Vous êtes sur la page 1sur 17

Metodologia de Pesquisa para Cincia da Computao

Prof. Raul Sidnei Wazlawick

Introduo
Cincia da Computao uma cincia do artificial. uma rea nova. Permeia praticamente todas as atividades humanas. Estilos de pesquisa ainda so variados. Origem dos cursos heterognea.

Classificao de Estilos de Pesquisa em Computao


Apresentao de um produto. Apresentao de algo diferente. Apresentao de algo presumivelmente melhor. Apresentao de algo reconhecidamente melhor. Apresentao de uma prova.

Apresentao de um Produto
Pesquisa eminentemente exploratria Difcil comparar com trabalhos anteriores Resumo do trabalho: "Fiz algo novo. Eis meu produto. No passam em reas maduras. Pode ser apropriado para workshops de ferramentas.

Apresentao de Algo Diferente


No h rigor cientfico na apresentao dos resultados. Comparaes, se houver, so muito mais qualitativas do que quantitativas. Estudos de caso usualmente no prova, mas pode ajudar a convencer. Tpico de reas onde difcil conseguir dados e efetuar anlise emprica.

Tabela de caractersticas
Caracterstica 1 Artefato 1 Artefato 2 Artefato 3 Novo Artefato
X X X X X X X

Caracterstica 2
X

Caracterstica 3

Caracterstica 4

X X X

As avaliaes devem se reproduzveis por avaliadores independentes

Hiptese
Uma boa hiptese e argumentao pode ser convincente. Se a hiptese for mal escolhida o trabalho pode no alcanar os objetivos

Apresentao de Algo Presumivelmente Melhor


Exige comparao com a literatura. Na falta de benchmarks, o prprio autor cria seus testes. Trabalho extra e possibilidade de introduo de erros. Importante ter uma mtrica clara.

Apresentao de Algo Reconhecidamente Melhor


Analisado atravs de testes padronizados reconhecidos internacionalmente. O trabalho se concentra na elaborao da hiptese e no na busca dos dados. Supe-se que aps a publicao dos resultados ningum mais possa ignorar esta nova abordagem em funo das vantagens que ela oferece em relao s anteriores.

Apresentao de uma Prova


Deve-se construir uma teoria (conjunto de definies) e uma prova formal de seus principais teoremas. Tpico das subreas ligadas Lgica e Matemtica.

10

Classificao das formas de pesquisa


Formal - Lgica Emprica - Estatstica Exploratria - Estudos de caso, argumentao e convencimento.

11

A disciplina apresentada como se fosse um trabalho de pesquisa


Objetivos Resultados Esperados Mtodo Justificativa Bibliografia

12

Objetivos
O objetivo principal desta disciplina compartilhar experincias sobre tcnicas de pesquisa em cincia da computao. Objetivos especficos:

Mostrar como preparar uma dissertao Mostrar como escrever uma dissertao Mostrar como preparar artigos cientficos

13

Resultados Esperados
Obter boa qualidade e objetividade nas dissertaes do PPGCC Manuteno de um bom nvel de produo cientfica do PPGCC Baixo nvel de insucesso no mestrado

14

Mtodo
Aulas expositivas Apresentao de seminrios Preparao de um artigo

15

Justificativa
Alunos oriundos das mais diferentes instituies possuem formao heterognea no que concerne pesquisa. A ausncia de um frum para discusso sobre metodologia pode gerar discrepncia metodolgica nos trabalhos de dissertao. Os professores tambm tem mtodos distintos de trabalho. necessrio estabelecer um mnimo de base comum.

16

Bibliografia
DAVIS, M. Scientific papers and presentations. San Diego: Academic Press, 1997. ECO, H. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 1985. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. GIL, A. C. Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 1994. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1996. MATTAR NETO, J. A.. Metodologia cientfica na era da informtica. So Paulo: Saraiva, 2002. MEDEIROS, J. B.. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, S. L.. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira, 2001. SALOMON, D. Como fazer uma monografia. 4Edio. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho cientfico. 22 ed. So Paulo: Cortez, 2000. www.bu.ufsc.br

17

Vous aimerez peut-être aussi