Vous êtes sur la page 1sur 11

Aula - 1Professora: Cludia Rodrigues

Nesta aula estaremos estudando O que Histria. Contedo voltado uma melhor compreenso da importncia de se estudar Histria. Estaro sendo abordados assuntos que facilitem e direcionem os estudos do aluno em relao ao contedo de Histria. Sero levantadas questes voltadas interpretao, anlise e divises da Histria. Um dos maiores objetivos desta aula quebrar alguns preconceitos e desmistificar interpretaes errneas sobre a Histria da humanidade.

Primeiramente a Histria no pode ser compreendida como uma repetio de acontecimentos, j que os acontecimentos so protagonizados por sujeitos pertencentes a um determinado tempo e espao. O estudo da Histria no nos permite reviver e nem retornar ao passado, mas nos permite analisar o passado e questionar o nosso presente. Estudar a Histria buscar compreender uma parte das origens da atualidade e compreender o processo dos acontecimentos que nos possibilitaram, at certo ponto, ser o que somos hoje. Estudar a Histria provocar questionamentos sobre culturas, tempos, povos, etc. A Histria da Humanidade no algo contnuo e nem homogneo. cheia de idas e vindas, por conta da variedade de povos e culturas.

Tudo Histria e tudo possui Histria. A Proclamao da Repblica Brasileira faz parte da Histria Nacional Brasileira, o que faz deste acontecimento objeto de estudo de nossa Histria Nacional. Mas existem Histrias to importantes quanto, mas menos estudadas, como por exemplo, a sua prpria Histria e a Histria de sua famlia, ou at mesmo a Histria de sua cidade. No h um fator determinante que julgue o que ou no Histria. O que existe uma delimitao dos assuntos que devem ser abordados pela Histria.

Geralmente aprendemos que a Histria feita por grandes homens, quando na verdade a Histria de um povo e de um pas, por exemplo, feita por toda uma sociedade. As aes da sociedade, em vrios momentos, legitimaram a realizao de grandes acontecimentos, fossem estes acontecimentos positivos ou negativos. Exemplo: A sociedade brasileira tem participao no desenvolvimento da atual situao poltica Brasileira? Sim. Qual a participao da sociedade brasileira neste atual processo Poltico? a apatia e a falta de participao poltica. Futuramente a nossa atual sociedade ser lembrada como uma sociedade indiferente e conivente com o atual situao poltica de nossa nao. Ou seja, a populao brasileira tem participao nos acontecimentos.

Sujeitos: no caso apresentado trata-se de sujeitos da Histria, ou seja, so os indivduos de um determinado tempo e espao que participaram de um processo, fato ou acontecimento histrico. Tempo: perodo em que ocorreu um determinado fato ou acontecimento histrico. o sculo, ano e poca em que se desenvolveu o acontecido. Homogneo: no caso apresentado significa que a Histria no um processo nico, mas sim cheio de diferenas,

Eurocentrismo Euro: Europa Centrismo: Centro. Europa no centro.

A Histria no se limita somente ao estudo do passado. Atravs do estudo da Histria, podemos desenvolver teorias sobre atualidade, podemos contextualizar o passado com o presente fazendo ligaes entre os acontecimentos. A Histria estuda todo o processo de desenvolvimento da humanidade, levando em considerao as particularidades de cada povo, nao, pas e sociedade no desprezando o tempo e o espao onde estes se desenvolveram.

Para se estudar Histria, devemos desenvolver o senso crtico, a capacidade de interpretao e de observao. No podemos estudar Histria transmitindo nossos valores atuais para as sociedades do passado. como a Histria tem como base a cultura, no podemos transmitir os nossos valores culturais aos povos que estivermos estudando. Cada povo em cada tempo e em cada espao possua e possui uma maneira prpria de entender o mundo e de se perceber dentro deste.

Exemplo: para se estudar as culturas e as formas de organizao social dos povos indgenas, no podemos transmitir nossos valores, mas sim entender o pensamento dos indgenas a partir do estudo que estamos executando. Ao se estudar o processo de colonizao da Amrica, no podemos desconsiderar o processo de destruio das culturas indgenas, mas no podemos deixar de compreender que o objetivo dos europeus era procurar novos territrios e novos meios de superao da crise que enfrentavam na Europa que havia se iniciado no sculo XII e se agravado no XIV.

toda e qualquer produo humana, ou seja, tudo que produzido pelos seres humanos considerado uma produo cultural. Como o mundo formado por vrios povos diferentes, as produes culturais so diferentes de um povo para outro, o que explica as multiplicidades religiosas, lingsticas, polticas, de organizaes sociais e valores, que so considerados cultura imaterial. No caso da cultura material associamse os objetos, vestimentas, moradias, obras artsticas, utenslios domsticos, etc.. A escrita considerada a materializao do vocabulrio de um povo. Um povo que no possui um vocabulrio escrito no pode ser considerado atrasado em relao a outro povo que possua um vocabulrio escrito. Na verdade isso s representa uma variao cultural, algo comum entre os povos.

Diviso didtica da Histria Embora exista esta diviso da Histria em perodos, devemos nos atentar ao fato desta diviso ser apenas uma forma de localizarmos os acontecimentos no tempo e no espao, ou seja, somente uma forma de facilitar o nosso entendimento em relao ao perodo em que ocorreram ou se iniciaram determinados acontecimentos e processos. No devemos esquecer que a Histria no linear e que enquanto se desenvolvia a Idade Mdia europia, haviam tribos nativas na Amrica e na frica, por exemplo, que ainda no haviam desenvolvido a escrita, no conheciam o metal e nem conheciam o cristianismo, o que no significa que no tenham pertencido ao mesmo perodo em que a Europa passava por grande modificaes. Pr-Histria: Idade Moderna: Antiguidade: Idade Mdia: Idade Contempornea: Estes povos, embora vivessem de forma diferente da dos europeus, podem ser estende-se do estende-se do estende-se de 476 estende-se de 1453 a no estende-se de 1789, considerados pr-histricos da at surgimento da 1789,no compartilhavam surgimento da e nem d.Catrasados. at 1453, Eles apenas aproximadamente, humanidade at aproximadamente, mesma cultura dos europeus. escrita 4000 a.C aproximadamente, os dias atuais.
aproximadamen quando ocorre a aproximadamente, quando ocorreu o um perodo marcado te 3.500 / 4.000 Revoluo Francesa. at 476 (depois das fimMonarquias do Imprio Nacionais pela consolidao do Outro exemplo d.C a formao Europias. Este foi um anos a.C (antes uma poca de Cristo), quando Bizantino, ou mas at capitalismo e pelo processo iniciado no sculo XIV com Portugal, o sculo XIX, que corresponde de Cristo), marcada pela se d a queda do Imprio Romano do desenvolvimento da Idade Contempornea, haviam regies europias que ainda estavam se quando surge a formao das Imprio Romano Oriente. globalizao econmica consolidando como naes. Caso este da Alemanha e da Itlia que alcanaram primeira forma Monarquias do Ocidente. e cultural. sua consolidao territorial e poltica no sculo XIX. de escrita. Nacionais Europias.

LINHA DO TEMPO

A arqueologia a cincia que estuda, tanto o passado distante como o passado recente, utilizando como documento a cultura material deixada pelos povos que habitaram a Terra.

A cultura material utilizada pelos arquelogos como fonte de estudo so os restos de casas, esqueletos humanos e de animais, fsseis de humanos e de animais, enfeites, ferramentas, armas, fragmentos de fogueiras, pinturas, utenslios domsticos e outras coisas. A anlise destes restos da cultura material importante por tornar possvel o conhecimento de um pouco da histria de nossos antepassados.

O trabalho de um arquelogo vai desde a identificao escavao de stios arqueolgicos, onde recolher vestgios que pertenceram a uma determinada sociedade antiga ou a um determinado perodo histrico. o arquelogo que analisa e cataloga os vestgios encontrados. A responsabilidade de um arquelogo muito grande, j que tem de lidar com materiais frgeis e desgastados pelo tempo.

Os stios arqueolgicos so os locais onde so encontrados os vestgios do passado que esto debaixo de outras construes, de camadas de terra, de larva vulcnica, ou sob a gua de mares, lagos e rios.

A diviso didtica da Histria no se aplica a todas as sociedades, j que as populaes humanas no compartilham das mesmas experincias ao mesmo tempo.

Voc se v como um homem contemporneo vivendo seu prprio tempo e espao? Provavelmente sim. Voc j parou para pensar como o homem pr-histrico se percebia? Ele se via vivendo em seu prprio tempo e espao, ou se via como pr-histrico e atrasado? Provavelmente ele se via como voc se v hoje, ou seja, ele no se julgava pr-histrico, mas sim contemporneo, vivendo seu prprio tempo e espao. Por que chamamos os primeiros seres humanos que antecedem o surgimento da escrita de prhistricos? Isso significa que os povos, que ainda hoje no desenvolveram escrita, so pr-histricos?

A denominao Pr-histria foi desenvolvida pelos estudiosos do sculo XIX que acreditavam ser impossvel se estudar a histria dos povos que no haviam desenvolvido algum tipo de escrita, determinando que estes povos, que antecederam o desenvolvimento da escrita no possuam histria. Dessa forma podemos perceber que os homens ditos pr-histricos no se julgavam pr-histricos, mas sim contemporneos que viviam seu prprio tempo em seu prprio espao, j que a denominao Pr-histria nunca foi utilizada por eles, mas sim por pessoas que viveram sculos depois deles. atualmente j se sabe que possvel se estudar a histria das comunidades que no desenvolveram a escrita atravs de seus vestgios materiais como restos de habitaes, pinturas rupestres, restos de fogueiras.

etc.. O mesmo ocorre quando falamos da Idade Mdia. Este termo tambm foi desenvolvido no sculo XIX por estudiosos que acreditavam que os sculos de V a XV, localizados entre a Antiguidade Clssica que teve fim no sculo V e a Modernidade que se iniciou no sculo XV haviam sido um perodo de estagnao nas produes culturais humanas. A Idade Mdia tambm havia ficado conhecia como a Idade das Trevas, onde o homem exaltava a f sobre a razo. Na verdade, durante a Idade Mdia ocorreram grandes manifestaes culturais, alm de ser o perodo que deu origem ao desenvolvimento do pensamento cientfico europeu. A Idade Mdia no foi um perodo de Trevas e muito menos de estagnao das produes humanas, mas sim um perodo riqussimo. Outro fator que o homem da Idade Mdia, no se via como medieval, mas sim como contemporneo, vivendo seu prprio tempo e espao.

As influncias europias na nossa compreenso de mundo esto presentes na nossa forma de estudar a histria, ou seja, na diviso didtica que utilizamos, na compreenso equivocada da Histria Brasileira e fortemente presente no nosso dia-a-dia, j que o calendrio que utilizamos o calendrio cristo que foi trazido pelos portugueses. O calendrio cristo tem como marco inicial o nascimento de Cristo que representa o ano 1. De acordo com o calendrio cristo, estamos vivendo no ano 2008 d.C, referente ao sculo XXI. Os anos que antecedem o nascimento de Cristo so acompanhados da sigla a.C. Os anos que antecedem o nascimento de Cristo so contados de forma decrescente e os anos posteriores ao nascimento de Cristo so contados de forma crescente.

Nascimento de Jesus Cristo

Embora utilizemos o calendrio cristo que tem como marco inicial o nascimento de Cristo, este no o nico calendrio existente. Os calendrios fazem parte da produo cultural de um povo, o que possibilita uma contagem diferenciada dos anos. Entre os calendrios mais conhecidos, destacam-se os calendrios Judeu, Muulmano e Chins. Alguns calendrios como o chins, no consideram o nascimento de Cristo como marco 1, tendo como ponto de partida acontecimentos que antecedem o nascimento de Cristo. Dessa maneira conclui-se que cada povo tem a sua maneira de organizar o tempo, j que a organizao do tempo parte de uma concepo cultural. Para os ocidentais que seguem o calendrio Cristo estamos vivendo o ano 2008 do sculo XXI da era crist.

Exemplo:

Historiador: o especialista em Histria. Histria no uma cincia exata, mas estuda o passado e o presente buscando a compreenso das sociedades, buscando compreender como as pessoas viviam ou vivem, seus hbitos, costumes, crenas, problemas, economia regras e leis. .

Um abrao
O que Histria= o estudo dos seres humanos no tempo. Tipos de fontes Histricas: Visual= Fotos, vdeos, desenhos, quadros, cartes postais. Oral= Depoimentos, lendas, contos, etc. Escrita= certido de nascimento, livro, documentos oficiais; Cultura Material e imaterial= estatuas, vasos, utenslios, roupas, 1903- 19+1= XX

Vous aimerez peut-être aussi