Vous êtes sur la page 1sur 50

PROCESSO DE OBTENO DO AO

1. PREPARAO DA CARGA

A matria-prima retirada da mina e transportada em tratores, trens e outros meios de transporte.

2. REDUO
Essas

matrias-primas so carregadas para o alto forno. Produto resultante: ferrogusa (alto teor de carbono)

Fig. 3: Esquema do Alto forno

Fig. 4: Alto forno

Fig. 6: Ferro gusa

3. REFINO
Ao

sair do alto forno, o ferro gusa ainda em estado lquido encaminhado para aciaria, onde transformado em ao.

Nessa

etapa parte do carbono contido no gusa removida juntamente com impurezas. A maior parte do ao lquido solidificada em equipamentos de lingotamento contnuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.

Fig. 7: Aciaria

4. LAMINAO
Processamento

dos lingotes e blocos por equipamentos chamados laminadores. Transformao em produtos siderrgicos.

B. AOS-LIGA

1. CONCEITO

De acordo com a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), os aos-liga so aos que possuem outros elementos, no se considerando como tais os elementos adicionados para melhorar sua usinabilidade.

Os aos-liga costumam ser designados de acordo com o elemento predominante. Por exemplo: ao-nquel, ao-cromo, ao-cromovandio.

Ao-cromo-vandio

Ao-cromo

2. CLASSIFICAO Os aos-liga so divididos em Grau, Tipo e Classe, considera como aos-liga queles que ultrapassam os limites de 1,65% de mangans, 0,60% de Silcio ou 0,60% de Cobre.

Tambm podemos considerar aos-liga todo e qualquer ao que possua quantidades mnimas especificadas de Alumnio, Boro, Cromo, Nibio ou outro elemento de liga que somado ao ao venha melhorar as propriedades mecnica e a tenacidade do material.

3. COMPOSIO QUMICA
Ao

baixa liga: Ao em que a soma dos teores dos elementos de liga no ultrapassa 5%. Ao mdia liga: Ao em que a soma dos teores dos elementos de liga est entre 5% e 12%.

Ao

alta liga: Ao em que a soma dos teores dos elementos de liga no mnimo 12%. Ao baixa liga de alta resistncia: Ao com teor de carbono inferior a 0,25%, com teor total de elementos de liga inferior a 2,0%. Neste grupo de ao, os elementos mais comuns so o Nibio, o Vandio e o Titnio.

4. APLICAO
Os aos-liga, por apresentarem propriedades distintas e vastas, possuem diversas aplicaes. Podem ser encontrados em praticamente todos os segmentos industriais, desde a construo civil at a construo naval, passando pela indstria petrolfera, automobilstica e aeronutica.

Construo civil

Indstria automobilstica

Indstria naval

Indstria petrolfera

Indstria aeronutica

5. QUALIDADE

Os grupos de descrio de qualidade para os aos-liga so os seguintes: Placas Barras laminadas a quente

Arames

Barras

acabadas a frio Tubos para oleodutos Produtos tubulares para campos petrolferos Produtos tubulares especiais

C. MERCRIO

1. Conceito
O Mercrio o nico metal lquido em temperatura ambiente. utilizado de vrias formas, entre as quais como matria-prima na produo de produtos farmacuticos, como o mercurocromo e algumas pomadas dermatolgicas,

E amlgamas. Entre os maiores produtores desse metal no mundo, encontram-se Rssia, China, Mxico, Arglia e Espanha. No Brasil, a ocorrncia e a produo desse minrio so inexpressivas; o pas depende das importaes para atender a suas necessidades.

2. Destino do Mercrio
Como guardar um lquido 13 vezes mais denso que a gua, e que dissolve quase todos os metais? Uma idia para o armazenamento de grandes quantidades de mercrio devolv-lo ao local de origem em tonis de ferro e ao, que resistem ao material. Reciclar lmpadas queimadas e enviar as pilhas de volta ao fabricante tambm so prticas importantes.

Mercrio: O metal lquido

3. A utilizao do mercrio nas

reas de garimpo
Nas reas de garimpo do Brasil o mercrio largamente utilizado no processo de separao do ouro, presente na forma de p na lama extrada pelos garimpeiros. A adio a essa lama d origem a um amlgama de ouro, que aquecido pelos garimpeiros com

Um maarico, at que ocorra a evaporao completa do mercrio e, conseqentemente, a obteno do ouro

4. Contaminao Humana
A via preferencial de intoxicao humana pelo dimetilmercrio ocorre por meio de consumo de peixes contaminados. A taxa mdia aceitvel de mercrio da ordem de 0,4 ppm, mas foram encontrados na regio amaznica peixes com valores duzentas vezes superiores.

Acidente causado pelo Mercrio no garimpo

BIBLIOGRAFIA

http://www.academia.g12.br/professores/ismael/ aulas_apoio_34.html http://www.quimidrol.com.br/dicas/quimico/dica5 6.php http://www.inda.org.br/por_dentro_liga.php http://www.gerdau.com.br http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl= ptBR&q=contru%C3%A7%C3%A3o+de+avi%C3 %A3o&start=20&sa=N&ndsp=20

Vous aimerez peut-être aussi