Vous êtes sur la page 1sur 9

Histrico dos Catlogos e da Catalogao - Perodos remotos

2000 ac - lista de livros mais antiga: relacionava 62 ttulos em tabletes de argila, no se sabe entretnato qual a sua finalidade. 1300 ac - lista em tabletes de argila que continha, alm dos ttulos, informaes descritivas 650 ac - 20.000 tabletes de argila - poderia ser o antepassado do catlogo - trazia, alm do ttulo indicao do possuidor, numerao entre outros detalhes. Sc. III e II ac catlogo inscrito em paredes de templo, no Egito. A civilizao grega desenvolve as bibliotecas de Alexandria e Prgamo. Calmaco desenvolve os PINAKES, onde registrou o n. de linhas de cada obra, suas palavras iniciais, alm de dados biogrficos dos autores. Este perodo foi muito mais voltado para a atividade de reunir conhecimentos existentes do que a criao de novos conhecimentos. Os gregos foram os responsveis pela introduo do conceito de autor.

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Idade Mdia


Sc VI - So Bento ensina os monges a copiar manuscritos e, por sculos, os mosteiros foram os nicos preservadores, copistas e catalogadores de livros - No com o objetivo de estudo Sc VII - surge uma das primeiras listas de bibliotecas medievais, provavelmente inventrio de acervo, continha apenas ttulos e, em alguns casos, nome do autor. No havia ordem aparente (supe-se que fosse a ordem em que os livros estavam arrumados) Sc IX - surgimento de catlogos mais organizados. Na Alemanha (bt de Richenau) compilou-se vrios catlogos entre 822 e 842. Indicavam as obras contidas em cada volume e o nmero de rolos ou volumes em que cada obra estava contida. Apenas o primeiro destes catlogos rene as obras de cada autor. Em 831 - catlogo do mosteiro beneditino de Saint-Requier, na Frana. Entende-se que todas as listas de livros nesta poca eram, na verdade, inventrios As bibliotecas crescem de tamanho at o sculo X. O catlogo do mosteiro de Bobbio (Itlia) registra 700 v. e o de Lorsch (Alemanha) registra 600 v. Os sculos XI a XIII nada trazem de novo histria dos catlogos, deve-se destacar , a ttulo de curiosidade, a lista de livros da bt de Glastonbury (Ing) que reportava-se inteis, legveis, velhos e bons (provavelmente em relao s condies do livro)

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Idade Mdia (continuao)


No final do sculo XIII, iniciou-se em registros dos acervos das bibliotecas monsticas inglesas, um catlogo coletivo em que cada biblioteca era inidentificada por um cdigo numrico. 1389 - lista do Convento de St. Martin em Dover. Este talvez seja o primeiro catlogo considerado como tal. Dividia-se em 3 sees: a primeira, organizada pelo nmero de localizao do livro na estante, incluia um ttulo breve, o nmero de pginas do livro e o nmero de obras contidas no volume; a segunda, tambm organizada pela localizao registrava o contedo de cada volume com a paginao e as palavras iniciais de cada obra; a terceira, um marco na catalogao . Inclua anlise das partes (entradas analticas) e uma lista alfabtica - s vezes de autor e outras vezes de ttulo e autor. O Sculo XIV assistiu ao incio das bibliotecas universitrias, mas que no trouxeram inovaes em relao catalogao.

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculos XV e XVI


O sculo XV no trouxe grandes mudanas mas surgem, pela primeira vez, as remissivas (registros que remetem a outros registros ou obras) - 1410 a 1420. No final do sculo XV h um avano importante, graas bibliografia. Tritheim, bibligrafo alemo, compila uma bibliografia e a apresenta em ordem cronolgica e inclui, pela primeira vez, um ndice alfabtico de autor. Sculo XVI - Mosteiro de Syon (Inglaterra) surge um catlogo classificado que inclua tambm um ndice alfabtico de autor. 1558 - catlogo do convento de Benton (Ingl.) introduz nos registros bibliogrficos os nomes dos editores e tradutores de obras. 1545 - Konrad Gesner (Zurich) - bibliografia por autor e o respectivo indice de assuntos em 1548. Inclui na obra, instrues para organizao de livros em bibliotecas e desenvolveu um sistema aplicvel bibliotecas e bibliografias. Sugeriu que se utilizasse cpia de sua bibliografia como catlogo, bastando apenas acrescentar - ao lado do registro de cada obra, os dados de localizao.

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculos XV e XVI (cont.)


1560- Trefler, monge beneditino, publicou um trabalho sobre a manuteno . Desenvolveu um sistema de classificao e nmeros de localizao . Desenvolveu, ainda, um catlogo em 5 partes:
catlogo alfabtico de autores; listas das estantes indice classificado para as partes (entradas analticas) ndice alfabtico para o ndice classificado; e, lista dos livros no integrados.

1595 - Maunsell - compilou um catlogo de livros e determinou regras para o registro de obras (entradas por sobrenomes, entrada uniforme para biblia etc)

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculos XVII e XVIII


Sculo XVII Bodley (bt Oxford) criou cdigo detalhado de catalogao (indicava arranjo sistemtico, ndice alfabtico por sobrenome, lista entradas analticas). Naud - obra sobre catlogos e catalogao. Importncia sobre sdos catlogos como meio de localiza`o das obras. Recomenda o catlogo dividido entre autores e assuntos. Sugere ainda a organizao das estantes que permita a expanso da biblioteca. 1647 - Na biblioteca de Oxford (ver Bodley) Humphrey Wanley apresenta problemas de catalogao : catalogo alfabtico ou classificado ; incluso do tamanho do livro? , autor e ttulo nas analtcas? Data de publicao (mencionar a ausncia de data? Dados sobre preo e raridade? 1697 - Rostgaard (Frana) - desenvolve normas sobre a organizao do catlogo. Preconiza: arranjo por assunto subdividido cronologicamente (visa a reunio de todos os autores voltados para o mesmo tema e as vrias edies da mesma obra) ; elaborao de ndices alfabticos por assunto e por autores (sobrenomes); obras encadernadas juntas deveriam ser encadernadas em separado.

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculos XVII e XVIII (cont.)


Sculo XVIII Neste sculo j se percebe os catlogos mais como listas localizadoras do que como inventrios. Prticas utilizadas: catlogos classificados ou alfabticos; importncia dos ndices; ordenao dos autores pelos sobrenomes; uso de notas de encadernado com ; uso comum de remissivas e entradas analticas. H o desenvolvimento da pesquisa cientfica A Revoluo francesa confisca as bibliotecas dos nobres para o uso pblico 1791 - surge o primeiro cdigo de catalogao nacional (na Frana) e o uso de catlogo de fichas (produzido em cartas de baralho, devido escassez de papel.)

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculo XIX


Pannizzi - 1839 - publica-se as 91 Regras de Pannizzi (British Museum) Jewet - 1850 - cdigo de catalogao da Smithsonian Institution. Baseado nas regras de Pannizzi mas com algumas novas solues (ex: obras annimas) 1850 - Cdigo de Munique 1876 - Cutter - Rules for a dictionary catalog - cdigo muito completo que inclua a catalogao de assuntos e de materiais especiais, normas de elaborao de catlogos auxiliares, tabela representativa de sobrenomes (utilizada at hoje) 1895 - Otlet e La Fontaine - Inst. Int. Bibliographie - ideia do CBU (chega a 16 milhes de registros)
CDU (Classificao Decimal Universal)

1899 - Instrues prussianas Dewey - regras simplificadas de catalogao

Histrico dos Catlogos e da Catalogao Perodo: Sculo XX

Vous aimerez peut-être aussi