Vous êtes sur la page 1sur 12

Grandezas Eltricas

Aula teste Wagner Luiz de Oliveira Filho Engenheiro eletricista/eletrnico Engenheiro de Segurana do Trabalho

Definies
Grandezas Eltricas
So as grandezas que provocam ou so provocadas por efeitos eltricos; ou ainda, que contribuem ou interferem nesses efeitos. So exemplos:
Tenso eltrica Corrente Potncia Potncia Ativa Potncia Reativa Potncia Total ou Aparente Fator de Potncia Defasagem Fluxo Magntico Induo Magntica ou Densidade do Fluxo Magntico (B)

Definies
Carga Eltrica
Toda vez que houver desequilbrio eltrico num material haver deslocamento de eltrons.

A esse fluxo de eltrons dar-se- o nome de carga eltrica, cuja unidade de medida ser o Coulomb. [C] 1 Coulomb igual a 6,25 x 10 de eltrons
18

Corrente Eltrica
Quando circularem 6,25 x 10 de eltrons por um condutor, dir-se- que est circulando uma corrente eltrica de 1 Coulomb.
18

Para se poder medir e comparar a corrente eltrica, houve a necessidade de se medir a intensidade da corrente em relao ao tempo. Portanto, criou-se uma unidade prtica, o ampre, que representado pela letra ( A ) e equivale a 1 Coulomb por segundo. [ 1 A ] [ 1 Coulomb/seg. ]

Tenso Eltrica
Fontes geradoras como pilhas, baterias, painis solares e geradores, produzem fora eletromotriz (f.e.m.), a qual provoca o deslocamento dos eltrons, de um para o outro extremo do material. Fora eletromotriz - a fora que movimenta os eltrons.

Tenso Eltrica
Fontes geradoras produzem, por um determinado espao de tempo, uma f.e.m. constante. Portanto, ser constante tambm o movimento de eltrons de um extremo para o outro do material, o que manter o desequilbrio eltrico do material. O desequilbrio eltrico uma grandeza eltrica chamada Diferena de Potencial (d.d.p.) e seu smbolo grfico a letra E. A Diferena de Potencial uma grandeza. Portanto, pode ser medida. A unidade de medida o VOLT representada pela letra (V).

Resistencia Eltrica
A facilidade que a corrente eltrica encontra, ao percorrer os materiais, chamada de condutncia. Essa grandeza representada pela letra (G). Porm, em contrapartida a condutncia, os materiais sempre oferecem certa dificuldade passagem da corrente eltrica. Essa dificuldade que a corrente eltrica encontra ao percorrer um material a resistncia eltrica, normalmente representada pela letra (R).

Resistencia Eltrica
Todo o material condutor de corrente eltrica apresentada certo grau de condutncia e de resistncia. Quanto maior for a condutncia do material, menor ser sua resistncia. Se o material oferecer grande resistncia, proporcionalmente apresentar pouca condutncia. A condutncia o inverso da resistncia A condutncia e a resistncia eltrica se manifestam com maior ou menor intensidade nos diversos tipos de materiais. Exemplo: No cobre, a condutncia muito maior que a resistncia. J no plstico, a resistncia muito maior que a condutncia.

Resistencia Eltrica
A condutncia e a resistncia so grandezas; portanto, podem ser medidas. A unidade utilizada para medir a resistncia o OHM, representada pela letra () (l-se mega). A unidade utilizada para medir a condutncia denominada SIEMENS representada pela letra (S).

Recordando
1 Coulomb igual a 6,25 x 10 de eltrons 1 Ampre igual a 1 Coulomb/seg. A fora eletromotriz provoca o deslocamento dos eltrons.
18

Diferena de Potencial tem seu smbolo grfico a letra (E) e unidade de medida o VOLT representada pela letra (V).

Lei de Ohm
Existe uma relao matemtica entre a tenso eltrica, a corrente eltrica e a resistncia eltrica. Essa relao denominada Lei de Ohm e expressa literalmente como: A corrente em um circuito diretamente proporcional tenso aplicada e inversamente proporcional resistncia do circuito.

Exerccio
1. Qual a resistncia de uma lmpada de 220V e possui uma corrente eltrica de 0,27A?

Vous aimerez peut-être aussi