Vous êtes sur la page 1sur 42

EVOLUAO DAS IDEIAS DA FSICA

A Cincia na Antiguidade

Grupo: Borges e Erandi

MESOPOTMIA
Localizada entre a sia, frica e Europa

COLONIZAO
Por volta do IV antes de Cristo, a Mesopotmia abrigava as primeiras civilizaes. Atualmente, na maior parte da rea da antiga Mesopotmia, localiza-se o Iraque.

Habitada por povos sumrios, acdios, amorritas, assrios e caldeus (neobabilnicos).


Os sumrios criaram a primeira escrita, fundaram cidades, criaram a roda e construram importantes canais de irrigao.

EGITO

Histria
Terra dos faras, das pirmides, das mmias e da esfinge.
O Egito Antigo uma das regies do crescente frtil, devido as enchentes de seus principais rios. Desde 5000 a.C., o Egito era habitado por povos que viviam em nomos.

Localizao
Localizado no Nordeste da frica

EGITO E A CINCIA
Qumica: manipulao de substncias, fabricao de remdios. Qumica vem do egpcio kemi ( terra negra). Matemtica: lgebra, geometria. A geometria tinha sua importncia na construo de grandes obras arquitetnicas, como templos e palcios. Astronomia: para navegao pelo Mediterrneo e as atividades agrcolas, os egpcios orientavam-se pelas estrela. Fizeram, ento, mapas do cu, enumerando e agrupando as estrelas em constelaes. Medicina: desenvolveu se a prtica de mumificao, contribuindo para o estudo do corpo humano.

MATEMTICA E ASTRONOMIA NO EGITO


Fins prticos; Elementar; Adio e subtrao era simples; Multiplicao e diviso complexas; Fraes com numerador 1; Reduzia os clculos a sries de adies ( no se tem relatos de eclipses); Primeiros a observar as estrelas para contagem do tempo; Calendrio egpcio; Diviso do dia e da noite;

CALENDRIO

1- inundao. 2- semeadura ( sada das terras fora da gua). 3- colheita ( falta de gua)

EGPCIOS E CONSTELAES
Ursa Maior para os egpcios era perna de boi

EGPCIOS E CONSTELAES

Constelao de Cisne para os egpcios era um homem de braos abertos

EGPCIOS E CONSTELAES

Vista nos dois hemisfrios. Composta por 4 estrelas( Alpha, Beta, Gamma e Kappa)

Constelao de Orion era vista pelos egpcios como um indivduo correndo com a cabea voltada para trs.

EGPCIOS E CONSTELAES

Escorpio Dentre vria outras constelaes, mas todas com representao diferente da que conhecemos.

EGPCIOS E CONSTELAES
Vnus- a estrela da manh.

Planetas- as estrelas que nunca descansam.


Jpiter- a estrela resplandecente. Marte- o ouro vermelho. Saturno- o touro.

EGPCIOS E OS INSTRUMENTOS DE MEDIO


Merkhet
Consistia em um pedao de madeira com uma fenda no meio. O observador visava um fio de prumo que era segurado por um ajudante que estava a uma certa distncia dele. O fio de prumo era fixo em uma rgua. O fio de prumo tinha marcaes que coincidia com a madeira. Dessa forma as horas eram determinadas por estrelas que cortavam a linha vertical. Este instrumento permitia a observao das estrelas. Para as horas do dia eles utilizavam a variao de comprimentos de sombra, quadrantes solares, relgios de gua.

EGPCIOS E OS INSTRUMENTOS DE MEDIO

EGPCIOS E OS INSTRUMENTOS DE MEDIO

EGPCIOS E OS INSTRUMENTOS DE MEDIO


Os egpcios chamavam a noite de Gereh que caracterizava ausncia de sol e o dia de Heru, iniciado com a aurora. Eles sabiam que havia uma certa diferena na durao dos dias durante cada estao.

MESOPOTMIA E A MATEMTICA
Os babilnicos em 2000 a.C. usavam o sistema decimal e sexagemal;
Dominavam a multiplicao, potncias e razes; Calculo da 2 com preciso;

Clculo de equaes quadrticas;


Tabelas matemticas ;

MESOPOTMIA E A MATEMTICA
Horas divididos em 60 minutos;

Minutos em 60 segundos;

MESOPOTMIA E A ASTRONOMIA
Astronomia voltada para poltica e religio; Mapa de 500 anos a.C. identificava as constelaes em 12 segmentos; Corpos celeste tinha poderes mgicos; Terra era um disco fixo e o cu a circulava uma vez ao dia; Manipulavam dados astronmicos; Clculo do movimento do sol e da lua; Previa a lua nova, eclipses lunares, solares; Dia e noite dividido em trs partes; Dia e noite dividido em quatro partes( total 24 horas);

MESOPOTMIA E A ASTRONOMIA
Conheciam cinco planetas; Movimentos dos planetas para interpretar sorte (astrologia);

Organizaram a semana em sete dias (5+2);

IDEIAS FILOSFICAS
Por volta do sculo IV a.C. do que so feitas as coisas?

Origem de tudo?
Compreenso do mundo do ponto de vista natural; Percepo de regularidade na natureza;

FILSOFOS GREGOS

Filsofo, gemetra, astrnomo e engenheiro da Grcia Antiga. O primeiro filsofo ocidental de que se tem notcia. De ascendncia fencia, nasceu em Mileto, antiga colnia grega, na sia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. Responsvel por trazer a Geometria e a Astronomia para a Grcia. Primeiro a tenta compreender o mundo de forma natural. Dizia que Tudo se originou da gua; A Terra flutuava na gua (modelo babilnico).

Tales

FILSOFOS GREGOS

Anaximandro
Gegrafo, matemtico, astrnomo, poltico e filsofo pr-Socrtico; discpulo de Tales. Primeiro a colocar a mo na massa; Considerado o pai da Astronomia (mapeou o firmamento). Determinou com preciso a durao do ano e das estaes atravs da sombra de uma vareta vertical.

IDEIAS DE ANAXIMANDRO

Troves so causados por ventos e relmpagos por nuvens em diviso; Tudo era formado por apeiron: substncia no gerada e imperecvel; O apeiron a semente do Cosmo; A Terra tinha um formato cilndrico e sem suporte; Acreditava no geocentrismo; Criao, evoluo e fenmenos eram ciclos naturais;

CONCEITOS DE ANAXIMANDRO

A ideia de um movimento original do qual tudo se origina e se transforma.

Tudo combinao de elementos primrios.


A ideia de mudanas constantes no Universo. A ideia de indeterminado como ponto de partida.

FILSOFOS GREGOS

Estudante de Anaximandro e filsofo. Nascido em 588-524 a.C.

Anaximenes

PENSAMENTOS DE ANAXIMENES
Primeiro a afirmar que a luz da lua proveniente do sol; O ar o formador de todas as coisas; Terra era gua comprimida; Fogo era o ar rarefeito; Tudo que existe na natureza a transformao de alguma coisa ( lei da conservao); Arco-ris era o efeito dos raios solares;

PITGORAS

Um filsofo e matemtico grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 a.C. ou 496 a.C. Fundador da irmandade pitagrica. Se dedicava Matemtica e a Filosofia racional.

Pitgoras

ESCOLA PITAGRICA

Escola Localizada em Crotona, sul da Itlia.

PITAGRICOS

CRENAS DOS PITAGRICOS


Essncia das coisas era os nmeros (princpio imaterial); Tudo no Universo regido por matemtica; Suas ideias era hipteses intuitivas e estticas; Nmeros era a ligao entre o homem e Deus; Os pitagricos foram os primeiros a quantizar a natureza; Todas as coisas so nmeros inteiros; As formas geomtricas so nmeros; A decepo dos pitagricos;

TEOREMA DE PITGORA

Conhecido pelos egpcios e babilnicos.

PITAGRICOS

Filsofo pitagrico nascido em 470 a. C. Primeiro a atribuir movimento a Terra. A Terra gira em 24 horas em torno de um fogo central. Entre a Terra e o fogo central havia a antiterra (invisvel).

Filolo

ATOMISTAS

Leucipo, nascido em Mileto em 475 a. C.

Nascido em Abdera em 460 a. C.

CRENA DOS ATOMISTAS


Tudo formado por partculas invisveis e indivisveis;
tomos so constitudos todos da mesmas substncia; Combinao ou separao de tomos geravam novos corpos; Velocidade da luz finita; Causas de movimentos: amor e dio; Viso mecanicista;

PLATO

Filsofo e matemtico do perodo clssico da Grcia Antiga, autor de diversos dilogos filosficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituio de educao superior do mundo ocidental.

Plato

VISO PLATNICA
Mundo real e aparente; Alegoria da caverna; Enxergamos apenas as sombras Desvalorizava a experincia; Forma existe independente do mundo aparente; A Terra era uma esfera perfeita;

PLATO
Alegoria da caverna

ARISTTELES

Aristteles
Aristteles foi um filsofo grego, aluno de Plato e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a fsica, a metafsica, as leis da poesia e do drama, a msica, Biologia e etc.

ARISTTELES
Conhecimento atravs de experincia; Crena na teoria de Empdocles;

Frio + seco= terra, frio + mido= gua, quente + mido= ar, quente + seco= fogo.
Criador do pensamento lgico;

Vous aimerez peut-être aussi