Vous êtes sur la page 1sur 12

Medite agora neste lindo texto das Sagradas Letras, o livro do Profeta

AMS
Captulos 1 a 3
Bblia Viva da Editora Mundo Cristo

AMS - Introduo

Em nome de Deus, Ams denuncia a injustia, Procure tirar preciosas para tua vida a corrupo e a lies opresso que reinavam no pas. Ams era pastor de ovelhas em Tecoa, pequena meditando neste lindo texto bblico. O povo no era sincero na prtica da religio, cidade de Jud, o Reino do Sul, mas foi e por toda parte havia injustia e desonestidade. chamado por Deus para anunciar a sua O profeta apela em ao povo para que se mensagem Israel, o Reino do arrependa Norte. e que todos voltem para Deus, fazendo que ano bomde e odiando o que mau. Isso foio l pelo 750 antes de Cristo, Por meio o de vises, Deus revela a Ams que durante reinado prspero de Jeroboo II. castigar o seu povo, mas no o destruir. Em tempos futuros, com que a nao A situao de Deus Israelfar era muito boa, volte a gozar da paz epecado da prosperidade mas havia tambm. que tinha quando Davi era rei do povo de Deus.

A M S,

captulo 1

AMS

Certo dia, numa viso, Deus contou a ele 1:1 AMS era um pastor que vivia na vila de algumas das coisas que iriam acontecer sua Tecoa. nao, Israel. 1:6 O Senhor diz: Diariamente ele se sentava pelas colinas aconteceu quando era rei de Jud 1:5Isso Arrancarei as barras ferro que trancavam "Gaza peca sem parar de e Uzias Eu no vou esquecer vigiando seus animais, para no perderem. 1:3 O Senhor diz: e Jeroboo (filho de Jos) era rei de Israel, os portes de Damasco e matarei seus 1:4 Por isso, Eu porei fogo no palcio do rei isso. "O povo peca sem parar e Eu no dois anos antes de o terremoto. habitantes at asacontecer plancies de ven. Hazael e Damasco destruirei a poderosa fortaleza Eu no a de deixarei sem castigo por mais tempo. vou esquecer isso. 1:7 Por isso, incendiarei os muros de Aqui est o registro do que Ams viu eGaza ouviu: O povo da Sria voltar a Quira como escravo. de Ben-Hadade. Ela enviou meu povo para longe, No deixarei que fiquem sem castigo eO todas as suas fortalezas sero destrudas. Senhor rugiu, como um leo feroz ruge O Senhor falou. vendendo-o como escravo a Edom. por mais tempo. em sua cova, do seu templo no Monte Sio. Eles feriram o meu povo em Gileade, E, de repente, os pastos verdes do Monte como se ficaram mi o cereal, com ferro. Carmelo murchos ebarras secos de e todos os pastores choraram.
1:2

AMS

1:8

Matarei os habitantes de Asdode, destruirei 1:11 O Senhor diz: 1:9 O Senhor diz: Ecrom e o rei deAscalom; no vai "O"O povo dede Edom peca sem parar e Eu no 1:13 O Senhor diz: povo Tiro peca sem parar e Eu sobrar nenhum filisteu. O esquecerei isso. 1:12 "Os Por Por isso, porei fogo em Tem esse fogo moradores de Amom pecam parar 1:10 isso, queimarei as muralhas de Tiro no vou esquecer isso. e sem Senhor Deus falou. Eu no odeixarei deixarei sem castigo por mais tempo. se estender at queimar as fortalezas 1:14 Por causa disso incendiarei as muralhas e eu no esquecerei isso. e incendiarei completamente todas as suas No que fiquem sem castigo Ele perseguiu seu irmo, Israel, dea Bozra. de Rab queimarei at os alicerces as tempo suas No os e deixarei sem castigo por mais fortalezas e todos os seus palcios. por mais tempo. com a espada na mo; fortalezas eguerras oscom seus palcios. porque em feitas em Gileade, Eles violaram osuas tratado seu irmo, Israel; e no teve misericrdia, cheio de uma raiva Haver gritos furiosos de combate, para aumentar seu territrio, eles fizeram muitas atacaram e conquistaram terras dos judeus, quematando jamais diminua. como o barulho do vento da tempestade. crueldades, espada mulheres que venderam como escravos a Edom. 1:15 O rei e os prncipes de Amom grvidas e seus futuros filhos. iro juntos para longe. O Senhor falou.

A M S,

captulo 2

AMS

O Senhor diz: 2:4 de O Senhor diz: sem parar Os habitantes Israel pecam Os habitantes de Jud pecamdisso. sem parar e Eu no me esquecerei 2:1 O Senhor diz: e Eu no meos esquecerei disso. No os sem castigo por mais tempo 2:7 deixarei Eles pisam pobres e agridem 2:2 Em troca, Eu de mandarei fogo contra Moabe, Os habitantes Moabe pecam sem tempo. parar No os deixarei sem castigo por mais porque eles torceram a justia aceitando os mansos. que destruir e Eu no me as fortalezas esquecerei de disso. Queriote. Eles rejeitaram as leis de Deus e se suborno, porque venderam como escravos Alm disso, pai e filho tm relaes com No Moabe os deixarei ser destrudo sem castigo em meio por mais a grande tempo. 2:5 2:3 Por Eu isso, destruirei Eu destruirei oa rei de Moabe Jud com e todos fogo; recusaram obedec-LO. as pessoas pobres que no podiam pagar a mesma sacerdotisa dos templos pagos, Porque tumulto, profanaram entre guerreiros as sepulturas gritando dos reis e de queimarei os lderes at os sob alicerces seu comando. os palcios Enganados pelos seus coraes pecaram suas dvidas; manchando o meu santo nome. Edom, sem trombetas respeito ressoando. para com os mortos. e fortalezas O Senhor de Jerusalm. falou. do mesmo modo que seus pais. trocaram pessoas por um par de sapatos.
2:6

AMS

Em suas festas religiosas eles se 2:9 Pensem em tudo o que fiz por eles! esparramam sobre roupas roubadas a seus Expulsei devedores, desta e terra em meu os amorreus prprio templo quando oferecem sacrifcios eles chegaram; de vinho que compraram 2:16 O mais corajoso de todos os valentes 2:15 A mira do arqueiro falhar, os amorreus, com dinheiro altos como roubado. cedros ee fortes de Israel jogar fora suas armas fugir os corredores mais rpidos no sero 2:14 Os seus soldados mais velozes como carvalhos! para salvar a vida naquela dia. rpidos o bastante para fugir, e at mesmo 2:13 Por isso Eu farei vocs gemerem Mas tropearo eu arranquei na fuga. os seus como O Senhor falou. os melhores cavaleiros no conseguiro uma Os carroa fortes frutos sero carregada e cortei fracos suas de e os feixes razes. poderosos de cereais. 2:10 Eu trouxe os israelitas Egito, e os guiei escapar do do perigo. no sero capazes de se salvar. 2:11 2:12 Escolhi "Mas vocs seus filhos fizeram para os nazireus serem pecar, pelo deserto durante quarenta anos,nazireus para eles e profetas; forando-os tomarem vocs posse a beber so da capazes terra vinho dos ede silenciaram amorreus. negar isso, meus Israel?" profetas, diz oordenando: Senhor. Parem de falar!'
2:8

A M S,

captulo 3

AMS

Dentre todos os povos da terra, Eu escolhi exatamente vocs. 3:1 ESCUTEM! 3:3 Como que podemos caminhar juntos, por isso que Eu devo castig-los mais Este o seu julgamento! os pecados que vocs praticam nos 3:4com Ser que Eu estaria rugindo como um leo severamente por seus pecados. Ele pronunciado pelo Senhor contra Israel separando? se no tivesse razo? 3:5 A armadilha no se fecha a menos que 3:6 J soou o alarme, escutem e tremam Jud, contra toda a famlia que eu trouxe Ae verdade que Eu estou quase para destruir algum pise nela; de medo! 3:7 Mas como sempre, antes do castigo, do Egito: vocs. o Porque castigoEu, que vocs vo receber bem o Senhor, vou mandar a Eu os aviso pelos meus profetas. Mesmo o leo novo, a quando ruge, merecido. calamidade contra sua terra. Foi isso acabei de fazer . mostra queque vai devorar sua vtima.
3:2

AMS

O isso, Senhor uma comparao: Por dizfaz o Senhor, o inimigo se Um pastor tentouaproxima! salvar a sua ovelha de um leo, mas jisraelitas era tardee demais; Ele cerca os acabar 3:9 Renam os lderes filisteus e egpcios 3:14 No mesmo dia em que Eu castigar Israel por conseguiu arrancar da boca do leo duas 3:15destruindo Eu destruirei as belas manses dos ricos, suas fortalezas e lindas casas. e digam a eles: 3:10causa O meu povo esqueceu o que significa fazer de seus pecados, tambm destruirei 3:8 O leo rugiu, tremam de medo. pernas e de um pedaoeda orelha. suas residncias inverno suas residncias 3:13 Escutem esse aviso eque espalhem a notcia Sentem-se nos montes de Samaria o que correto, diz o Senhor. os altares de dolos h em Betel. O Isso Senhor anunciou seuos julgamento eu vai Deus acontecer israelitas e em dequando vero. em todo Israel, diz o Senhor do Universo: para serem testemunhas dos crimes Suas belas casas esto cheias de riquezas As pontas do altar sero arrancadas no tenho coragem para deixar de anunci-lo. Samaria demolirei forem finalmente socorridos: E tambm os palcios cobertos escandalosos cometidos Israel. conseguidas com roubo epor violncia. e jogadas ao cho. o que vai sobrar de tudo o que possuam uma de marfim. cadeira quebrada e uma fronha esfarrapada.
3:12 3:11

Leia a continuao em Ams captulos 4 e 5. Clique no link abaixo para acessar a outros textos bblicos da Bblia Viva
http://cida4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos

clique sobre o texto pretendido, depois com o LEIA A BBLIA boto direito, em salvar destino como
DEUS FALA COM VOC ATRAVS DELA

Vous aimerez peut-être aussi