Vous êtes sur la page 1sur 17

MSc.

Willian P Gomes

Por que o tomo possui essa tendncia de realizar ligaes qumicas?

E por que determinados tomos se sentem mais atrados em realizar ligaes com tomos de certos elementos do que com outros?

Evoluo da teoria atmica: diversas teorias. 1 teoria: Berzelius


as combinaes entre os tomos ocorriam devido a atrao eletrosttica, ou seja, devido a diferena entre cargas positivas e negativas.

1920: Gilbert N. Lewis

Primeiro a utilizar o nome chemical bond que traduzindo significa ligao qumica

2 teoria: Gilbert N. Lewis e Walter Kossel


observaram que, na natureza, apenas os gases nobres (elementos da famlia 18 da tabela peridica) eram encontrados isolados na natureza. Esses tomos tinham uma caracterstica que os outros tomos no tinham:
todos os elementos dessa famlia possuem a camada de valncia de seus tomos preenchida com oito eltrons. com exceo do Hlio que s tinha uma camada eletrnica preenchida com 2 eltrons.

Um tomo adquire estabilidade quando possui 8 eltrons na camada de valncia, ou 2 eltrons quando possuem apenas uma camada eletrnica.

Existem 4 tipos diferentes de ligaes qumicas:


Ligao inica; Ligao covalente; Ligao metlica; Ligaes secundarias ou intermoleculares:
Ligaes de hidrognio; Foras de London; Foras de van der Walls.

A ligao inica formada pela atrao eletrosttica entre ons de cargas opostas, positivos (ctions) e negativos (nions). Nesta ligao a transferncia de eltrons definitiva.

Ocorre quando um elemento metlico reage com um no-metal. Os metais doam seus eltrons de ltima camada, esses sero recebidos pelos ametais. Metais que possuem 1, 2, ou 3 eltrons na ltima camada se ligam com no-metais que possuem 5, 6 ou 7 eltrons.

As ligaes covalentes so aquelas que ocorrem entre tomos de elementos eletronegativos, ou seja, com tendncia de receber eltrons, estabelecendo uma ligao de compartilhamento de eltrons das suas camadas de valncia.

A ligao covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrognio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligao.

Ambos os tomos precisavam receber um eltron para completar a sua camada de valncia e ficarem estveis. Portanto, eles compartilharam seus eltrons e, desse modo, ambos passaram a dispor de dois eltrons, ficaram com sua camada completa e adquiriram configurao do gs nobre hlio.

Esse compartilhamento de eltrons o que diferencia esse tipo de ligao da ligao inica, na qual h transferncia de eltrons.

Lig. simples: 1 par de eltrons compartilhado. Lig. duplas: 2 pares de eltrons compartilhados.

Lig. triplas: 3 pares de eltrons compartilhados.

Ligao metlica a ligao entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metlicas que so cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia.

A maioria dos metais possui propriedades fsicoqumicas bem semelhantes: facilidade em perder eltrons, elevados pontos de fuso e ebulio, boa condutividade eltrica e trmica, brilho caracterstico. As ligas metlicas misturam as boas propriedades de diferentes metais.

Na ligao metlica ocorre liberao parcial dos eltrons mais externos, com a consequente formao de ctions, que formam as clulas unitrias. Esses ctions tm suas cargas estabilizadas pelos eltrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrnica. So dotados de movimento e, por isso, chamados de eltrons livres.

Vous aimerez peut-être aussi