Vous êtes sur la page 1sur 36

Introduo aos conceitos Obra de FREUD

Professor Arlan A. Pinto

Esquema da lgica do pensamento freudiano Toda a obra freudiana , uma imensa resposta, uma resposta inacabada pergunta: qual a causa de nossos atos? Como funciona nossa vida psquica? O Esquema do Arco-reflexo se configura da seguinte maneira. No plo esquerdo, a extremidade sensvel, discernimos duas caractersticas prprias do psiquismo: a) A excitao sempre de origem interna, e nunca externa. b) Segunda caracterstica: esse representante, depois de carregado uma primeira vez, tem a particularidade de continuar to duradouramente excitado, que qualquer tentativa do aparelho psquico de reabsorver a excitao e eliminar a tenso revela-se uma tentativa fadada ao fracasso.

Essa estimulao ininterrupta mantm no aparelho um nvel elevado de tenso, dolorosamente vivenciado pelo sujeito como um apelo permanente descarga. a essa tenso penosa, que o aparelho psquico tenta em vo abolir, sem nunca chegar verdadeiramente a faz-lo, que Freud chama desprazer. Temos, assim, um estado de desprazer (tenso) efetivo (estimulo vital do aparelho psquico) e incontornvel e, inversamente, um estado hipottico de prazer (supresso) absoluto. Por que a tenso sempre premente e o prazer absoluto nunca atingido? Por trs razes. A primeira razo, a fonte psquica da excitao to inesgotvel que a tenso eternamente reativada.

A segunda razo concerne ao plo direito de nosso esquema. O psiquismo no pode funcionar como o sistema nervoso e resolver a excitao atravs de uma ao motora imediata, capaz de evacuar a tenso. No, o psiquismo s pode reagir excitao atravs de uma metfora da ao, uma imagem, um pensamento ou uma fala que represente a ao, e no a ao concreta, que permitiria a descarga completa da energia. No psiquismo, toda resposta inevitavelmente mediatizada por uma representao, que s pode efetuar uma descarga parcial. Do mesmo modo que pusemos no plo esquerdo o representante psquico da pulso (excitao pulsional contnua), colocamos no plo direito o representante psquico de uma ao.

Terceira razo, existe a barreira de recalcamento;. O recalcamento um espessamento de energia, uma capa de energia que impede a passagem dos contedos inconscientes para o pr-consciente. Ora, essa censura no infalvel: alguns elementos recalcados vo adiante, irrompem abruptamente na conscincia, sob forma disfarada, e surpreendem o sujeito, incapaz de identificar sua origem inconsciente. Eles aparecem na conscincia, portanto, mas permanecem incompreensveis e enigmticos para o sujeito. Existem diferentes tipos de descarga proporcionadores de prazer: 1. Uma descarga hipottica, imediata e total, que provocaria um prazer absoluto (essa soluo ideal impossvel).

2. Uma descarga mediata e controlada pela atividade intelectual (pensamento, memria, julgamento, ateno etc.), que proporciona um prazer moderado. 3. E, por fim, uma descarga mediata e parcial, obtida quando a energia e os contedos do inconsciente transpem a barreira do recalcamento. Essa descarga gera um prazer parcial e substitutivo, inerente (essencial e inseparvel) s formaes do inconsciente.

DEFINIES DO INCONSCIENTE Definio do inconsciente do ponto de vista descritivo O inconsciente em si continua como um processo obscuro e incognoscvel, que se acha na origem dessas manifestaes, ou seja como produto. As formaes do inconsciente apresentam-se diante de ns como atos inesperados, que surgem abruptamente em nossa conscincia e ultrapassam nossas intenes e nosso saber consciente. Esses atos podem ser condutas corriqueiras, como, por exemplo, os atos falhos, os esquecimentos, os sonhos, ou mesmo o aparecimento repentino desta ou daquela idia, ou a inveno imprevista de um poema ou de um conceito abstrato, ou ainda certas manifestaes patolgicas que fazem sofrer, como os sintomas neurticos ou psicticos (normal e patolgico).

Definio do inconsciente do ponto de vista sistemtico O inconsciente como um sistema, nesta perspectiva, a fonte de excitao chama-se representao de coisa, e os produtos finais so manifestaes deturpadas do inconsciente. O sonho o melhor exemplo delas. Definio do inconsciente do ponto de vista dinmico. O conceito de recalcamento O inconsciente do ponto de vista dinmico, isto , do ponto de vista da luta (conflito) entre a moo que impulsiona e o recalcamento que impede, a fonte de excitao receber o nome de representantes recalcados, e as produes finais correspondero a escapadas irreconhecveis do inconsciente subtradas ao do recalcamento

Esses derivados do recalcado chamam-se retornos do recalcado, produtos do recalcado, ou ainda, produtos do inconsciente. Produtos, no sentido de jovens brotos do inconsciente, que, a despeito da capa do recalcamento, eclodem disfarados na superfcie da conscincia. Os exemplos mais freqentes desses produtos deturpados do recalcado so os sintomas neurticos. Ex: Caso de Um homem ao volante, foi subitamente assaltado pela imagem obsedante de uma cena em que se via deliberadamente atropelando uma mulher idosa que atravessava a rua. Essa idia fixa que se impunha a ele, que o fazia sofrer e que, muitas vezes, impedia-o de utilizar seu veculo, revelou, no correr da anlise, ser o produto consciente e dissimulado do representante recalcado do amor incestuoso que ele nutria por sua me. Assim, a representao inconsciente amor incestuoso transps a barreira do recalcamento para aparecer na conscincia, transformada em seu contrrio, ou seja, numa imagem obsedante de um impulso assassino.

Acrescentemos que os produtos do inconsciente, uma vez chegados conscincia, podem sofrer uma nova ao do recalcamento, que os manda de volta para o inconsciente (o chamado recalcamento secundrio ou recalcamento a posteriori). Freud distinguiu dois tipos de recalcamento: um recalcamento primrio, que contm e fixa as representaes recalcadas no solo do inconsciente, e um recalcamento secundrio, que recalca no sentido literal de fazer retroceder no sistema inconsciente os produtos prconscientes do recalcado. O recalcamento primrio, o mais primitivo, o contrainvestimento, ou seja, um investimento contrrio que o sistema Pr-consciente/Consciente ope s tentativas de investimento da presso inconsciente.

J o recalcamento secundrio, cujo objetivo restituir o produto a seu lugar de origem, tambm um movimento de energia, porm mais complexo. Em essncia, ele se resume nas seguintes operaes, centradas no produto consciente ou pr-consciente do recalcado: - Primeiro, retirada da carga pr-consciente/consciente de energia ligada que o produto havia adquirido durante sua estada no prconsciente ou no consciente. - Segundo, uma vez desprendido de sua carga prconsciente/consciente e vendo reativada sua antiga carga inconsciente, o produto atrado, como que imantado pelas outras representaes inconscientes, perenemente fixadas no sistema inconsciente pelo recalcamento primrio. - O produto fugitivo retorna ento ao mago do inconsciente.

Definio do inconsciente do ponto de vista econmico A fonte de excitao se chamar representante das pulses, e as produes finais do inconsciente sero fantasias, ou, mais exatamente, comportamentos afetivos e escolhas amorosas inexplicados, escorados em fantasias. As fantasias podem no apenas aparecer na conscincia, a ttulo de produes finais do inconsciente, tais como laos afetivos despropositados, ou, mais particularmente, como devaneios diurnos e formaes delirantes; como tambm podem permanecer enfurnadas e recalcadas no inconsciente, tendo ento o estatuto de representaes inconscientes de coisa. Mas as fantasias podem ainda desempenhar o papel de defesas do eu contra a presso inconsciente. Ou seja, uma fantasia tanto pode assumir o papel de um produto pr-consciente do recalcado quanto de um contedo inconsciente recalcado, ou ainda de uma defesa recalcante.

Definio do inconsciente do ponto de vista tico O inconsciente do ponto de vista tico, se chama de desejo. O desejo o movimento de uma inteno inconsciente que aspira a um objetivo, o da satisfao absoluta. As produes finais do inconsciente devem ser consideradas, aqui, como realizaes parciais do desejo, ou, se preferirmos, satisfaes parciais e substitutivas do desejo diante da satisfao ideal, jamais atingida. Qualificamos como tica essa definio do inconsciente, na medida em que assemelhamos o movimento energia ---> descarga tendncia do inconsciente para se fazer ouvir e se fazer reconhecer como um outro.

O SENTIDO SEXUAL DE NOSSOS ATOS O sentido de nossos atos um sentido sexual porque a fonte e o alvo dessas tendncias so sexuais. A fonte um representante pulsional cujo contedo representativo corresponde a uma regio do corpo que muito sensvel e excitvel, chamada zona ergena. Quanto ao alvo, sempre ideal, ele o prazer perfeito de uma ao perfeita, de uma perfeita unio entre dois sexos, cuja imagem mtica e universal seria encarnada pelo incesto.

O conceito psicanaltico de sexualidade As pulses sexuais, que aspiram ao ideal impossvel de uma satisfao sexual absoluta, que nascem na representao de uma zona ergena do corpo, esbarram no recalcamento e, finalmente, exteriorizam-se por atos substitutivos do impossvel ato incestuoso. As pulses sexuais so mltiplas, povoam o territrio do inconsciente, e sua existncia remonta a um ponto longnquo de nossa histria, desde o estado embrionrio, s vindo a cessar com a morte. Suas manifestaes mais marcantes aparecem durante os primeiros cinco anos de nossa infncia.

Freud decompe a pulso sexual em quatro elementos. A fonte de onde ela brota (zona ergena), a fora que a move e o objetivo que a atrai, a pulso serve-se de um objeto por meio do qual tenta chegar a seu objetivo ideal. Esse objeto pode ser uma coisa ou uma pessoa, ora a prpria pessoa, ora uma outra, mas sempre um OBJETO FANTASIADO, e no real. Isso importante para compreender que os atos substitutivos atravs dos quais as pulses sexuais se exprimem (uma palavra inesperada, um gesto involuntrio, ou laos afetivos que no escolhemos) so atos moldados em fantasias e organizados em torno de um objeto fantasiado.

Um elemento essencial que caracteriza essas pulses, a saber, o prazer particular que elas proporcionam. No o prazer absoluto a que visam, mas o prazer limitado que obtm: um prazer parcial, qualificado de sexual. Do ponto de vista da psicanlise, a SEXUALIDADE humana no se reduz ao contato dos rgos genitais de dois indivduos, nem estimulao de sensaes genitais. Chamamos sexual a toda conduta que, partindo de uma regio ergena do corpo (boca, nus, olhos, voz, pele etc.), e apoiandose numa fantasia, proporciona um certo tipo de prazer. Em primeiro lugar este prazer, sua diferena radical daquele outro prazer que proporcionado pela satisfao de uma necessidade fisiolgica (comer, eliminar, dormir etc.). O prazer de mamar do beb, por exemplo, seu prazer da suco, corresponde, do ponto de vista psicanaltico, a um prazer sexual que no se confunde com o alvio de saciar a fome.

Alvio e prazer por certo esto associados, mas o prazer sexual de suco logo se transforma numa satisfao buscada por si mesma, fora da necessidade natural. O sujeito passa a ter prazer em sugar, independentemente de qualquer sensao de fome. Segundo aspecto: o prazer sexual, bem distinto, portanto, do prazer funcional , polarizado em torno de uma zona ergena, obtido graas mediao de um objeto fantasiado (e no de um objeto real), encontrado entre os diferentes prazeres das carcias preliminares ao coito em si. Para conservar nosso exemplo, o prazer de suco ir prolongar-se como o prazer de abraar o corpo do ser amado.

Necessidade, desejo e amor Necessidade a exigncia de um rgo cuja satisfao se d, realmente, com um objeto concreto (o alimento, por exemplo), e no com uma fantasia. O prazer de bem-estar proveniente da nada tem de sexual. O desejo, em contrapartida, uma expresso da pulso sexual, ou melhor, a prpria pulso sexual, quando lhe atribumos uma intencionalidade orientada para o absoluto do incesto e a vemos contentar-se com um objeto fantasiado, encarnado pela pessoa de um outro desejante. Diferentemente da necessidade, o desejo nasce de uma zona ergena do corpo e se satisfaz parcialmente com uma fantasia cujo objeto um outro desejante. Assim, o apego ao outro equivale ao apego a um objeto fantasiado, polarizado em torno de um rgo ergeno particular. O amor, por ltimo, tambm um apego ao outro, mas de maneira global e sem o suporte de uma zona ergena definida. Esses trs estados (necessidade, desejo, e amor), imbricam-se e se confundem em toda relao amorosa.

Os trs principais destinos das pulses sexuais: recalcamento, sublimao e fantasia. Sublimao Consiste em desviar o trajeto da pulso, mudando seu alvo; essa manobra chamada sublimao e reside na substituio do alvo sexual ideal (incesto) por um outro alvo, no sexual, de valor social. As realizaes culturais e artsticas, as relaes de ternura entre pais e filhos, os sentimentos de amizade e os laos sentimentais do casal so, todos eles, expresses sociais das pulses sexuais desviadas de seu alvo virtual. Fantasia Esse outro obstculo que o eu ope s pulses sexuais consiste no numa mudana de alvo, como foi o caso da sublimao, mas numa mudana de objeto. No lugar de um objeto real, o eu instala um objeto fantasiado, como se, para deter o mpeto da pulso sexual, o eu contentasse a pulso enganando-a com a iluso de um objeto fantasiado.

Inicialmente primeiro o Ego, incorporar dentro de si o objeto real, at transform-lo em fantasia. Exemplo: 1. Imaginemos uma relao afetiva com uma pessoa que nos atraia e a quem amemos. Sem distinguir necessidade, desejo e amor, vamos preocupar-nos com o estatuto dessa pessoa, quando ela transformada, de objeto real, em objeto fantasiado. Suponhamos, primeiro, que essa pessoa seja o objeto real para o qual se orienta a pulso sexual. 2. Ns (isto , o eu) amamos essa pessoa at incorpor-la em nosso interior e fazer dela uma parte de ns mesmos. 3. Assim, identificamo-nos com o ser amado que est em ns e o tratamos com um amor ainda mais poderoso do que aquele que lhe votvamos quando ele era real. 4. Ento, a pessoa amada deixa de estar do lado de fora e vive dentro de ns como um objeto fantasiado, que mantm e reaviva constantemente a pulso sexual. Assim, a pessoa real passa a no mais existir para ns seno sob a forma de uma fantasia, mesmo que, conjuntamente, continuemos a reconhecer nela uma existncia autnoma no mundo. Por conseguinte, quando amamos, sempre amamos um ser que feito da fantasia e est referido ao outro ser real que reconhecemos do lado de fora.

5. A relao amorosa, assim fundamentada numa fantasia que aplaca a sede da pulso, proporciona, pois, o prazer parcial que qualificamos de sexual. 6. Amaremos ou odiaremos nosso prximo conforme o modo que tivermos de acalentar ou odiar, dentro de ns, seu duplo fantasiado. Todas as nossas relaes afetivas e, em particular, a relao que se estabelece entre o paciente e seu psicanalista o amor de transferncia , todas essas relaes conformam-se aos moldes da fantasia; fantasia que mobiliza a atividade das pulses sexuais e proporciona prazer. O conceito de narcisismo O narcisismo no se define, de maneira alguma, por um simples voltar-se para si num amar a si mesmo, mas por um amar a si mesmo como objeto sexual: o eu-pulso sexual ama o eu-objeto sexual. O amor narcsico do eu por ele mesmo, enquanto objeto sexual, est na base da constituio de todas as nossas fantasias. Por isso, podemos concluir que a matria das fantasias , sempre e inevitavelmente, o eu.

As fases da sexualidade infantil e o complexo de dipo A pulso sexual comea desde o nascimento e culmina entre os trs e cinco anos, com o aparecimento do complexo de dipo, que marca o apego da criana quele dos pais que do sexo oposto ao dela e sua hostilidade para com o do mesmo sexo. A maioria dos acontecimentos sobrevindos durante esses primeiros anos da vida atingida pelo esquecimento, um apagamento a que Freud chamou amnsia infantil. Trs fases que se distinguem de acordo com a dominncia da zona ergena: a fase oral, em que a zona dominante a boca, a fase anal, em que o nus que prevalece, e a fase flica, com a primazia do rgo genital masculino.

A fase oral abrange os primeiros seis meses do beb; a boca a zona ergena preponderante e proporciona ao beb no apenas a satisfao de se alimentar, mas sobretudo o prazer de sugar, isto , de pr em movimento os lbios, a lngua e o palato, numa alternncia ritmada. Quando empregamos a expresso pulso oral ou prazer oral, devemos afastar qualquer relao exclusiva com o alimento. Esse ganho de prazer margem da saciao deve ser qualificado de sexual. O objeto da pulso oral no , portanto, o leite que ele ingere como alimento, mas o afluxo de leite quente que excita a mucosa, ou ento o mamilo do seio materno, a mamadeira e, algum tempo depois, uma parte do prprio corpo na maioria das vezes, os dedos e, em especial, o polegar, que so, todos eles, objetos reais que mantm o movimento cadenciado da suco.

No nos esqueamos de que o apego aos objetos reais , acima de tudo, um apego a objetos fantasiados. Assim, o polegar real que a criana suga , na verdade, um objeto fantasiado que ela acaricia, ou seja, ela mesma (narcisismo). Acrescentemos que existe ainda uma fase oral tardia, que comea por volta do sexto ms de vida, com o surgimento dos primeiros dentes. O prazer sexual de morder, s vezes com raiva, completa o prazer da suco. A fase anal desenvolve-se durante o segundo e terceiro anos. O orifcio anal a zona ergena dominante, e as fezes constituem o objeto real que d ensejo ao objeto fantasiado das pulses anais. Devemos aqui separar o prazer funcional de defecar, aliviando-se de uma necessidade corporal, do prazer sexual de reter as fezes e ejet-las bruscamente. A excitao sexual da mucosa anal provocada, antes de mais nada, por um ritmo particular do esfncter anal, quando ele se contrai para reter e se dilata para evacuar.

A fase flica precede o estado final do desenvolvimento sexual, isto , a organizao genital definitiva. Entre a fase flica, que se estende dos trs aos cinco anos, e a organizao genital propriamente dita, que aparece quando da puberdade, intercala-se um perodo chamado de latncia, durante o qual as pulses sexuais so inibidas. No comeo dessa fase, meninos e meninas acreditam que todos os seres humanos tm ou deveriam ter um falo. A diferena entre os sexos, homem/mulher, ento percebida pela criana como uma oposio possuidor do falo/privado do falo (castrado).

O dipo do menino: o papel essencial do pai Na primeira etapa da formao do dipo, reconhecemos dois tipos de ligao afetiva do menino: um apego desejante me, considerada como objeto sexual, e sobretudo um apego ao pai como modelo a ser imitado. O menino faz de seu pai um ideal em que ele prprio gostaria de se transformar. O vnculo com a me objeto sexual no outra coisa seno o mpeto de um desejo, ao passo que o vnculo com o pai objeto ideal repousa num sentimento de amor, produzido pela identificao com um ideal. Esses dois sentimentos, o desejo pela me e o amor pelo pai, diznos Freud, aproximam-se um do outro, acabam por se encontrar, e desse encontro que resulta o complexo de dipo normal.

Ora, o que se passa durante esse encontro? O menino fica aborrecido com a presena da pessoa do pai, que barra seu impulso desejante dirigido me. A identificao amorosa com o pai ideal transforma-se, ento, numa atitude hostil contra o pai, e acaba por derivar para uma identificao com o pai como homem da me. O menino passa ento a querer substituir o pai junto da me, tomada como objeto sexual. Certamente, todos esses afetos dirigidos ao pai cruzam-se e combinam-se numa mescla de ternura pelo ideal, animosidade em relao ao intruso e vontade de possuir os atributos do homem.

Entretanto, pode ainda suceder ao dipo virar-se numa curiosa inverso. O verdadeiro dipo invertido expresso muito usada e raramente bem compreendida consiste numa mudana radical do estatuto do objeto-pai: o pai aparece aos olhos do menino como um objeto sexual desejvel. De objeto ideal que despertava admirao, ternura e amor, o pai transforma-se ento num objeto sexual que excita o desejo. O pai era aquilo que se queria ser, um ideal; agora, o pai o que se gostaria de ter, um objeto sexual. Para o menino, o pai se apresenta sob trs imagens diferentes: amado como um ideal, odiado como um rival e desejado como um objeto sexual. isso que nos empenhamos em sublinhar: o essencial do dipo masculino so as vicissitudes da relao do menino com o pai, e no como se costuma acreditar com a me.

Observe-se que a fase flica a nica que se conclui pela resoluo de uma opo decisiva: o sujeito ter de escolher entre salvar uma parte de seu prprio corpo ou salvar o objeto de sua pulso. Essa alternativa equivale, definitivamente, a eleger uma ou outra forma de falo: ou o pnis, ou a me. O menino ter que decidir entre preservar seu corpo da ameaa da castrao, isto , preservar o pnis, ou conservar o objeto de sua pulso, ou seja, a me. O amor narcsico tem primazia sobre o amor objetal. Essa alternativa, que apresento como o drama que seria vivido por uma criana mtica, , na verdade, a mesma alternativa que todos atravessamos em certos momentos de nossa existncia, quando somos forados a tomar decises em que o que est em jogo perder aquilo que nos mais caro. Ento, para preservar o ser, o objeto que abandonamos.

Pulses de vida e pulses de morte. O desejo ativo do passado Freud prope ento reagrupar os movimentos libidinais, que incidem tanto no eu quanto nos objetos sexuais externos, sob o termo nico pulses de vida, opondo-o ao termo pulses de morte. O alvo das pulses de vida a ligao libidinal, isto , o atamento dos laos, por intermdio da libido, entre nosso psiquismo, nosso corpo, os seres e as coisas. As pulses de vida tendem a investir tudo libidinalmente e a manter a coeso das partes da substncia viva. As pulses de morte visam ao desligamento, ao desprendimento da libido dos objetos e ao retorno inelutvel do ser vivo tenso zero, ao estado inorgnico.

As pulses de morte representam a tendncia do ser vivo a encontrar a calma da morte, do repouso e do silncio. Podem tambm estar na origem das mais mortferas manifestaes humanas, quando a tenso busca aliviar-se no mundo externo. Entretanto, quando as pulses de morte permanecem dentro de ns, elas so profundamente benficas. A transferncia uma fantasia cujo objeto o inconsciente do psicanalista Desde o apego mais apaixonado at a mais obstinada hostilidade, a relao analtica retira todas as suas particularidades das fantasias que sustentam e sustentaram as relaes afetivas que o analisando j viveu no passado o fenmeno da transferncia.

Essa disponibilidade singular do analista, que lhe permite agir com seu inconsciente, mas tambm expor-se ao inconsciente do outro, explica por que as produes do inconsciente surgidas ao longo do tratamento podem aparecer, alternadamente, num ou noutro dos parceiros da anlise. Foi essa alternncia que me levou a propor a tese de um inconsciente nico. No h dois inconscientes, um pertencente ao analista e outro ao analisando, mas um s e nico inconsciente. As formaes do inconsciente, cujo aparecimento se alterna entre analista e analisando, podem ser legitimamente consideradas como a dupla expresso de um nico inconsciente, o da relao analtica.

Vous aimerez peut-être aussi