Vous êtes sur la page 1sur 32

Faculdade de Tecnologia de Ensino Superior

Andra Santiago Edivnia Costa Nunes Gracielle Pereira Lucas Vicente Costa Maria Eugnia Cardoso Silva Murilo Mendes Coutinho Silayne Antunes de Oliveira

MERCADOS DE CAPITAIS

BOLSA DE VALORES AES PROCESSOS DE INVESTIR

BOLSA DE VALORES
Histrico A Companhia Holandesa das ndias Orientais instituiu e comercializou as primeiras aes a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterd, em 1602. Tradicionalmente os negcios aconteciam fisicamente no prprio recinto da bolsa: prego viva-voz. Atualmente, as transaes so cada vez mais realizadas por meios eletrnicos em tempo real, onde so colocadas as ordens pelos compradores e vendedores: prego eletrnico.

BOLSA DE VALORES
O que ? So locais que oferecem condies e
sistemas necessrios para a realizao de negociao de compra e venda de ttulos e valores mobilirios de forma transparente. No Brasil, atualmente, as bolsas so organizadas sob a forma de sociedade por aes (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comisso de Valores Mobilirios).

BOLSA DE VALORES
Caractersticas :
Podem ser sociedades annimas, com fins lucrativos, ou associao de corretoras sem fins lucrativos; Mercado de acesso pblico, atravs de intermedirios (corretoras e distribuidoras de valores mobilirios). Funcionam regularmente em sesses pblicas (normais ou especiais); Os ttulos e valores mobilirios transacionados, so previamente admitidos negociao, de acordo com determinadas regras;

BOLSA DE VALORES
Caractersticas:
As operaes de Bolsa realizam-se atravs de sistemas de negociao adequados (eletrnicos);

disponibilizada aos investidores, toda a informao relevante, quer pela entidade que emite os valores mobilirios, quer pela Bolsa.

BOLSA DE VALORES
Para ter aes em Bolsas, a companhia deve:

Companhia aberta

Companhia Pblica

Atender aos requisitos estabelecidos pela Lei das S.A. (Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976) e pelas instrues da CVM, alm de obedecer a uma srie de normas e regras estabelecidas pelas prprias bolsas.

BOLSA DE VALORES
Funes da Bolsa de Valores:
Levantar Capitais para negcios Aprimorar a Governana Corporativa Criar oportunidades de investimentos para pequenos investidores Ajudar como termmetro da Economia Ajudar o financiamento de projetos sociais

Mobilizar poupanas em investimentos


Facilitar o crescimento de companhias Redistribuir a renda

BOLSA DE VALORES
Vantagens da negociao na bolsa de valores:
Maior segurana e transparncia; Proteo dos investidores;

Maior grau de liquidez, dada a possibilidade de realizar um nmero elevado de operaes;


Formao mais adequada de preos.

BOLSA DE VALORES
BOLSA DE VALORES DE SP (BOVESPA): Fundada em 23/08/1890 At 1960 era entidade corporativa (poder pblico) 1965/66 as bolsas assumiram a caracterstica institucional que mantm at hoje. 1972 primeira bolsa brasileira a implantar prego automatizado. No final da dcada de 70 foi pioneira na introduo de operaes com opes sobre aes no Brasil. 1990 iniciou negociaes atravs do Sistema de Negociao Eletrnica CATS. 1997 Sistema de negociao eletrnica, MEGA BOLSA. 1999 Home Broker e After-Market. Maior bolsa da Amrica Latina, a segunda das Amricas e a terceira maior do mundo.

BOLSA DE VALORES
BOVESPA Mercados:
So regularmente negociados aes de companhia aberta, opes sobre aes, direitos e dividendos sobre aes, bnus de subscrio e cotas de fundos. Tambm so negociados certificados de depsitos de aes lanados por empresas sediadas no pases que integram de acordo com o Mercosul. Os mercados disponveis so: a vista a termo de opes

BOLSA DE VALORES
Bolsa de Derivativos e Futuros
O mercado de bolsa de derivativos e de futuros administrado pela BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros(BM&FBOVESPA) e regulado pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

A diferena entre esses mercados est nas regras de negociao estabelecidas para os ativos registrados em cada um deles.

BOLSA DE VALORES
O mercado de derivativos e de futuros, est segmentado na forma abaixo: Futuro Opes sobre disponvel Opes sobre futuro Opes flexveis Swaps Termo Disponvel ( vista ou spot) Outros derivativos de balco

AES
O que ?
Papel que representa parte do capital da empresa, ou seja, o acionista dono de uma parte da empresa; o tamanho dessa parte depende do valor das suas aes em comparao com o valor total do capital da empresa. Representam a menor frao do capital social de uma empresa. Quando emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, so negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balco.

AES
Caractersticas:
Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados

Podem ser classificadas:


Ordinrias (ON) - Conferem ao seu titular o direito de votar nas assemblias gerais de acionistas.
Preferenciais (PN) No do ao titular o direito do voto, mas tm prioridade no recebimento do dividendo. Em caso de dissoluo da empresa, tm preferncia no reembolso do capital.

AES
Quanto forma de circulao:
Ao Nominativa: uma ao cujo certificado nominal ao seu proprietrio. O certificado, entretanto, no caracteriza a posse, que s definida depois do lanamento no livro de Registro das Aes Nominativas da empresa emitente.

Ao Escritural: uma ao que circula nos mercados de capitais sem a emisso de certificados ou cautelas. So escrituradas por um banco que atua como depositrio das aes da empresa e que processa os pagamentos e transferncias por meio da emisso de extratos bancrios. No existe, portanto, movimentao fsica de aes.

AES
Classes:
As aes ordinrias e preferenciais de companhias fechadas e as aes preferenciais de companhias abertas podem ser divididas em classes. As caractersticas de cada classe variam de acordo com a companhia, e, em geral, aparece alguma letra (A,B etc.) aps o termo ON ou PN.

AES
Como escolher uma ao?
Pela liquidez do papel: Blue chip ou de 1 linha 2 linha 3 linha Pelo grau de capitalizao da empresa: Large caps Mid caps Small caps

AES
Como escolher uma ao?
Tipos de mercados: Mercado integral (lote padro) Mercado fracionrio (lote fracionrio)

CORRETORAS DE VALORES
sua parceira de investimentos
Oferece ajuda para escolher as aes; Suporte para entender o funcionamento da Bolsa; Diversos servios, como home broker, relatrios de aes, informativos, etc. Alm disso, ao se tornar cliente de uma corretora de valores, voc tem a segurana de investir seu dinheiro em uma instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central e pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

PROCESSO DE INVESTIR
Como investir na Bolsa?
Individualmente / Clubes de investimento

Quanto preciso para comear a investir na Bolsa?


No existe um valor mnimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em funo do preo das aes que se deseja comprar e at mesmo da Corretora que voc escolher.

Como escolher uma ao?


Liquidez da ao Retorno Risco

PROCESSO DE INVESTIR
O que tenho que fazer para investir na Bolsa?

1 - Cadastro

PROCESSO DE INVESTIR
2 Com a assessoria da Corretora, o investidor escolher a ao que deseja comprar.

PROCESSO DE INVESTIR
3 - A corretora executa a ordem dada pelo investidor.

PROCESSO DE INVESTIR
4 O cliente efetua o pagamento para a Corretora (com recursos previamente depositados).

PROCESSO DE INVESTIR

Agora o investidor tambm um scio da empresa um acionista.

PROCESSO DE INVESTIR
Importante Ganhos a curto prazo no devem ser a expectativa de quem decide investir em aes. Voc no deve investir neste mercado o dinheiro destinado a pagar suas contas do dia-a-dia. Pense no mdio e longo prazo quando decidir investir em aes. Em prazos maiores, possvel reverter eventuais quedas nos preos das aes que comprar.

PROCESSO DE INVESTIR Venda

PROCESSO DE INVESTIR

PROCESSO DE INVESTIR

Torna-se mais evidente a cada dia a contribuio positiva do mercado de capitais e, especificamente, o destacado papel do mercado acionrio para o desenvolvimento econmico. A idia de que o mercado acionrio, notadamente nos pases em desenvolvimento, envolveria apenas negociaes na esfera financeira, desprovidas de qualquer impacto sobre o setor real da economia, mostrou-se definitivamente superada.
De acordo com estudos divulgados pelo Banco Mundial, foi encontrado um alto grau de correlao entre os indicadores dos mercados acionrios e o crescimento mdio verificado no perodo 1976-96. A concluso foi de que o mercado acionrio no apenas seguiu o crescimento econmico, mas proporcionou os meios para prognosticar as taxas futuras de crescimento do capital, da produtividade e da renda per capita.

REFERNCIAS:
LIMA, Iran Siqueira; LIMA, Gerlando Augusto Franco de; PIMENTEL, Ren Coppe. Curso de Mercado Financeiro: tpicos especiais. So Paulo: Atlas, 2006. MELLAGI Filho, Armando; ISHIKAWA, Srgio. Mercado Financeiro e de Capitais. 2.ed. 3.reimpr. So Paulo: Atlas, 2007. CAVALCANTI, Franciso; MISUMI, Jorge Yoshio; RUDGE, Luiz Fernando. Mercado de Capitais: o que , como funciona. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 5 Reimpresso. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2005. SANVICENTE, Antnio Zoratto; MELLAGI Filho, Armando. Mercados de Capitais e Estratgias de Investimento. So Paulo: Atlas, 1988.

WIKIPEDIA, Bolsa de Valores. Enciclopdia <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_de_valores>. Acesso em 19 mar. 2011>.

Virtual.

Disponvel

em:

MINISTRIO DA FAZENDA. O que Bolsa de Valores. em:http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Default.aspx?tabid=93. Acesso em 21 mar. 2011.

Disponvel

BOVESPA. Aprenda a investir na Bolsa. Disponvel em: <http://www.bmfbovespa.com.br/pt br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/aprenda-a-investir/aprenda-a-investir.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 19 mar. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi