Vous êtes sur la page 1sur 33

Aplicao da FMEA ao Processo de Obteno de Concreto

Disciplina: Confiabilidade Professor: Eduardo Dechechi 5 ano de Eng. Mecnica

APLICAO DA FMEA AO PROCESSO DE OBTENO DE CONCRETO


Grupo 5
Integrantes: Aline Elly Treml Anderson Rollon Rojas Cesar Rubert Lucio Ricken Maycon Fabio Savoldi Ruano Andreola Stumpf Tiago Cristiani

Formulao do Problema
A Obra da Unila

Central de Concreto

Concretagens simultneas Agilizar o processo Nveis elevados de controle de qualidade Reduo de custos

A Empresa Hobimix

Hobimix
Atividades da empresa: Desenvolvimento dos concretos e argamassas Produo dos concretos e argamassas Transporte at o local de aplicao Descarga convencional do concreto

Processo de Produo do Concreto


Controle de qualidade Aceitao Propriedades do concreto dependem dos materiais utilizados e suas propores.

Objetivos
Objetivo Geral:

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o uso de uma metodologia FMEA para realizar a anlise sobre um processo de obteno de concreto.

Objetivos
Objetivos especficos: Apresentar os pressupostos bsicos da FMEA; Demonstrar o uso da metodologia atravs da obteno de alguns formulrios de FMEA do processo de obteno de concreto; Analisar e ponderar sobre as informaes obtidas atravs dos formulrios FMEA.

Justificativas

Demanda por qualidade em funo do processo de obteno do concreto Satisfao do cliente Atrasos na obra Problemas jurdicos e financeiros

Mtodo
Ser realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre FMEA e processo de obteno de concreto de modo a, posteriormente, consolidar informaes sobre estes aspectos que por sua vez fomentaro a anlise dos formulrios de FMEA obtidos.

Histrico do FMEA

Surgiu como um padro para operaes militares nos EUA por volta de 1950 Tcnica de avaliao da confiabilidade para determinar os efeitos nos sistemas e falhas em equipamentos

O Que FMEA?
Por definio FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), traduzido ao portugus como Anlise dos Modos de Falha e seus Efeitos, uma metodologia qualitativa que objetiva avaliar e minimizar riscos por meio da anlise das possveis falhas, determinando as causas e efeitos para um dado evento que possa vir a ocorrer.

FMEA

A FMEA uma ferramenta capaz de: Prognosticar problemas; Estabelecer um procedimento para desenvolvimento e execuo de projetos; Organizar o projeto, processo ou servio.

FMEA

Como ferramenta a FMEA uma das tcnicas de baixo risco e muito eficiente para a preveno de problemas e identificao das solues mais eficazes em termos de custo.

FMEA
A FMEA procura determinar o modo falha, que intrnseco do sistema, em funo ao efeito, que a resposta de sistema aps uma determinada entrada. Torna-se um documento essencial de controle e realimentao ao projeto.

Importncia do FMEA
forma sistemtica de se catalogar informaes sobre as falhas dos produtos/processos;
melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos;

aes de melhoria no projeto do produto/processo, baseado em dados e devidamente monitoradas (melhoria contnua);
diminuio de custos por meio da preveno de ocorrncia de falhas; o benefcio de incorporar dentro da organizao a atitude de preveno de falhas, a atitude de cooperao e trabalho em equipe e a preocupao com a satisfao dos clientes.

Aplicao da FMEA
Para diminuir a probabilidade da ocorrncia de falhas em projetos de novos produtos ou processos;
Para diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda no tenham ocorrido) em produtos/processos j em operao; Para aumentar a confiabilidade de produtos ou processos j em operao por meio da anlise das falhas que j ocorreram; Para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em procedimentos administrativos.

Processo de Obteno do Concreto


Receita bsica do concreto: cimento + areia + brita
Dosagem: estabelecida segundo prescries do calculista. Ordem dos componentes: britas + aditivos, gua, cimento, areia. De todos os componentes o mais importante o cimento.

Qualidade da Matria Prima


Um dos itens mais importantes em uma obra a qualidade da areia utilizada. Oferecer areia de qualidade extremamente importante para manuteno da qualidade.

Processo de Dosagem
O concreto dosado em usina ou laboratrio normalmente em massa, atravs de balanas de preciso, sendo um processo mais exato com a correo da umidade executada de maneira mais correta. Os agregados so normalmente colocados em silos e descarregados por comportas hidrulicas. O cimento dosado em balana especial.

Central de Concreto

Mistura
o processo que vai procurar a homogeneidade de todos os componentes do concreto. Cada partcula do cimento deve estar em contato com a gua, formando uma pasta homognea e que envolva totalmente os agregados.
Os dois aspectos fundamentais de uma boa mistura so: homogeneidade: a composio deve ser a mesma em todos os pontos da mistura. integridade: todas as partculas de gua devem estar em contato com todas as partculas slidas.

Anlise de FMEA

Busca-se obter ou identificar alguns testes necessrios e os meios requeridos para certificar o projeto referente ao processo de obteno de concreto para uma micro usina produtora de concreto da empresa Hobimix.

Regras Bsicas da FMEA


Regra 1: No considerar todos os modos de falha concebveis Regra 2: Redigir o modo de falha com a expresso negativa da funo Regra 3: Selecionar uma abordagem para classificar os modos ou causas de falha Regra 4: Desenvolver independentemente cada coluna do FMEA

Equipe Dedicada a FMEA


A literatura prev o trabalho em equipes multidisciplinares de especialistas (das diversas reas) com experincia no assunto em anlise e que entendem as necessidades do cliente de modo a obter o mximo rendimento a cerca da utilizao deste mtodo. Diz tambm que pode incluir elementos externos como, por exemplo, fornecedores e/ou clientes.

Exemplo de Formulrio FMEA

Formulrios Obtidos

*Obs.: o formulrio foi cortado para melhor visualizao

Formulrios Obtidos

*Obs.: o formulrio foi cortado para melhor visualizao

Concluso
Os mecanismos utilizados no FMEA so relativamente simples. A FMEA pode ser uma ferramenta muito poderosa, quando aplicada corretamente. Habilita a percepo do objetivo em trabalho sob o ponto de vista da qualidade e da confiabilidade e pode se tornar ainda mais relevante se associada a ferramentas com a FTA (Anlise de rvore de Falhas) e/ou QFD (Desdobramento da Funo Qualidade) em prol da satisfao do cliente. Para tanto, deve se transformar em um documento vivo que dever ser atualizado e revisto sempre que necessrio.

Trabalhos Futuros
Uma anlise associada da FMEA com a FTA. Estas, quando em conjunto, podem trazer importantes resultados, no entanto deve-se verificar a viabilidade do despendimento tcnico em prol da utilizao de ambas as metodologias.

Referncias

Holcim Brasil. Disponivel em: <http://www.holcim.com.br/pt/editorials/processo-deproducao-do-cimento/processo-de-producao-de-cimento.html>. Acesso em: 10 abr. 2012. UFGRS. Disponivel em: <http://www.ufrgs.br/pcv/Mini%20Curso%202%20FMEA.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2012. Dicionrio Michaelis, 2000. Disponivel em: <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 12 mar. 2012. LAFRAIA; BARUSSO, J. R. Manual de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, Petrobrs, 2001. PALADY, P. FMEA: anlise dos modos de falha e efeitos 1. ed. So Paulo: IMAM, 1997. STAMATIS, D. H. Failure Mode and Effect Analysis: FMEA from theory to execution. 2. ed. United States: AQS Quality Press, 1995. PORTAL de Conhecimentos. Disponivel em: <http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/FMEA-Failure-Modeand-Effect-Analysis>. Acesso em: 18 abr. 2012. PORTAL de O Gerente. O Gerente. Disponivel em: <http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=15 1&id=831>. Acesso em: 25 mar. 2012. TOLEDO, J. C. D.; AMARAL, D. C. GEPEQ. Disponivel em: <http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/FMEA-APOSTILA.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2012.

FIM

G5

Vous aimerez peut-être aussi