Vous êtes sur la page 1sur 17

Mitos e Verdades da Gestao

Introduo
Ao longo dos nove meses de gestao, a mulher passa por um turbilho de mudanas fsicas e, principalmente, hormonais.
A me fica em um redemoinho emotivo, mais suscetvel ao bombardeio de teorias dos mais supersticiosos, que tentam dar dicas e orientar a futura me com nenhuma ou quase nenhuma base cientfica.

Se a barriga estiver pontuda, menina; arredondada, menino.

Mito. No existe nenhuma influncia do sexo do beb no formato da barriga. A barriga da me cresce conforme anatomia e gentica da gestante, sem nenhuma influncia do sexo do feto.

Mulher grvida no pode fazer sexo


Depende. Se a gestante apresentar sangramento vaginal ou placenta de insero baixa (quando a placenta fica na parte inferior do tero, cobrindo o colo do tero), ela est proibida de fazer sexo durante a gravidez. Nesses casos, a prtica pode estimular mais sangramento e contrao do tero, provocando parto prematuro. Caso contrrio, o sexo est liberado, ainda mais que a libido aumenta durante a gestao devido exploso hormonal.

O feto consegue sentir quando h relao sexual entre o casal Mito. O feto esta dentro do tero da me e no no canal vaginal, onde feita a penetrao. No existe a menor probabilidade de o pnis atravessar o colo do tero e entrar no tero da me. Alm disso, existem membranas da placenta que servem para proteger o feto de contraes mecnicas, como as que ocorrem durante o sexo.

Se a grvida tem muita azia, porque o beb vai ser cabeludo. Mito. O que vai definir se o beb vai ser ou no cabeludo a gentica, e no, a azia. Os enjoos aparecem porque o tero pressiona o estmago, causando um refluxo do cido estomacal e, tambm, por causa das altas taxas de progesterona, que em grande quantidade acabam causando azias.

Mulher grvida tem que comer por dois. Mito. Se a grvida comer por dois pode acabar engordando. Gestante acima do peso aumenta o risco de parto prematuro, bito da criana, dificuldade no trabalho de parto, diabetes na gravidez, hipertenso e distrbio na tireide, alm de contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso. Ao longo do dia, devem ser feita de seis a sete refeies balanceadas e bem distribudas. importante que a gestante consuma protena e carboidrato, pois essas so as principais fontes da energia que passa da me para o feto. Mas sem exageros!

Se os desejos alimentares da grvida no forem realizados, a criana pode nascer com algum sinal.

Mito. As vontades repentinas realmente existem e, segundo estudos ainda em andamento, podem ser reflexos das carncias nutritivas do beb, transmitidos via placenta at o crebro da me. O reflexo ento seria processado na forma de algum alimento. Se o beb necessita de carboidrato, a mensagem ser levada ao crebro da me, que ir decodificar esse sinal em formato de imagem, provavelmente de algum alimento com carboidrato, podendo ser uma torta de morango ou uma coxinha, explica o ginecologista.

Mulher grvida tem que comer por dois.

Mito. Se a grvida comer por dois pode acabar engordando. Gestante acima do peso aumenta o risco de parto prematuro, bito da criana, dificuldade no trabalho de parto, diabetes na gravidez, hipertenso e distrbio na tireide, alm de contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso. Ao longo do dia, devem ser feita de seis a sete refeies balanceadas e bem distribudas. importante que a gestante consuma protena e carboidrato, pois essas so as principais fontes da energia que passa da me para o feto. Mas sem exageros!

Tomar cerveja preta melhora a produo de leite. Mito. No h nenhum estudo cientfico que comprove a relao entre o alimento consumido e o aumento da produo do leite. O que pode acontecer o sabor do leite sofrer alterao de acordo com a alimentao da me.

Grvidas sentem mais calor.

Verdade. Devido acelerao do metabolismo por conta da gestao, as grvidas tendem a suar mais e a sentir mais calor.

Se a grvida cruza as pernas, pode criar voltas no cordo umbilical e enforcar o beb. Mito. Durante todo o perodo da gestao o beb se enrola no cordo umbilical. Os movimentos da me no interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco. So raros os casos dos bebs que se enforcam com o cordo umbilical, e isso acontece apenas se o cordo for menor que o normal.

Grvidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol. Verdade. Toda grvida tem mais tendncia a ter manchas na pele por causa do aumento da liberao de melanina na pele. O ideal que a grvida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na barriga, onde h maior concentrao dessa protena.

Grvidas no devem fazer sauna ou permanecer em banheiras com gua quente por muito tempo

Verdadeiro. O calor estimula a vasodilatao do corpo, podendo levar a um quadro de hipotenso arterial, que diminui a quantidade de sangue que vai para o feto.

A mudana da Lua influencia o parto.

Verdade. Durante a lua cheia e a lua nova, existe uma fora maior para o centro da Terra, o que aumenta a presso plvica e, consequentemente, as contraes.

Vrias dvidas podem surgir durante a gestao. Sugestes, ento... Nem se fala! O ideal que voc tire suas dvidas com algum profissional de sade para que no faa nada que prejudique o beb e tambm para que no fique ansiosa.

Vous aimerez peut-être aussi