Vous êtes sur la page 1sur 18

- uma das ervas mais versteis que se pode cultivar em casa.

. As folhas verdes tm um aroma tentador e estonteante e um sabor pungente. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor. O manjerico muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinria afinidade, e tambm misturado em saladas e em diversos molhos -sendo o mais popular o pesto italiano. S para fazer o pesto que as folhas de manjerico devem ser cortadas, porque perdem a cor; nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaos. Combina muito bem com tomate, beringela, abbora, frango e vitela. Digestivo, sedativo, tnico, baixa a febre; auxilia no tratamento de infeces bacterianas e parasitas intestinais.

Os caules, de cor verde-viva, desta erva possuem um gosto a cebola, sendo utilizados em saladas e sopas de tomate, recheio de batatas assadas e pratos de ovos. As folhas frescas so utilizadas para aromatizar molhos e queijos frescos. Cortado em pequenas rodelas o cebolinho reala as saladas, os ovos e as omeletas, o queijo branco e os molhos. O cebolinho tambm ptimo para decorao de pratos. Antioxidante e digestivo.

uma bonita planta de folhas plumosas, com o aroma

delicado das sementes de anis. Utilize-as rapidamente, pois uma vez colhidas as folhas murcham logo. O cereflio muito usado na cozinha francesa, para dar gosto s omeletas e pratos de peixe, mas tambm pode ser usado em saladas, sopas e molhos.

As folhas, as razes, os caules e as sementes desta erva, fortemente aromtica, tm gostos levemente diferentes. As folhas servem para aromatizar sopas, guisados de favas ou ervilhas e saladas de alface. Os caules e as razes podem ser cozinhados nos estufados e sopas, mas devem ser retirados antes de servir. Possui um perfume incomparvel, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com peixe, frutos do mar, frango e legumes. As suas sementes so usadas para temperar marinadas. Antioxidante, digestivo, moderador de apetite, auxilia no tratamento da ansiedade.

Chamada arugula em Itlia, onde muito popular, uma

erva para salada, utilizada com as folhas novas inteiras. Tem um sabor forte mas delicioso, semelhante ao do agrio, que muito realado por um bom molho de vinagreta. Muito boa com a massa cozida, com manteiga e alho esmagado.

Com sabor semelhante ao do limo, utilizam-se as folhas inteiras em ponches, bebidas de frutas, chs, em sopas e saladas.

Muito utilizada na doaria regional, esta erva indispensvel nas castanhas cozidas. A base da haste usada como legume. As folhas de erva doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco. Cultivado desde os tempos dos faras, o anis actualmente muito popular em bebidas mediterrnicas como o ouzo. Combate tontura, nuseas, infeces intestinais e estomacais.

Uma erva com bonitas folhas finas, com um sabor forte mas subtil. Se a cultivar, assegure-se de que se trata da variante francesa, pois a russa cresce prolificamente mas no tem o mesmo sabor. O estrago famoso pela sua aplicao em frangos, manteigas, molhos, ovos e peixe, mas tambm pode ser usado na carne e peas de caa e em tempero de saladas. O estrago tem um gosto picante que ajuda a realar alimentos sem muito sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos. Estimulante de apetite; alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruao, diurtico.

Entre as mais importantes ervas culinrias encontra-se a hortel, que tem uma vasta gama de sabores, conforme a variedade. Como alternativa ao molho de hortel, excelente espetada num assado ou estufado de borrego; picada, fica bem em sopas de creme e em almndegas. As folhas frescas aromatizam sopas e pratos de carne e peixe. A hortel picada tambm pode ser espalhada sobre legumes cozidos. Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos de Vero em calda, e fica ptima em saladas de fruta, gelados, em chs ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grcia. Estimulante, digestiva. O p da folha usado para combater parasitas intestinais (ameba e girdia) em crianas.

As aromticas folhas de louro so utilizadas frescas ou secas e tm um lugar essencial num ramo de cheiros. Ficam particularmente bem no peixe e tambm com caa e com legumes como o feijo. Se se extrair a nervura central das folhas e estas forem finamente picadas, produzem um magnfico efeito nos molhos de natas e ovos. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines. Ao cozer batatas, junte-as gua. Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato. Nos cremes doces, faz-se uma infuso das folhas inteiras em leite quente, antes de levar ao lume. Antioxidante, digestivo; estimula o apetite; auxiliar no tratamento da gripe.

Da famlia do orgo, embora de sabor mais suave. O seu sabor destrudo pela cozedura prolongada, pelo que prefervel adicion-la pouco antes de servir. a erva dos recheios das empadas. Liga bem com a carne, frango, legumes e com queijo e ovos. Considerada indispensvel na cozinha mediterrnea, a manjerona combina tambm com tomate, batata e arroz. Associa-se facilmente a outras ervas.

Indispensvel no preparo de pizzas, o orgo o companheiro perfeito do tomate, do pimento, da beringela, da abbora e das massas. Tambm combina muito bem com carnes como a vitela e o peito de frango. a nica erva que fica melhor seca do que fresca. Digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibitico, analgsico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e clicas menstruais, auxilia a circulao do sangue.

Bastante utilizado na culinria alentejana, na sopa

de poejo com queijo fresco e na clebre aorda. Utiliza-se fresco.

Embora tradicionalmente utilizada apenas para guarnio, a salsa fresca tambm d um excelente sabor a sopas e molhos. Existem duas variedades, com folhas lisas ou frisadas, sendo a de folhas lisas mais decorativa, de sabor mais forte e que suporta melhor o cozimento. Muita salsa picada, um pouco de alho esmagado e azeite extra virgem aromatizado constituem um excelente toque de acabamento para pratos de carne e peixe grelhados. A salsa pode ser frita e servida com o peixe, ou reduzida a pur, com um pouco de manteiga, para obter um molho rpido para servir com frango ou vitela. Acrescenta cor e sabor s omeletas, saladas, molhos, purs de batatas, pats e sopas. Favorece o equilbrio hormonal; fonte rica em betacaroteno (pr vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, clicas menstruais e cistite; auxiliar no tratamento de clculos renais e clicas.

As folhas verdes ou secas constituem um ptimo condimento, combinada com tomate, alho e azeite, para pratos de carne, estufados ou guisados. A Salva serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, coelho e vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e linguias. Vai muito bem com carnes grelhadas e molhos, assim como em pratos quentes com queijo. A salva tem um sabor potente, pelo que deve ser usada com parcimnia. excelente para recheios. Digestiva, antioxidante; auxiliar no tratamento de problemas de fgado, suor excessivo, ansiedade, depresso e sintomas da menopausa.

As variedades de Inverno e de Vero desta erva sabem vagamente a tomilho, mas so mais amargas. A segurelha de Inverno ligeiramente mais suave. Utiliza-se (com discrio) em sopas de feijo verde, feijo com massa, em guisados e carne estufada.

O seu sabor picante e amargo. adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Ao contrrio da maior parte das ervas, com excepo dos orgos, o tomilho to bom seco como fresco. Cai bem com borrego, mas tambm com porco, frango, peixe e ovos. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrines. Deve ser utilizado com parcimnia porque o seu sabor se sobrepe facilmente a todos os outros. Digestivo, desinfectante, anti-sptico; expectorante, limpa as vias respiratrias e o intestino.

Vous aimerez peut-être aussi