Vous êtes sur la page 1sur 21

Cardiopatia Congnita CIA

Dra Giselle Baio


R1-Cardiologia Eq. Dr.Joo Bosco de Oliveira Beneficncia Portuguesa

Incidncia
Representam aproximadamente 7% das anormalidades cardacas que ocorem isoladas, sendo mais frequente no sexo feminino (2:1). Herana multifatorial (hereditariedade 2,5%).

Tipos Anatmicos
1- Defeitos no septo interatrial do tipo fossa oval (tipo ostium secundum) 2- Defeitos resultantes de malformaes dos coxins endocrdicos (tipo ostium primum), geralmente acompanhadas de fenda de vlvula mitral. 3- Defeito no septo interatrial do tipo seio venoso (prximo a desembocadura da VCS, geralmente associados drenagem anmala da veia pulmonar direita superior).

Aspectos Embriolgicos da Septao Atrial

O septo se aproxima dos coxins atrioventriculares, agora infundidos, deixando uma comunicao na sua poro inferior = septo primum; e o orifcio por ele delimitado o stio primum.

O fechamento da comunicao se processa ao mesmo tempo em que h reabsoro de tecido na poro superior do septo, a nvel da desembocadura da veia cava superior, constituindo o denominado ostium secundum

As perfuraes no septo primum se fundem delimitando um orifcio que recebe o nome de forame oval de Botal. Forma-se ali prximo um novo septo, com a membrana mais espessa denominado septo secundum

Logo aps o nascimento esta passagem obliterada pela aposio do septo primum sobre o septo secundum, ocasionado pelo aumento de presso no trio esquerdo (1 ano de vida

Anatomia

Aspectos Clnicos
Crianas so pouco sintomticas

Idade adulta: dispnia aos esforos e palpitaes, limitaes da atividade fsica (75% dos defeitos so do tipo forame oval)

Sobrevida
O bito na 3 dcada de vida pouco frequente Aps a 4 dcada de vida a mortalidade de 50% dos casos, aumentando 6% ao ano

Aspectos Fisiopatolgicos
Geralmente no lactente o fluxo E-D menor. Aos 3 ou 4 anos de idade, a complacncia dos ventrculos se altera, com o VD oferecendo menor resistncia ao fluxo do AD permitindo um significante shunt E-D.

Progresso
1- Sobrecarga volumtrica imposta ao VD, inicialmente bem tolerada passa com o tempo a comprometer o VE. 2- Dilatao do AD resulta em instabilidade eltrica com o aparecimento de arritmias supraventriculares (fibrilao e flutter atrial).

Progresso
3- Progressivo aumento da resistncia vascular pulmonar. 4- Complicaes emblicas pulmonar e sistmica (embolia paradoxal).

Exame Fsico
1- As crianas geralmente apresentam um crescimento normal 2- Proeminncia anterior do HTE e impulses sistlicas denotam o crescimento do VD e podem ser observadas na presena de amplas comunicaes

Exame Fsco
3- Alterao da 2 bulha, que se apresenta com desdobramento amplo e constante, sendo invarivel com as fases da respirao 4- Presena de sopro sistlico em ejeo, melhor audvel em foco pulmonar de intensidade discreta a moderada decorrente do hiperfluxo atravs da valva pulmonar (estenose funcional)

5- Intenso fluxo E-D atravs da comunicao, pode-se auscultar um sopro diastlico tipo ruflar aps a terceira bulha em rea tricspede (estenose funcional)

Rx Trax
Aumento da rea cardaca e da trama vascular pulmonar (s custas do aumento das cmaras direitas e das art. Pulmonares)

ECG
Sobrecarga diastlica do VD; rSr ou rSR aparecem nas derivaes precordiais direitas e de baixa voltagem com eixo do complexo QRS pouco desviado para a D. Arritmias atriais

ECO
Dimenso aumentada das cavidades direitas e movimentao paradoxal do septo interventricular.

CATE
Demonstra aumento da saturao de O2 no AD, VD e art. Pulmonares. indicado este exame nos pacientes com suspeita clnica de doena vascular pulmonar e naqueles com idade superior a 40 anos de idade, objetivando a anlise das coronrias. Tto: Correo precoce Cirurgia ou Cateterismo intervencionista.

Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi