Vous êtes sur la page 1sur 36

Noes de METROLOGIA

Instrutores: Pedro Addor, Anselmo Silvino, Renato Wilman e Jonas Borges


UN-RIO/ST/EE

PROGRAMA DO CURSO

Conceitos gerais Sistemas de Unidades Converso de unidades Presso Instrumentos de medio de grandezas Paralaxe e incertezas Conceito de rastreabilidade Hierarquia de padres de medio Certificao vs credenciamento

CONCEITOS GERAIS

Metrologia a cincia que trata das medies, tratando de seus aspectos tericos e prticos, incluindo a incerteza, em todos os campos da cincia ou da tecnologia. Sistema de Unidades Sistema de unidades de medio um conjunto das unidades de base, suplementares e derivadas, definido de acordo com regras especficas, para um dado sistema de grandezas. J existiram vrios sistemas de unidades: CGS, MKSA, ingls e chins. Hoje, o sistema de unidades padronizado o SI (Sistema Internacional de Unidades).

CONCEITOS GERAIS

Medio um conjunto de operaes, feitas manualmente ou automaticamente, com o objetivo de determinar um valor de uma grandeza. Repetitividade o grau de concordncia entre os resultados de medies sucessivas do mesmo mensurando feitas sob as mesmas condies de medio Reprodutibilidade Reprodutibilidade a proximidade de consenso entre os resultados de medies sucessivas do mesmo mensurando feitas sob condies diferentes de medio

SISTEMAS DE UNIDADES

Sistema ingls O sistema ingls, tambm chamado de imperial, usado na Inglaterra, Estados Unidos e Canad, mas mesmo nestes pases h muitas diferenas em seus detalhes. O sistema ingls no coerente e h vrios mltiplos entre a maioria das unidades. A maioria das unidades se baseava em medidas do corpo humano, geralmente do corpo do rei. Exemplos: 12 polegadas para um p 3 ps para uma jarda 1760 jardas para uma milha

SISTEMAS DE UNIDADES

Sistema internacional de unidades (SI) Em 1960, a 11a CGPM deu formalmente o nome de Systeme International d'Unites, simbolizado como SI (Sistema Internacional) e o estabeleceu como padro universal de unidades de medio. O SI um sistema de unidades com as seguintes caractersticas desejveis:
Coerente Decimal

Poucas unidades de base


Completo Simples e preciso No degradvel

Universal

SISTEMAS DE UNIDADES

Sistema Petrobras Na indstria de petrleo existem algumas unidades que so mais utilizadas. Portanto a Petrobras adotou um conjunto de unidades, que so utilizadas no campo, que no obedecem nem ao sistema ingls, nem ao SI.
Varivel ou Parmetro comprimento massa temperatura absoluta tempo permeabilidade presso viscosidade vazo volume ndice de produtividade Sistema americano ft lb R h md psi cp bbl/d bbl/d bbl/d/psi Sistema Petrobras m kg K h md kgf/cm2 cp m3/d m3 m3/d/kgf/cm2

CONVERSO DE UNIDADES

O procedimento da converso multiplicar a quantidade especificada pelo fator de converso exatamente como dado e depois arredondar o resultado para o nmero apropriado de algarismos significativos direita da vrgula decimal ou para o nmero inteiro realstico de acordo com o grau de preciso implicado no quantidade original. Exemplos 1- um poo tem 2500 ps, qual a sua profundidade em metros?

EXEMPLOS

2- um poo que tem sua produo de 35 barris por dia, ter uma produo quantos m3 ao final de um ano? 3- a presso de um separador de 8 kgf/cm2, qual a presso correspondente em unidades inglesas? e no SI? 4- O gradiente de presso da gua salgada 0,433 psi/pe. Qual a presso exercida, em kgf/cm2, por uma lmina de gua de 2000 m? 5- Qual a temperatura correspondente em graus celsius, de um termmetro que est marcando 175 graus Fahrenheit? e em graus Kelvin?

TABELA DE CONVERSO

Unidade metro (SIU) mcron polegada p jarda milha milha nutica milha geogrfica metro quadrado acre hectare

Smbolo m m pol(") p(') jd mi m.n. m.g. m acre ha

Equivalncia =1m = m = 10-6 m = 2,54 x 10-2 m = 12 pol = 0,3048 m = 3 ps = 0,9144 m = 1760 jd = 1609,344 m = 1852 m = 6076,1 ps = 1855 m = 6087,15 ps um quadrado com 1 metro de lado aprox. 4046,856 m (aprox. 0,4047 ha) 104 m

metro cbico
litro galo (UK) barril (US)

m3
l, L B-gal US-bl

= 1 m3
= dm3 = 10-3 m3 = 4,546 09 dm3 ~ 158,987 dm3

TABELA DE CONVERSO

Unidade quilograma tonelada (mtrica) segundo minuto hora dia semana ms ano newton dina (unidade cgs)

Smbolo kg t s min h d h h a N dina

Equivalncia = 1 kg = 103 kg 1s = 60 s = 3600 s = 86400 s (convencionado) = 7 dias = 30 dias (convencionado) ~ 31 556 952 s = kg.m.s-2 = 10-5N

Quilograma-fora
eletron-volt caloria termoqumica joule

kgf
eV calth J

= 9,806 65 N
~ 1,602 18 x 10-19 J = 4,184 J = 1 N.m = 1 kgf.m2.s-2

TABELA DE CONVERSO

Unidade watt horse power cavalo vapor pascal atmosfera bar torricceli milmetro de mercrio (convencional) libra por polegada quadrada poise centipoise

Smbolo W hp cv Pa atm bar Torr mmHg psi P cP

Equivalncia = 1 J.s-1 = N.m.s-1 = kg.m2.s-3 = 745,7 W = 0,9863 hp = 735,5 W = 1 N.m-2 = 1 kgF.m-1.s-2 = 101325 Pa = 101325 N.m-2 = 105 Pa = (101325/760) Pa ~ 133,322 Pa = 1 torr ~ 6,894 757 x 103 Pa = 10-1Pa.s = mPa.s

Kelvin
grau Celsius grau Fahrenheit grau Rankine

K
oC oF oR

=1K
= T (K) - 273,15 = 1,8 T (oC) + 32 = (5/9) K

PRESSO

Presso a razo entre a fora exercida por um corpo sobre uma superfcie e a rea de contato desse corpo com a superfcie:

F P A
Unidades:
SI: PaN/m2 Usuais: kgf/cm2, psi, bar Converso: 1 kgf/cm2 = 98067 Pa = 14,22 psi = 0,98067 bar

PRESSO

Presso Atmosfrica A presso mdia ao nvel do mar em valor absoluto de 760 mm de mercrio (mmHg), ou seja, 1.013 milibares, 14,7 psi, valor aproximado de 1 kgf/cm2. A presso diminui quando a altitude aumenta; como camadas inferiores so comprimidas pelo peso das camadas superiores, a presso decresce mais depressa perto do solo do que nas altitudes mais elevadas (a 5000 m, de 500 milibares e a 9000 m atinge 300 milibares).

PRESSO

Presso Efetiva ou Manomtrica aquela cuja escala de medio toma como referncia a presso atmosfrica, ou seja, na presena da presso atmosfrica o seu valor zero. O medidor que mede presses efetivas acima da presso atmosfrica denominado manmetro. O que mede presses efetivas abaixo da presso atmosfrica denominado vacumetro.

PRESSO

Presso Absoluta aquela cuja escala de medio toma como referncia o vcuo absoluto, ou seja, na presena de vcuo absoluto o seu valor zero.

Pab = Pmanomtrica + Patmosfrica

PRESSO

PRESSO - EXERCCIOS

Assinale a alternativa FALSA: a) O valor da presso absoluta de um sistema sempre menor que o valor da presso manomtrica. b) A presso absoluta a soma da presso atmosfrica com a presso manomtrica.

c) A presso atmosfrica diminui com o aumento da altitude.


d) Se a presso absoluta de um tanque for igual a uma atmosfera (1atm) sua presso manomtrica igual a zero.

INSTRUMENTOS DE MEDIO E GRANDEZA

Rgua Graduada A rgua graduada o mais simples entre os instrumentos de medida linear. A rgua apresenta-se, normalmente, em forma de lmina de ao-carbono ou de ao inoxidvel. Nessa lmina esto gravadas as medidas em centmetro (cm) e milmetro (mm), conforme o sistema mtrico, ou em polegada e suas fraes, conforme o sistema ingls. Utiliza-se a rgua graduada nas medies com erro admissvel superior menor graduao. Normalmente, essa graduao equivale a 0,5 mm ou 1/32.

INSTRUMENTOS DE MEDIO E GRANDEZA

Paqumetro O paqumetro um instrumento usado para medir as dimenses lineares internas, externas e de profundidade de uma pea. Consiste em uma rgua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O cursor ajusta-se rgua e permite sua livre movimentao, com um mnimo de folga. Ele dotado de uma escala auxiliar, chamada nnio ou vernier. Essa escala permite a leitura de fraes da menor diviso da escala fixa.

INSTRUMENTOS DE MEDIO E GRANDEZA

Manmetro Dispositivo analgico para medir presso de gs ou de lquido. Baseado na comparao de foras de presso conhecidas e desconhecidas. Um barmetro um tipo especfico de manmetro usado para medir a presso atmosfrica.

Manmetro tipo tubo em U

INSTRUMENTOS DE MEDIO E GRANDEZA

Termmetro um instrumento usado para medir a temperatura, baseado no efeito que a troca de calor produz em algumas propriedades fsicas observveis e no fato de que dois sistemas a diferentes temperaturas colocados em contato trmico, tendem a igualar suas temperaturas, ou seja alcanar o equilbrio trmico. Entre as propriedades fsicas em que se baseam os termmetros, destacam-se a dilatao dos gases, a dilatao de uma coluna de mercrio, a resistncia eltrica de algum metal, a variao da fora eletromotriz de contato entre dois metais, a deformao de uma lmina metlica ou a variao da susceptibilidade magntica de certos sais paramagnticos.

INSTRUMENTOS DE MEDIO E GRANDEZA

Tacmetro Um tacmetro um dispositivo usado para medir a rotao de um eixo (da palavra grega takhos, que significa velocidade). H diversos tipos de tacmetros, mecnicos ou eltricos. Os tacmetros mecnicos eram, por exemplo, no velocmetro dos automveis e motocicletas. Os automveis mais recente j utilizam tacmetros eltricos e alguns os tacmetros digitais.

Tacmetro eltrico

MEDIO

Paralaxe Paralaxe o deslocamento aparente de um referencial, causado pelo deslocamento do observador. Exemplo: Na leitura de instrumentos analgicos com escala e ponteiro deve-se olhar perpendicularmente escala, evitando o erro de paralaxe. O erro de paralaxe cometido quando se observa o ponteiro obliquamente e l-se a maior em uma escala crescente, quando se est esquerda do ponteiro e a menor, quando se est direita do ponteiro.
A primeira leitura correta; a segunda tem um erro de paralaxe e a leitura menor que a correta.

MEDIO

Incertezas Todas as medies so contaminadas por erros imperfeitamente conhecidos, de modo que a significncia associada com o resultado de uma medio deve considerar esta incerteza. Incerteza o resultado da avaliao pretendida em caracterizando a faixa dentro da qual o valor verdadeiro de uma medida estimado cair, geralmente com uma dada confiana. A incerteza normalmente expressa por uma faixa ou limites de confiabilidade, dentro da qual os valores medidos esto inserido.

MEDIO

Incertezas
Nenhuma medio ou teste perfeito e as imperfeies fazem aparecer erro de medio no resultado. Como conseqncia, o resultado de uma medio somente uma aproximao do valor da quantidade medida e somente completa quando acompanhado por uma expresso da incerteza desta aproximao. Existem vrias formas de avaliar a incerteza de uma medio: Avaliao do Tipo A feita pelo clculo de uma srie de leituras repetidas, usando mtodos estatsticos. Avaliao do Tipo B feita por meios diferentes dos usados no mtodo B. Por exemplo, por julgamento baseado em:
1. Dados de certificados de calibrao. 2. Dados de medies anteriores. 3. Experincia com ou o conhecimento geral do comportamento e propriedades de materiais e equipamentos iguais. 4. Valores aceitos de constantes associadas com materiais e quantidades. 5. Especificaes dos fabricantes. 6. Todas as outras informaes relevantes.

PADRO

Padro Padro fsico ou material baseado em uma entidade fsica, como uma quantidade de metal ou um comprimento de uma barra de metal. O padro material deve ser armazenado em condies de temperatura, presso e umidade especificas e ser rastreado periodicamente. Um exemplo de padro material kilograma fsico, padro de massa no SI, que consiste em um cilindro de platinairdio, com 39 mm de altura e de dimetro e que est preservado e guardado em Svres, Frana e uma rplica dele est guardada no INMETRO, em Xerm, RJ, Brasil.

HIERARQUIA DE PADRES DE MEDIO

Para calibrar um sistema de medio necessrio um padro como base, como inconveniente que em cada calibrao no mundo inteiro, fosse necessrio utilizar o padro material, existe uma hierarquia de padres secundrios que uma aproximao razovel e pode ser mais facilmente acessvel para calibraes. Estes padres secundrios devem ter um valor de incerteza pequeno com relao aos padres primrios. No Brasil, o INMETRO mantm os padres primrios e secundrios e os procedimentos recomendados para a calibrao dos sistemas de medio. Cada nvel de hierarquia derivado por calibrao contra o padro do nvel anterior, ou passa-se do padro primrio (referncia), para o secundrio (transferncia), sempre com um grau de preciso menor ou com maior incerteza.

HIERARQUIA DE PADRES DE MEDIO

RASTREABILIDADE

Rastreabilidade o princpio em que a incerteza de um padro medida contra um padro superior, permitindo que a incerteza do instrumento seja certificada. Isto conseguido por uma auditoria, de padres mais baixos para padres superiores e todo sistema vlido de padres deve se utilizar o princpio da rastreabilidade, onde o padro inferior que calibrado contra um padro superior certificado e sua incerteza garantida.

RASTREABILIDADE

Rastreabilidade dos padres

CERTIFICAO VS CREDENCIAMENTO

Credenciamento ou acreditao o reconhecimento formal por um organismo de acreditao de que um laboratrio ou organismo de certificao ou inspeo atendeu aos requisitos previamente definidos e demonstrou ser competente para realizar suas atividades (ensaios, calibraes, certificaes ou inspees), com confiabilidade. Tal reconhecimento est definido na norma internacional ISO/IEC FDIS 17011: " o reconhecimento de terceira parte que um Organismo de Avaliao da Conformidade atende requisitos especificados e competente para desenvolver tarefas especficas de avaliao da conformidade".

CERTIFICAO VS CREDENCIAMENTO

Certificao um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relao comercial com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou servio est em conformidade com os requisitos especificados. Estes requisitos podem ser: nacionais, estrangeiros ou internacionais. As atividades de certificao podem envolver: anlise de documentao, auditorias / inspees na organizao, coleta e ensaios de produtos, no mercado e / ou na fbrica, com o objetivo de avaliar a conformidade e sua manuteno.

CERTIFICAO VS CREDENCIAMENTO

Diferena entre Acreditao e Certificao Ambas as atividades, acreditao de laboratrios segundo os requisitos da NBR ISO/IEC 17025 e a certificao ISO 9001, asseguram a existncia de Sistema da Qualidade nas organizaes, sistema este que aceito internacionalmente, nos dias de hoje, como evidncia da credibilidade da gesto empresarial. Entretanto, no que concerne a laboratrio de calibrao e de ensaios, a disponibilidade do sistema da qualidade constitui indicao necessria mas no suficiente, ainda imprescindvel demonstrar a competncia tcnica do laboratrio.

CERTIFICAO VS CREDENCIAMENTO

Diferena entre Acreditao e Certificao Para garantir que os certificados de calibrao e os relatrios de ensaios so metrologicamente confiveis feita a acreditao, sistemtica que requer rastreabilidade dos padres do laboratrio ao Sistema Internacional de Unidades (SI), adequao ao mtodos e prticas internacionais, pertinncia dos procedimentos, uso adequado de equipamentos, instalaes apropriadas e capacitao profissional do pessoal do laboratrio. Assim, quando o assunto metrologia, deve-se fazer uso da acreditao, uma vez que este, alm do Sistema de Qualidade, tambm atesta a competncia tcnica do laboratrio.

UNIDADES USUAIS NA INDSTRIA DE PETRLEO

1 GRANDEZA
1.1 Comprimento

1.2 Volume

Unidade polegada p barril galo p cbico bpd psi

Converso para o SI 1 pol = 0,0254 m 1 p = 0,3048 m 6,29 bbl = 1 m3 264 gal = 1 m3 35,31 p3 = 1 m3

Observao Principalmente p/ dimetros

Vazo

1.3 Presso

kgf/cm2 bar

Massa Fora Torque

Potncia

atm lbm kgf Lbf Lbf. p Cavalo vapor (cv) Horse power (hp)

1 bpd = 1,84 x 10-6 m3 / 1.2.1 Bpd = barril por dia s libra por polegada quadrada 1 psi = 6895 Pa (pound per square inch) 2 1 kgf/cm = 98067 Pa 1 Pa = 1 N/m2 1 bar = 100000 Pa = 1 Kpa = 1000 Pa 100 KPa 1 atm = 101325 Pa 1 lbm = 0,454 kg 1 kgf = 9,8067 N 1 Lbf = 4,4482 N 1 Lbf.p = 1,3558 N.m 1 cv = 735,5 W

1 hp = 746 W

Vous aimerez peut-être aussi