFICAO DE RISCO DOS HIPERTENSOS DA USF DE MARUPE: AVALIAO E PROPOSTA

Carolina Falco Ximenes Giselle Kirmse Rodrigues

VITRIA 2013

Hipertenso Arterial Sistmica (HAS)


um grave problema de sade pblica no mundo e um fator de risco independente para outras doenas cardiovasculares e renais. (BRASIL, 2006);

As DCV constitui a principal causa de morte no mundo, e cada vez mais pessoas morrem anualmente dessas doenas, em relao a qualquer outra causa. (OMS, 2009).

Aumento do n de hipertensos
No Brasil, o nmero estimado de hipertensos de 23.000.000, sendo que esse valor tende a aumentar nos prximos anos; Devido aumento da populao urbanizao, industrializao e pela no perfil da populao brasileira respeito aos hbitos alimentares (BRASIL, 2006). idosa, pela modificao no que diz e de vida

Valor da presso arterial


Considera-se satisfatria a reduo da presso arterial para valores abaixo de 140x90 mmHg nos pacientes hipertensos sem complicaes. Para aqueles com diabetes e com nefropatia, deve-se considerar como meta do tratamento valor inferior a 130x80 mmHg (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSO, 2010)

Estratgia Sade da Famlia


Melhorou o acesso da populao aos servios bsicos de sade. Permitindo a criao de vnculo entre os usurios e a equipe, favorecendo um acompanhamento mais sistemtico e a ampliao das atividades de promoo e preveno (BRASIL, 1997).

Assistncia ao portador de HAS e DM


As aes de sade devem contemplar a abordagem para reduo dos fatores de risco para DCV atravs de teraputica medicamentosa e mudanas no estilo de vida; O sucesso do controle desses fatores depende da adeso do paciente ao tratamento e de prticas de sade que estimulam ou provocam a mudana do estilo de vida (BRASIL, 2006).

Fatores de risco para DCV


O tabagismo, o sedentarismo, a dislipidemia, a hipertenso arterial e o diabetes mellitus (DM), a histria familiar de doena aterosclertica, a obesidade, a idade, o estresse psicossocial, dentre outros (BRASIL, 2006; YUSUF, 2004).

Risco Cardiovascular Global


entendido pelo risco que um indivduo possui de adquirir doena aterosclertica e suas complicaes cardiovasculares. (SILVA, 2010). calculado utilizando todos os principais fatores de risco simultaneamente em um indivduo, causando um efeito sinrgico e multiplicativo. Ele pode ser classificado em baixo, mdio ou alto risco de morte por doena coronariana, infarto ou AVE (DIREO-GERAL DA SADE, 2007; MAFRA E OLIVEIRA, 2008).

Clculo do Risco Cardiovascular Global


Tem como identificar os indivduos que necessitam de maiores cuidados, avaliar a necessidade da interveno teraputica, a intensidade das medidas higienodietticas recomendadas para o controle da hipertenso e de eventos cardiovasculares e motivar os indivduos na adeso ao tratamento. Auxiliando assim no planejamento das aes de sade (MAFRA e OLIVEIRA, 2008).

Escala de Framingham
Com o objetivo de avaliar a influncia dos fatores de risco para as doenas do corao, foi iniciado, em 1948, o estudo de Framingham, que permitiu definir e estratificar o risco cardiovascular como a probabilidade de ocorrer um evento cardiovascular em 10 anos. (DAWBER, MEADORS e MOORE, 1951). Considera o valor de escore de acordo com o sexo e atribuem pontos para idade, presena de diabetes, fumo, valor de presso arterial, do colesterol total e do HDL-c. (SILVA, 2010);

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Avaliar e estratificar os hipertensos de uma equipe de Estratgia da Sade da Famlia da unidade de Marupe, quanto ao risco cardiovascular. OBJETIVOS ESPECFICOS Avaliar os pronturios eletrnico e de papel, quanto as variveis de interesse. Realizar classificao de Risco de acordo com a Escala de Framingham. Conhecer os hipertensos que utilizam medicao na USF. Propor aes de interveno na Unidade de Sade da Famlia com vista aumentar o monitoramento e consequente reduo do risco cardiovascular.

Metodologia
Estudo observacional, transversal; Realizado na Unidade de Sade de Marupe, do municpio de Vitria, ES, que possui 3 equipes, 9750 pessoas, sendo 18,05% hipertensos; Iniciou-se a pesquisa na equipe, que tem 609 pessoas, ou 17,26%, hipertensas, sendo adultos;

A populao estudada foi obtida a partir da lista disponibilizada pela Farmcia da Unidade, contendo os nomes dos usurios que buscaram medicaes antihipertensivas no perodo de Janeiro de 2012 a Janeiro de 2013.

Metodologia
Os critrios de incluso para participao no estudo consistiram em ser hipertenso, ter idade igual ou maior a 18 anos, ter registro no pronturio de, pelo menos, uma medida de presso arterial (PA), um resultado de Colesterol Total, HDL-colesterol (HDL-c) e de glicemia de jejum, e informaes a respeito do tabagismo.

Metodologia
A coleta de dados ocorreu de janeiro a maro de 2013, atravs da busca dos dados em pronturios eletrnico e de papel; Os dados colhidos foram organizados em uma planilha criada no Programa Excel; Em um segundo momento foi verificado qual o percentual de risco de o indivduo desenvolver um evento coronrio agudo - infarto ou morte por doena coronria nos prximos 10 anos, de acordo com a escala de Framingham.

Resultados
Iniciou-se a busca pela microrea 23, para em seguida buscar as demais microreas, porm, diante dos inmeros problemas encontrados, e a necessidade de maior detalhamento dessas questes, o trabalho limitou-se estratificao da microrea 23.

Resultados
70 pronturios de hipertensos acessados: - 17 sujeitos no possuam consulta de Hipertenso Arterial nos doze meses; - 41 sujeitos possuam consulta de Hipertenso Arterial, porm no havia sido pedido os exames; - 1 usurio trouxe o exame feito em clnica particular, porm no houve o registro completo do resultado; - 2 tinham os pedidos completos dos exames registrados em pronturio, porm no havia os resultados; - 1 usurio no possua ficha A; - 1 pronturio eletrnico registrava o pedido de exame incompleto para o exame de rotina do hipertenso.

Resultados
Ao acessar o pronturio de papel: - 57 no foram encontrados nos arquivos da Unidade de Sade; - 13 encontrados, porm no possuam informaes alm das encontradas no pronturio eletrnico. Durante as buscas, outras observaes foram feitas: - 3 sujeitos frequentavam mais de uma Unidade de Sade ao mesmo tempo; - 4 encontravam-se descadastrados no sistema.

Resultados
Alm disso, durante o perodo pesquisado, houve mudana dos territrios da Unidade, por isso, 5 usurios esto cadastrados no momento na microrea 27. Apenas 5 sujeitos tiveram dados suficientes para a estratificao de risco.

Resultados
Quanto caracterizao demogrfica: 4 mulheres e 1 homem. A idade variou entre 23 e 61 anos. Apenas 1 era diabtico, sendo que a glicemia variou de 80 a 125 mg/dL. - Nenhum era tabagista. OBS: nenhum possua registro do uso de tabaco no pronturio, sendo necessrio buscar essa informao com a agente comunitria de sade da Unidade.

Resultados
Quanto ao perfil lipdico: - O colesterol total variou de 143 a 208; o HDL apresentou mdia de 41,4 mg/dl e mediana 42 mg/dl. O LDL e o triglicerdeo no so considerados nos critrios de Framingham. Quanto presso arterial: - A mdia da PAS foi de 114 e PAD 72 mmHg. Dos 5 sujeitos estudados, apenas 1 apresentava presso arterial elevada.

Resultados
Quanto ao esquema teraputico: - Foram encontradas 6 classes de medicaes antihipertensivas prescritas nos pronturios: - Diurtico tiazdico (hidroclorotiazida); - Diurtico poupador de potssio (espironolactona); - Inibidores da enzima de converso da angiotensina I - ECA (captopril e enalapril); - Betabloqueador (atenolol); - Bloqueador da angiotensina I (losartana potssica); - Bloqueador de canais de clcio (anlodipina). Dos 5 estudados, 3 sujeitos utilizavam apenas um medicamento. Esses medicamentos so dispensados pela rede municipal de sade dos municpios.

Resultados

Discusso
A qualidade dos registros nos pronturios foi um aspecto que dificultou a coleta de dados, tanto nos pronturios de papel quanto eletrnicos. 1) Problemas relacionados ao pronturio de papel: a) O no registro dos resultados de exames e da consulta; b) O usurio no retorna para mostrar os exames aos profissionais e dar continuidade ao tratamento; c) Falha na organizao do servio no que diz respeito manuteno do arquivo e extravio dos pronturios; e d) Falta de padronizao da conduta.

Discusso
2) Problemas relacionados ao pronturio eletrnico: a) O no registro da consulta no sistema, ou no realizao de consultas de acordo com o que sugere a V Diretriz de Hipertenso, que o hipertenso deva consultar no mnimo a cada seis meses quando no apresenta complicaes; b) Pronturios duplos; c) Usurios descadastrados; d) Usurios em uso de mais de uma Unidade de Sade; e) No registro correto de exames tragos pelo paciente; f) Banco de dados diferentes dentro da mesma unidade, um na farmcia e um para atendimento.

Discusso
Com os pronturios de papel, os maiores problemas estavam relacionados ao profissional que realizava a consulta, e ao armazenamento dos pronturios. Com o sistema eletrnico, o problema pode estar ligado tambm ao preenchimento das fichas A no sistema, no cadastro dos usurios e no registro dos sinais vitais tambm.

Com toda a facilidade que o sistema eletrnico proporciona, imagina-se que a tendncia era de reduo dos problemas, mas no foi o observado.

Discusso
Dos sujeitos estudados, prevaleceu o baixo risco, visto a pouca idade dos participantes, o fato de nenhum ser tabagista, e as presses arteriais que estiveram controladas.

Uma participante no teve a pontuao realizada visto que, nos critrios de Framingham, o fato de se ter a Diabetes j classifica o sujeito como alto risco.
Estudo realizado por Silva (2010), na mesma Unidade do presente estudo, j demonstrava a dificuldade de buscar os dados nos pronturios da Unidade, visto que, para utilizar dados de 330 usurios, foi necessrio a busca de mais do que o dobro de pronturios.

Concluso
Este estudo no alcanou seu objetivo j que apenas os dados de cinco usurios foram encontrados durante a coleta. Ento, necessrio primeiro treinamento do pessoal para que haja uma melhor organizao dos pronturios e do sistema com relao s anotaes, s Diretrizes, e assim traar um panorama do cuidado dispensado ao hipertenso na USF de Marupe.

Necessidade da extenso da classificao para as outras microreas da Unidade.

OBRIGADA!!!

Referncias
BRANDO, A. P. Hipertenso arterial no idoso. In: FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Cap. 46, p. 459-473. BRASIL. Ministrio da Sade. Hipertenso arterial sistmica. Braslia: MS; 2006. BRASIL. Ministrio da Sade. Sade da Famlia: uma estratgia para a reorientao do modelo assistencial. Braslia: Ministrio da Sade; 1997. BRASIL. Ministrio da Sade. Cadernos de Ateno Bsica n. 14: preveno clnica de doena cardiovascular, cerebrovascular e renal crnica. Braslia: Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica, 2006. DAWBER, TR.; MEADORS, GF.; MOORE, FEJ. Epidemiological approaches to heart disease: the Framingham Study. Am J Public Health. v.41, n. 3, p. 279-86, 1951. DIREO-GERAL DA SADE. Direo de Servios de Prestao de Cuidados de Sade. Diviso de Qualidade. Risco Global Cardiovascular. Lisboa: DirecoGeral da Sade; 2007. Disponvel em: <http://www. dgs.pt/default.aspx?cr=11179>. Acesso em: 20/02/2013.

Referncias
MAFRA, F.; OLIVEIRA, H. Avaliao do risco cardiovascular metodologia e suas implicaes na prtica clnica. Rev Port Clin Geral. v. 24, p. 391-400, 2008. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE. Cardiovascular diseases. Disponvel em: <http://www.who.int/topics/cardiovascular_diseases/en>. Acesso em: 5 abril 2013.

OLIVEIRA et al. Perfil de hipertensos em uma unidade de sade da famlia. Rev. enferm. UERJ. v. 17, n. 3, p.383-7.
SILVA, VR. Avaliao do risco coronariano e fatores associados em hipertensos atendidos em uma Unidade de Sade da Famlia de Vitria ES. Dissertao de Mestrado. Vitria, 2010. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Preveno da Aterosclerose: Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. v. 88, n.1, p. 2-19, 2007.

Referncias
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA SBC; Sociedade Brasileira de Hipertenso SBH e Sociedade Brasileira de Nefrologia SBN. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertenso. So Paulo: 2010. [documento da Internet]. Disponvel em: http://www.saude.al.gov.br/files/VI_Diretrizes_Bras_H ipertens_RDHA.pdf SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSO. Diretrizes Brasileiras de Hipertenso Arterial. So Paulo: SBH; 2002.

Vous aimerez peut-être aussi