Vous êtes sur la page 1sur 32

ORGANIZAO, SISTEMAS E MTODOS

Prof. Me. Patrcia Rodrigues Silva p.rodriguess@uol.com.br


1

Desenvolvimento do contedo

Aula 1 15/05 Aula 2 22/05 Aula 3 29/05 Aula Interdisciplinar 05/06

Captulos 1 Captulos 2 e 3 Captulo 4 e 5 Disc. Comportamento do Consumidor


2

Foco dos contedos de hoje Estrutura organizacional. Departamentalizao. Funes do organograma. Centralizao e descentralizao de autoridade. Atividades de linha e assessoria nas organizaes.

Retomando o contedo da aula anterior A atividade de OSM essencial para todo gestor, independentemente de sua rea de atuao. As empresas vistas como sistemas. O crescimento organizacional. Funes da OSM. Sensibilizao ou Etapa Zero.
4

Estrutura organizacional Desenho, formato pelo qual a empresa apresenta suas reas, seus nveis hierrquicos e seus departamentos.

Para conduzir o trabalho de forma eficiente, essa estrutura precisa estar em sintonia com os objetivos da organizao.

Estrutura organizacional O bom desempenho dos gestores/administradores na estrutura organizacional, est ligado ao foco voltado s funes de: Planejar. Planejar Organizar Organizar. Dirigir. Dirigir Controlar Controlar.

Estrutura organizacional A representao grfica da estrutura organizacional pode ser vista por meio do organograma, que trata de um diagrama da estrutura de uma organizao e suas relaes de autoridade. A estrutura formal e representada pelo organograma. A estrutura informal surge naturalmente da interao social dos membros de uma organizao.
7

O organograma

Vdeo 1: Disponvel em:


<http://www.youtube.com/watch?v=v2WziAB5nlU>

O organograma Representao grfica de determinados aspectos da estrutura formal da organizao, com o intuito de demonstrar/permitir:
1. A diviso do trabalho em unidade de direo, assessorias, conselhos, gerncias, departamentos, divises etc. 2. Relaes de autoridade e responsabilidade. 3. Trabalho desenvolvido pelos departamentos. 4. A anlise organizacional.
9

Importante! Para que os objetivos sejam alcanados, importante que o gerente responsvel por sua elaborao observe o fato de que o organograma deve possibilitar uma leitura fcil e boa interpretao dos componente da organizao.

Arajo (2001, p. 131).


10

Para refletir!

Que recomendaes voc daria ao gerente responsvel pela elaborao de um organograma?


Qual a recomendao mais importante?

11

Departamentalizao Base pela qual os trabalhos de uma empresa so agrupados. Juno de grupos internos de uma organizao que possuem atividades com um mesmo critrio e tenham objetivos e caractersticas semelhantes. Um processo precursor ao organograma.
12

Departamentalizao

No processo de departamentalizao so encontradas reas formais e informais de cada departamento: Formais: importncia das atividade, nfase na especializao, processos de coordenao e de controle, custo da estrutura. Informais: processo poltico, preparo e treinamento dos empregados para a mudana, diferenciao e integrao.
13

Diferenciao e integrao

Diferenciao: estabelece que atividades diferentes no podem ser atribuies de um nico departamento, mas sim, precisam ser alocadas em departamentos separados. Integrao: torna-se relevante identificar as tarefas semelhantes e agrup-las em uma mesma unidade organizacional. Ex.: departamentos de compra e venda (setor financeiro).
14

Objetivos da departamentalizao

Aproveitar a especializao. Maximizar os recursos disponveis. Facilitar o controle e a coordenao das reas organizacionais. Estimular a descentralizao do poder e da execuo de tarefas. Integrar ambiente e organizao. Reduzir possveis conflitos.
15

Caso para anlise


Um dos problemas ainda vivenciados nas organizaes, que no possuem uma estrutura organizacional bem definida, est voltado ao processo de (no) socializao de novos colaboradores. Isto porque as pessoas so lanadas em seus ambientes de trabalho sem saber ao certo o que devem realizar e a quem devem se reportar. Como a rea de OSM pode auxiliar na soluo desse problema? Neste caso, qual a ligao da rea de OSM com outros processos de gesto?
16

Componentes da estrutura organizacional Sistemas de responsabilidades. Atividades de linha e assessoria. Especializao do trabalho. Sistemas de autoridade.
Hierrquica. Funcional.

Sistema de comunicao.
Formal. Informal.
17

Sistema de autoridade hierrquica Pgina 65.

18

Sistema de autoridade funcional Pgina 65.

19

Sistemas de comunicao na estrutura organizacional Formal: conscientemente planejada, facilitada e controlada, segue uma escala hierrquica.
Horizontal, diagonal ou transversal, vertical.

Informal: surge espontaneamente na empresa, em reao s necessidades de seus membros.


Pode ser considerada ruim, quando propaga muitos boatos e sendo considerada boa quando facilita a ajuda entre seus membros.
20

Centralizao e descentralizao Centralizao: maior concentrao do poder decisrio na Alta administrao de uma empresa. Descentralizao: menor concentrao do poder decisrio na alta administrao da empresa sendo, portanto, mais distribudo pelos seus diversos nveis hierrquicos.
21

Centralizao e descentralizao Pgina 119.

22

Estruturas mecanicistas e orgnicas Pgina 79.

23

Discusso e reflexo

A organizao em que voc trabalha apresenta mais caractersticas mecanicistas ou orgnicas?


Em sua opinio, a estrutura utilizada a mais adequada para a organizao?

24

Atividades de linha e assessoria nas organizaes


Na organizao linha-staff existem rgos de linha (execuo) e de staff (apoio e assessoria) mantendo relaes entre si. Os rgos de linha tm autoridade para decidir e executar as atividades principais, aquelas vinculadas aos objetivos da organizao (autoridade linear). Os rgos de staff tm autoridade de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendao (autoridade funcional).
25

Atividades de linha e assessoria nas organizaes

A atividade de linha tem como ao decidir, comandar, executar, fazer.


A rea de staff tem como atividade pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar servios especializados.

O modelo linha-staff acrescenta a ideia de assessoria estrutura linear, j que posiciona rgos de apoio junto aos gerentes de linha.
26

rgos de staff (assessoria) Pgina 114.

27

Algumas limitaes das atividades de assessoria

Ser usada como vlvula de escape. Dificultar a delegao de tarefas ao pessoal de linha. Assumir funes de linha. O administrador ignorar os subordinados de linha. Diferenas pessoais entre o pessoal de linha e assessoria. Custos da unidade de assessoria se tornam muito elevados.
28

Para refletir!

O analista de OSM deve estar atento quanto atuao das atividades de linha e assessoria (staff), pois, somente assim, poder tirar o mximo de proveito de suas atividades, com o foco sempre no alcance dos melhores resultados.

29

Em resumo

O analista de OSM junto com o corpo estratgico da organizao pode decidir sobre a representao grfica da organizao por meio do organograma.
O delineamento da estrutura mais adequada deve ter entre suas finalidades a preveno e o combate das doenas administrativas.
30

Em resumo O desenho elaborao da estrutura organizacional formal, contribui para a distribuio adequada de tarefas e atividades. necessrio analisar o ambiente para decidir sobre a melhor forma de departamentalizao.

A centralizao e descentralizao influenciam as relaes existentes na estrutura organizacional e distribuio do poder.


31

ORGANIZAO, SISTEMAS E MTODOS

Prof. Me. Patrcia Rodrigues Silva p.rodriguess@uol.com.br


32

Vous aimerez peut-être aussi