Vous êtes sur la page 1sur 14

BEHAVIORISMO: ALGUNS

CONCEITOS
Milla Machado Facemp/ADMCC Psicologia aplicada s organizaes

Watson

Inaugurou o termo behaviorismo. Postulou o comportamento como objeto de estudo da Psicologia. Possibilitando o seu status de cincia. Watson buscava a construo de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de mtodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.

BEHAVIORISMO

Hoje, no se entende comportamento como uma ao isolada de um sujeito. Behaviorismo: estudo as interaes entre o indivduo e o ambiente, ou seja, entre as aes do indivduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulaes). Os termos resposta e estmulo se referem quilo que o organismo faz e s variveis ambientais que interagem com o

Anlise Experimental do Comportamento

Skinner Behaviorismo Radical que tem por base a formulao do comportamento operante. Comportamento respondente: (reflexo) aquele que usualmente chamamos de no voluntrio e inclui respostas que so eliciadas por estmulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contrao da pupila devido a uma luz forte e o arrepio da pele quando recebe um ar frio.

SKINNER

Comportamento respondente: Resposta involuntria ou no aprendida.

Comportamento operante: Resposta condicionada.


Exemplo: mo colocada na gua fria (resposta aprendida).

O comportamento Operante

Ex: ratinho da caixa de skinner.


Neste caso de comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos a ao do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. R S A resposta (pressionar a barra) leva ao

Aes so mantidas ou no, pelas conseqncias que produzem no meio ambiente: Conseqncias reforadoras: aumentam a freqncia de emisso de resposta que as produziram. Conseqncias punidoras ou aversivas: diminuem a freqncia das respostas que as produziram.

REFORAMENTO

Chamamos de reforo a toda conseqncia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrncia dessa resposta. Reforo positivo: todo o evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Reforo negativo: todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. (A remoo de um estmulo aversivo controla a emisso da resposta). (Retirada de algo indesejado).

Reforamento positivo oferece alguma coisa ao organismo (gotas de gua com a presso da barra, por exemplo); o negativo permite a retirada de algo indesejvel (os choques do ltimo exemplo).

A funo reforadora de um evento ambiental qualquer s definida por sua funo sobre o comportamento do indivduo. alguns eventos tendem a ser reforadores para toda uma espcie, como, por exemplo, gua, alimento e afeto. Esses so denominados reforos primrios.

No reforamento negativo, dois processos importantes merecem destaque: a esquiva e a fuga. Esquiva: quando o indivduo se esquiva de um estimulo aversivo. Tapar os ouvidos para evitar o estouro dos troves.

Fuga: se foge do estimulo aversivo quando ele j foi iniciado. Ambos reduzem ou evitam os estmulos aversivos, mas em processos diferentes.

Extino: quando uma resposta deixa de ser reforada. A tendncia a diminuio da resposta ou at o seu desaparecimento.

Punio: a apresentao de um estimulo aversivo ou a retirada de um reforo positivo. Punir aes leva supresso temporria da resposta sem, contudo, alterar a motivao.

Por este motivo, ela foi substituda pela

Discriminao: quando uma resposta se mantm na presena de um estmulo, mas sofre certo grau de extino na presena de outro. Ex: maneira de se comportar em determinada festa.
Generalizao: um estmulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforo na presena de um estmulo similar. Portanto, respondemos de forma semelhante a estmulos semelhantes. Ex:

APLICAES AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O reforo positivo capaz de estruturar hbitos comportamentais desejveis. Premiando as condutas adequadas as pessoas sabero sempre o que fazer. Equipes especializadas em comportamento operante para elaborar manuais de treinamento em instruo programada.

Aplicao do Behaviorismo
Na educao controle e organizao de situaes de aprendizagem. Treinamento de empresas Clinicas psicolgicas. Publicidade. Educao de crianas com necessidades especiais.

Vous aimerez peut-être aussi