Vous êtes sur la page 1sur 80

OBILIZAO IM

Conforme Protocolo da American Heart Association Instrutor : JOSIAS NEVES Bombeiro Militar

NSPORTE T RA

SUPORTE BSICO VIDA (Primeiros Socorros)

Atue sobre as causas, no sobre as conseqncias ...

Compromissos do socorrista

Manter-se atualizado em tcnica e conhecimento; Ser honesto e autntico com a vtima; Ter uma atitude tica e responsvel com as vtimas; Aprender a ouvir, integrar e liderar as equipes.

Introduo

Um nmero elevado de cidados falece nas vias pblicas, residncias e locais de trabalho. Um nmero significativo destas vidas poderia ser salvo com a instituio rpida de Primeiros Socorros ( SBV). Desenvolver uma mentalidade voltada para Preveno de Acidentes em Geral nosso objetivo. Seja bem-vindo

Objetivo do Curso

Saber como pedir socorro autoridade competente; Avaliar e controlar o risco do local; Identificar situaes de risco imediato; Tomar providncias para manter a vida; Evitar o agravamento das leses pr-existentes; Levar o aluno a prevenir acidentes e prestar cuidados de emergncia;

Utilizar equipamentos para as emergncias mdicas, e o improvisando quando possvel.

Definio

Primeiros Socorros so os atendimentos iniciais prestados a uma vtima de acidente ou de mal sbito fora do ambiente hospitalar, executados por indivduo treinado, at que a vtima, caso seja necessrio, receba atendimento especializado.

Ajuda

RCP

DEA Suporte Avanado

Regras Bsicas do SBV


Conhea o Sistema de Atendimento Pr-Hospitalar responsvel pela rea de seu trabalho e residncia. Saiba como acionar esse sistema. Aprenda a reconhecer quando a emergncia existe. Ao ter conhecimento de uma emergncia, v rapidamente ao local. Caso voc seja o indivduo com maior treinamento assuma a responsabilidade at a chegada de equipe especializada . Disponha de um Kit de Primeiros Socorros.

Faa treinamentos regulares para aumentar seus conhecimentos e confiana. Renove no mnimo a cada 2 anos.

Regras Bsicas

Frente ao acidente, no se desespere; Tenha certeza que vai ajudar; Demonstre segurana p/ vtima e curiosos; No movimente o paciente, salvo quando for absolutamente necessrio; Use barreiras: luvas e mscara. Evite contato direto ou indireto com a pele, mucosa, sangue, ou qualquer fludo corporal.

Avaliao do Local do Acidente

Aproxime-se do cenrio com cuidado. No se torne uma vtima. Faa a sinalizao e isolamento da rea. Faa sempre o uso de barreiras de proteo.

Segurana e proteo pessoal

O socorrista estar sob risco em qualquer socorro. O contato com sangue, saliva e outros fludos corpreos sero sempre uma ameaa para se contrair doenas infecciosas. Por outro lado, deixar o material usado no socorro exposto no local, torna-o um novo foco de infeco para outras pessoas.
Procure usar luvas, mscaras, proteo ocular. Ao trmino do socorro, entregue o material usado equipe especializada para que seja feito descarte correto.

Avaliao Primria

Avaliar conscincia Durao mxima de 10 S

Caso inconsciente, solicite ajuda (192 ou 193)


A Vias Areas; B Boa respirao; C Circulao; H Hemorragia; D Desfibrilao (DEA)

Traumas na Coluna Vertebral


Com possibilidade da coluna estar lesada no utilize o mtodo normal de abrir as vias areas Utilize a manobra jaw thrust modificada

A- Abrir vias areas

Verificar a Cavidade Oral Abertura das Vias Areas. Em pacientes inconscientes, o comprometimento das vias areas se faz presente custa de queda da lngua, presena de corpos estranhos, restos alimentares, sangue, hematomas.

Vtima com Suspeita de Leso da Cervical

CHIN-LIFT

JAW-THRUST

JAW-THRUST

B Boa respirao

Ver, ouvir, sentir

Ver movimentos respiratrios Ouvir a expirao Sentir o ar sendo exalado

No mximo por 10 segundos 2 insuflaes de resgate (se Respirao ausente)

C- Circulao

Pulso carotdeo
Checar pulso carotdeo por 5 segundos

procedimentos do socorro baseado nas duas possibilidades abaixo:

Existe pulso, mas no h respirao, continue a respirao na seguinte freqncia. 10 a 12 insuflaes/min (adulto e criana maiores de 8 anos) 15 insuflaes/min (criana de 1 a 8 anos) 20 insuflaes/min (bebs com menos de 1 ano)

Reanimao Cardiopulmonar Cerebral

Parada cardaca a cessao sbita da atividade ventricular cardaca e circulao sistmica. Antecedendo a PC ou imediatamente aps sua ocorrncia, interrompe-se a atividade respiratria, definindo-se esta situao como parada cardiorrespiratria. Sinais de Parada Cardio-respiratria

Perda da conscincia
Ausncia de respirao Ausncia de pulso

Reanimao Cardiopulmonar Cerebral


A massagem cardaca eficiente deve ser realizada com a vtima posicionada em decbito dorsal, sobre uma superfcie plana e rgida.

Para produzir uma circulao artificial adequada realizam-se compresses e descompresses ritmadas, no tero inferior do esterno, dois dedos acima do apndice xifide. bom lembrar que condutas isoladas no promovem perfuso enceflica eficaz, portanto, para haja oxigenao cerebral adequada, deve ser realizada ventilao e compresses cardacas externas de maneira sincronizada

Localizao do ponto da Compresso Torcica

Compresso Torcica

Reanimao Cardiopulmonar Cerebral

Aps ter efetuado 30 compresses efetuar 2 insuflaes, cada uma com durao de 2 segundos e com 2 segundos de intervalo para a EXPIRAO
PASSIVA , num total de 6 segundos.

Avaliao Secundria

Exame Fsico Inspeo, palpao so realizadas cuidadosamente em cada segmento corporal. Inclui:

Cabea , Pescoo e Coluna Cervical Trax e Abdmen 6. Sistema Musculoesqueltico 7. Sistema Neurolgico

A Alerta? V- Voz- Responde? D- Dor Responde somente a dor I - Irresponsivo

Reanimao Cardiopulmonar Cerebral

1. 2.

3.

O Novo protocolo de SBV para estas vtimas o Telefonar Rpido, no qual deve-se ministrar 2 minuto de RCP: Submerso e pr-afogamento; Envenenamento, overdose de drogas; Trauma com Parada Respiratria.

Reanimao Cardiopulmonar Cerebral

RCP no adulto
Idade:
Acima de 8 anos

Referencial:

Apndice xifide

Compresso: Entre mamilos Amplitude:


Freqncia:
De 4,0 cm a 5,0 cm 30 : 2

Pulso central: Carotdeo POP: 2 min = 5 ciclos


Tempo mx.= 10 segundos parada para transporte

Obstruo de vias areas

Conceito: Obstruo mecnica das vias areas e


conseqente parada respiratria Causas:Corpos estranhos, secrees, vmitos, queda da lngua, traumatismos, submerso, soterramento, choque eltrico, envenenamento

No tratveis; reao alrgicas graves com edema de glote e infeces do trato superior com edema

Sinais e Sintomas: Sinal Universal de Asfixia, agitao,


cianose, inconscincia, parada respiratria, parada cardaca. Primeiros Socorros: Avaliao Primria e Desobstruo das vias areas superiores

Asfixia

Se a vtima puder falar, respirar ou tossir, no interfira. Estando a vtima sem fala, respirao ou tosse ineficaz, realize a MANOBRA DE HEIMLICH.

Repita a manobra at que as vias areas estejam desobstrudas ou o paciente perca a conscincia.

Caso a vtima torne-se inconsciente, coloque-a no cho e faa as compresses do RCP, buscas as cegas com os dedos no devem ser realizadas.

DESOBSTRUO DAS VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO EM ADULTO CONSCIENTE


Posicione por trs da vtima; Passe seus braos ao redor da cintura da vitima no deixe que seus antebraos apertem as costelas; Feche uma das mos e encoste-a com o lado do polegar no abdmen, logo acima do umbigo, e abaixo da ponta do osso esterno (xifide); Coloque a outra mo aberta por cima do punho que est fechado e faa compresso com firmeza. Faa 5 compresses abdominais A cada 5 compresses abdominais verifique se o corpo estranho j foi expelido. Continue o ciclo de 5 compresses abdominais, at que a vtima consiga expelir o corpo estranho, volte a respirar e comece a tossir e o pessoal chegue. Se a vtima ficou inconsciente, use ento, o mtodo para vtimas inconscientes. Para mulheres em gestao avanada e pessoas obesas, faa compresso direta sobre o peito.

Hemorragias

Conceito: a perda de sangue provocada pelo rompimento de um ou mais vasos


sangneos. A hemorragia pode ser externa, que se exteriorizam logo aps a ocorrncia e internas, que no se exteriorizam. Tipos de Hemorragia: 1. Arterial- Ocasionada pela ruptura de uma artria. O sangue vermelho vivo brilhante e sai em jato intermitente. 2. Venosa - Ocasionada pela ruptura de uma veia. O sangue vermelho escuro e sai da ferida em fluxo contnuo, escorrendo. 3. Capilar - Ocasionada pela ruptura de capilares e o sangue sai em fluxo suave. nas extremidades, sudorese, queda de presso arterial, perda gradual da conscincia, enchimento capilar lentificado,nuseas, vmitos e inquietao.

Sinais e Sintomas: Pulso rpido e fraco, pele acizentada na face e esbranquiada

Hemorragias

Primeiros Socorros: Avaliao


Primria. Hemorragia Externa: Hemostasia ou Estancamento Compresso Direta Elevar os membros Curativo Compressivo Ponto de Presso Hemorragia Interna: Primeiros Socorros para o estado de choque.

1. 2. 3. 4.

Braquial

Femoral

5.

Hemorragias
Realizar conteno das hemorragias
Presso direta: Presso exercida com as mos (socorrista devidamente paramentado) fazendo uso de gaze, compressa, bandagens, sobre o local sangrante; Curativo compressivo: Curativo realizado sobre o local o ferimento, incorporando-se mais gazes quando as primeiras camadas estiverem umedecidas de sangue, utilizando ataduras de crepe que, sob tenso, devero manter compresso na leso, sem contudo comprometer a perfuso capilar perifrica.

Hemorragias
Elevao do membro: Auxilia o controle do sangramento no(s) membro(s) superior(es) e/ou inferior(es), medida que, sob a ao da gravidade, o sangue ter dificuldade de se exteriorizar, diminuindo a hemorragia; Presso indireta: Tambm denominado de ponto de presso, visa reduzir a luz da artria que nutre o ferimento, sem contudo oclui-la, diminuindo o fluxo sangneo sem, todavia, impedir suprimento de sangue extremidade;

Hemorragias

Torniquete:
O torniquete no recomendado para uso em geral, somente em casos especficos torna-se aceitvel; O torniquete quando aplicado impede perfuso tecidual perifrica do membro afetado, o que pode inviabilizar o re-implante do membro amputado;

Hemorragia e Choque Hemorrgico


Prevenindo o choque hemorrgico

Realizar conteno de hemorragia; Posicionar a vtima em decbito dorsal; Afrouxar roupas, retirar calados; Elevar membros inferiores de 20 a 30 cm quando no existir suspeita de TRM; Agasalhar a vtima e prevenir hipotermia Realizar oxigenoterapia 12 a 15 l/min; Repor volemia sob monitorao mdica (Enfermagem).

Fraturas

Conceito: Soluo de Continuidade de um osso, com


comprometimento dos tecidos adjacentes.

Classificao Geral
Fechada: A pele sobre o osso est intacta Abertas: H a soluo de continuidade da pele, colocando superfcies fraturadas em comunicao com o meio exterior. Sinais e Sintomas: Dor, incapacidade funcional, deformao, crepitao e mobilidade anormal.

Exposta

A pele sobreposta foi danificada ou rompida e h sangramento. A ferida pode ter sido produzida tanto pelo osso que perfura a pele como pelo impacto que a trauma venha a provocar

Fratura Fechada

O osso esta quebrado, porm a pele no foi rompida. As fraturas abertas so mais srias que as fechadas porque normalmente h perda de sangue e maior chance de infeco.
Incompleta Completa

Incompleta Exposta Cominutiva

Clavicular

Primeiros Socorros:

ALINHAMENTO

Avaliao Primria . No permita que a vitima se movimente Cobrir leses abertas com pano limpo ou curativo estril Alinhar as extremidades na posio anatmica natural, caso no haja resistncia Imobilizar as articulaes acima e abaixo da leso No reduzir fraturas Aplicar gelo

IMOBILIZAO

Trauma Torcico

Conceito: leses decorrentes de um

agente traumtico. Podem ser penetrantes ou fechadas. Sinais e Sintomas: Especficos; insuficincia respiratria,deformidades, cianose, inquietao, pulso rpido e fraco, hipotenso, ferida aberta no trax. Primeiros Socorros: Avaliao Primria, controlar a hemorragia e o choque, curativo de 3 pontas, no remova objetos, no de gua.

Encaminhe para avaliao mdica urgente.

Respirao

Impactos no Trax

Sinais
Movimento paradoxal dificuldade em respirar crepitao no local

Trauma Abdominal

Conceito: So leses abdominais resultantes da ao de

um agente traumtico. Classificao: Abertos - Quando a leso provoca soluo de continuidade da pele e outras estruturas da parede abdominal, com ou sem leso visceral. Tipos : Podem ser no penetrantes, quando o ferimento no atinge o peritnio e penetrantes quando atinge a cavidade abdominal. Sinais e Sintomas: Os Feridas abdominais no penetrantes apresentam sinais e sintomas mais localizados. O quadro clnico de um ferimento perfurante varia de acordo com a extenso e rgos afetados.

Trauma Abdominal

Primeiros Socorros:

Avaliao Primria Vtima deitada, pernas flexionadas Cobrir os rgos expostos com compressas embebidas em soro fisiolgico para impedir o ressecamento. No reintroduzir rgos No remover objetos empalados No fornecer lquidos ou alimentos Encaminhar para o Servio de Atendimento Pr Hospitalar.

Doenas Cardiovasculares

As mortes por doenas cardiovasculares continuam sendo um problema de sade pblica sem soluo. Mais de 500.000 pessoas morrem no Brasil de doenas cardiovasculares Vrios fatores foram identificados como risco para doenas cardiovasculares, e entre eles podemos citar o stress, tabagismo, hipertenso, sedentarismo, colesterol, alimentao, obesidade, diabetes.

Infarto Agudo do Miocrdio

Conceito: Fornecimento de sangue ao corao

reduzido ou interrompido, devido a uma obstruo nas coronrias. Sinais e Sintomas: Dor severa semelhante a Angina,no melhora com repouso,sudorese fria, nuseas e vmitos, ansiedade,dificuldades respiratrias Primeiros Socorros: Avaliao Primria. Transporte a vtima em posio meio sentado imediatamente para atendimento mdico de emergncia. Oxignio se disponvel. Esteja atento para PCR

Acidente Vascular Cerebral

Conceito: Interrupo do fluxo sanguneo em determinada rea

cerebral levando a morte de clulas por falta de oxignio. Pode ser isqumico ou hemorrgico Sinais e Sintomas:Podem ocorrer isolados ou em conjunto: fraqueza na face, brao ou perna de um lado do corpo; Convulso dificuldade para falar e respirar; dificuldade de compreenso;baixo nvel de conscincia, ansiedade, pupilas desiguais em tamanho, pele fria e mida ao tato,diminuio ou perda da viso ; tonturas, dor de cabea. Primeiros Socorros: Avaliao Primria e se necessrio Suporte Bsico Vida. Transporte a vtima com a cabea elevada para atendimento mdico de emergncia.

Desmaio

Conceito: Manifestao clnica que se caracteriza por

perda de conscincia temporria e de curta durao. Causas: Hipoglicemia, ambiente abafado, certas condies psicolgicas, arritmias, entre outros Sinais e Sintomas: Perda da conscincia, relaxamento muscular, pupilas dilatadas, palidez, pulso fraco, respirao superficial. Primeiros Socorros: Posicionar o paciente em decbito dorsal e elevar as pernas, posicionar o paciente em posio de recuperao, afrouxar as roupas. Encaminhar para avaliao mdica.

Convulso

Conceito: Denominamos convulso s contraes involuntrias

dos msculos esquelticos produzidas por uma descarga neuronal excessiva no SNC. Causas: Epilepsia, meningoencefalites, traumatismos cranianos, tumores, hipertermia, ttano, intoxicaes, entre outros. Sinais e Sintomas: Perda de conscincia, movimentao brusca e involuntria dos msculos, enrijecimento das mandbulas, salivao excessiva, queda abrupta, cianose, relaxamento esfincteriano com mico e/ou evacuao. Primeiros Socorros: Afastar a vtima de local que oferea perigo, remover objetos pessoais e aqueles que estiverem ao redor que possam feri-la, proteger a cabea, deixando -a agitar-se vontade, afrouxar as roupas, se necessrio, observar a respirao ps crise convulsiva.

Reaes Alrgicas

Conceito: So reaes imunolgicas do organismo

quando em contato com antgenos que podem variar desde simples erupes localizadas at eventos fatais. Causas: Penicilina, aspirina, moluscos, amendoins, leite, ovos, picadas de abelhas, entre outros. Sinais e Sintomas: Pele vermelha, dificuldade respiratria, coceira, nuseas, tontura, chiado, tosse, baixo nvel de conscincia, inchao na face, olhos, lngua, garganta, parada respiratria e cardaca. Primeiros Socorros: Avaliao Primria. Encaminhar para ambiente hospitalar.

Envenenamento

organismo por ingesto, inalao, absoro ou inoculao provoca graves alteraes em um ou mais sistemas fisiolgicos, causando inclusive a morte. Sinais e Sintomas: Geralmente o envenenamento agudo provoca alteraes sistmicas com manifestaes que depende do veneno. Podem ser : Neurolgicas ( Distrbios mentais, delrio, alucinaes, convulses, midrase, miose); Manifestaes Gstricas ( nuseas, vmitos, hlito, diarria, dor abdominal), Manifestaes Respiratrias ( dificuldades respiratrias), Manifestaes Cardiorespiratrias ( hipertenso, hipotenso, bradicardia, taquicardia).

Conceito: Veneno qualquer substncia que introduzida no

Primeiros Socorros: Avaliao Primria e conduzir ao Centro de


Envenenamento ( HR).

Queimaduras

Conceito: Queimaduras so leses teciduais provocadas por


agentes fsicos, qumicos e biolgicos.

Classificao: Quanto a profundidade


Primeiro Grau ; Segundo Grau ; Terceiro Grau ;

Diviso das queimaduras : Superficiais: quando atingem algumas camadas da pele, Profundas: quando h destruio total da pele;

Queimaduras

Quanto Extenso

Pequena queimadura: rea queimada menor ou igual a 10% da rea corporal total. Grande queimadura: rea queimada maior que 10% da rea corporal total.

9%

Determina-se a extenso da superfcie corprea queimada atravs do emprego da regra dos nove.

QUEIMADURA DE 1 GRAU

a queimadura mais comum. Deixa a pele avermelhada e provoca ardor e ressecamento da pele. No ocorre o aparecimento de bolhas. Nem sempre grave. Porm, se ela atingir mais da metade do corpo, pode vir a tornar-se at muito grave.

Queimadura de 1 grau no muito extensa, o que fazer ?

Oferecer gua, para hidratar a vtima; em seguida, tentar aliviar a dor, deixando que o local da queimadura permanea por algum tempo em gua fria ( chuveiro, torneira ) ou aplicando compressas de gua fria; Levar a vtima para o servio de sade especializado ( HR).

QUEIMADURA DE 1 GRAU

QUEIMADURAS DE 2O GRAU

So aquelas que atingem as camadas um pouco mais profundas da pele. Caracterizam-se geralmente pela formao de bolhas e desprendimento das camadas de pele; provocam dor e ardncia local. Estas queimaduras so mais graves que as de primeiro grau porque a perda de gua que elas podem provocar eventualmente leva desidratao. Nesses casos, d lquidos por via oral, aplique compressas frias no local e providencie assistncia mdica imediatamente.

QUEIMADURAS DE 3O GRAU

OBS : QUEIMADURAS DE 1, 2, 3 GRAUS PODEM-SE APRESENTAR NO MESMO PACIENTE, O RISCO DE VIDA MAIOR NOS GRANDES QUEIMADOS.

Queimadura de Segundo Grau Profundo em MMII e Terceiro Grau em MMSS e Tronco. Um ms ps trauma.

Queimadura de Segundo Grau Superficial. Segundo dia ps trauma. Notar a grande rea edemaciada

Queimadura de Segundo Grau Profundo em MMII e Terceiro Grau em MMSS e Tronco. 45 dias ps trauma, ps enxertia

COMO SOCORRER VTIMAS DE QUEIMADURAS ?

Para tratar de queimaduras, em geral, mantenha a vtima deitada. Lave bem as mos antes de tratar das queimaduras, para no provocar infeces. corte todas as roupas que esto perto das regies queimadas No desloque ou retire a roupa que ficou sobre as queimaduras, para no aumentar as feridas.

Cubra as feridas com gaze ou com um pano limpo, sem apertar, umedecendo continuamente. No use outro tipo de material, porque pode grudar e piorar ainda mais o estado da vtima. Nunca fure as bolhas nem toque na parte queimada. Isto poder causar uma infeo e poder piorar o estado da vtima. Se a vtima estiver consciente, d-lhe de beber bastante gua (de preferncia com sal) e providencie ajuda mdica.

OBS : NO APLICAR NENHUMA SUBSTNCIA SOBRE A QUEIMADURA. (como graxa, manteiga, pasta de dente ou qualquer outra produto.)

Queimaduras por substncias Qumicas: (tintas, cidos, etc.)

Antes de cuidar dos ferimentos, preciso molhar todas as peas de roupa que estejam impregnadas pela substncia para removlas sem causar maiores danos. Isso porque o contato com a roupa pode gerar novas queimaduras.

OBS : IMPORTANTE: No use gua em sdio, ltio, potssio na forma seca.

Depois, devemos lavar o local queimado com gua em abundncia, durante 10 ou 15 minutos, para que no reste qualquer resduo da substncia qumica e, em seguida, proteger as feridas com gaze ou pano limpo.
A Queimadura no olhos um caso muito especial. A ao deve ser rpida, para evitar a perda parcial ou total da viso. Neste caso, devemos lavar o olho da vtima com bastante gua.

Eletrocusso

pelo corpo . A severidade do trauma depende do tipo de corrente, energia aplicada, resistncia, durao do contato e caminho percorrido Sinais e Sintomas: Queimaduras, fraturas, Feridas, parada respiratria , parada cardio respiratria.

Conceito: Corrente eltrica

Voc Sabia ? Que ...


... Dos acidentes ocorridos com eletricidade no Brasil : 11% so fatais; 85 % das causas so classificadas como atos inseguros; 82 % dos acidentados no tinham conhecimento sobre eletricidade; 30 % dos acidentes ocorrem nas residncias.

Atue sobre as causas, no sobre as conseqncias


Vtima de Eletrocusso

Conseqncias do Choque eltrico :

Morte; Parada Respiratria; Fibrilao Ventricular do corao; Queimaduras; Convulses; Problemas Mentais; Perda de Memria; Problemas Renais; Contraes Musculares e outros.

O que Fazer ?

Desligue a energia responsvel pelo choque eltrico; O Suporte Bsico de Vida vtima somente podero ser realizados, aps se ter certeza de que a energia eltrica foi desligada; A vtima dever ser examinada (avaliao primria), na ausncia de pulsao e respirao, devero ser iniciados os procedimento de RCP; A vtima deve ser levada ou hospital, imediatamente( durante o trajeto devero ser mantidos os procedimentos de RCP; O hospital dever ser informado sobre a ocorrncia do choque eltrico, para que possam ser providenciados os cuidados necessrios ao atendimento vtima (desfribrilador ventricular DEA, oxignio, etc).

ACIDENTES POR ANIMAIS PEONHENTOS

Consideramos os envenenamentos produzidos ativamente por picadas ou mordeduras de animais dotados de glndulas secretoras e aparelho inoculador de veneno.

PRINCIPAIS SERPENTES VENENOSAS DO BRASIL

JARARACA (Bothrops): Possui fosseta loreal, tendo a extremidade da cauda com escamas lisas e cor geralmente parda. responsvel por 90% dos acidentes. Algumas espcies so mais agressivas, encontram-se geralmente em locais midos.
CASCAVEL (Crotalus): Possui fosseta loreal, a extremidade da cauda apresenta guizo ou chocalho e cor amarelada. responsvel por 9% dos acidentes. Essas serpentes so menos agressivas que as Jararacas e encontram-se geralmente em locais secos. SURUCUCU (Lachesis): Possui fosseta loreal, a extremidade da cauda possui escamas eriadas e cor alaranjada com desenhos pretos no dorso. Encontrada em regies de florestas tropicais (Amaznia e Zona da Mata). CORAL VERDADEIRA (Micrurus): No possui fosseta loreal (Ateno Ausncia de fosseta loreal caracterstica de no venenosas. As corais so exceo). responsvel por 1% dos acidentes, principalmente devido s pequenas dimenses da boca e por ser encontrada em tocas, hbitos subterrneos. Essas serpentes no so agressivas.

SINTOMAS

Dor no local e intensa; Nuseas e vmitos; Queda das plpebras (ptose palpebral); Dificuldades respiratrias; Distrbios visuais; Inchao, hematomas e bolhas no local; Torpor e inconscincia.

PROCEDIMENTOS

Lave o local da picada com gua e sabo; Mantenha a vtima deitada, evite que ela se movimente para no favorecer a absoro do veneno; Mantenha o membro lesado em nvel inferior ao do corao para retardar a difuso do veneno; No faa torniquete, impede a circulao do sangue, voc pode causar gangrena ou necrose; No fure, no corte, no queime, no esprema e no faa suco com a boca. No d pinga, querosene ou outra coisa qualquer, no aplique folhas, p de caf, terra, etc.; Leve se possvel o animal vivo, morto ou identifique-o para facilitar o diagnstico; Cuidado com a cobra morta, o efeito do veneno ainda continua ativo por mais de 20 minutos; Leve a vtima imediatamente ao hospital de referencia (HR) para que possa receber o soro antiofdico em tempo.

REMOO DE ACIDENTADOS
Como regra bsica, no se deve mover uma vtima do local do acidente at que todo o processo de remoo tenha sido devidamente organizado. No entanto, a remoo dever ser feita se:

Houver perigo de incndio; Houver materiais perigosos ou explosivos; Local do acidente oferecer perigo vitima ou ao socorrista; A ambulncia no pode chegar ao local;

REMOES NO EMERGNCIAIS
Todas as partes atingidas do corpo da vtima devem ser imobilizadas e devero estar devidamente protegidas durante todo o percurso do transporte. Por outro lado, o socorrista dever, tambm, precaver-se, usando os seguintes princpios para todas as remoes no emergenciais:

TCNICAS DE TRANSPORTE DE ACIDENTADOS

Transporte cadeirinha Transporte apoio Transporte pelas extremidades Transporte macaquinho transporte de colo Transporte de arrasto pela camisa Transporte de arrasto pelo lenol

Vous aimerez peut-être aussi