Vous êtes sur la page 1sur 55

INTEMPERISMO E GNESE DE SOLOS

Processos de formao-intemperismo

Conjunto de processos mecnicos, qumicos e biolgicos que


ocasionam a desintegrao e decomposio das rochas.

A rocha, depois que se altera, recebe o nome de regolito ou manto


de intemperizao

Fatores de efetivao dos processos intempricos: O grau de diaclasamento das rochas;

Condies climticas;
Cobertura Vegetal; Relevo; Durao da ao qumica.

INTEMPERISMO FSICO OU MECNICO


Variao da temperatura - Os corpos sofrem variaes no volume devido a temperatura. Os coeficientes de dilatao so diferentes devido variedade de minerais que formam as rochas. Num mesmo mineral h geralmente mudanas no coeficiente. A variao da temperatura produzida pela insolao durante o dia e resfriamento a noite pode ser bastante grande. Na zona da Caatinga na Bahia foram observados os seguintes dados:
Natureza Temperatura da atmosfera Temperatura do Norito (rocha preta) Temperatura do Gnaisse (rocha clara) 17 horas (dia) C 36 63 55 5 horas (manh) C 22 26 23

Num poliedro a desagregao mecnica ocorre de forma


diferente. Ocorre um maior aquecimento nos vrtices (V), seguido pelas arestas (A) e por fim no meio das faces (F). Com isto teremos um maior desgaste mecnico de vrtices

e aresta, levando a formao de slidos arredondados


denominados, de acordo com seu tamanho, de mataces. Estes mataces passam por um processo de

desgaste superficial e comeam a se descamar em


cascas concntricas, semelhantes a uma cebola. Esta feio denominada de Esfoliao esferoidal.

Cristalizao de sais - Nos climas ridos e semi-ridos (pouca chuva), os sais das rochas solveis em gua no so carreados para as drenagens. Estes sais so trazidos a superfcie pela pouca gua que ocasionalmente percola. Estes sais quando precipitados em fendas tendem a alargar estas fendas e promovem a desagregao das rochas. Marmitamento buracos que aprecem no leito dos rios produzidos pelas guas turbilhonares. Estes buracos aparecem logo aps uma cachoeira, ou ento,quando a rpido desnvel sendo, no entanto, o leito do rio de rocha dura e compacta. No fundo das marmitas encontram-se seixos e areia que so responsveis pela eroso. As cavidades ou buracos de forma circular so designadas de marmitas torrenciais.

Congelamento - A gua ao congelar expande-se em 9% do seu volume. Assim a gua nas fendas e poros das rochas ao sofrer congelamento se expande e com o processo repetitivo de congelar/ descongelar promove a desagregao da rocha. Este tipo de intemperismo de pouca importncia no Brasil. Comportamento do fenmeno em vrias rochas, com diferentes graus de porosidade:
Rocha Arenito decomposto Arenito cimentado Calcrio Mrmore Porosidade do volume em % 25 5 30 0,2 (A) 3 vezes 43 vezes 1 vez 100 vezes 2,7g 0,3g 0,9g 0,05g (B)

(A) Numero de vezes que a rocha deve ser congelada e descongelada para que apaream as primeiras fendas. (B) Quantidade em grama por m2 de detritos originadas, cada vez que a rocha sofre o congelamento da gua retida nos poros.

INTEMPERISMO FSICO-BIOLOGICOS

A presso do crescimento das razes vegetais pode provocar a desagregao de uma rocha (fenmeno facilmente visvel nas

calcadas arborizadas de nossas ruas), desde que esta possua fendas


por onde penetrem as razes, e desde que a resistncia oferecida pela rocha seja muito grande. A presso osmtica do protoplasma pode provocar a ruptura das rochas. Tambm as atividades de vrios animais, como minhocas, formigas, cupins e roedores que constroem buracos, fazem com que o solo seja afofado, mais facilmente removido, facilitando tambm a penetrao de outros agentes na decomposio das rochas.

INTEMPERISMO QUMICO
Dissoluo dos minerais que compem as rochas, a partir de processos de hidratao e hidrlise (quebra das estruturas cristalinas), ou oxidao (Fe, Mg, S orgnicos e inorgnicos) ou reduo ou carbonatao (cido carbnico). Ocorre completa mudana das propriedades fsicas e qumicas, aumentando o volume dos componentes minerais formados secundariamente, quando

comparados com os minerais primrios.


Atua sobre aproximadamente 6 tipos de rochas, compostas por 8 a 10 grupos minerais

Processo bsico de atuao:

GUA DA CHUVA - PRESENA DE CO2 (G s C arbnico)

DISSOL VIDO NA GUA ORIGINA O CIDO C ARBONICO (H2CO3)

Si O2 - lixivia Al2 O3 Fe O Fe2 O 3 Ca O - lixivia Mg O - lixivia K2 O - lixivia Na2 O - lixivia P2 O 5 - lixivia Ti O2 - lixivia

O principal mineral dos argilo - minerais a slica (SiO2). O melhor Ph para a laterizao entre 8 e 9, pois a slica lixiviada, ficando a alumina no solo. Dependendo do Ph a slica e o alumnio entra em contato, ou seja dependendo da remoo dos metais alcalinos e alcalinos terrosos e do Ph da soluo intemperizante, forma-se os Argilo - minerais, tais como: caolinita, montmorilonita, ilita, vermiculita. Lateritos: significa que o solo ter uma cor avermelhada, solos ricos em Fe e Al (sendo branco-bauxita), com predomnio de uma estao seca e uma estao chuvosa. Laterizao: a lixiviao dos alcalinos e alcalinos terrosos, atravs do intemperismo, ficando o Fe e o Al concentrado no solo. Bauxita: processo de intemperismo onde tem-se a concentrao de Al.

LATERIZAO

Concentrao - lateritas ricas em hidrxidos de Fe e Al

Depsitos laterticos Minrio de Ferro

Estgio de evoluo intemprica de uma rocha (formao do solo): 1. ataque qumico aos feldspatos, perdendo o brilho, mas a textura conservada; 2. os minerais aparecem totalmente decompostos. Percebesse a textura da rocha; 3. decompe-se totalmente a rocha, desaparecendo a textura.

O clima pode agir: diretamente a partir da gua (chuva) e calor (temperatura e umidade); indiretamente determinando a flora e fauna sob a forma de matria orgnica.
Intemperizao em determinadas Regies Climticas - Climas frios: reduo dos processos hidrolticos com formao de solos esquelticos, pobres em argilas. Nas regies frias h maior acumulo de matria orgnica, devido a menor velocidade de decomposio; - Climas tropicais e sub-tropicais: formao de lateritas. Hidrlise e oxidao intensa, os minerais silicatados so destrudos rapidamente. Migrao da slica e concentrao dos hidrxidos de Fe e Al. Obs: os feldspatos decompem-se para formar argilas; - Climas semi-ridos: os gros de quartzo e de feldspato so desagregados por esforos devido a uma fraca hidratao dos feldspatos; - Climas temperados: solos ricos em argilo-minerais.

CONCEITO DE SOLO

De acordo com a pedologia (pedon = solo + logia = estudo), ... solo a coleo de corpos naturais dinmicos, que contm matria viva e resultante da ao do clima e da biosfera sobre a rocha, cuja

transformao em solo se realiza durante certo tempo


e influenciada pelo tipo de relevo (LEPSCH, 2002).

FATORES DE FORMAO DO SOLO

- Clima;
- organismos; - Material de origem;

- Relevo e
- Tempo.

Material de origem-rochas

...um agregado natural, formado de um ou mais


minerais, que constitui parte essencial da crosta terrestre e nitidamente individualizado.

gneas ou magmticas: intrusivas (ex. granito);


extrusivas (basalto);

Metamrficas: ex. quartzito e ardsia; Sedimentares: ex. arenitos e argilitos (LEINZ e AMARAL,
2001).

Material de Origem

O relevo e a distribuio da gua

Relevo

Tempo

Perfil e horizontes do solo

...horizonte uma seo de constituio mineral ou


orgnica, geralmente paralela superfcie, que
possui propriedades geradas por processos formadores do solo. O conjunto de horizontes e/ou camadas que vo desde a superfcie at a rocha denominado perfil do solo. Apresenta basicamente

quatro horizontes principais: O, A, E, B e C (LEPSCH,

2002).

Perfil do solo

Caractersticas morfolgicas dos horizontes Cor: geralmente depende dos diversos estgios de hidratao dos xidos frricos Fe23+ O32- e do grau de oxidao. Cor vermelha baixa hidratao; Cor amarela mais hidratada; Cor cinza homognea bem inundados; Cor mosqueada associado ao fenmeno da gleizao. Obs: em campo utiliza-se a escala de Munsell

Textura: refere-se proporo relativa das

fraes granulomtricas que compem a massa do solo. Em campo a avaliao feita atravs do tato molhando com um pouco de gua a amostra. -A areia provoca a sensao de aspereza; -O silte de sedosidade; -A argila de pegajosidade. Para a identificao das classes generalizadas de texturas de solos, utilizasse o Manual de mtodos de anlise de solos (EMBRAPA, 1997);

Estrutura: a agregao das partculas primrias do solo em unidades estruturais composta, separada entre si pelas superfcies de fraqueza. A estrutura definida pela forma, tamanho e grau de desenvolvimento podendo ser: - Prismtica e Colunar; - Blocos Angulares e Subangulares; - Granular ou em Grumos; - Laminar.

Porosidade: o volume do solo ocupado

pela gua e pelo ar. Em campo determinada pelo tamanho e quantidade de macroporos. Cerosidade: o aspecto um tanto brilhoso e ceroso que ocorre por vezes na superfcie das unidades de estruturas. Consistncia: a fora fsica de coeso e adeso entre as partculas do solo, conforme a variao dos graus de umidade. Plasticidade: grau de deformao da amostra conforme a sua umidade.

Classes de Solos

Vous aimerez peut-être aussi