Vous êtes sur la page 1sur 28

3.2.

Peculato mediante o erro de outrem CP, artigo 313

Conceito Cdigo Penal, artigo 313 Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

Tambm denominado peculato-estelionato, a conduta consiste em o funcionrio pblico apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade mediante aproveitamento ou manuteno do erro de outrem. imprescindvel, para que ocorra o delito, que a entrega do bem tenha sido feita ao sujeito em razo do cargo que desempenha junto administrao e que o erro tenha relao com seu exerccio.

Exemplo Tcio comparece no terceiro andar de uma repartio a fim de pagar uma determinada dvida, quando na verdade o pagamento deveria ser feito no quarto andar. Mvio, que j havia trabalhado no quarto andar, aproveitando-se do erro de Tcio, apropria-se do dinheiro. Neste caso, temos o PeculatoEstelionato.

Objetividade jurdica: probidade da Administrao Pblica Sujeito Ativo: um crime prprio onde o sujeito ativo ser sempre o funcionrio pblico. Sujeito Passivo:Regra geral, o Estado, entretanto, pode figurar no plo passivo um particular, caso seja ele a vtima da fraude.

Tipo Objetivo: So elementares do tipo: A apropriao de dinheiro ou qualquer outro bem; Que a apropriao tenha origem no ERRO de algum; e Seja cometido por funcionrio pblico

Tipo Subjetivo: o DOLO. Deve abranger a conscincia do erro de outrem.

Consumao e Tentativa:

O crime se consuma no no momento em que o funcionrio recebe a coisa, mas no momento em que, tendo sua posse, dela se apropria. O Peculato-Estelionato um delito material e admite a figura da tentativa. Seria o caso, por exemplo, do funcionrio pblico que surpreendido no momento em que est abrindo uma carta contendo valor, a ele entregue por erro de outrem.

3.3. Insero de dados falsos em sistema de informao CP, artigo 313-A

Conceito Cdigo Penal, artigo 313-A Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Objetividade jurdica: a Administrao Pblica, particularmente a segurana do seu conjunto de informaes, inclusive no meio informatizado, que, para a segurana de toda a coletividade, devem ser modificadas somente nos limites legais. Sujeito Ativo: Como um crime prprio, s pode ser cometido por funcionrio pblico devidamente autorizado para a preparao de informaes armazenadas, via de regra, em bancos de dados. Sujeito Passivo: o Estado, entretanto, pode figurar no plo passivo um particular, caso seja ele prejudicado pela modificao dos dados.

Tipo Objetivo e Subjetivo: So elementares do tipo: inserir, facilitar, alterar ou excluir. O tipo subjetivo o DOLO, ou seja, a vontade livre e consciente dirigida insero ou facilitao da incluso de dados falsos e alterao ou excluso indevida em dados corretos em sistema de informaes da Administrao Pblica.

Alm do dolo, o tipo requer um fim especial de agir, o elemento subjetivo do tipo contido na expresso com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem, qualquer que seja ela, ou para causar dano Administrao Pblica. Cabe ainda apontar a existncia de um elemento normativo do tipo quando se exige que a conduta do funcionrio seja indevida.

Consumao e Tentativa: O crime formal, atingindo a consumao no momento em que as informaes falsas passam a fazer parte do sistema de informaes. admissvel a tentativa em todos os seus ncleos.

3.4. Modificao ou Alterao no autorizada em Sistema de Informao CP, artigo 313-B

Conceito Cdigo Penal, artigo 313-B Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Objetividade jurdica: O objeto da tutela penal a Administrao Pblica, particularmente a incolumidade de seus sistemas de informaes e programas de informtica, que s podem sofrer modificaes ou alteraes quando a autoridade competente solicita a determinado funcionrio ou o autoriza. Sujeito Ativo: Como um crime prprio, s pode ser cometido por funcionrio pblico, sem, no entanto, haver sido autorizado pela autoridade competente para promover alterao no sistema. Sujeito Passivo: o Estado, entretanto, pode figurar no plo passivo um particular, caso seja ele prejudicado.

Tipo Objetivo So elementares do tipo: Modificar; Alterar; Contudo, modificar e alterar no tem o mesmo significado?

A doutrina entende que no. Diz-se que modificar prende-se a dados que dizem respeito estrutura do sistema, j o alterar vincula-se a informaes contidas no sistema. Essa diferenciao no importante para a sua prova e entende-se que a colocao de dois ncleos to parecidos teve a finalidade de no deixar dvidas aos intrpretes e aplicadores da norma penal.

Alm disso, a alterao deve ser sem autorizao ou solicitao de autoridade competente.

Tipo Subjetivo: Esse crime, para aperfeioar-se, no necessita seno do dolo genrico, conforme classificao doutrinria, traduzido na vontade livre e consciente de praticar a conduta tpica, que a de modificar ou alterar o sistema de informaes ou o programa de informtica. Consumao e Tentativa: Trata-se de crime de mera conduta. Consuma-se com a alterao ou modificao. admissvel a tentativa.

Causa de aumento de pena O pargrafo nico do artigo 313-B dispe que a penalizao prevista ser aumentada caso da alterao ou modificao derive dano para a Administrao Pblica.

3.5. Concusso CP, artigo 316

Conceito Cdigo Penal, artigo 316 Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa.

O termo concusso tem sua origem etimolgica derivada do verbo latino concutere, expresso empregada quando se pretende indicar o ato de sacudir a rvore para que os frutos caiam. Tambm significa sacudir fortemente, abalar, agitar violentamente. Como visto no artigo 316, caput, a concusso materializa-se quando o funcionrio exige para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagens indevidas. o desvio da funo pblica para esbulhar. um dos crimes mais graves contra a Administrao Pblica.

Assim, o delito de concusso se tipifica quando o funcionrio pblico exige, impe, ameaa ou intima a vantagem espria e o sujeito passivo cede exigncia pelo temor. Em outros termos, o crime de concusso uma espcie de extorso praticada pelo funcionrio pblico, com abuso de autoridade, contra particular que cede ou vir a ceder em face do metu publicae potestatis (medo do poder pblico).

Objetividade jurdica: tutelar a regularidade da administrao, no que tange probidade dos funcionrios, ao legtimo uso da qualidade e da funo por eles exercida. Sujeito Ativo: Como um crime prprio, s pode ser cometido por funcionrio pblico, mesmo que ainda no tenha assumido o cargo, mas desde que aja em virtude dele. Sujeito Passivo: o Estado e, secundariamente, o sujeito passivo vtima da exigncia ilegal.

Tipo Obejtivo O ncleo do delito o verbo EXIGIR. A conduta tpica exigir, impor como obrigao, ordenar, reclamar vantagem indevida, aproveitando-se o agente do medo do poder pblico, ou seja, do temor de represlias a que fica constrangida a vtima. No necessrio que se faa a promessa de um mal determinado; basta o temor genrico que a autoridade inspira, que influa na manifestao volitiva do sujeito passivo. H um constrangimento pelo abuso de autoridade por parte do agente.

Alm disso, encontra-se na expresso indevida, que qualifica a vantagem. A indevida vantagem pode ser qualquer uma ou precisa ser patrimonial? Prevalece o entendimento de que pode ser qualquer vantagem, inclusive sexual.

Tipo Subjetivo: Aqui h dois elementos subjetivos. O primeiro o dolo. Alm dele, exige-se outro, previsto na expresso para si ou para outrem. Consumao e Tentativa: A concusso um delito formal e a consumao ocorre com a exigncia, no momento em que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. admissvel a tentativa, na forma escrita. Exemplo: Uma carta enviada com a exigncia e interceptada pela autoridade policial. Neste caso, temos a tentativa de concusso.

Excesso de exao CP, artigo 316, 1 e 2

Pode-se dizer que o excesso de exao uma espcie do gnero concusso, porque a diferena fundamental que aqui o indivduo no visa a proveito prprio ou alheio, mas, no desempenho de sua funo, excede-se nos meios de execuo. Sobre o excesso de exao dispe o Cdigo Penal, artigo 316, 1 Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa.

Sendo assim, imagine que um Auditor Fiscal, a fim de obter o pagamento do ISS devido pela construtora JUVENAL S.A, estaciona dez carros de som em frente empresa e comea a cantar um jingle dizendo: JUVENAL, SEU CARA DE PAU, PAGUE O TRIBUTO E SEJA LEGAL. Obviamente h o emprego de um meio vexatrio (causa humilhao, tormento, vergonha) e, consequentemente, excesso de exao.

Tipo qualificado O Cdigo Penal dispe no pargrafo 2 do artigo 316: Art. 316 [...] 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa Neste delito, o funcionrio pblico resolve chutar o balde, ou seja, fazer tudo errado. Alm de receber indevidamente, ele ainda se apropria do que recebeu. Mas e se ele recolher aos cofres pblicos e depois se apropriar? Neste caso, tem-se o peculato.

Vous aimerez peut-être aussi