Vous êtes sur la page 1sur 61

Engenharia de Materiais

ESTRUTURA CRISTALINA E NO CRISTALINA


Marcilio Cunha

ESTRUTURA CRISTALINA

Para a maioria dos materiais da engenharia, cristalina.

Ou seja, os tomos do material so arrumados de maneira regular e repetitiva sendo os fundamentos da geometria cristalina comuns a todos os materiais cristalinos.

ESTRUTURA CRISTALINA

necessrio identificar os 7 sistemas e as 14 redes cristalinas, pois cada uma das milhares de estruturas cristalinas encontradas em materiais naturais e sintticos pode ser colocada dentro desses poucos sistemas e redes.

REDES CRISTALINAS BRAVAIS

A rede cbica simples se torna a estrutura cristalina cbica simples quando um tomo colocado em cada ponto da rede.

REDES CRISTALINAS BRAVAIS


ESTRUTURA CBICA DE CORPO CENTRADO

Estrutura : cbica de corpo centrado (ccc) Rede de Bravais: ccc 1 tomos por clula unitria: 1 + 8 x ---- = 2 8 Metais tpicos: Fe , Cr , Mo

REDES CRISTALINAS BRAVAIS


ESTRUTURA CBICA DE FACE CENTRADA

Estrutura : cbica de face centrada (cfc) Rede de Bravais: cfc 1 1 tomos por clula unitria: 6 x --- + 8 x ---- = 4 2 8

REDES CRISTALINAS BRAVAIS

Relao entre tamanho da clula unitria (tamanho da aresta) e raio atmico para as estruturas metlicas comuns
ESTRUTURA CRISTALINA Cbica de corpo centrado (ccc) RELACIONAMENTO ENTRE DA ARESTA,, E RAIO ATMICO, r = 4r / 3

Cbica de face centrada (cfc)


Hexagonal compacta (hc)

= 4r / 2
= 2r

EXEMPLO DE PROBLEMA

Usando os dados do Cobre,calcule a sua densidade. Dados: metal de estrutura cbica de face centrada (cfc) tomos/clula unitria: 4 raio atmico: 0,128mm massa atmica (uma): 63,55 g o tamanho, t , da diagonal da face na clula unitria : t = 4r tomo Cu = 2a ou 4 = ------- r tomo Cu 2 4 = --------- (0,128mm) = 0,362 mm 2

EXEMPLO DE PROBLEMA

A densidade da clula unitria (contendo 4 tomos) : d 4 tomos 63,55 g 10 mm = ------------------ x ---------------------- x ----------3 3 (0,362 mm ) 6,023x 10 tomos cm d = 8,89 g / cm 3 Esse resultado pode ser comparado com o valor tabelado de 8,93 g / cm 3 no apndice (dados fsicos e qumicos para os elementos). A diferena seria eliminada se fosse utilizado um valor mais preciso do r tomo Cu ( ou seja,com pelo menos um valor mais significativo).
7

ESTRUTURA CRISTALINA

Os materiais slidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus tomos ou ons (espcie carregada devido a eltron(s) adicionado(s) ou removido(s) de um tomo neutro)esto arranjados uns em relao aos outros.

ESTRUTURA CRISTALINA

Um material cristalino aquele em que tomos esto situados de acordo com uma matriz que se repete, ou que peridica, ao longo de grandes distncias atmicas.
Existe ordem de longo alcance, tal que, quando ocorre um processo de solidificao, os tomos se posicionam de acordo com um padro tridimensional repetitivo, onde cada tomo est ligado aos seus vizinhos mais prximos.

ESTRUTURA CRISTALINA

Algumas das propriedades dos slidos cristalinos dependem da estrutura cristalina do material, ou seja , da maneira segundo a qual os tomos,ons ou molculas esto arranjados no espao.

ESTRUTURA CRISTALINA

Existe um nmero extremamente grande de estruturas cristalinas diferentes, todas elas possuindo uma ordenao atmica de longo alcance.

ESTRUTURA CRISTALINA

As estruturas cristalinas variam desde estruturas relativamente simples, como ocorre para os metais,

at estruturas complexas exibidas por alguns materiais cermicos e polmeros.

ESTRUTURA CRISTALINA

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

INTERLIGAES INTERMOLECULARES

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

CLULA UNITRIA DO GRAFITE

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

SISTEMAS RETICULADOS CRISTALINOS

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

CLULA UNITRIA : o menor reticulado cristalino


Observao: os metais diferem entre si pelo tamanho do reticulado cristalino

ESTRUTURA CRISTALINA

ESTRUTURA CRISTALINA
TIPOS DE CLULAS UNITRIAS RETICULADO CBICO DE CORPO CENTRADO (tem um tomo no centro do cubo)

Exemplo: ltio , sdio , potssio , ferro , ferro

ESTRUTURA CRISTALINA
RETICULADO CBICO DE FACES CENTRADAS ( com um tomo no centro de cada face )

Por exemplo: cobre, alumnio, prata, ouro, ferro

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

HEXAGONAL COMPACTO Prisma hexagonal com um tomo no centro de cada uma das bases e mais trs tomos centrais.

Por exemplo: magnsio, zinco,

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA

TETRAGONAL DE CORPO CENTRADO

Por exemplo: tungstnio bronze,xido de zircnio

ESTRUTURA NO CRISTALINA Naqueles que no se cristalizam, essa ordem atmica de longo alcance est ausente. Esses materiais so chamados de no cristalinos e amorfos.

Por exemplo: cermicas e vidros

ESTRUTURA NO CRISTALINA Nada no mundo to perfeito. No existe um material cristalino que no tenha pelo menos algumas falhas naturais. Com essa considerao que nenhum material pode ser preparado sem algum grau de impureza qumica.

ESTRUTURA NO CRISTALINA Os tomos ou ons de impureza na soluo slida resultante servem para alterar a regularidade estrutural do material idealmente puro. Independentemente das impurezas,existem diversas imperfeies estruturais que representam uma perda da perfeio cristalina.

ESTRUTURA NO CRISTALINA

O tipo mais simples de imperfeio o defeito pontual, como um tomo faltando ( lacuna ou vacncia ).

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA Esse tipo de defeito o resultado inevitvel da vibrao trmica normal dos tomos em qualquer slido em uma temperatura acima do zero absoluto.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA Defeitos lineares, ou discordncias, seguem um caminho longo e, as vezes, complexo atravs da estrutura cristalina.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA Defeitos planares, representam o limite entre uma regio cristalina quase perfeita e seus arredores.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA Algumas materiais no possuem nenhuma ordem cristalina. O vidro de janela comum um slido no cristalino desse tipo.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA A microscopia um conjunto de ferramentas poderosas para inspecionar a ordem ou desordem estrutural.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica No e possvel evitar a contaminao de materiais quando se unem quimicamente. At mesmo produtos semi-condutores de alta pureza possuem algum nvel mensurvel de tomos de impureza. Muitos materiais da engenharia contm quantidades significativas de vrios componentes diferentes.
MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica

Como resultado,todos os materiais com os quais o engenheiro lida diariamente so na realidade, solues slidas. A princpio, o conceito de uma soluo slida pode ser difcil de entender.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica A soluo slida essencialmente equivalente soluo lquida familiar,como o sistema gua-lcool.

H2 O C2 H5 OH

gua

lcool

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA NO CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica

Formando uma soluo lquida de gua e lcool.


A mistura ocorre em escalar molecular completa. Representa dois lquidos completamente solveis entre si em todas as propores.

gua

lcool

ESTRUTURA CRISTALINA
A soluo slida imperfeio qumica

Soluo slida de nquel no cobre mostrada ao longo de um plano.


Essa soluo slida substitucional com os tomos de nquel substituindo os tomos de cobre nos stios de estrutura cbica de face centrada ( cfc ).

Cobre
Nquel

ESTRUTURA CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica

A figura mostra uma soluo slida de tomos de cobre e nquel compartilhando a estrutura cristalina cbica de face centrada (cfc).
O nquel atua como um soluto dissolvendo no solvente cobre.

MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica Essa configurao soluto e solvente, em particular, conhecida como soluo slida substitucional, pois os tomos de nquel esto substituindo os tomos de cobre nos stios atmicos (cfc). Essa configurao ocorre quando os tomos no diferem muito em tamanho. Mostra uma soluo slida aleatria.

ESTRUTURA CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica

Ordenao das solues slidas desordenadas:


Na liga AuCu3 , em altas temperaturas (acima de 390 C) a agitao trmica mantm uma distribuio aleatria dos tomos de Au e Cu entre os stios cfc.

ESTRUTURA CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica

Ordenao das solues slidas ordenadas:


Na liga AuCu3 temperaturas (abaixo de 390 C),os tomos de Cobre ocupam preferencialmente as posies nos centros das faces e tomos de Ouro ocupam preferencialmente as posies nos vrtices da clula unitria.
OURO COBRE MARCILIO CUNHA

ESTRUTURA CRISTALINA A soluo slida imperfeio qumica


tomo C dissolvido intersticialmente em uma posio na estrutura ccc de um Fe

Soluo slida intersticial do carbono no ferro o tomo de carbono pequeno o suficiente para caber com alguma tenso no interstcio (ou abertura) entre tomos adjacentes de Fe nessa estrutura importante para a industria do ao.

DEFEITOS PONTUAIS - Imperfeies de dimenso zero

Os efeitos estruturais existem nos materiais independentemente das impurezas qumicas. Imperfeies associadas rede pontual cristalina so chamados defeitos pontuais. So imperfeies estruturais resultantes da agitao trmica.

DEFEITOS PONTUAIS - Imperfeies de dimenso zero A figura ilustra um dos tipos comuns de defeitos pontuais associados aos slidos elementares: A vacncia ou lacuna, simplesmente um stio atmico no ocupado na estrutura do cristal.

VACNCIA ou LACUNA
MARCILIO CUNHA

DEFEITOS PONTUAIS - Imperfeies de dimenso zero A figura ilustra um dos tipos comuns de defeitos pontuais associados aos slidos elementares: O interstcio, ou intersticialidade, um tomo que ocupa um stio intersticial normalmente no ocupado por um tomo na estrutura cristalina perfeita ou um tomo extra-inserido na estrutura cristalina perfeita, de modo que dois tomos ocupem posies prxima a um stio atmico unicamente ocupado na estrutura perfeita.

DEFEITOS PONTUAIS - Imperfeies de dimenso zero

INTERSTSCIO INTERSTICIALIDADE

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS

Imperfeies unidimensionais Defeitos lineares,unidimensionais,so associados principalmente deformao mecnica. Os defeitos lineares tambm so conhecidos como discordncias

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS

Imperfeies unidimensionais

O defeito linear normalmente designado pelo smbolo de T invertido que representa a aresta de um semi - plano extra de tomos. Essa configurao serve para uma designao quantitativa simples,o vetor de Burgers.

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS

Imperfeies unidimensionais

Vetor de Burgers

Defeito linear ( )

Johannes Martins Burgers - holands(1895-1981) mecnico dos fludos

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS


Imperfeies unidimensionais

Vetor de Burgers esse parmetro simplesmente o vetor de deslocamento necessrio para completar uma trajetria fechada em torno de um defeito. No cristal perfeito,uma trajetria passando por m x n posies atmicas regressa ao ponto de partida. Na regio de uma discordncia, a mesma trajetria no seria fechada.

Na regio de uma discordncia, o mesmo percurso no seria fechado e o vetor de fechamento (b) representa a magnitude do defeito estrutural. para a discordncia de aresta, o Vetor de Burgers perpendicular linha da discordncia.

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS


Imperfeies unidimensionais

Discordncia de espiral que deriva seu nome do empilhamento espiral de planos cristalinos em torno da linha de discordncia, para a discordncia espiral,o Vetor Burgers paralelo linha de discordncia. As discordncias de aresta e espiral podem ser consideradas os extremos puros da estrutura com defeitos lineares.

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS


Imperfeies unidimensionais

VETOR DE BURGERS (b)

DEFEITOS LINEARES OU DISCORDNCIAS


Imperfeies unidimensionais

Defeito linear Escorregamento lateral

DEFEITOS PLANARES
Imperfeies bidimensionais

Os defeitos pontuais e os defeitos lineares so confirmaes de que os materiais cristalinos no podem ser isentos de falhas, pois as imperfeies existem no interior de cada um deles.

DEFEITOS PLANARES
Imperfeies bidimensionais

Um contorno gmeo, ou de macla, separa duas regies cristalinas estruturalmente imagens espelho entre si.
Essa descontinuidade altamente simtrica na estrutura pode ser produzida pela deformao e pelo recozimento.

DEFEITOS PLANARES
Imperfeies bidimensionais

Contorno de gros e fragmentos

SLIDOS NO - CRISTALINOS
Imperfeies tridimensionais

Alguns materiais da engenharia no possuem a estrutura repetitiva,cristalina. Esses slidos no-cristalinos ou amorfos, so imperfeitos em trs dimenses.

www.marciliocunha.com.br

Vous aimerez peut-être aussi