Vous êtes sur la page 1sur 28

A Reforma A Reforma Psiquitrica e a Psiquitrica e a Poltica de Sade Mental Poltica de Sade

Mental do SUS

HISTRIA DO TRATAMENTO DAS DOENAS MENTAIS


Na Idade Mdia Os loucos eram confinados em asilos e hospitais e destinados a toda sorte de indesejveis. A maioria invlidos, e portadores de doenas venreas, mendigos e libertinos. Alguns eram acorrentados.

Idade Mdia
poca do colapso e do obscurantismo, volta a reinar a superstio, dominam as idias mgicas

Renascimento
Pelo fim do sculo XVI a psiquiatria retoma novamente o campo cientfico para no abandon-lo mais. Wellis fala da loucura da dupla forma. Cullem descreve exerccios e trabalho como recursos teraputicos

HISTRIA DO TRATAMENTO DAS DOENAS MENTAIS

poca Moderna
Sculo XVIII Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, prope nova forma de tratamento aos insanos, retirando-os das prises e masmorras e transferindo-os aos asilos manicomiais. A partir da Segunda metade do sculo XX - Franco Basaglia inicia radical crtica do tratamento e das instituies psiquitricas.

HISTRIA DO TRATAMENTO DAS DOENAS MENTAIS

Antigas praticas manicomiais

Mtodo Italiano

Declarao de Caracas

Lei Brasileira

Reforma Psiquitrica

Nova Poltica de Sade Mental

Declarao de Caracas (1990) Pases signatrios se comprometeram a superar o modelo hospitacntrico e a lutar contra todos os abusos e a excluso de que so vtimas as pessoas com problemas de sade mental.
Lei Federal 10.216/2001 Dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental.

SCULO XX

Comunidade Teraputica
Psicoterapia Institucional

Psiquiatria de Setor
Psiquiatria Preventiva

Antipsiquiatria

NO BRASIL

A partir de 1829 criao da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro 1841 D.Pedro II assina o Decreto n 82 para a construo do hospital para alienados no Rio de Janeiro Hospcio Pedro II. 1941 Servio Nacional das Doenas Mentais. 1967 Instituto Nacional da Previdncia Social. 1974 Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social. Dcada de 80 Movimento da Reforma Psiquitrica. 1987 1 Conferncia Nacional de Sade Mental. 1989 Projeto de Lei Paulo Delgado e Movimento Nacional da Luta Antimanicomial. 1992 Ministrio da Sade estabelece normas para atendimento em sade mental. 1995 Projeto Lucdio Portela. 1999 Substitutivo Sebastio Rocha 2001 Lei 10.216

Acumularam-se denncias de violao dos direitos humanos (maus-tratos, violncia, mortes) em hospitais psiquitricos ao longo dos anos.

Outro fator que veio acelerar a aproximao entre as duas reformas foi a situao dos quase cem mil leitos psiquitricos existentes no incio da dcada de 1990, compostos em sua maioria de pacientes cronificados.

Importantes acontecimentos como a interveno e o fechamento da Clnica Anchieta, em Santos/SP, e a reviso legislativa proposta pelo ento Deputado Paulo Delgado por meio do projeto de lei n 3.657, ambos ocorridos em 1989, impulsionam a Reforma Psiquitrica Brasileira.

O movimento da reforma psiquitrica culminou, ento, em uma grande vitria, a promulgao da Lei n 10.216, de 6 de abril de 2001 Alguns direitos da pessoa portadora de transtorno mental (Art. 2, parag. nico): II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua sade, visando alcanar sua recuperao pela insero na famlia, no trabalho e na comunidade; VIII - ser tratada em ambiente teraputico pelos meios menos invasivos possveis; IX - ser tratada, preferencialmente, em servios comunitrios de sade mental.

Art. 3 responsabilidade do Estado o desenvolvimento da poltica de sade mental, a assistncia e a promoo de aes de sade aos portadores de transtornos mentais, com a devida participao da sociedade e da famlia () Art. 4 A internao, em qualquer de suas modalidades, s ser indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. 1 O tratamento visar, como finalidade permanente, a reinsero social do paciente em seu meio. (...) 3 vedada a internao de pacientes portadores de transtornos mentais em instituies com caractersticas asilares (...)

Art. 6 A internao psiquitrica somente ser realizada mediante laudo mdico circunstanciado que caracterize os seus motivos. Pargrafo nico. So considerados os seguintes tipos de internao psiquitrica: I - internao voluntria: aquela que se d com o consentimento do usurio; II - internao involuntria: aquela que se d sem o consentimento do usurio e a pedido de terceiro; e III - internao compulsria: aquela determinada pela Justia.

Art. 8 A internao voluntria ou involuntria somente ser autorizada por mdico devidamente registrado no CRM () 1 A internao psiquitrica involuntria dever, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministrio Pblico Estadual pelo responsvel tcnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

PROGRAMA DO CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE CIDADANIA E FUNDAES - CCF Objetivos: a) Fiscalizar os servios das instituies psiquitricas; b) Implantar e manter sistema de acompanhamento de internaes psiquitricas involuntrias; c) Apoiar e orientar os Promotores de Justia com atuao na rea de defesa da cidadania e dos direitos humanos; d) Orientar e fiscalizar os estabelecimentos e os profissionais que atuam na rea sade, acerca dos procedimentos a serem adotados quando das internaes psiquitricas involuntrias; e e) Criar e manter banco de dados relativo s internaes psiquitricas involuntrias.

Centros de Ateno Psicossocial- 1987


FINALIDADE DO CAPS: Oferecer uma assistncia integral e humanizada em diferentes nveis de ateno, de acordo com a necessidade de cada usurio. Visando a reabilitao psicossocial promovendo a incluso social, melhoria da qualidade de vida e construo de cidadania.

Modalidades de atendimento: intensiva, semi-intensiva e no intensiva; Em geral, no interna o paciente, o mesmo retorna diariamente a sua famlia e comunidade; Recursos teraputicos: Atendimento individual multiprofissional; atendimento em grupo: oficinas teraputicas, culturais, artsticas, esportivas, etc; atendimento para a famlia: visitas domiciliares, atividades comunitrias.

Neste perodo, so implantados no municpio de Santos Ncleos de Ateno Psicossocial (NAPS) que funcionam 24 horas, so criadas cooperativas,residncias para os egressos do hospital e associaes. Logo em seguida, com a Constituio de 1988, foi criado o SUS.
Tabela 1- Proporo de recursos do SUS destinados aos Hospitais Psiquitricos e aos Servios Extra-Hospitalares nos anos de 1997, 2001 e 2004

Composio de Gastos 1997 % Gastos Hospitalares em Sade Mental 93,14 % Gastos Extra-hospitalares em Sade Mental 6,86 Total 100 Fonte : Ministrio da Sade

2001 79,54 20,46 100

2004 63,84 36,16 100]

Comunidades Teraputicas
No fazem parte da rede SUS; Servio complementar ao usurios ou dependentes de substncias psicoativas, com adeso voluntria; Programa teraputico individualizado; Principal instrumento teraputico a convivncia entre os pares; Recomendveis quando o uso da rede de ateno bsica e CAPS mostra-se insuficiente, demandando o afastamento do usurio de seu meio social;

Reduo de leitos

Residncias Teraputicas

So longas internaes psiquitricas e impossibilitadas de retornar s suas famlias de origem.


As Residncias Teraputicas foram institudas pela Portaria/GM n 106 de fevereiro de 2000 e so parte integrante da Poltica de Sade Mental do Ministrio da Sade. Recursos dos leitos psiquitricos. Em todo o territrio nacional existem mais de 470 residncias teraputicas.

O Programa De Volta para Casa

Institudo pelo Presidente Lula, por meio da assinatura da Lei Federal 10.708 de 31 de julho de 2003 e dispe sobre a regulamentao do auxlio-reabilitao psicossocial a pacientes que tenham permanecido em longas internaes psiquitricas. Alm de atender ao disposto na Lei 10.216 que determina que os pacientes longamente internados ou para os quais se caracteriza a situao de grave dependncia institucional, sejam objeto de poltica especfica de alta planejada e reabilitao psicossocial assistida.

Em parceria com a Caixa Econmica Federal, o programa conta hoje com mais de 2600 beneficirios em todo o territrio nacional, os quais recebem mensalmente em suas prprias contas bancrias o valor de R$240,00.

O objetivo:
Insero social dessas pessoas facilitadora do convvio social, Capacidade de assegurar o bem-estar global e Estimular o exerccio pleno de seus direitos civis, polticos e de cidadania. O auxlio-reabilitao psicossocial, institudo pelo Programa de Volta para Casa, tambm tem um carter indenizatrio queles que, por falta de alternativas, foram submetidos a tratamentos aviltantes e privados de seus direitos bsicos de cidadania.

Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos Sem amor, eu nada seria... s o amor, s o amor Que conhece o que verdade O amor bom, no quer o mal No sente inveja Ou se envaidece...
Palavras citadas na letra de Legiao Urbana- msica: Monte Castelo)- recortes do apostolo Paulo e de Cames.

Eu no sou louco. o mundo que no entende a minha lucidez. Raul Seixas.

Obrigada!!!!

Vous aimerez peut-être aussi