Vous êtes sur la page 1sur 27

FOM

Prof: Srgio Abel de Souza Lemos

Foram

descritos inicialmente por Wilson e Kent, em 1971, no qual o cimento da poca utilizado era o cimento de policarboxilato de zinco disponveis nos anos 1960, que foi desenvolvido a partir dos cimentos de fosfato de zinco, onde foi substitudo o cido fosfrico pelo cido poliacrlico.

So materiais restauradores constitudos de um p e um lquido que, quando misturados, produzem uma massa plstica que subsequentemente toma presa, formando um slido rgido. As duas principais caractersticas dos ionmero de vidro, que fez de seu uso um material aceito, :
sua capacidade de aderir ao esmalte e dentina e; a sua capacidade de liberar flor a partir do vidro presente no cimento.

Os

cimentos de ionmero de Vidro (CIV) foram usados principalmente para restaurao de leses de abraso/eroso e como agente cimentante de coroas e pontes. a introduo de variedades de novas formulaes, atualmente sua aplicao clnica foi ampliada e inclui a restaurao de leses proximais e oclusais e dentes decduos, bases e forros cavitrios e material de preenchimento de ncleo.

Com

Uma

recente inovao foi a modificao do cimento de ionmero de vidro pela incorporao de resina, permitindo o material tomar presa por foto-ativao. novos materiais so conhecidos como Cimento de Ionmero de Vidro modificado por Resina (CIV MRs)

Esses

Composio
Vidro
Responsvel pela liberao do flor, caractersticas de presa e solubilidade.

Policido
Responsvel pela viscosidade do material

gua
Inicia como um meio de reao e hidrata a matriz aumentado a resistncia do material

cido Tatrico
Influencia no tempo de trabalho e de presa do material

Envolve trs etapas:


Dissoluo; Gelao; Endurecimento.

Dissoluo
Quando

da soluo comercial adequada ou gua misturada com o p, o cido penetra na soluo e reage com a camada mais externa do vidro;
camada perde os ons de alumnio, clcio, sdio e flor, de forma que s permanece um gel de slica.
Srgio Abel

Essa

Gelao

a chamada presa inicial. Essa fase deve-se ao rpida dos ons de clcio que, reage com os grupos carboxila do cido. Se a restaurao no for protegida nessa fase pode perder gua para o meio tornando-se fraca. Ou absorver umidade do meio podendo estar contaminada por sangue ou saliva, manchando a restaurao.

Srgio Abel

Endurecimento
Ocorre

aps a fase de gelao, que pode durar at 7 dias. necessrios aproximadamente 30 minutos para que a quantidade de ons de alumnio se torne significante. So eles os responsveis pela resistncia final do cimento.

So

Srgio Abel

Propriedades
Caracterstica de manipulao; Adeso; Esttica; Solubilidade; Liberao de Flor.

Srgio Abel

Caracterstica de manipulao
Os

CIVs so previamente inclinados a ter tempos de trabalho e de presa prolongados. Porm, com a incorporao do cido tatrico responsvel por equilibrar o tempo de trabalho e de presa, hoje em dia esses tempos so bem mais definidos.
Mistura Trabalho Presa Acabamento

Material

CIV

20s

75s

2min

7min
Srgio Abel

Adeso
Um

dos aspectos mais atraentes do CIV ser um material restaurador de insero em um nico incremento, e que capaz de aderir diretamente dentina e ao esmalte. adeso criada suficientemente forte, tanto que quando um CIV se desloca, a fratura no interior e no ao longo da interface.

Srgio Abel

Adeso

Por

isso, a principal limitao da fora adesiva do CIV a sua baixa resistncia a trao; haver uma boa adeso a dentina, a superfcie deve ser tratada primeiro com um condicionador. O melhor condicionador parece ser o cido poliacrlico.

Para

Srgio Abel

Esttica

Na atualidade o fator de maior importncia para os pacientes que desejam restauraes que se tornem imperceptveis. No CIV a cor produzida pelo vidro que pode ser controlada pela adio de pigmentos, tais como o xido frrico ou o preto carbono.
Antigamente a cor dos CIVs era mais adequada a dentina do que ao esmalte. Essa falta de translucncia deixou o CIV sempre atrs da resina.

Srgio Abel

Esttica
Mesmo

que a combinao inicial da cor e da translucncia entre o esmalte e o CIV seja importante, tambm importante que essa boa combinao seja mantida no ambiente hostil que a cavidade oral.
perda da qualidade esttica da restaurao pode surgir pelo manchamento que, se for excessivo, poder ser considerado uma falha clnica e necessitar de substituio.
Srgio Abel

Solubilidade
Devido

a alta solubilidade, os silicatos odontolgicos tinham a reputao de perda do material na boca; era atribudo a dosagem e manipulao incorreta, mas uma caracterstica inerente de todos os cimentos odontolgicos e, como tal os CIVs no so excees.

Isso

Srgio Abel

Liberao de Flor
A

liberao de flor favorece a resistncia crie do esmalte adjacente a restaurao.


um dilema fazer escolha entre um CIV e um compsito, com o primeiro sendo definitivamente mais fraco, mas promovendo alguma proteo dos tecidos circundantes e o segundo que mais estvel e mais forte, mas no fornece a tal proteo.
Srgio Abel

Cimentos de Ionmero de Vidro modificado por Resina


Algumas

da desvantagens do CIV so:

Tempo de trabalho curto e de presa longo;

Baixa resistncia;
Trincamento e ressecamento; Resistncia deficiente ao ataque cido.

Srgio Abel

Com a introduo da resina no dia a dia do consultrio, os profissionais comearam questionar as vantagens de usar o CIV, pois consideravam que estes estavam longe do ideal. Porm a propriedade de liberao de flor e propriedade adesiva, sempre foram uma grande vantagem do CIV, logo eles continuavam ser amplamente usados. Foi ento que os fabricantes decidiram adicionar ao CIV, uma resina que se polimerizaria sob a ao de uma unidade de luz azul = CIV modificado por resina.

Srgio Abel

Composio

Material apresentado na forma de p e liquido sendo o p constitudo de vidro radiopaco de flor-alumniosilicato, e, um liquido fotoativo mantido em um frasco escuro (para proteger da luz ambiente).
Obs: a composio do liquido varia de produto para

produto, mas em geral uma soluo aquosa de monmero hidroflico.

A escolha da resina limitada pelo fato do CIV ser uma material a base de gua e por isso a resina necessita ser solvel em gua.
Srgio Abel

Reao de Presa

essencialmente a mesma dos CIV e iniciada quando o p e o lquido so misturados. O CIV MRs difere dos demais CIV no fato de que essa reao muito mais lenta, promovendo um tempo de trabalho mais prolongado; A presa rpida fornecida pelo mecanismo de fotoativao para que ocorra a polimerizao (30s de exposio a luz).

Srgio Abel

Reao de Presa

Nota

de advertncia:

Podem ser herdados alguns problemas associados com os compsitos fotoativados, tais como a profundidade de polimerizao, que requer insero incremental, e a contrao de polimerizao, que pode comprometer a adeso ao dente.

Srgio Abel

Reao de Presa
Alguns

CIV MRs apresentam polimerizao por reao de REDOX, promovido por um ativador e um iniciador. possui a vantagem de que se a luz da unidade fotopolimerizadora no for capaz de penetrar toda a profundidade da restaurao, a reao redox assegurar a profundidade total de polimerizao. isso no h necessidade da insero incremental do CIV MRs
Srgio Abel

Isso

Com

Propriedades
A

adio qumica da resina aos CIVs melhorou de forma significativa muitas das propriedades. vantagem dos CIVs tais como a capacidade de aderir a dentina e a liberao de flor, foram combinadas com o tempo prolongado de trabalho e uma presa rpida. restaurao pode ser imediatamente polida.

As

Srgio Abel

Resumo Comparativo
Propriedades
Tempo de trabalho

CIV
2 mim

CIV MRs
3min e 45s

Tempo de presa
Resistncia compressiva Resistncia a trao Resistncia ao cisalhamento ao esmalte

4min
202 MPa 16 MPa 4,6 MPa

20s
242 MPa 37 MPa 11,3 MPa

Resistncia ao cisalhamento a dentina

4,3 MPa Vidrion

8,2 MPa
Ketac e Vitro molar
Srgio Abel

Vous aimerez peut-être aussi