Vous êtes sur la page 1sur 28

SILAS DA SILVA SANTOS

ENERGIAS ALTERNATIVAS OS IMPACTOS SOCAIS E ECONMICOS SEGURANA ALIMENTAR

Razes para as energias renovveis


modelo energtico descentralizado; desenvolver um modelo energtico sustentvel e justo; Oportunidade de desenvolvimento tecnolgico; Representam a forma mais sustentvel de obteno de energia; Apresentam menor impacto Social e ambiental a curto, mdio e longo prazo.

Tipos e Fontes de Energia


Fontes de energia so substncias e meios que permitem produzir energia til diretamente ou por transformao. Podem ser dos tipos renovveis (natural ou artificial) e

no renovveis (origem fsseis).

Fontes energticas
Algumas das fontes energticas mais conhecidas para a gerao de energia so :

Energias alternativas e sustentveis


Biocombustveis (Biodiesel e Etanol) Hidreltrica Solar Elica Biomassa Mars

Matriz energtica brasileira

Fonte: Balano Energtico 2006. Energia de Fonte renovvel 45%. Energia de Fonte no renovvel 55%.

Energias Renovveis
As energias renovveis so fontes inesgotveis de energia obtidas da Natureza. Estas energias podem ser: Energia solar A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo os painis solares fotovoltaicos ou trmicos para aquecimento do ambiente ou de gua; Energia Elica A energia dos ventos que pode ser convertida em eletricidade atravs de turbinas elicas ou aerogeradores; Energia Hdrica A energia da gua dos rios, das mars e das ondas que podem ser convertidas em energia eltrica, como por exemplo as barragens, as ondas e as mars; Energia Geotrmica A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da gua; Biomassa Conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia: - cana-de-acar, eucalipto, beterraba (das quais se extrai lcool) diversos tipos de rvores (lenha e carvo vegetal) alguns leos vegetais (mamona, amendoim, soja, dend e outros)

Brasil
Fontes de gerao de energia eltrica no Brasil (ano de 2012)

Hidreltrica: 77,6%
Trmica: 13,9% Nuclear: 1,7% Elica: 1,7% Outros: 5,1%
Fonte: ONS e consultorias

Biocombustveis
Provenientes de fontes renovveis: Etanol de cana de acar; Biodiesel (B2-11/2005)

Caractersticas Abundancia e diversidade de matria prima; Diversificao da matriz energtica.

Objetivos
A preocupao com a emisso de poluentes; A preservao Ambiental; Gerao de emprego e renda no campo; Contribuir com a reduo de problemas sociais; O desenvolvimento econmico; Combustvel de fonte renovvel sustentabilidade;

Motivao
O desenvolvimento dos biocombustveis em decorrncia de alguns fatores: As reservas de petrleo esto se exaurindo devido a explorao desenfreada; Reduo da demanda; Preo do barril de petrleo em alta; Abundncia e diversidade de matria prima; Expanso da agricultura local e sustentvel.

Preocupaes
reas para produo de alimentos; Evitar o desabastecimento; Fome; Desmatamento; reas protegidas.

Obs.: A expanso da cana tomou lugar das pastagens.

Ciclo do Carbono

Valor energtico

Etanol de Cana de acar


Mega latifndio - monocultura; Mecanizao desemprego 1 maq./120h; xodo rural Aumento das desigualdades sociais rurais e urbanas; Concentrao de recursos; Valorizao excessivas dos preos de terra; Invaso de capital estrangeiro; Evaso de divisas Royalties Ocupao das terras das pastagens soja cana; Inflao dos preos do arrendamento de terras; Desabastecimento dos gros destinados aos alimentos; Alta dos preos dos alimentos; Eliminao dos pequenos e mdios produtores Cultura familiar e produo de alimentos.

O Ciclo da Energia
Antes de chegar a nossa casa e indstria a energia sofre um processo de transformao para se tornar utilizvel. Para se tornarem em eletricidade os combustveis fsseis e a biomassa so queimados em grandes centrais trmicas. As energias alternativas elica, hdrica, geotrmicas, solar, mars e ondas so os prprios aparelhos de capitao que fazem a transformao em eletricidade quando a fora da natureza os pe em movimento. A partir da a eletricidade transportada at o destino final.

Energia Hidreltrica
A energia eltrica, produzida atravs das guas considerada uma forma de energia limpa, pois apresenta baixos ndices de produo de poluentes em todas as fases de produo, distribuio e consumo. Alm disso, uma fonte renovvel, pois nunca ir se esgotar como acontecer um dia com o petrleo. Requerem grandes inundaes de terras. Deslocamento de comunidades. (por isso seus projetos esto sendo abandonados).

Hidrognio
O uso como combustvel passou a ser cogitado a partir da dcada de 1970 (crise do petrleo e nveis de poluio ambiental)

Extravel facilmente da gua dos oceanos (fonte inesgotvel) Libera grande quantidade de energia e no polui. Forma gua na reao.

Energia Solar
Energia Solar: painis solares e fotovoltaicos transformam a luz solar em calor e energia. Vantagens: Baixo custo de manuteno dos equipamentos; Disponvel em lugares longnquos; Diminui o uso da hidroeletricidade. Desvantagens: Alto custo dos equipamentos e gerao de energia somente quando h luz solar; Necessita de armazenamento da energia.

Biomassa (agrcola):
Tem origem na queima de palha de milho, bagao de cana-de-acar, casca de arroz, etc. Vantagens: uso de partes dos vegetais que so descartados, a planta retira o CO2 do ar. Desvantagens: gerao de energia apenas na poca da safra.

Segurana Alimentar
A Segurana Alimentar e Nutricional (SAN) compreende a realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas alimentares promotoras de sade que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econmica e socialmente sustentveis (Art. 3 da Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional LOSAN).

Conceito
Representa um conceito bastante abrangente, comportando as noes do alimentar e do nutricional; enfatizando os aspectos do acesso e da disponibilidade em termos de suficincia, continuidade e preos estveis e compatveis com o poder aquisitivo da populao; ressaltando a importncia de qualidade; valorizando os hbitos alimentares adequados e colocando a segurana alimentar e nutricional como uma prerrogativa bsica para a condio de cidadania.

Cpula Mundial
O aspecto da sustentabilidade ecolgica, social e econmica do sistema alimentar, noo que foi mais incorporada ao conceito aps a realizao da Cpula Mundial. Na 1 Conferncia Mundial de Segurana Alimentar, promovida pela FAO, em 1974; estoques mundiais de alimentos estavam bastante escassos; quebras de safra em importantes pases produtores

Revoluo Verde
Afirmavam que o flagelo da fome e da desnutrio no mundo desapareceria com o aumento significativo da produo agrcola Emprego macio de insumos qumicos (fertilizantes e agrotxicos). A produo mundial, ainda na dcada de setenta, se recuperou - embora no da mesma forma como prometia a Revoluo Verde - e nem por isto desapareceram os males da desnutrio e fome, que continuavam atingindo to gravemente parcela importante da populao mundial.

Causas da Insegurana Alimentar


Mais do que a disponibilidade de alimentos, a capacidade de acesso aos alimentos por parte dos povos em todo o mundo mostra-se como questo crucial para a Segurana Alimentar como as situaes de guerra; desestruturao da capacidade de produo; Situao de bloqueio econmico; Ou em situaes de catstrofes naturais, em que a agricultura dos pases atingidos , parcial ou totalmente destruda; Exportaes; Importaes.

Fome
A FAO estima que, hoje, um total de 800 milhes de pessoas passam fome, em todo o mundo. A maioria est localizada nas partes mais pobres do planeta, na frica, alguns pases da sia e da Amrica Latina. Mas deve tambm ser percebido o crescimento de bolses de misria, mesmo em pases desenvolvidos, fruto, em grande parte, das medidas de ajuste econmico do iderio neoliberal, que vm provocando, nestes pases, o crescimento do desemprego e o abandono das polticas sociais.

Brasil
Indigncia; Fome; Desnutrio; Auxlio Bolsa; Programas; Cesta bsica; Salrio mnimo; As crianas; Os sem moradia; Os indgenas; Os sem terras.

Incapacidade de Acesso
Existe uma razo maior e mais grave para a insegurana alimentar, entre as tantas causas que se manifestam no pas: a incapacidade de acesso aos alimentos, no nvel nutricional minimamente necessrio, pelas camadas mais pobres da populao. As populaes em situao de vulnerabilidade nutricional, via de regra, no tem acesso aos alimentos, por no disporem de poder aquisitivo suficiente para compr-los. Mas que renda precisa dispor uma famlia, para que possa garantir sua segurana alimentar?

Fim

Vous aimerez peut-être aussi