Vous êtes sur la page 1sur 20

Grandes problemas ambientais: Extino de espcies

Trabalho realizado por:

Ins Albano n8 Rita Pacheco n18

ndice
O que ? Causas

Introduzidas pelo Homem Causas Naturais

Consequncias Espcies Ameaadas Espcies Protegidas Parques Naturais Medidas para acabar ou pelo menos amenizar o problema Evoluo da situao nos ltimos anos

O que ?
Extino em biologia e ecologia o total desaparecimento de espcies, subespcies ou grupos de espcies. O momento da extino geralmente considerado sendo a morte do ltimo indivduo da espcie.

Causas:
As causas das extines sempre podem ser estudadas por meio da evidncia fssil. A partir dos fsseis, obtm-se informaes sobre organismos que viveram em tempos muito distantes dos atuais, nos levando a entender um pouco mais da diversidade da vida no passado.

Induzidas pelo Homem:


Sobre explorao de animais para Lucro, colees (); Caa; Introduo de espcies num novo meio; Destruio de Habitats e Ecossistemas (Desflorestao); Poluio; Desenvolvimento de urbanizaes, agricultura e minrio; Efeitos devastadores em ilhas; Excesso da populao humana; Desertificao.

Causas Naturais
Sismos; Vulces; Alteraes Climatricas; Descida ou subida do nvel do mar; Aumento ou decrscimo da salinidade do mar; Queda de um corpo astral; Desenvolvimento de um vrus ou micrbio nocivo para espcies.

Consequncias
Uma das consequncias da extino das espcies o desequilbrio das cadeias alimentares. Com a reduo do nmero de animais carnvoros, por exemplo, h proliferao de herbvoros, o que pode aniquilar alguns tipos de vegetal.

Espcies ameaadas
Entre os animais em risco no planeta esto o elefante africano, o cervo da Tailndia, o panda gigante da China, o cavalo selvagem da Europa Central, o biso (boi selvagem) da Frana, e a baleia-azul. Tambm correm risco espcies vegetais como as orqudeas de Chiapas, no Mxico, e algumas bromlias do continente americano e da frica.

Espcies Protegidas
Espcies cujo o nmero de individuo muito reduzido estando em perigo de desaparecer.

Parques Naturais
Parque Natural uma rea que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integrao harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou regio natural.

Medidas para acabar ou pelo menos amenizar o problema


Publicar leis que probam a caa de espcies raras Impedir a utilizao dos animais selvagens na investigao mdica (ex: macacos) Criar animais em via de extino em jardim zoolgico, parques de animais selvagens, cativeiro... Impedir que alguns animais sejam tirados do seu habitat para serem vendidos como animais de estimao.

Evoluo da situao nos ltimos anos


O nmero de espcies existentes na Terra estimado em 13-14 milhes. Estima-se que cerca de 300.000 foram extintos nos ltimos 50 anos.

Vous aimerez peut-être aussi