Vous êtes sur la page 1sur 46

FILOSOFIA E EDUCAO CRIST: UM CAMINHO AO DESESPERO OU COMPREENSO?

Cuidado que ningum vos venha a enredar com sua filosofia (Colossenses 2:8). O conselho de Paulo tem feito com que muitos cristos, incluindo os adventistas do stimo dia, abriguem um temor anormal da filosofia. Quando um telogo do segundo sculo perguntou Que tem Atenas a ver com Jerusalm?devemos estar atentos contra o vaguear nos labirintos da filosofia, eles podem ter desejado transmitir um alerta contra os movimentos emergentes na histria da igreja. O prprio Paulo faz aluso a um motivo importante para sua preocupao.

Em seus dias, os gregos apologistas e partidrios da filosofia representavam verdadeira ameaa ao desenvolvimento do cristianismo. O apstolo teve de emitir uma advertncia espiritual e teolgica igreja em Colossos: Cristo no negocivel, porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Tambm, nEle, estais aperfeioados. Ele o cabea de todo principado e potestade (Colossenses 2:9 e 10).

Ao mesmo tempo em que a educao crist, incluindo educadores e educandos, deva estar fundamentada e arraigada em um compromisso cristocntrico, no deve deixar de reconhecer que funciona em um mundo cujo comprometimento filosfico e atividade acadmica podem estar em desacordo com a perspectiva crist. Diante de tal desacordo, tanto professores quanto estudantes no podem se dar ao luxo de esconder-se como avestruz.

Na verdade, a escola crist tem uma obrigao para com seus alunos e com a comunidade em que est inserida, na busca do resultado mais positivo possvel no processo de aprendizado, a fim de preparar os alunos para enfrentarem tanto as questes sutis como as bvias que a filosofia suscita na vida e aprendizado dirios. J o aluno, por sua vez, parte ativa nesse processo, no qual deve participar conscientemente.

Ser possvel cumprir essa obrigao? Eu acredito que sim, desde que: (1) dispensemos alguns mitos tradicionais sobre a filosofia, (2) compreendamos a natureza e funo da filosofia, e (3) desenvolvamos uma viso de mundo crist dentro da qual possamos prosseguir nesta jornada intelectual.

Livre-se dos mitos

Um dos mitos tradicionais que alguns cristos desenvolveram quanto filosofia que a f e a razo so incompatveis. Mas tanto a f como a razo so ddivas de Deus ao ser humano e qualquer incompatibilidade percebida entre elas no est fundamentada na revelao bblica. O Criador convida: Vinde, pois, e arrazoemos (Isaas 1:18) e o prprio Deus tambm descreve a f nEle como essencial para nosso relacionamento com Ele (ver Hebreus 11:6 e Romanos 1:17). (Kant, no livro a Crtica da Razo Pura).

A f crist ressalta o fato de que quando Deus criou os seres humanos Sua imagem (Gnesis 1:16), Ele partilhou com eles Sua criatividade, que logicamente implica uma capacidade racional. O raciocnio humano pode com freqncia mostrar-se falho ou degenerado, mas isso no significa que no tenha funo na vida crist. Certamente, mesmo a vida religiosa de um cristo deve ser vivida, explicada e partilhada com um mundo que usa ferramentas fabricadas por meio do raciocnio. Parte do propsito da educao crist desenvolver ao mximo a capacidade racional

Portanto, h uma ligao entre razo e f ambas so ddivas de Deus, e devem ser exercidas na educao crist. As Escrituras ordenam que desenvolvamos nossa mente naturalmente, crescer em conhecimento faz parte do processo de santificao (II Pedro 1:5-7). Sendo que a f crist requer a transformao da mente (Romanos 12:2), ento ela no anula a mente nem a razo, mas as transforma de modo que a mente humana funcione com o auxlio da iluminao divina. Esta uma tarefa que unicamente a f pode realizar e alcanar.

O segundo mito, que alguns cristos acariciam, que o crescimento intelectual prejudica a f crist. Mas, na realidade, um cristo culto pode ser um indivduo mais bem informado e um eficiente comunicador. Embora a maior parte dos discpulos de Jesus fossem incultos, mostrando que Deus pode usar qualquer pessoa que desejar; homens como Moiss, Daniel e Paulo ilustram o poder das pessoas cultas que se submetem s reivindicaes da f. Ser santificado no significa ser ignorante.

Um terceiro mito a percepo de que h uma distino entre o que sagrado e o que secular, e que devemos viver essa distino. Uma compreenso mais ampla da f crist requer que embora vivamos em meio ao que secular, devemos servir de mediadores do sagrado ao povo secular, a fim de podermos melhor compreender, apreciar e captar a dinmica e o senso de realizao encontrados no sagrado. Deus o Deus tanto do altar como do laboratrio, e o cristo no deve subestimar o primeiro, nem superestimar o segundo.

No devemos separar o sagrado do secular a ponto de restringir a religio ao corao e a educao mente. O perigo oculto do secular pensar e viver como se Deus no existisse. A f ordena enfrentar esse perigo em seu prprio territrio e vencer seus ardis. Para fazer isso, a f precisa manter em seu foco mais ntido a habilidade de raciocinar, doada por Deus. Vivemos no mundo, mas no somos parte dele. O mundo tanto nossa moradia como nossa misso.

Entenda o que a filosofia faz

Questionar a ocupao da filosofia e tambm sua ferramenta. A filosofia aproveita toda oportunidade para esquadrinhar, instigar, duvidar, analisar e buscar. O alvo de seu questionamento buscar significado e coerncia. Morris observa: A funo do filsofo fazer perguntas que sejam relevantes ao tpico em estudo, que realmente exijam respostas, no meras reflexes, perguntas cujas respostas realmente faam diferena no modo em que vivemos e trabalhamos.

Toda filosofia se preocupa com trs perguntas bsicas: o que a realidade? O que a verdade? O que bom? A primeira se relaciona ontologia e metafsica, o estudo da realidade e existncia dos seres. O que constitui a realidade? A existncia humana real? A rvore que vemos faz parte da realidade? Ou a idia caracterstica da rvore ou do ser humano tem precedncia sobre a compreenso da realidade? Como diz Schaeffer: Nada que seja digno de ser chamado filosofia pode deixar de lado o fato de que as coisas existem e existem em sua presente forma e complexidade.

A segunda rea de interesse na filosofia a epistemologia. Como sabemos se uma coisa verdadeira ou no? Aquilo que verdade sempre verdade? Quais so as condies e limitaes do conhecimento? Como seres humanos somos responsveis pela criao, certificao e verificao da verdade? A verdade relativa ou absoluta? A terceira rea de preocupao da filosofia a tica. O que bom? O que define a conduta adequada? Existe uma norma para o comportamento? Esta objetiva, subjetiva, relativa ou absoluta, universal ou particular? Qual a origem desta norma a tradio, costumes sociais, prticas atuais, a vontade do poder, situao, ou religio em vigor? Ela est valorizando um processo condicional?

A resposta da filosofia a estas perguntas depende da viso de mundo que a pessoa adota. Se voc fosse um seguidor de Plato, por exemplo, sua cosmoviso estaria relacionada ao idealismo a crena de que a realidade consiste no mundo de idias. Usando este conceito, um idealista seria capaz de definir o que constitui a realidade, a verdade e a tica. Mas se a sua viso de mundo for a de um materialista, evolucionista ou existencialista, sua percepo da realidade e da verdade seria bem diferente.

Como deve um cristo relacionar-se com a filosofia?

Em primeiro lugar, sempre vantajoso para um cristo compreender as complexidades das vrias filosofias, seus pontos de vista, sua metodologia, suas concluses e seu desafio para a vida crist intelectual e religiosa. Paulo descobriu que o Arepago no foi um empecilho, mas um motivador para a melhor compreenso e proclamao de sua f (ver Atos 17:22-34; I Corntios 2:1-7). Em segundo lugar, o cristo deve desenvolver uma cosmoviso que lhe prover um fundamento adequado sobre a qual se firmar, para estabelecer um dilogo significativo e assim testemunhar ao mundo secular.

Desenvolvendo uma viso crist de mundo

Ao lidar com filosofia, os cristos devem evitar os perigos gmeos: capitulao e indiferena. Por um lado, podero ser tentados a ceder aos ataques filosficos e sentir-se compelidos a reinterpretar ou rejeitar as reivindicaes de sua f religiosa. Por outro lado, podero esquivar-se de fazer ou de responder perguntas crticas. Embora a capitulao possa destruir o compromisso religioso da pessoa, o pnico torna ineficaz o seu testemunho religioso. Em vez disso, o cristo tem a responsabilidade de lidar de modo eficaz com as perguntas que a filosofia sugere e prover respostas dignas de crdito da perspectiva de uma viso crist de mundo. Schaeffer coloca isso de forma objetiva:

O cristianismo tem a oportunidade de expor claramente o fato de que sua resposta contm exatamente o elemento que tem desanimado o homem moderno: a unidade de pensamento. Ele prov uma resposta unificada para a vida em sua totalidade. bem verdade que o homem ter de renunciar seu racionalismo, mas ento, baseado no que pode ser debatido, ele tem a possibilidade de recuperar sua racionalidade.

Enquanto os filsofos encontram sua unidade de pensamento em seu preferido ponto de partida a mente, a matria, a existncia, o materialismo, a linguagem, a classe etc. aonde vamos para desenvolver uma viso crist de mundo? Sem pretender ser exclusivo nem exaustivo, sugerimos trs teis afirmaes bsicas sobre a f. Estas afirmaes so integrais quanto natureza, universais quanto ao mbito, bblicas quanto origem, e no negociveis quanto ao compromisso.

Deus a realidade suprema.

No princpio Deus (Gnesis 1:1 NVI). Nisso se encontra o fundamento da viso crist de mundo. Porque Deus Eu sou. Sem Ele, nada existe. NEle vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17:28 NVI). Para o cristo, Deus, como Pessoa, o que constitui a realidade suprema. Ele a causa e o projetista da Criao. Suas atividades tm estrutura, propsito, e ordem. Como afirma Schaeffer: A fora do sistema cristo seu teste decisivo que todas as coisas se encaixam sob o pice do Deus existente, pessoal e infinito, e este o nico sistema no mundo inteiro onde isso verdade. Nenhum outro sistema tem um pice sob o qual tudo se encaixa Sem perder sua prpria integridade, o cristo pode ver todas as coisas se encaixando no lugar abaixo do pice cristo da existncia do Deus pessoal e infinito.

Sabemos porque Ele nos revelou.

Uma segunda dimenso da viso de mundo crist que o conhecimento humano est baseado na revelao de Deus atravs da natureza e das Escrituras Sagradas. Por esta razo, estudamos a natureza e seu curso na histria e na experincia dentro do contexto da criao da natureza por Deus e de Sua ao na mesma. A mente crdula discerne as obras de Deus na beleza e mistrio da natureza, sondando este e louvando aquela. O

O cristo tambm aceita a Bblia como o alicerce epistemolgico de sua viso de mundo. Isso significa que nenhuma interpretao de significado mximo pode ser feita sem revelao bblica. Faltando a perspectiva que ela nos d, as coisas do mundo so simplesmente objetos separados, os eventos do mundo so meras coincidncias no interrelacionadas, e a vida unicamente uma frustrante tentativa de obter o mximo significado em trivialidades insignificantes.

Aceitar a Palavra de Deus como uma fonte epistemolgica no significa que consideramos a Bblia como uma espcie de enciclopdia divina. Significa, no entanto, que cremos que ela aborda as importantes questes da vida: quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Qual o significado da histria? Qual minha funo na sociedade? A Bblia tem alguma coisa a dizer sobre estas e outras questes decisivas da existncia e do destino, e por isso a viso crist de mundo deve levar em considerao o que ela diz, mesmo ao se deparar com a posio de outros sistemas.

23

OS SOFISMAS (AULA DIA 14/08/10 PROVA SLIDE 24 AO 46) Sofisma um raciocnio errado, que se apresenta com as aparncias de verdade. O erro no sofisma pode provir das palavras, bem como das idias, chamando-se sofismas de palavras ou sofismas de idias. Os sofismas de palavras se fundamentam na identidade aparente de certas palavras e so: Equvocos - que consiste em tomar uma mesma palavra em vrios sentidos diferentes, no mesmo raciocnio. Confuso do sentido composto e do sentido dividido, quando se toma separadamente aquilo que s pode ser considerado no todo ou quando se toma no todo o que s verdadeiro tomado em partes. Metforas - consiste em tomar a figura pela realidade; esse erro freqente quando raciocinamos sobre coisas espirituais, pois, como necessitamos servir-nos de imagens sensveis para exprimir as verdades espirituais, facilmente essas imagens substituem causa, tornando-se forte em erros. Os sofismas de idias - so os provenientes, no das expresses mas da idia expressa ou das coisas figuradas pela palavra; dividem-se em sofismas de induo e sofismas de deduo.

FILOSOFIA

CRIST

As Caractersticas Filosficas do Cristianismo No h propriamente uma histria da filosofia crist, assim como h uma histria da filosofia grega ou da filosofia moderna, pois no pensamento cristo, o mximo valor, o interesse central, no a filosofia, e sim a religio. Entretanto, se o cristianismo no se apresenta, de fato, como uma filosofia, uma doutrina, mas como uma religio, uma sabedoria, pressupe uma especfica concepo do mundo e da vida, pressupe uma precisa soluo do problema filosfico. o tesmo e o cristianismo. O cristianismo fornece ainda uma - imprescindvel - integrao filosofia, no tocante soluo do problema do mal, mediante os dogmas do pecado original e da redeno pela cruz. E, enfim, alm de uma justificao histrica e doutrinal da revelao judaico-crist em geral, o cristianismo implica uma determinao, elucidao, sistematizao racional do prprio contedo sobrenatural da Revelao, mediante uma disciplina especfica, que ser a teologia dogmtica.

Caractersticas Gerais do Pensamento Cristo Foi conquistada a cidade que conquistou o universo. Assim definiu So Jernimo o momento que marcaria a virada de uma poca. Era a invaso de Roma pelos germanos e a queda do Imprio Romano. A avalancha dos brbaros arrasou tambm grande parte das conquistas culturais do mundo antigo. A Idade Mdia inicia-se com a desorganizao da vida poltica, econmica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos brbaros. Depois vieram as guerras, a fome e as grandes epidemias. O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuio da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenas e supersties.

O perodo medieval no foi, porm, a "Idade das Trevas", como se acreditava. A filosofia clssica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. O aristotelismo dissemina-se pelo Oriente bizantino, fazendo florescer os estudos filosficos e as realizaes cientficas. No Ocidente, fundam-se as primeiras universidades, ocorre a fuso de elementos culturais greco-romanos, cristos e germnicos, e as obras de Aristteles so traduzidas para o latim. Sob a influncia da Igreja, as especulaes se concentram em questes filosfico-teolgicas, tentando conciliar a f e a razo. E nesse esforo que Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino trazem luz reflexes fundamentais para a histria do pensamento cristo.

A Filosofia Medieval e o Cristianismo Ao longo do sculo V d.C., o Imprio Romano do Ocidente sofreu ataques constantes dos povos brbaros. Do confronto desses povos invasores com a civilizao romana decadente desenvolveu-se uma nova estruturao europia de vida social, poltica e econmica, que corresponde ao perodo medieval. Em meio ao esfacelamento do Imprio Romano, decorrente, em grande parte, das invases germnicas, a Igreja catlica conseguiu manter-se como instituio social mais organizada. Ela consolidou sua estrutura religiosa e difundiu o cristianismo entre os povos brbaros, preservando muitos elementos da cultura pag greco-romana.

Apoiada em sua crescente influncia religiosa, a Igreja passou a exercer importante papel poltico na sociedade medieval. Desempenhou, por exemplo, a funo de rgo supranacional, conciliador das elites dominantes, contornando os problemas da fragmentao poltica e das rivalidades internas da nobreza feudal. Conquistou, tambm, vasta riqueza material: tornou-se dona de aproximadamente um tero das reas cultivveis da Europa ocidental, numa poca em que a terra era a principal base de riqueza. Assim, pde estender seu manto de poder "universalista" sobre diferentes regies europias.

Conflitos e Conciliao entre a F e Saber No plano cultural, a Igreja exerceu amplo domnio, tranando um quadro intelectual em que a f crist era o pressuposto fundamental de toda sabedoria humana. Em que consistia essa f? Consistia na crena irrestrita ou na adeso incondicional s verdades reveladas por Deus aos homens. Verdades expressas nas Sagradas Escrituras (Bblia) e devidamente interpretadas segundo a autoridade da Igreja. "A Bblia era to preciosa que recebia as mais ricas encadernaes" .

De acordo com a doutrina catlica, a f representava a fonte mais elevada das verdades reveladas - especialmente aquelas verdades essenciais ao homem e que dizem respeito sua salvao. Neste sentido, afirmava Santo Ambrsio (340-397, aproximadamente): Toda verdade, dita por quem quer que seja, do Esprito Santo . Assim, toda investigao filosfica ou cientfica no poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela f catlica. Segundo essa orientao, os filsofos no precisavam se dedicar busca da verdade, pois ela j havia sido revelada por Deus aos homens. Restava-lhes, apenas, demonstrar racionalmente as verdades da f.

No foram poucos, porm, aqueles que dispensaram at mesmo essa comprovao racional da f. Eram os religiosos que desprezavam a filosofia grega, sobretudo porque viam nessa forma pag de pensamento uma porta aberta para o pecado, a dvida, o descaminho e a heresia (doutrina contrria ao estabelecido pela Igreja, em termos de f). Por outro lado, surgiram pensadores cristos que defendiam o conhecimento da filosofia grega, na medida em que sentiam a possibilidade de utiliz-la como instrumento a servio do cristianismo. Conciliado com a f crist, o estudo da filosofia grega permitiria Igreja enfrentar os descrentes e demolir os hereges com as armas racionais da argumentao lgica. O objetivo era convencer os descrentes, tento quanto possvel, pela razo, para depois faz-los aceitar a imensido dos mistrios divinos, somente acessveis f.

racionais da argumentao lgica. O objetivo era convencer os descrentes, tento quanto possvel, pela razo, para depois faz-los aceitar a imensido dos mistrios divinos, somente acessveis f. Entre os grandes nomes da filosofia catlica medieval destacam-se Agostinho e Toms de Aquino. Eles foram os responsveis pelo resgate cristo das filosofias de Plato e de Aristteles, respectivamente. "Tomai cuidado para que ningum vos escravize por vs e enganadoras especulaes da "filosofia", segundo a tradio dos homens, segundo os elementos do mundo, e no segundo Cristo." (So Paulo).

OS PRECEDENTES DO CRISTIANISMO

Os fatores histricos do cristianismo so: em primeiro lugar, a religio israelita; em segundo lugar, o pensamento grego e, enfim, o direito romano. De Israel o cristianismo toma o tesmo. o ( o teismo crena de que a base de todas as coisas , em ultima anlise, uma realidade nica e suprema que a fonte de tudo fora de si mesma, mas que no depende delas para sua existncia. Esta realidade completa, perfeita e pessoal, e, por consequncia, digna de adorao sem qualificaes. O cristianismo ortodoxo , portanto, teistico. V Deus como imanente, presente no mundo, e transcendente.) um privilgio nico deste povo pequeno, obscuro e desprezado; os outros povos e civilizaes, ainda que poderosos e ilustres, so, religiosamente, politestas, ou, no mximo dualistas ou pantestas. De Israel toma o cristianismo, tambm, o conceito de uma revelao e assistncia especial de Deus. Da a idia de uma histria, que desenvolvimento providencial da humanidade, idia peculiar ao cristianismo e desconhecida pelo mundo antigo, especialmente pelo mundo grego.

Na revelao crist filosoficamente fundamental, bsico, o conceito de uma queda original do homem no comeo da sua histria, e tambm o conceito de um Messias, um reparador, um redentor. Conceitos indispensveis para explicar o problema do mal, racionalmente premente e racionalmente insolvel. No entanto, o mundano e carnal Israel resistiu tenaz e longamente a esta idia de uma radical misria humana -, e, por conseqncia, idia de uma moral asctica. Idolatrou a vida longa e prspera, as riquezas da natureza e a prosperidade dos negcios, as satisfaes conjugais e domsticas, o estado autnomo e privilegiado, o poder e a glria - at esquecer-se de Deus.

Perseguiu os Profetas, que o chamavam ao temor de Deus e penitncia, e recalcitrou contra os flagelos com que Jeov o castigava, at que Israel, ainda que contra a sua vontade, foi submetido sujeio e renncia, tendo adquirido, atravs de dolorosas experincias, o triste sentido da vaidade do mundo. A soluo integral do problema do mal viria unicamente do mistrio da redeno pela cruz - necessrio complemento do mistrio do pecado original.

Quanto ao pensamento grego , deve-se dizer que entrar no cristianismo como sistematizador das verdades reveladas, e como justificador dos pressupostos metafsicos do cristianismo; no, porm, como elemento constitutivo, essencial e caracterstico, porquanto este hebraico e cristo. E quanto ao direito romano, deve-se dizer que entrar no cristianismo como sistematizador do novo organismo social, a Igreja, e no como constitutivo de seus elementos essenciais e caractersticos, que so prprios e originais do cristianismo.

A Soluo do Problema do Mal No h dvida de que o problema do mal foi o escolho contra o qual debalde se bateu a grande filosofia grega, como qualquer outra filosofia, visto ser o mal um problema racionalmente insolvel. Que coisa , pois, precisamente este mal, que tem o poder de tornar teoricamente inexplicvel a realidade, e praticamente dolorosa a vida? No , por certo, o mal assim chamado metafsico , a saber, a necessria limitao de todo ser criado: porquanto esta limitao nada tira perfeio dos vrios seres a eles devida por natureza, mas apenas aquela plenitude do ser, que pertence unicamente a Deus, rigorosamente, isto , teisticamente concebido como transcendente e criador, pois esse gnero de mal, no tesmo, plenamente explicvel.

Temos, pois, uma natureza, a natureza humana, que nos parece desordenada. A filosofia conhece a essncia metafsica dessa natureza humana, deve reconhecer-lhe tambm a desordem, mas ignora-lhe a causa. A filosofia certamente construtiva, metafsica; mas, chegada ao seu vrtice, deve tornar-se crtica, isto , deve reconhecer os prprios limites, porquanto no consegue resolver plenamente o seu problema, o problema da vida, precisamente por causa do mal. No pode, todavia, renunciar absolutamente soluo deste problema, j que, desta maneira, comprometeria tambm a sua maior conquista: Deus. antiga e famosa a objeo: de que modo concordar a absoluta sabedoria e poder de Deus com todo o mal que h no mundo, por ele criado? Deve-se entender, naturalmente, o mal fsico e moral, e este propriamente em relao ao homem.

O Pecado Original Se a filosofia impotente para resolver plenamente o seu prprio problema, h, porventura, outro meio a que pode o esprito humano razoavelmente recorrer para a soluo de um problema to premente? Apresenta-se a religio, e especialmente uma religio entre as religies, a qual nos fala de uma queda do homem no comeo de sua histria, e afirma esta verdade - bem como todo o sistema dos seus dogmas - como divinamente revelada.

Quanto possibilidade de uma queda do esprito, em geral, isto , quanto possibilidade do mal moral, do pecado, basta lembrar que o ser criado pode, por sua natureza, desviar-se da ordem: porquanto h nele algo de no-ser, de potncia , precisamente pelo fato de ser ele um ser criado. E o livre arbtrio proporciona-lhe o modo de realizar essa possibilidade, a saber, proporciona-lhe o modo de desviar-se efetivamente do ser, da racionalidade, enveredando pelo no-ser, pela irracionalidade. Quanto realidade de uma queda original do homem, remetemos ao fato da Revelao em que contida.

Da Escritura e da Tradio, garantidas pela interpretao da Igreja e sistematizadas pela teologia, evidencia-se, fundamentalmente, como o homem primignito no s teria possudo aquela harmonia natural , de que agora privado, mas teria sido outrossim elevado, como que por nova criao, ordem sobrenatural , com um conveniente conjunto de dons preternaturais . Noutras palavras, o homem teria participado com uma natureza extraordinariamente dotada da vida de Deus, teria gozado de uma espcie de deificao, no por direito, mas por graa. E evidencia-se tambm que - devido a uma culpa de orgulho contra Deus, cometida pelo primeiro homem, do qual, pela natureza humana, devia descender toda a humanidade - teria o homem perdido aquela harmonia e a dignidade sobrenatural, juntamente com os dons conexos.

H, portanto, uma enfermidade, uma debilitao espiritual e fsica na natureza humana, essencial desde o nosso nascimento, e que deve, por conseguinte, ser herdada. Basta, por exemplo, lembrar como, pela lei da hereditariedade, se podem transmitir deficincias materiais e, por conseqncia, tambm morais: deficincias que no dependem dos indivduos, visto que eles a sofrem. O pecado original, pois - que importa na privao da ordem sobrenatural, isto , na privao do nico fim humano efetivo, at ao sofrimento e concupiscncia, quer dizer, at vulnerao da prpria natureza - voluntrio e culpado em Ado, seria culpado em seus descendentes, enquanto no quiserem servir-se das misrias provindas do pecado original como estmulo para a Redeno, praticando o Cristianismo, ingressando na Igreja.

O aspecto da condio primitiva do homem, concernente elevao sobrenatural, por mais supereminente e central que seja no cristianismo, aqui no interessa. Com efeito, a elevao ordem sobrenatural sendo, por definio, gratuita , isto , no devida natureza humana, bem como a nenhuma natureza criada, a privao da mesma, provinda do pecado, no podia causar vulnerao em a natureza humana, nem a perda dos dons naturais. E, logo, no podia suscitar o problema do mal, que temos considerado insolvel pela filosofia.

A Redeno pela Cruz


Mas, que sentido tem o mal no mundo? Conseguiu o homem, mediante o pecado, frustrar o plano divino da criao? Ou o prprio mal soube Deus tirar, mediante uma divina dialtica, o bem e at um bem maior? o que explica um segundo dogma da revelao crist, o dogma da redeno operada por Cristo. Segundo este dogma, Deus, isto , o Verbo de Deus, a Segunda pessoa da Trindade divina, assume natureza humana, precisamente para reparar o pecado original e, por conseguinte, suas conseqncias naturais tambm.

Visto a ofensa feita a Deus pelo pecado ser infinita com respeito ao Infinito ofendido, Deus precisava de uma reparao infinita, que unicamente Deus podia dar. Sendo, porm, o homem que devia pagar, entende-se como o verbo de Deus assuma em Cristo a natureza humana. Para a Redeno, teria sido suficiente o mnimo ato expiatrio de Cristo, tendo todo ato seu um valor infinito, devido dignidade do operante. Ao contrrio, ele se sacrifica at morte de cruz. Fez isto para dar toda a glria possvel infinita majestade de Deus no reino do mal e da dor proveniente do pecado; , pois, a glria de Deus o fim ltimo de toda atividade divina.

Vous aimerez peut-être aussi