Vous êtes sur la page 1sur 18

Cincia e Conhecimento Cientfico

Prof Bruna Grato prof.brunagratao@gmail.com

Cincia e Conhecimento Cientfico

O que cincia?

Como se cientfico?

constri

conhecimento

A CINCIA ..

O conhecimento que apreende e registra fatos e os demonstra pelas suas causas. A aplicao sistemtica de MTODOS de investigao; A anlise lgica ao estudo de OBJETOS e ainda o corpo de conhecimentos produzido atravs destes meios.

CINCIA

Para concretizar os seus objetivos a cincia recorre a um Mtodo (conjunto de procedimentos que permitem chegar a certas concluses) que aplicado a um Objeto (aspectos estudados pelas diferentes cincias). Estudando um objeto, atravs de um mtodo chegamos ao corpo de conhecimentos prprio de cada cincia (conceitos, teorias, leis)

CINCIA

MTODO Conjunto de procedimentos que permitem chegar a certas concluses

OBJETO Aspectos estudados pelas diferentes cincias, a sua perspectiva de anlise e enfoque especfico.

CINCIA
Os objetivos da cincia so: Alargar conhecimentos; Compreender fenmenos; Contribuir para as suas solues; Aperfeioar a relao dos homens entre si e destes com a natureza.

CINCIA

No processo de investigao devemos ter a capacidade de identificar o que senso comum e demarcarmo-nos dele pois s assim possvel conduzir investigaes vlidas.

Conhecimento cientfico

Iseno

Objetividade
Neutralidade Anti-dogmatismo Humildade intelectual

Procedimentos ticos

Comuns a todas as cincias:


No distorcer dados; Referir sempre as diferentes perspectivas encontradas durante a investigao; Citar sempre as fontes; Respeitar todos os intervenientes na investigao (cliente, inquiridos, sociedade).

Da teoria aos fatos ou dos fatos teoria?


Cincia Mtodo dedutivo Realidade

Mundo da teoria
Mtodo indutivo

Mundo dos fatos

Conhecimento Cientfico Produtivo

Conhecimento Tcnico

Classificao da Cincia

Cincias Formais ou Puras


Os objetos das cincias formais ou puras so os ide ais. Seu mtodo a deduo e, seu critrio de verdade a consistncia ou no de seus enunciados.

Cincias Factuais ou Aplicadas


Os objetos das cincias factuais ou aplicadas, so materiais, seu mtodo a observao e a experimentao.

Fundamentos Cientficos

Utiliza mtodos objetivos e confiveis para se chegar a verdade. A verdade em cincia nunca absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituda. Descreve a natureza por meio de modelos que podem ser Quantitativos ou Qualitativos. Um conhecimento vlido at que novas observaes ou experimentaes o substituam.

OBSERVAO Quando se utiliza os sentidos na obteno de determinados aspectos da realidade. Forma de aquisio do conhecimento em que o pesquisador no interfere no objeto do estudo.

Tipos de Observao

Observao assistemtica - No existe planejamento e controle previamente elaborados; Observao sistemtica Tem planejamento, realiza-se em condies controladas para corresponder aos propsitos pr-estabelecidos; Observao no-participante - O pesquisador presencia o fato, mas no participa;

Tipos de Observao

Observao individual - Realizada por um pesquisador; Observao em equipe realizada por um grupo de pesquisadores; Observao na vida factual (real) - Os dados so registrados na medida em que ocorrem; e, Observao em laboratrio - Onde todos os eventos e condies so controlados, mas o pesquisador no interfere na ordem dos eventos

Vous aimerez peut-être aussi