Vous êtes sur la page 1sur 7

Salsa, Merengue e Samba

Educao Fsica

Salsa
Teve origem na Ilha de Cuba, mais propriamente em Havana, no interior dos famosos cabarets cubanos, na dcada de 40. caracterizada por ser uma dana sensual, quente, explosiva, romntica e principalmente muito divertida. Pode ser danada individualmente, mas, geralmente danada a par. Aos passos bsicos so geralmente adicionadas voltas e queda o que torna esta dana particularmente exuberante! Existem vrios estilos diferentes, o estilo Cubano, o estilo Porto-riquenho, o estilo Nova-iorquino, entre outros. Ela une sua musicalidade bsica, o son cubano, ao mambo e rumba, provenientes tambm de Cuba, bomba e plena, originrios de Porto Rico, ao samba brasileiro, enfim, compe-se de uma fuso de vrios ritmos afro-caribenhos.

Merengue
Esta uma dana nacional da republica Dominicana, tambm constituindo parte da vida dos cidados do Haiti. H duas origens provveis para a origem desta dana, alguns dizem que o formato da dana em si, surgiu da necessidade dos escravos terem de arrastar as correntes que eram muito pesadas e com passos curtos enquanto tinham que cortar cana, juntamente com a batida dos tambores. A segunda historia seria que um grande heri havia sido ferido na perna durante uma das revolues na Repblica Dominicana, por simpatia e uma maneira de celebrar se todos comearam a arrastar os ps.

Inicialmente o merengue no era danado entre casais e sim em um circulo, onde cada homem e cada mulher ficavam de frente um para o outro segurando os braos um do outro, limitados pela largura do mesmo, eles no ficavam muito prximos e o movimento original era balanar os ombros juntamente com o arrastar dos ps, no inicio no se tinha esse balanar dos quadris como no merengue atual, j que se tratava quase de uma dana primitiva.

Samba
Originou da frica e foi levado para a Bahia pelos escravos enviados para trabalhar nas A dana gradualmente perdeu sua natureza ritualista e eventualmente se tornou a dana nacional brasileira. Na poca de carnaval no Rio de Janeiro que colocou o samba no mapa ocidental, os baianos das plantaes de acar viajavam das aldeias at o Rio para as festas anuais. Gradualmente a batida sutil e a nuana interpretativa do samba levavam-nos rua acima danando nos cafs e eventualmente at nos sales de baile, tornou-se a alma dana do Brasil.

Originalmente a dana teve movimentos de mo muito caracterstico, derivados de sua funo ritualista, quando eram segurados pequenos recipientes de ervas aromticas em cada uma das mos e eram aproximadas do nariz do danarino cuja fragrncia excitava. Havia muito trabalho de solo e antes de se tornar uma dana de salo, teve passos incorporados do maxixe. Os grandes danarinos americanos, Irene e Castelo de Vernou, usou o samba nas suas rotinas profissionais, e assim comeou a se espalhar.

Mas provavelmente foi Carmem Miranda, a brasileira mais conhecida de todos, que com tremenda vitalidade e percia de atriz, colocou o samba como o mais excitante e contagiante do mundo.

Largadinho

Vous aimerez peut-être aussi