Vous êtes sur la page 1sur 39

REDAO

Alex Dax

A CONSTRUO DO TEXTO

DISSERTATIVOARGUMENTATIVO

Definio
DISSERTAR o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentao cientfica, o relatrio, o texto didtico, o artigo enciclopdico. Em princpio, o texto dissertativo no est comprometido com a persuaso e, sim, com a transmisso de conhecimentos. OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS, ao contrrio, tm finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto em questo. Quando o texto, alm de explicar, tambm persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Os Critrios de Avaliao no Concurso


A prova de redao valer 20(vinte) pontos no total; A Redao deve conter entre 30 linhas e mximo de 50 linhas; Dever ter pontuao igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos desta prova; Adequao s competncias e habilidades a seguir:

COMPETNCIAS E HABILIDADES Fidelidade ao tema e ao comando


- estabelecer relaes de sentido com o tema proposto; - estabelecer relaes com as ideias, as informaes, os dados citados em exemplos e/ou coletnea, caso apresentados no comando; - produzir um texto em concordncia com o tipo textual solicitado; - usar adequadamente recursos relacionados s diferentes estruturas de tipos de textos.

2. Organizao/sequenciao coerente de ideias - estabelecer conexes entre informaes do texto e do contexto; - sequenciar ideias coerentemente, usando, ou no, recursos coesivos e/ou argumentativos; - dispor coerentemente as ideias em pargrafos; - usar adequadamente elementos que assinalam a continuidade e a progresso de sentido; - evitar ambiguidades nos encadeamentos textuais; - dominar a correlao entre tempos e modos verbais; - empregar palavras com adequao (ausncia de contradio, impreciso e ambiguidade no uso das palavras).

3. Registro de lngua adequado ao gnero solicitado e ao efeito de sentido pretendido - escolher o registro de lngua adequado ao gnero de escrita exigido; - empregar adequadamente as palavras quanto ao nvel de formalidade do texto; - empregar adequadamente discurso direto e o indireto; -usar os nveis de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que deseja produzir.

4. Domnio das regras de escrita e da norma culta - grafar corretamente as palavras; - separar corretamente slabas na translineao; - pontuar adequadamente o texto; - assinalar corretamente a crase; - relacionar recursos de escrita (pontuao, aspas, letra maiscula/minscula) com propsitos do texto, - construir enunciados estabelecendo a sintaxe de regncia nominal e verbal, de concordncia nominal e verbal, de colocao pronominal, segundo a norma culta.

Caractersticas Gerais do Texto Dissertativo


IMPESSOALIDADE Quando h um esforo da parte do autor em se distanciar do assunto abordado, tratando objetivamente dos fatos, dizemos que o texto impessoal. Essa caracterstica confere maior credibilidade ao texto, como se ele tivesse verdades universais e indiscutveis. O texto com marcas de pessoalidade, ao contrrio, tende a ser considerado subjetivo e, portanto, menos confivel quanto ao ponto de vista que defende.

Sempre defendi a idia de que nossos alunos no devem usar uniforme. Acho que, se a sociedade em que vivemos marcada pelas diferenas, natural, pelo menos do meu ponto de vista, que na escola essas diferenas apaream nas roupas, nos penteados. No meu modo de ver, a democracia est nas pequenas coisas do dia-a-dia: nas discusses que tenho com meus filhos em casa, nas decises que eu tenho de tomar com minha mulher, e est tambm na liberdade de escolha de meus filhos quanto roupa que eles vo usar para ir escola. Na dcada de 60, os nossos alunos utilizavam uniforme. Nessa poca a escola passou por grandes alteraes. Novos mtodos de ensino foram implantados. Conceitos como conscincia crtica e social, criatividade e respeito a valores comunitrios tornaram-se vivos na prtica da escola. Optou-se, tambm, pela no-utilizao do uniforme. A prtica pedaggica da escola tem sido construda ao longo do tempo: educandos e educadores so os principais agentes dessa construo. Regras e normas so elaboradas e devem refletir a necessidade do grupo, ou seja, estar a servio desse mesmo grupo. A utilizao do uniforme deveria proporcionar benefcios significativos comunidade escolar.

INFORMATIVIDADE Toda produo de texto, oral ou escrito, deve levar em conta os componentes bsicos que participam das situaes discursivas em geral: quem fala, para quem fala, com que inteno e, mediante esses elementos, como fala. Neste componente, o como falar, tem papel fundamental a informatividade. Se o interlocutor tem um amplo repertrio, a expectativa de que o discurso apresente um alto grau de informatividade. Se, no entanto, seu repertrio limitado, a informatividade deve ser necessariamente baixa, sob risco de no haver sucesso na interao verbal.

Se ainda pairavam dvidas quanto verdadeira origem de Colombo, hoje pode-se dizer, sem sombra de dvidas, que ele veio ao mundo na sua cidade natal, exatamente no dia do seu aniversrio, que, alis, era comemorado anualmente. Num ponto, todos os historiadores concordam: Colombo casouse com sua mulher. Alm de exmio navegador, Colombo era homem de vrias habilidades e foi perito em tudo aquilo que de melhor fazia. Registros da poca narram, com detalhes, que sua memria era to fantstica que ele conseguia se lembrar nitidamente de tudo aquilo que no esquecia.[...]

ATENO: O emprego de argumentos baseados no SENSO COMUM, isto , em julgamentos que, embora no apresentem nenhuma base cientfica, acabam sendo tomados como verdades sociais. Idias como essas e outras devem ser evitadas, pois alm de no terem nenhum fundamento, tornam o texto fraco do ponto de vista argumentativo: - todos os polticos so corruptos; o jovem sempre rebelde por natureza; o brasileiro oportunista; as mulheres dirigem pior do que os homens; futebol no assunto para mulheres; todo oriental honesto e trabalhador; etc.

Conciso Clareza Originalidade Progresso textual

O Planejamento do Texto
Ao produzir um texto preciso que se pense sobre: Tema, objetivo, argumentos e dados. a) TEMA: o assunto da minha redao (Sei alguma coisa sobre ele? J li ou vi algo a respeito? J conversei sobre esse assunto?) b) OBJETIVO: a meta da minha redao ( onde quero chegar com o meu texto? Quero concordar? Discordar? Denunciar? Questionar? Comparar? Opor? Enumerar? Interessante observar que a unio entre dois ou mais objetivos se encaminha para uma meta maior: denunciar e questionar; concordar e enumerar; discordar e opor...) c) ARGUMENTOS: o conjunto de ideias que justificam o objetivo do meu texto ( Com base em que eu me posiciono de um modo ou de outro na redao?) d) DADOS: a exemplificao dos meus argumentos ( Os dados ilustram e sustentam mais ainda o objetivo da redao.)

A Estrutura Textual
Convencionalmente, apresenta trs partes essenciais: tese (ou ideia principal), desenvolvimento e concluso; introduo, apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idia principal do texto (que pode coincidir ou no com o ponto de vista expresso na frase ou no trecho em que apresentado o tema); desenvolvimento, formado pelos pargrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada pargrafo apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relaes de causa e efeito ou comparaes entre situaes, pocas e lugares diferentes; pode tambm se apoiar em depoimentos ou citaes de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatsticos, pesquisas, aluses histricas;

concluso, geralmente retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo solues para o problema discutido. Mais raramente, a concluso pode vir na forma de interrogaes ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogao, ela meramente retrica e deve j ter sido respondida pelo texto. O elemento-surpresa consiste quase sempre em uma citao cientfica, filosfica ou literria, em uma formulao irnica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, d novos significados ao texto.

PARGRAFO INTRODUTRIO

Ao escrever seu primeiro pargrafo, voc pode faz-lo de forma criativa. Ele deve atrair a ateno do leitor.Por isso, evite os lugarescomuns como: atualmente, hoje em dia, desde pocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo eu que vivemos, na atualidade. Listamos aqui 13 formas de comear um texto. Elas vo das mais simples s mais complexas

1 Uma declarao (Liberao da maconha)


um grave erro a liberao da maconha. Provocar de imediato violenta elevao do consumo. O estado perder o precrio controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrpicas e nossas instituies de recuperao de viciados no tero estrutura suficiente para atender demanda A declarao a forma mais comum de comear um texto. Procure fazer uma declarao forte, capaz de surpreender o leitor

2 Definio (O mito)
O mito, entre os povos primitivos, uma forma de se Situar no mundo, isto , de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. modo ingnuo, fantasioso, anterior a toda reflexo e no critico de estabelecer algumas verdades que no s explicam parte dos fenmenos naturais ou mesmo a construo natural, mas que do, tambm, as formas da ao humana.
ARANHA, Maria Lcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia.So Paulo, moderna,1992.P. 62

3 Diviso (Excluso Social)


Predominam ainda no Brasil duas convices errneas sobre o problema da excluso social: a de que ela deve ser enfrentada apenas pelo poder pblico e a que sua superao envolve muitos recursos e esforos extraordinrios. Experincias relatadas mostram que o combate marginalidade social em Nova York vem contado com intensivos esforos do poder pblico e ampla participao da iniciativa privada.
Ao dizer que h duas convices errneas, fica logo clara a direo que o pargrafo vai tomar. O autor ter de explic-las na frase seguinte.

4 Oposio (A educao no Brasil) De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro. Gastos excessivos com computadores, antenas parablicas, aparelhos de vdeo. este o paradoxo que vive hoje a educao no Brasil.
As duas primeiras frases criam uma oposio (de um lado/ de outro) que estabelecer o rumo da argumentao.

5 Aluso histrica (Globalizao) Aps a queda do Muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalizao. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada da competio.
O conhecimento dos principais fatos histricos ajuda a Iniciar um texto. O leitor situado no tempo e pode ter uma melhor dimenso do problema.

6 Uma pergunta (A sade no Brasil)


Ser que com novos impostos que a sade melhorar no Brasil? Os contribuintes j esto cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece no ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que s parece piorar.

7 Uma frase nominal seguida de uma explicao (A educao no Brasil)


Uma tragdia. Esta a concluso da prpria Secretaria de Avaliao e informao educacional do Ministrio da Educao e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3 ano submetidos ao Saeb (Sistema de Avaliao da Educao Bsica), que ainda avaliou estudantes da 4 srie e da 8 srie em todas as regies do territrio nacional.
Folha de So Paulo

8 Adjetivao (A educao no Brasil)

Equivocada e pouco racional. Esta a verdadeira adjetivao para a poltica educacional do governo.
Anderson Sanches, infocus, n 5, ano 1
A adjetivao inicial ser a base desenvolver o tema. O autor dir, nos pargrafos seguintes, porque acha a poltica educacional do governo equivocada e pouco racional.

9 Citao (Poltica demogrfica)


As pessoas chegam ao ponto de uma criana morrer
e os pais no chorarem mais, trazerem a criana, jogarem a criana num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora. O comentrio, do fotgrafo Sebastio Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, uma denncia ao estado de letargia tica que domina algumas naes do primeiro Mundo.
DI FRANCO, Carlos Alberto. Jornalismo, tica e qualidade. Rio de Janeiro

A citao inicial facilita a continuidade do texto, pois ela retomada pela palavra comentrio da segunda frase

10 Exposio de ponto de vista oposto (O provo)


O Ministrio da Educao se esfora para convencer de que o provo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaos na mdia e fazendo milionria campanha publicitria, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educao.
Orlando Silva Junior e Eder Roberto Silva, Folha de s. Paulo , 5 de novembro de 1995. Ao comear o texto com a opinio contrria, declina-se, de imediato, qual a posio dos autores. Seu objetivo ser refutar os argumentos do opositor, numa espcie de contraargumentao

11 Comparao (Reforma agrria)


O tema de reforma agrria est presente h bastante tempo nas discusses sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparao entre o movimento pela abolio da escravido no Brasil, no final do sculo passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrria, podemos perceber algumas semelhanas. Como na poca abolio da escravido existiam elementos favorveis e contrrios e ela, tambm hoje h os que so a favor e os que so contra a implantao da reforma agrria no Brasil
OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo a sociologia S. Paulo , Atica

12 Retomada de um provrbio (Mdia e tecnologia) O corriqueiro adgio de que o pior cego aquele que no quer ver se aplica com perfeio na anlise sobre o atual estgio da mdia: desconhecer ou tentar ignorar os incrveis avanos tecnolgicos de nossos dias, e supor que eles no tero reflexos profundos no futuro dos jornais simplesmente impossvel.
Jaime Sirtsky,Folha de S.Paulo.

13 Ilustrao (Aborto)
O Jornal do Comrcio, de Manaus, publicou um anncio em que uma jovem dezoito anos, j me de duas filhas, dizia estar grvida mas no queria a criana. Ela a entregaria a quem se dispusesse a pagar sua ligao de trompas. Preferia dar o filho a ter que fazer aborto.
Antonio Carlos Viana, O qu, edio de 22 de julho de 1994

Voc pode comear narrando um fato para ilustrar o tema.

Desenvolvimento dos Textos dissertativosargumentativos

Como desenvolver um texto dissertativo


Entre os pargrafos que podem estruturar o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, podem ser usados:

a) desenvolvimento por exemplificao; b) desenvolvimento por comparao; c)desenvolvimento por enumerao (enquadramentos); d) desenvolvimento por causa e consequncia; e) desenvolvimento por refutao; f) desenvolvimento por testemunho. g) desenvolvimento por dados estatsticos.

Identifique, nos exemplos abaixo, o tipo de desenvolvimento de texto dissertativo


1. Conforme o jornalista Nelson Hoineff, o que a televiso tem de mais fascinante para quem a faz o que ela tem de mais nocivo para quem a v: sua capacidade aparentemente infinita de massificao. De fato, mais de 80% da populao brasileira tem a televiso como principal fonte de informao e referncia, segundo pesquisa da USP (2009).
2. A televiso, apesar das crticas que recebe, tem trazido muitos benefcios s pessoas, tais como: informao, por meio de noticirios que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diverso, por meio de programas de entretenimento (shows, competies esportivas); e cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

3. Enquanto pases, como Inglaterra e Canad, tm leis que protegem as crianas da exposio ao sexo e violncia na televiso, no Brasil, no h controle efetivo sobre a programao. Por isso no de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a televiso.

4. No Brasil, so muitos os casos de violncia contra a mulher, como o que envolveu a adolescente Elo, de 15 anos. Ela foi submetida a crcere privado e assassinada por seu ex-namorado.

5. Ao contrrio do que contam as vozes oficiais, o Brasil no um pas de tradio liberal, pacfica e cordial. Isso se constata pelo fato de a histria do povo brasileiro ter sido, em grande parte, permeada de intolerncia, censura, proibies e perseguies desde a chegada de Cabral e dos outros colonizadores.
6. As queimadas sem controle esto provocando prejuzo no Maranho. O tempo seco e o vento ajudam a espalhar o fogo. As labaredas alcanam a copa das palmeiras e avanam pelas pastagens. (www.g1.globo.com 21/10/2008)

(1) Tese: ----------------------------------------------------------------------------------Desenvolvimento: 1 argumento: O sanduche como refeio rpida 2 argumento: A falta de balanceamento adequado nos pratos que tradicionalmente so consumidos. 3 argumento: O baixo poder aquisitivo da maioria da populao para a aquisio dos alimentos ricos em protenas e vitaminas. Concluso: A m alimentao no Brasil, portanto, um problema de causas tanto culturais quanto poltico-sociais.

2) Tese: Autoridade e autoritarismo so diferentes. Desenvolvimento: 1 argumento: -------------------------------------------------------------------------------2 argumento: Autoritarismo, por outro lado, a imposio da vontade de quem dispe de alguns meios (leis, fora fsica ou policial) para que sejam cumpridas as normas ou mantida a ordem. Concluso: Portanto, enquanto a autoridade emerge naturalmente de uma correlao de foras, como resultado de um processo de vivncia e troca de experincias, o autoritarismo a ditadura ou a tirania de poucos sobre muitos.

(3) Tese: A ecologia corre o risco de tornar-se uma bandeira de luta esvaziada. Desenvolvimento: 1 argumento: Propagandas ecolgicas de grandes grupos econmicos responsveis por desmatamento e poluio visam redimi-los de sua responsabilidade perante a opinio pblica. 2 argumento: A defesa ecolgica como propostas de todos os partidos polticos, sem que haja medidas concretas. 3 argumento: A ecologia tornando-se mercadoria no mundo da moda, sobretudo na roupa dos jovens. Concluso: --------------------------------------------------------------------------

Vous aimerez peut-être aussi