Vous êtes sur la page 1sur 12

A Cabanagem 1835 - 1840

Antecedentes
O recrudescimento da explorao da forca de trabalho indgena e da perseguio armada, dotado atravs das sucessivas cartas rgias, principalmente com a vinda da famlia real ao Brasil, teve implicaes ainda mais desastrosas no que diz respeito a demografia da regio. A situao em toda a provncia era de calamidade extrema. A populao pobre, fosse livre ou escrava, era enormemente explorada pelos fazendeiros, os quais tambm estavam insatisfeitos com o governo do Par face a crise econmica que se abatia sobre a regio.

Os cabanos e a configurao do movimento


Os cabanos abarcavam o variado conjunto formado por ndios aldeados e destribalizados (tapuios), os negros e os mestios submetidos a explorao absoluta e ao abandono completo. Insatisfeitos, os cabanos uniram-se para por fim a toda essa situao imposta pelos brancos que governavam a provncia. Os fazendeiros tambm aderiram ao movimento para lutarem contra o governo central, pois eram impedidos de participarem da poltica local. O povo de Mundurucu teve uma participao importante na guerra dos Cabanos entre 1835 e 1840

Os precursores e idelogos do movimento


A cabanagem era considerada pelo historiador Pontes Filho como um movimento nativista popular de braos e armas, mas sem cabea. Isso ideologicamente inconsistente. Pois existiram dois grandes nomes marcados na histria que foram o cnego Batista Campos e o Jornalista Vicente Ferreira Lavor

A cabanagem: explode a revolta


No ano de 1832, os cabanos comandados pelo cnego Batista Campos, conseguiram submeter o presidente da provncia, Machado de Oliveira. No ano de 1835, j com a morte de seu lder, Batista Campos, os cabanos concentrados nos arredores da cidade, empreenderam um levante armado, tomando, na noite de 6 para 7 de janeiro de 1835, a capital, Belm, no dia da festa de So Tome.

O primeiro governo dos cabanos: Felix Malcher


Flix Clemente Malcher estava preso e os cabanos foram busc-lo na priso. Entretanto foi um equivoco entregar o comando da provncia, pois o mesmo, j estava decidido a abandonar o movimento, o que no o fez porque foi preso. Insatisfeitos com o governo opressor de Malcher os cabanos impuseram-lhe um triste e previsvel fim: a deposio e a execuo.

O segundo governo dos cabanos: Francisco Pedro vinagre


Tal como o governo anterior, uma vez no poder, Francisco Vinagre logo se preocupou em protestar fidelidade ao imperador acabando tambm por trair os cabanos.

O terceiro governo dos cabanos: Eduardo Angelim


Proclamou o desligamento da provncia em relao ao imprio, realizando uma antiga aspirao cabana, e no cumprindo outros compromissos diante do povo cabano, dentre eles, o de libertar os escravos, e tendo mandado fuzilar lideres negros

A Cabanagem na Comarca do Alto Amazonas


A comarca do alto Amazonas adere ao movimento cabano. O governo organizou as Foras Legalistas para combater os revoltosos. Ambrosio Pedro Ayres, o BARARUA, fazendeiro residente em Autazes, antiga Bararu, consegue autorizao da Cmara de Mariu (atual Barcelos), para comandar foras legalistas. Agosto de 1938, parte com 130 soldados para combater os cabanos nos rios Autazes, Urubus - encontraram 06 cabanos. O capito iniciava a viagem de retorno a Manaus com apenas 12 soldados.

A Cabanagem na Comarca do Alto Amazonas


No decorrer da viagem, no dia 06 de agosto a expedio atacada e Ambrosio Ayres aprisionado e morto pelos cabanos em 06 de agosto de 1838. A partir de 04 de setembro de 1839, o governo decreta anistia para todos os cabanos. Em 25 de maro de 1840, os ltimos cabanos dispem armas em Maus. A 05 de setembro de 1850 o Amazonas foi levado a categoria de provncia tornando-se independente do Par.

A entrada da Comarca do Alto Amazonas (hoje Manaus, a qual foi o bero do manifesto na Amaznia Ocidental) na Cabanagem foi fundamental para o nascimento do atual estado do Amazonas. Durante o perodo da revoluo, os cabanos da Comarca do Alto Amazonas desbravaram todo o espao do estado onde houvesse um povoado, para assim conseguir um nmero maior de adeptos ao movimento, ocorrendo com isso uma integrao das populaes circunvizinhas e formando assim o estado.

O fim da cabanagem
Abalados pelas sucessivas traies de seus lideres, desgastados pela rdua luta que se prolongava, enfraquecidos por epidemias, que assolavam as populaes indgenas e ribeirinhas, falta de recursos, dentre outros, os cabanos desacreditaram profundamente da vitria final.

As consequncias da cabanagem
A cabanagem foi a nica revolta que efetivamente ocupou o poder de uma provncia durante certo tempo, com relativa estabilidade. A falta de projeto poltico consistente, e que tivesse sido assimilado pela massa pobre, os quais eram o alicerce do movimento. Metade da populao masculina havia sido morte.

Algumas tribos foram extremamente perseguidas e dizimadas.


Sua relevncia para acelerar o processo de elevao da capitania do So Jose do Rio Negro a condio de provncia.

Vous aimerez peut-être aussi