Vous êtes sur la page 1sur 20

ENSAIO VISUAL E DIMENSIONAL SE SOLDAGEM

ENSAIO VISUAL E DIMENSIONAL DE SOLDA


1 OBJETIVO Este procedimento ser utilizado na qualificao de inspetores de ensaio visual e dimensional de solda e tem por objetivo fixar as condies exigveis para a realizao de ensaio visual e dimensional de juntas preparadas para a soldagem e juntas soldadas com as seguintes caractersticas: Juntas circunfernciais, de topo, de tubulao de ao carbono com dimetro nominais menores ou igual a 16 polegadas e espessuras inferiores a 16 milmetros; juntas circunfernciais, de topo, de tubulao de ao inoxidvel austenitico, com dimetros nominais menores ou iguais a 4 polegadas e espessura inferior a 6 milmetros; juntas de topo de costado de tanques de armazenamento; juntas de topo e de ngulo de estruturas metlicas de ao carbono.

2 REFERNCIAS 2.1 Internacionais ISSO 8501-1 preparation of Steel Substrats Before Aplication of paints and Related Products. (substitui a norma Svesnk Standard SIS 05 59 00). Cdigo ASME seo V 2001

3 MATERIAL
Sero inspecionadas juntas de ao inoxidvel austenitico dos equipamentos descritos no item 1 deste procedimento

4 MTODOS DE ENSAIO
Ser utilizado o ensaio visual direto. O ngulo de observao em relao a superfcie a ser examinada no deve ser inferior a 30, e a distancia do olho do observador ao local do ensaio no deve ser superior a 600 mm.

5 CONDIO SUPERFICIAL 5.1 Estado Disponvel da Superfcie 5.1.1 Junta preparada para soldagem A superfcie poder se apresentar conforme os graus C ou D da norma ISSO 8501-1. 5.1.2 Juntas soldadas A regio da solda poder se apresentar no estado de como solda 5.2 Mtodo de preparao da superfcie
GRAU DE INTEMPERISMO C ou D -

ESTADO DA SUPERFICIE

PREPARAO

Superfcie Oxidante Superfcie com escoria, respingo, abertura de arco superfcie com graxa, leo, tinta, produto qumico

Escovamento manual Esmerilhamento

Limpeza com solvente (thinner)

5.2.1 Quando o escovamento empregado na preparao de superfcie de ao inoxidvel austenitico ou liga a base de nquel, a escova devera ser de ao inoxidvel ou revestida deste material e devera ser usada apenas com estes materiais.

5.2.2 Quando for usada limpeza qumica para eliminao de graxa, tinta, leo e etc. da superfcie de ao inoxidvel e liga a base de nquel, os produtos utilizados devem possuir certificado de contaminantes (CI, F, e S) de maneira a atender aos requisitos da norma ASME V artigo 6 T 641.

5.3 Condies superficiais requerida 5.3.1 Junta preparada para a soldagem a) As juntas a serem soldadas devem estar isentas de leo, graxa, xidos, tinta, resduo de ensaio de liquido penetrante, areia e fuligem do pr-aquecimento a gs, em uma faixa de 25 mm de cada lado das bordas. b) Deposito de carbono, escria e cobre resultantes do corte do eletrodo de carbono devem ser removidos para garantir a remoo total da ZAT, no podendo esta remoo ser menor que 1 mm. 5.3.2 Junta soldadas Na solda e em 25 mm adjacentes a ela, as juntas a serem inspecionadas devem estar escovadas e i9sentas de impurezas que possam interferir no resultado do ensaio.

6 ILUMINAO A regio a ser soldada deve estar iluminada, se necessrio por lanterna de foco centrado ou isentas de lmpada, que proporcione uma iluminao mnima de 1000 Lux. O ngulo do feixe de luz em relao a superfcie examinada devera ser de no mnimo 30. A medio do nvel de iluminamento na superfcie a ser ensaiada devera ser feita atravs de um luxmetro calibrado. 7 INSTRUMENTOS Para o ensaio visual e dimensional de juntas preparadas para a soldagem e de juntas soldadas, sero utilizados os instrumentos abaixo relacionados que devero estar identificados e com a calibrao dentro do prazo de validade. Medidor de mltiplas finalidades (tipo FBTS); Gabarito para solda em ngulo; Transferidor; Trena mtrica; Paqumetro; Medidor de desalinhamento (tipo hi-lo); Lupa.

8 ENSAIO VISUAL E DIMENSIONAL 8.1 Juntas preparadas para soldagem Durante o ensaio visual e dimensional de juntas preparadas para soldagem devera ser observada a conformidade da preparao do bisel e montagem da junta quanto a:

ngulo do bisel
Abertura de raiz Alinhamento Embicamento (pr-deformao)

8.2 Juntas soldadas Durante a inspeo visual e dimensional de juntas soldadas, devera ser observada a existncia de:

DESCONTINUIDADE Trinca

IDENTIFICAO T

DESCONTINUIDADE Sobreposio

IDENTIFICAO S

Falta de fuso
Falta de penetrao Concavidade Deposio insuficiente Poro isolado Poro agrupado Mordedura

FF
FP CO DI PO PO M

Abertura de arco
Respingo Penetrao excessiva Reforo excessivo Perfurao Outras

AA
R PE RE P *

9 SEQUNCIA DE ENSAIO
Verifica o estado disponvel da superfcie; Escolher o mtodo de preparao aceitvel; Efetuar a limpeza de modo que seja atendidos os requisitos do item 5.3.1 ou 5.3.2 quando aplicvel; Efetuar a inspeo dimensional da junta preparada para soldagem conforme dimenses e tolerncias definidas no formulrio de respostas; Efetuar inspeo dimensional da junta de ngulo em T nas direes das identificaes (ranhuras) 1 e 2 existentes na alma do corpo-de-prova, conforme mostra a figura 2 apenas no lado indicado na folha de prova (A ou B); Utilizar o critrio de aceitao no item 11;

10 SISTEMTICA DE REGISTRO DE RESULTADOS 10.1 Juntas preparadas para soldagem

O registro dos resultados deve ser feito conforme o exemplo apresentado abaixo. Deve ser feito um circulo em torno dos valores reprovados, com base nas tolerncias especificadas no critrio de aceitao.

10.2 Juntas soldadas 10.2.1 Junta de topo Registrar e indicar a localizao de qualquer descontinuidade causada por soldagem dentro de 25 mm medidos a partir das margens da solda. Para tanto, utilize o formulrio mostrado no anexo 2. Indique as descontinuidades de acordo com a legenda apresentada no item 8.2 deste procedimento. Se necessrio, complete a legenda do relatrio de registro de resultados com as descontinuidades classificadas como outras. A medio das cotas para a localizao das descontinuidades deve ser feita a partir da borda da chapa em que est puncionado o ponto zero. Vide croqui abaixo.

Os resultados devem ser avaliados com base no critrio de aceitao apresentado no item 11.1. Para as descontinuidades inaceitveis deve ser feito um circulo ao redor da identificao das mesmas.
O anexo 3 apresenta um modelo de preenchimento da folha de mapeamento das descontinuidades. O valor do reforo excessivo ou da penetrao excessiva o menor valor obtido na medio pelos dois lados adjacentes solda. No necessrio assinalar as mordeduras que margeiam as concavidades.

10.2.2 Juntas de ngulo registre o valor da espessura da alma. registre o valor das pernas circundando os valores reprovados com base no critrio (item 11.2).

11 CRITERO DE ACEITAO 11.1 Junta de topo Considerar inaceitvel:

Trinca; Falta de fuso; Falta de penetrao; Concavidade com profundidade maior que 2 mm; Deposio insuficiente; Poro Isolado Porosidade agrupada; Mordedura na face ou na raiz com profundidade maior do que 1 mm; Sobreposio; Abertura de arco; Respingo; Desalinhamento superior a 2 mm; Embicamento ou pr-deformao superior a 5; Perfurao; Altura do reforo da face e da penetra da raiz acima do especificado na tabela a seguir;

Espessura nominal do metal de base


e < = 6,4mm 6,4mm > = e < = 12,7mm 12,7mm > = e < = 25,4mm e > 25,4mm

Altura mxima
1,6mm 2,4mm 4,0mm 4,8mm

11.2 Juntas de ngulo Considerar inaceitvel: Diferena de pernas maiores que 3,2 mm Dimenso de pernas abaixo do valor mnimo na tabela abaixo (circundar o que for menor).
Espessura nominal da alma e < = 9,5mm 9,5mm > = e < = 12,7mm 12,7mm > = e < = 15,9mm e > 15,9mm Altura mnima da perna 9,5mm 12,5mm 16,0mm 22,0mm

12 ANEXOS ANEXO 01 folha para registro da analise dimensional da junta preparada e junta soldada; ANEXO 02 folha de mapeamento das descontinuidades; ANEXO 03 modelo de preenchimento da folha de mapeamento das indicaes.

ANEXO 01 Folha para registro da analise dimensional da junta preparada e junta soldada.

ANEXO 02 Folha de mapeamento das descontinuidades.

ANEXO 03 Modelo de preenchimento da folha de mapeamento das indicaes.

Vous aimerez peut-être aussi