Vous êtes sur la page 1sur 14

Modelagem estrutural e anlise comparativa de protenas homlogos, anlogos e especficos de Trypanosoma cruzi contra Homo sapiens: alvos de drogas

putativos para o tratamento de doena de Chagas

Nome: Jssica Tostes 1111321016 Bioinformtica

Introduo

A doena de Chagas constitui um significativo sade e problema scio -econmico na maioria da Europa Central e do Sul Estados Unidos e Mxico.

Cerca de 18 milhes de pessoas so infectadas, resultando em cerca de 21 mil mortes por ano.

Introduo Agente causador


Trypanosoma cruzi o agente etiolgico da doena de Chagas. As opes teraputicas permanecem ineficientes, exigindo a busca de novos medicamentos e / ou novos alvos moleculares . A anlise do genoma de T. cruzi abre novas oportunidades para o desenvolvimento mais eficaz de drogas menos txicas contra o parasita .

Drogas Ao de enzimas

47% de todos os trabalhos desenvolvidos apresentam interesse em drogas que apresentam protenas inibidoras de enzimas.

Enzimas conceitos:

As enzimas realizam reaes qumicas semelhantes, geralmente compartilham estruturas parecidas.


As enzimas anlogas tm pouca ou nenhuma similaridade estrutural, podem compartilhar a mesma atividade cataltica porm so evolutivamente independentes.

Desenvolvimento de Medicamentos

Para desenvolver um medicamento precisa-se isolar, purificar, caracterizar e sintetizar os compostos ativos e realizar pr e testes clnicos. Leva muitos anos e pode custar milhares de milhes de dlares. Mesmo assim, quando um composto ativo descoberto, seu mecanismo de ao muitas vezes desconhecido. Usando tcnicas de modelagem comparativos , possvel obter os modelos de protenas exatos.

Modelagem molecular importante na identificao e na investigao estrutural de alvos moleculares que so essenciais para o sobrevivncia de T. cruzi. Tem sido utilizada como triagem das drogas. Esta abordagem permite uma melhor compreenso do papel desempenhado pelas etapas vias biolgicas envolvidas em uma variedade de doenas.

Materiais e mtodos

Foram utilizados mtodos computacionais com comparativa tcnicas de modelagem para a previso da estrutura de protenas em 3D. Afim de comparar sequencias de enzimas de T. cruzi e Homo sapiens, pde-se identificar e modelar a estrutura 3D homloga de 356 , 338 anlogo especfico de T. cruzi

Como ponto de partida , foi utilizado o banco de dados de T. cruzi CLBrener http://tcruzidb.org/tcruzidb/ de protenas previstas , contendo 19.607 entradas ( CDS traduzidos Codificao Seqncias ). Para remover sequncias semelhantes, foi feita uma anlise BLAST e o produto foi submetido a BioParser. Somente as sequncias com mais de 95% de identidade foram mantidas resultando em um conjunto de dados de 12.348 seqncias de

Estes foram submetidos ao fluxo de trabalho MHOLline http://www.mholline.lncc.br para construir protenas 3D Esta anlise resultou em 3,286 modelos , apresentados na Tabela 1

Foram utilizados dados do Swiss-Prot que estavam ausentes na base de dados KEGG, para aumentar o nmero de funes enzimticas a serem analisados. As funes da protena inferidas T. cruzi, foram usados para encontrar a analogia entre as sequncias do parasita e as protenas do Homo sapiens.

Resultados

As combinaes das protenas de T. cruzi com a anlise comparativa do genoma de Homo sapiens, foram identificadas um subconjunto de 397 sequncias de enzimas, das quais 356 so homlogos, anlogos 3 e 38 especficos para o parasita.

Discusses e Concluses

Enzimas foram identificadas como potenciais novos alvos moleculares. O conhecimento das estruturas tridimensionais de protenas abre o caminho para acelerar a descoberta de drogas. Os resultados apresentados neste trabalho corroboram a ideia de que a anlise estrutural pode ser um atrativo para utilizao da metodologia computacional para prever as funes das protena.

Obrigada.

Vous aimerez peut-être aussi