Vous êtes sur la page 1sur 19

Lngua Portuguesa Aplicada ao Direito

Profa. Ms. Fabiana Dametto

MATERIAL EXTRA SOBRE FUNES DA LINGUAGEM

04.01 PROBLEMA: Quais so as funes bsicas da linguagem?

04.02 CONHECIMENTO: Funes da linguagem

FUNO REFERENCIAL ou DENOTATIVA nfase no referente Inteno do emissor: informar sobre o mundo que o cerca, de maneira mais objetiva possvel. Caractersticas: predomnio da 3 pessoa (ele/ela, seu), pouco uso de palavras com carga subjetiva forte. Ex.: textos jornalsticos, cientficos, etc. Esta serve de base para qualquer mensagem, e nela estariam apoiadas as outras funes. Obs.: na rea jurdica, faz-se uso muitas vezes da linguagem referencial quando da citao de conceitos e legislao prpria.

Exemplo:
Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, vesturio ou outras prestaes in natura, que o empregador por fora do contrato ou costume, fornecer habitualmente ao empregado.
BRASIL, art. 458, Decreto-Lei n 5.452, de 1 maio de 1943.

FUNO EMOTIVA: nfase no emissor. centrada no emissor/remetente. Inteno: dar vazo a seu mundo interior, a seus sentimentos, desejos e sonhos. Caractersticas: Emprego da 1 pessoa (eu, meu, comigo) Uso de interjeies (ai!, puxa!, tomara!) Pontuao que confere subjetividade ( !, ...) Ex.: Poemas lricos, autobiografias, cartas de amor. Obs.: na rea jurdica, o profissional de Direito poder valer-se da linguagem emotiva ao exprimir o estado emocional do emissor da mensagem perante seu pleito. Assim, ele incluir na linguagem forense adjetivos e palavras cuja carga semntica exprime sentimentos e opinies.

Exemplo:
Esse infortnio ocorreu por culpa exclusiva do empregador, que no ofereceu condies mnimas de segurana a este reclamante.

O locatrio, ora ru, vem utilizando indevidamente o imvel, sublocando-o para pessoas de reputao duvidosa, em flagrante infrao contratual.

FUNO CONATIVA - nfase no receptor Inteno: levar o receptor a tomar determinada atitude. Caractersticas: uso do imperativo (faa, coma, compre...) uso do vacativo (coma, meu filho) e pronomes que se dirigem diretamente ao receptor (voc) Ex.: discursos, sermes e textos publicitrios etc. OBS.: Pode-se afirma que o cerne das contestaes, das apelaes e dos recursos, em geral, apresenta o predomnio dessa funo, pois estes documentos forenses objetivam convencer e influenciar o destinatrio, fazendo compartilhar da viso apresentada pelo emissor.

Exemplo:
Ademais, admitindo-se, apenas para argumentar, que o autor esteja doente, ainda assim no haveria o que indenizar, j que a doena geradora da invalidez teve incio antes da sua admisso na empresa, de modo que no pode, em absoluto, ser considerada doena profissional. A r agiu como se a relao existente fosse mera prestao de servio, o que, como veremos, no se coaduna com a verdade, pelo abaixo exposto: 1. O autor, pelo perodo abaixo mencionado, esteve sob dependncia jurdico-econmica da reclamada, dela recebendo ordens, revelando de forma inescondvel a subordinao. [...] (GOLD; SEGAL, 2008, p.16)

FUNO FTICA: est centrada no canal (contato)

Ex.: saudaes, dilogos para estabelecer contato.


Inteno: estabelecer ou manter aberto o canal de comunicao. Caractersticas: as mensagens tem pouco ou nenhum contedo informativo. o emissor tenta travar contato com o receptor ou verificar se h rudo. OBS.: No discurso forense pode-se afirmar que quanto mais claro e bem construdo o texto, mais ser capaz de estabelecer contato com seu leitor. Essa funo diz respeito a legibilidade do texto.

Exemplo:

H de se ressaltar que, assim como todos os funcionrios, desde o ms de novembro, por motivo de produtividade e obedecendo poltica de qualidade da empresa, e afim de evitar que os setores ficassem vazios quando os clientes os procuravam na hora do almoo, a autora obedecia ao horrio estabelecido de almoo, ou seja, das 11h s 12h.
(GOLD; SEGAL, 2008, p.16)

FUNO METALINGUSTICA: est centrada cdigo. Reflexes sobre a linguagem.

no

Inteno: comentar ou questionar o prprio cdigo (lngua).


Caractersticas: Itens do cdigo so usados para falar sobre o prprio cdigo. Ex.: aulas de lnguas, dicionrios. Obs.: Na rea jurdica, trata-se de explicaes sobre a prpria linguagem jurdica.

Exemplo: Se a pea jurdica, por exemplo, ao comentar o crime de violao de domiclio, exigir a definio da palavra casa, teremos: No art. 150 do Cdigo Penal, vemos claramente que a imputao da pena no congruente e, para comprovao, citamos o referido artigo, em seus pargrafos 4 e 5: 4 A expresso casa compreende:
I qualquer compartimento habitado; II aposento ocupado de habitao coletiva; III compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. [...]

FUNO POTICA: nfase na prpria mensagem. Predomina na literatura, msica, poemas, algumas propagandas, embora no seja a nica encontrada na arte verbal. Inteno: selecionar as palavras e organiz-las no enunciado de maneira original. Caractersticas: sonoridade linguagem conotativa, figuras de linguagem Obs.: esta no comum no discurso jurdico, pois supe a valorizao da informao por meio de efeitos rtmicos e jogos de sonoridade. Porm...

Exemplo: Em 26 de outubro de 1989, o advogado Nicanor Rocha Silveira protocolou a seguinte petio inicial de ao de retificao de registro civil, que levou o nmero 1399/89, tendo sido distribuda 3 Vara Cvel da Comarca de Araraquara (SP): Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Comarca de Araraquara, SP. IVETE NASCIMENTO DA SILVA, brasileiro, solteiro, funcionrio pblico municipal, residente na r. Trajano Gomes 237, nesta, onde domiciliado, por seu Advogado vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia para requerer RETIFICAO DE REGISTRO CIVIL, amparado na Lei n.6015/73 e, para tanto, em versos deseja narrar, ao menos para amenizar, este problema de arrasar: DOUTO MAGISTRADO: O Autor, inconformado, pede vnia para expor seu problema, um terror.

Cabra macho, baiano E assim nascido, Tal qual conhecido, Tem problema, por engano. Registrado como Ivete, Tem nome de chacrete ..mas que nome, feminino, diria Aulete. Graa sem graa que s traz pirraa no bar, no emprego, at no lar causa medo. Mas no s isso, H tambm muito enguio, Na ficha, no cadastro - mulher ou macho?!

Nome de nordestino, At ento sem destino, Hoje em So Paulo, Deseja retific-lo. Homenagem a Santo Ivo, Padroeiro do Advogado, Prenome escolhido E que assim seja chamado. Esperando que o promotor, Sempre culto e professor, Entenda sua dor E concorde por rigor. O Autor, a quem duvidar, est a esperar E provar, como quizer, Que nunca foi mulher.

Provar o estendido, em vestes ou despido Com a devida merc Desde que exija o CPC Deferida esta pretenso, de mandado de averbao Se requer a expedio, De imediata execuo. Ainda meio sem jeito, desde j satisfeito, Com constrangimento Pede deferimento. Valor: NCz$ 1.000,00 Bel. NICANOR ROCHA SILVEIRA OAB/SP 66925

O promotor prescindiu da produo da prova requerida, no que foi acompanhado pelo juiz, Dr. Ferry de Azeredo Filho, o qual decidiu pela procedncia da ao, com julgamento antecipado da lide.

Fonte: http://www.paginalegal.com/2008/02/page/7/

O profissional do direito no deve se preocupar em atender uma nica funo [da linguagem], mas, sim e fundamentalmente, em usar os recursos que a linguagem oferece a fim de conseguir o grau de persuaso que seu discurso forense almeja.

As funes da linguagem no existem isoladas em cada texto. Embora uma delas acabe predominando, elas convivem, mesclam-se, entrecruzam-se o tempo todo, obtendo-se de suas combinaes os mais diferentes efeitos.

Vous aimerez peut-être aussi